Apesar da importância de nutrir um relacionamento para possuir clientes leais, não é incomum encontrar escritórios que investem tempo e recursos apenas em estratégias de prospecção. Inclusive, segundo pesquisa da Fecomércio, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram um trabalho pós-venda e esse é um grande erro. Afinal, como disse o especialista em marketing Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. É por conta disso que uma estratégia eficiente de pós-venda contábil impacta diretamente nos lucros do escritório.
O conceito de pós-venda engloba os primeiros passos do cliente junto ao seu escritório e também a necessidade de um bom atendimento durante todo o período de contrato Quando esse trabalho atende às expectativas, pode fazer com que o parceiro contrate mais serviços. Portanto, após fechar o contrato com o seu escritório, o trabalho da sua equipe não acaba, ele começa, especialmente se o seu foco for ter um negócio de sucesso.
Por isso, se você tem negligenciado esse tipo de estratégia em seu escritório, está na hora de repensar essa decisão e começar a colocar o pós-venda contábil em prática! E é exatamente isso que iremos aprender neste artigo, bora lá?
Qual a importância do pós-venda contábil?
O pós-venda contábil é tão ou mais importante quanto outras etapas do processo comercial. Isso porque, ele determina se o cliente vai manter o relacionamento com o escritório ou procurar um atendimento melhor na concorrência.
Além disso, segundo um artigo Invesp:
- 86% dos consumidores fiéis indicam a empresa a outras pessoas;
- As chances de vender novamente para um consumidor que já faz parte da sua carteira é de 60% a 70%, enquanto para um prospect é de somente 5% a 20%.
Ou seja, a estratégia de pós-venda contábil não apenas contribui para manter o cliente fiel ao escritório, como também faz com que outras pessoas conheçam os seus serviços.
Como colocar a estratégia de pós-venda em prática?
Pós-venda contábil são ações realizadas junto ao cliente após a assinatura do contrato que, como vimos, são extremamente importantes para o crescimento do negócio.
Por isso, abaixo eu elenquei algumas ações que podem ajudá-lo a pratica-la de forma eficiente e rentável, vamos ver:
1- Pratique o Follow-up
Entrar em contato com o cliente e ouvir o que ele pensa é fundamental para o processo de pós-venda contábil. Por isso, algumas semanas após o cliente fechar o contrato com o seu escritório, solicite ao seu time de customer success que entre em contato, entenda e ouça o que o ele tem a dizer, como um follow-up.
Existem diversas maneiras de fazer esse contato, por exemplo:
- Envio de mensagem,
- Ligação telefônica,
- Envio de e-mail, entre outros.
O processo de follow up também pode ser aproveitado para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente, como a NPS, por exemplo. Ou ainda, para obter informações que podem ser usadas como insight para as próximas abordagens.
2- Aposte no Up e Cross Selling
Up selling e Cross selling, são duas boas estratégias para o seu processo de pós-venda contábil.
Enquanto o up selling faz um upgrade no serviço adquirido pelo cliente para melhor atendê-lo, o cross selling oferta algo que pode complementá-lo.
Por exemplo, no up selling você pode entrar em contato com o cliente para oferecer um upgrade como um número maior de folhas de pagamento por apenas 5% a mais em seu honorário, por exemplo. Enquanto no cross selling é possível oferecer um complemento ao pacote, como a adesão de um serviço de BPO financeiro, por exemplo, com um desconto especial de 15%.
Assim, você oferece ao cliente um novo serviço que pode ser útil para ele, atendendo suas dores por um valor mais vantajoso.
3- Ofereça descontos e conteúdos exclusivos
“Um desconto especial para quem já é cliente”, ou “um conteúdo exclusivo para parceiros”, entre outros exemplos, são o que chamamos de programas de fidelidade.
Essa estratégia de pós-venda contábil pode ser utilizada para ofertar novos serviços, descontos ou conteúdos exclusivos para quem já faz parte da sua carteira.
Dessa forma, você pode oferecer:
- Um Ebook (igual a esse aqui do Gestta) com dicas sobre o mercado do cliente
- Convites para Webinars, Mentorias e Workshops;
- Cupons de desconto para indicação de clientes;
- Informe de lançamentos;
- Cupons de desconto para adquirir um novo serviço, entre outros.
Essas ações passam ao cliente uma sensação de exclusividade e prioridade, o que é ótimo para uma estratégia de pós-venda contábil focada em fidelização.
4- Lembre-se de datas especiais
Outra maneira de trabalhar o pós-venda contábil e gerar maior proximidade com o cliente é lembrar de datas especiais para ele.
Neste contexto, vale apostar em e-mails e mensagens no dia do aniversário, dele ou da empresa, brindes com o logo do seu escritório, cartões de natal, lembretes de tempo de contrato, entre outros.
Esse tipo de atendimento, também ajuda a mostrar ao cliente o quanto ele é importante para a sua empresa.
5- Abra canais de atendimento eficientes
Muitas vezes o pós-venda contábil está relacionado à capacidade da sua empresa em oferecer o suporte e o atendimento que o cliente precisa. Por isso, oferecer canais simples, rápidos, integrados e eficientes a ele, deve ser sua prioridade na estratégia de pós-venda contábil.
Além disso, segundo pesquisas, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é tão importante quanto o preço e a qualidade dos serviços oferecidos. Ou seja, disponibilizar canais abertos para a comunicação com o cliente é fundamental.
Dessa forma, aposte na estratégia omnichannel e ofereça ao cliente opções diversificadas como whatsapp, telefone, email, aplicativo e portal.
Cada dia novos canais estão fazendo parte da rotina dos clientes, por isso, considere adotar essa estratégia.
6- Invista em tecnologia
Como última dica, mas não menos importante, se você quer otimizar e criar boas estratégias de pós-venda contábil, aposte na tecnologia.
Primeiro porque passar para o cliente a imagem de um escritório moderno e antenado às inovações da área é excelente. E segundo que, um escritório adepto a tecnologia gasta menos tempo com tarefas operacionais e pode se dedicar a prestar um serviço e um atendimento muito mais estratégico e próximo aos clientes o que, consequentemente, otimiza as estratégias de pós-venda contábil, fideliza a base e garante boas indicações.
Pronto para aplicar o pós-venda em seu escritório?
Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância dessa estratégia, afinal, um cliente bem atendido e nutrido pode voltar a consumir seus serviços, além de divulgá-lo para outros colegas.
Além disso, saiba que, quem não dá assistência, perde para a concorrência! Por isso, começa hoje a estruturar as dicas que mencionei neste conteúdo e coloque em prática o pós-venda contábil em seu escritório!