Pós-venda contábil – Conheça as estratégias certas para fidelizar os clientes do seu escritório!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da importância de nutrir um relacionamento para possuir clientes leais, não é incomum encontrar escritórios que investem tempo e recursos apenas em estratégias de prospecção. Inclusive, segundo pesquisa da Fecomércio, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram um trabalho pós-venda e esse é um grande erro. Afinal, como disse o especialista em marketing Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. É por conta disso que uma estratégia eficiente de pós-venda contábil impacta diretamente nos lucros do escritório. 

O conceito de pós-venda engloba os primeiros passos do cliente junto ao seu escritório e também a necessidade de um bom atendimento durante todo o período de contrato Quando esse trabalho atende às expectativas, pode fazer com que o parceiro contrate mais serviços. Portanto, após fechar o contrato com o seu escritório, o trabalho da sua equipe não acaba, ele começa, especialmente se o seu foco for ter um negócio de sucesso.

Por isso, se você tem negligenciado esse tipo de estratégia em seu escritório, está na hora de repensar essa decisão e começar a colocar o pós-venda contábil em prática! E é exatamente isso que iremos aprender neste artigo, bora lá? 

Qual a importância do pós-venda contábil?

O pós-venda contábil é tão ou mais importante quanto outras etapas do processo comercial. Isso porque, ele determina se o cliente vai manter o relacionamento com o escritório ou procurar um atendimento melhor na concorrência.

Além disso, segundo um artigo Invesp

  • 86% dos consumidores fiéis indicam a empresa a outras pessoas;
  • As chances de vender novamente para um consumidor que já faz parte da sua carteira é de 60% a 70%, enquanto para um prospect é de somente 5% a 20%.

Ou seja, a estratégia de pós-venda contábil não apenas contribui para manter o cliente fiel ao escritório, como também faz com que outras pessoas conheçam os seus serviços. 

Como colocar a estratégia de pós-venda em prática?

Pós-venda contábil são ações realizadas junto ao cliente após a assinatura do contrato que, como vimos, são extremamente importantes para o crescimento do negócio. 

Por isso, abaixo eu elenquei algumas ações que podem ajudá-lo a pratica-la de forma eficiente e rentável, vamos ver: 

1- Pratique o Follow-up

Entrar em contato com o cliente e ouvir o que ele pensa é fundamental para o processo de pós-venda contábil. Por isso, algumas semanas após o cliente fechar o contrato com o seu escritório, solicite ao seu time de customer success que entre em contato, entenda e ouça o que o ele tem a dizer, como um follow-up.

Existem diversas maneiras de fazer esse contato, por exemplo:

  • Envio de mensagem, 
  • Ligação telefônica,
  • Envio de e-mail, entre outros. 

O processo de follow up também pode ser aproveitado para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente, como a NPS, por exemplo. Ou ainda, para obter informações que podem ser usadas como insight para as próximas abordagens.

2-  Aposte no Up e Cross Selling

Up selling e Cross selling, são duas boas estratégias para o seu processo de pós-venda contábil.

Enquanto o up selling faz um upgrade no serviço adquirido pelo cliente para melhor atendê-lo, o cross selling oferta algo que pode complementá-lo.

Por exemplo, no up selling você pode entrar em contato com o cliente para oferecer um upgrade como um número maior de folhas de pagamento por apenas 5% a mais em seu honorário, por exemplo. Enquanto no cross selling é possível oferecer um complemento ao pacote, como a adesão de um serviço de BPO financeiro, por exemplo, com um desconto especial de 15%. 

Assim, você oferece ao cliente um novo serviço que pode ser útil para ele, atendendo suas dores por um valor mais vantajoso.

3-  Ofereça descontos e conteúdos exclusivos

“Um desconto especial para quem já é cliente”, ou “um conteúdo exclusivo para parceiros”, entre outros exemplos, são o que chamamos de programas de fidelidade.

Essa estratégia de pós-venda contábil pode ser utilizada para ofertar novos serviços, descontos ou conteúdos exclusivos para quem já faz parte da sua carteira. 

Dessa forma, você pode oferecer:

Essas ações passam ao cliente uma sensação de exclusividade e prioridade, o que é ótimo para uma estratégia de pós-venda contábil focada em fidelização. 

4- Lembre-se de datas especiais

Outra maneira de trabalhar o pós-venda contábil e gerar maior proximidade com o cliente é lembrar de datas especiais para ele. 

Neste contexto, vale apostar em e-mails e mensagens no dia do aniversário, dele ou da empresa, brindes com o logo do seu escritório, cartões de natal, lembretes de tempo de contrato, entre outros. 

Esse tipo de atendimento, também ajuda a mostrar ao cliente o quanto ele é importante para a sua empresa.

5- Abra canais de atendimento eficientes

Muitas vezes o pós-venda contábil está relacionado à capacidade da sua empresa em oferecer o suporte e o atendimento que o cliente precisa. Por isso, oferecer canais simples, rápidos, integrados e eficientes a ele, deve ser sua prioridade na estratégia de pós-venda contábil. 

Além disso, segundo pesquisas, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é tão importante quanto o preço e a qualidade dos serviços oferecidos. Ou seja, disponibilizar canais abertos para a comunicação com o cliente é fundamental. 

Dessa forma, aposte na estratégia omnichannel e ofereça ao cliente opções diversificadas como whatsapp, telefone, email, aplicativo e portal. 

Cada dia novos canais estão fazendo parte da rotina dos clientes, por isso, considere adotar essa estratégia. 

6- Invista em tecnologia

Como última dica, mas não menos importante, se você quer otimizar e criar boas estratégias de pós-venda contábil, aposte na tecnologia.

Primeiro porque passar para o cliente a imagem de um escritório moderno e antenado às inovações da área é excelente. E segundo que, um escritório adepto a tecnologia gasta menos tempo com tarefas operacionais e pode se dedicar a prestar um serviço e um atendimento muito mais estratégico e próximo aos clientes o que, consequentemente, otimiza as estratégias de pós-venda contábil, fideliza a base e garante boas indicações.

Pronto para aplicar o pós-venda em seu escritório?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância dessa estratégia, afinal, um cliente bem atendido e nutrido pode voltar a consumir seus serviços, além de divulgá-lo para outros colegas. 
Além disso, saiba que, quem não dá assistência, perde para a concorrência! Por isso, começa hoje a estruturar as dicas que mencionei neste conteúdo e coloque em prática o pós-venda contábil em seu escritório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *