Você é do tipo “ano novo, vida nova”? Acredita que a virada de ano pode ser transformadora, já que é o momento em as pessoas aproveitam para repensar o que fizeram e planejar o que farão no próximo ano? Se a resposta foi positiva, saiba que você não está sozinho. De economizar uma grana a iniciar um novo negócio, um grande número de pessoas costumam fazer promessas de ano novo.

No entanto, segundo pesquisa realizada pelo  psicólogo britânico Richard Wiseman, que analisou mais de  3 mil pessoas, apenas 10% delas realmente cumpriam suas promessas. Ele constatou que, o motivo desse número tão pequeno é que muitos não sabem como, nem por onde começar. Por isso, as promessas de ano novo carregam uma má fama, afinal, uma porcentagem grande desiste de seus objetivos antes mesmo de começá-los. 

Mas esse ano será diferente! Pesquisando sobre o assunto, encontrei algumas estratégias que podem ajudar você a cumprir suas promessas de ano novo. São 7 dicas simples, porém eficazes, que poderão aumentar suas chances de sucesso.

Quer saber quais dicas são essas? Continue lendo!

7 Dicas simples para você cumprir suas promessas de ano novo

1 – Afaste-se das distrações 

Normalmente nossas promessas de ano novo envolvem tarefas não muito legais. Por exemplo, se uma de suas metas é economizar uma grana para investir no seu escritório, você terá que abdicar de algumas coisas. 

Por isso, para evitar que você quebre a promessa, fique longe de situações que possam te levar ao erro. 

Tente não se colocar em situações que estimulem a sua desistência e quando alguma tentação aparecer, lembre-se que esse ano será diferente!

2- Divida uma meta grande em várias pequenas

Se em sua lista você tem um projeto muito longo, como abrir uma nova filial do seu escritório, por exemplo. Divida ele em várias etapas, caso contrário, você ficará com a impressão de que a montanha é alta demais para você escalar. 

Continuando com o exemplo da filial, essa promessa de ano novo exigirá várias ações para ser concretizada. Então, para que você não desista, divida essa meta, por exemplo:

1°: Preencher o documento de alteração contratual para a abertura

2°: Solicitar a Ficha de Cadastro Nacional (FCN) para cada filial que deseja abrir

3°: Recolher todos os comprovantes de pagamento dos serviços para registro e levar todos os documentos até a Junta Comercial para dar o start à abertura. 

Assim não parece muito mais fácil? Pois é, quando uma grande meta se torna um compilado de pequenas ações, é possível enxergá-la como algo real e possível de se concretizar. 

3- Especifique o que pretende realizar

Outra estratégia que vai ajudar você a cumprir suas promessas de ano novo é especificando o que pretende realizar. É comum criar promessas genéricas, mas isso é um sério empecilho para o cumprimento delas.  

Por exemplo, se você deseja trazer mais tecnologia para o seu escritório contábil, especifique qual tecnologia e quais recursos serão necessários para isso. Uma promessa muito vaga pode levar você  ao desânimo e deixá-lo perdido sobre como começar.

Por isso, em sua lista de promessas deixe um espaço para colocar, de forma detalhada, cada passo necessário para cumpri-la. 

4- Quando pensar em desistir, pense na recompensa final

Uma das maiores dificuldades em realizar uma promessa de ano novo é saber que o sacrifício é certo e imediato, mas a recompensa ocorre apenas no futuro e com um certo nível de incerteza. 

Por isso, é importante que você visualize esse futuro desejado e consiga motivação para vencer as dificuldades imediatas. 

Pense nos benefícios que vai obter quando atingir a meta desejada. Quão grande será seu escritorio se você puder investir mais nele? Como será sua carreira com um novo diploma? Olhar para o futuro pode dar o gás que você precisa para parar de enxergar as dificuldades do agora. 

5- Comemore os pequenos feitos

Crie pequenos prêmios para cada promessa de ano novo ou etapa vencida. 

Às vezes a gente precisa de uma cenourinha pra continuar correndo, não é mesmo? Você não deve se sabotar buscando distração, mas pode estabelecer pequenas premiações toda vez que cumprir algo. Por exemplo, se você cumprir o seu objetivo estipulado para aquela semana, pode assistir um filme que deseja muito ou comer sua comida predileta. Ou se você chegar ao valor que queria economizar, que tal se dar um presentinho?

Pode parecer estranho, mas comemorar as vitórias, por menores que sejam, podem dar a você a motivação que precisa para continuar. 

6- Conte para alguém o que prometeu

Sabe aquele ditado que diz: Não conte para ninguém seu plano, só assim ele dará certo? Pois bem, isso pode até ser verídico para alguns casos, mas quando se trata de promessas de ano novo contar com ajuda de um amigo pode fazer a diferença.

Contar para um amigo ou postar em suas redes sociais as promessas de ano novo que fez, pode ser, para o seu cérebro, como assumir um compromisso que não pode ser quebrado. 

Essa ação pode ser a sua motivação diária. Já pensou, desistir de alguma meta e decepcionar todos os seus seguidores e amigos do facebook? Ou aquele amigo que te apoiou e colocou todas as fichas em você? Pode parecer um pouco intimidador, mas pode funcionar muito bem. 

7-  Comece 

Coloque a mão na massa o quanto antes e não desista. Esse é o mais óbvio, o mais importante e, sem dúvida nenhuma, o mais difícil. Eu poderia listar um milhão de teorias, mas a única coisa que realmente importa é levantar e fazer o que precisa ser feito, de alguma forma e o quanto antes. 

E faça isso todos os dias. Se você está no ponto X e deseja chegar ao  Y, o único jeito é caminhar todos os dias. Se parar no caminho o destino não virá até você. Por isso, é importante que você comece. Não vai ser fácil no início, mas com um passo de cada vez é possível sim chegar lá. O importante é não desistir. 

Pronto?

Torço para que as dicas que mencionei neste artigo ajudem você a concretizar todas (ou grande parte) de suas metas para 2021. 

Sei que não será fácil, mas é possível vencer a si mesmo, romper com velhos hábitos, deixar a procrastinação de lado e riscar da lista de promessas aquela que você vem reformulando há vários réveillons.

E lembra que comentei que contar suas promessas pra um amigo pode te ajudar a manter o compromisso? Então, nós podemos ser esse amigo! Topa se comprometer com a gente a cumprir suas promessas de ano novo e em dezembro nos contar se deu certo? Que tal? 

Para oficializar, basta baixar o arquivo aqui embaixo e assinar, aproveita e deixe ele salvo em sua área de trabalho ou impresso em seu mural. Assim você não corre o risco de esquecer, combinado?

Te vejo em Dezembro!

Baixar: Termo de amizade!