Reconhecimento profissional na contabilidade – 6 dicas para valorizar seus colaboradores e reter seus talentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nenhum profissional gosta de trabalhar sem receber a devida valorização de seus superiores, não é mesmo? Não é atoa que, segundo um estudo levantado pelo G1, 50% dos colaboradores que deixam voluntariamente suas empresas, afirmam que seus gestores poderiam ter feito algo para prevenir e evitar sua saída. Por isso, saber como oferecer reconhecimento profissional, se tornou uma questão prioritária nas empresas. Afinal, conquistar e manter uma boa equipe não é uma tarefa tão simples e não se pode correr o risco de perdê-la por não colocar em prática ações que valorizem o trabalho desse capital tão precioso.

Já faz um tempo que o mercado começou a entender que nem só de salários é feita a satisfação de seus talentos. Políticas de reconhecimento estão entre as estratégias de valorização do profissional que motivam e evitam a alta rotatividade. No entanto, ainda existem dúvidas sobre quais atitudes podem realmente funcionar e oferecer ao colaborador a valorização que ele precisa.   

Pensando nisso, neste artigo, irei me aprofundar um pouco mais nesse assunto e listar algumas ações  que podem ajudá-lo a praticar o reconhecimento profissional 

Vamos lá?

Por que é importante investir em reconhecimento profissional

Reconhecer a atuação de um colaborador é mostrar que a empresa valoriza e aprecia o trabalho que ele tem desempenhado.

Ficou para trás a ideia de que só pessoas inseguras precisam de algum tipo de reconhecimento. É claro que cada tipo de profissional e cada nível hierárquico recebe esse retorno de uma forma diferente, mas o efeito tende a ser positivo em todos os casos. Por isso, quando a empresa manifesta que valoriza seu capital humano ela mantém seus colaboradores motivados, além de reter e atrair talentos.

Observando o quão competitivo está o mercado nos últimos anos, encontrar bons profissionais não é uma tarefa difícil, mas mantê-los engajados com seus trabalhos e sem o desejo de deixar a empresa, não é fácil. No entanto, quando o reconhecimento profissional entra em cena, como um sinal de que os colaboradores fizeram um bom trabalho, essa tarefa se torna menos complicada e isso se mostra em números. A mesma pesquisa que apresentei no início deste artigo, constatou que 34% dos colaboradores deixariam sua empresa por não se sentirem reconhecidos e, o mesmo percentual, ficaria caso o cenário mudasse. Ainda, segundo dados da Great Place to Work (GPTW), 67% dos profissionais afirmam que são mais produtivos quando recebem algum tipo de reconhecimento por seus esforços. 

Em outras palavras, reconhecimento profissional, funciona como um estímulo para que eles não só queiram ficar, como trabalhem mais motivados e engajados. 

Como a falta de reconhecimento profissional pode afetar sua empresa?

Primeiro, é importante que você saiba como surge a falta de reconhecimento e o que gera essa sensação no colaborador. 

Veja alguns exemplos:

  • Salários baixos;
  • Comparação com outros profissionais da mesma área;
  • Falta de reconhecimento e feedback;
  • Desalinhamento entre a visão do profissional e da empresa;
  • Falta de progressão.

Se você notar, verá que boa parte dos itens acima, referem-se a aspectos emocionais do colaborador. Ou seja, na maneira como ele vê a empresa. Isso significa que a falta de reconhecimento ocorre, na maioria das vezes, por uma quebra de expectativas que foram geradas. Afinal, conforme ele desempenha o seu trabalho, espera que certas atitudes sejam tomadas. 

Como consequência disso, a empresa é afetada de diversas formas, como:

Ainda, quando o colaborador acaba realmente saindo, os prejuízos podem ser ainda maiores. Pois, o custo de substituição de um único profissional pode ser até duas vezes o seu salário anual. 

Por isso, investir no reconhecimento profissional deve andar em paralelo com as demais estratégias do seu escritório. 

6 Dicas de como oferecer reconhecimento profissional aos seus colaboradores

Agora que você está por dentro das consequências e da importância do reconhecimento profissional, está na hora de colocar a mão na massa. Para ajudá-lo com isso, abaixo eu separei alguns exemplos que seu escritório pode adotar.

Porém, ao apresentá-las, não estou dizendo que você deve adotar todas elas, ok? O objetivo é mostrar as opções para que você avalie a que melhor se encaixa à realidade e à cultura do seu negócio, combinado?

Dito isso, vamos às dicas:

1 – Ofereça feedbacks positivos

A primeira dica para oferecer reconhecimento profissional aos seus colaboradores é investir e incentivar o feedback periódico e efetivo. Pois é, se você utiliza o feedback para dar aquele “puxão de orelha” no colaborador, está fazendo uso incorreto dessa estratégia tão eficiente. 

 Diferente disso, quando falamos de reconhecimento profissional, valorização e retenção do colaborador, precisamos de algo que funcione como um reforço positivo. A ideia está longe de ser bajular e elogiar toda e qualquer coisa, mas reconhecer, de fato, quando um trabalho for bem feito e expor isso.

Feedbacks positivos elevam a moral de quem os recebe e também podem ter impacto nos demais. Afinal, outros podem se sentir instigados a receber o mesmo reconhecimento e, a partir disso, se dedicar mais no exercício de suas funções, agindo como um efeito cascata em sua equipe de trabalho. 

2 – Comemore os resultados

Sua time alcançou as metas que você definiu para o mês? Promova uma comemoração!

Pode parecer bobagem, mas comemorar é reconhecer a alegria gerada por meio de uma conquista e um esforço, seja ele coletivo ou individual,  algo que reforça a ideia de reconhecimento profissional

E pode ser algo grande, como uma super festa, e também pode ser simples, como um almoço bancado pelo escritório, um happy hour (presencial ou online) ou aquele bolinho no final da tarde. Tudo vai depender da expressividade dos resultados, da dinâmica adotada e, claro, das possibilidades financeiras do escritório. 

O importante é mostrar que todo marco, seja ele pequeno ou grande, é valorizado. 

3 – Elogie em público

Outra forma de reconhecimento profissional é elogiar de forma pública, indo além dos feedbacks. Ou seja, se um de seus profissionais se destacou em uma determinada tarefa, atividade ou projeto e vai ganhar uma recompensa, vale a pena separar um tempo para fazer um elogio público.

Isso porque, quando uma conquista é dividida, tende a se tornar ainda mais especial para quem a recebe, se tornando algo que pode realmente ser motivador. 

Além disso, para o colaborador que assiste o colega recebendo esse elogio, a motivação pode vir em forma de exemplo. 

4 – Flexibilidade os horários

A famosa frase “tempo é dinheiro” apesar de ainda fazer sentido, foi usada até a exaustão e, hoje, já começa a ganhar novas interpretações. Afinal, ter tempo livre na atualidade, se tornou um luxo e tanto. 

Por essa razão, adotar uma jornada com horário flexível pode ser uma excelente maneira de reconhecimento profissional.

Ou seja, se existe essa possibilidade em seu escritório, vale a pena estudar a viabilidade de uma jornada que garante ao colaborador mais autonomia para definir seus horários, de forma um pouco mais livre. Tudo isso, sem deixar de cumprir com suas obrigações. 

5 – Delegue tarefas

E por falar em autonomia, delegar tarefas importantes também é uma forma de reconhecimento profissional. Essa é uma estratégia que precisa ser planejada do ponto de vista de uma mudança na forma de liderar para estimular e abrir espaço para a autogestão.

Delegar tarefas é uma das melhores vias para ganhar o compromisso e a lealdade de seus colaboradores. Deixá-los assumir grandes desafios, como dirigir um projeto da organização ou assumir uma tarefa de grande importância, fará com que ele se sinta valorizado e comprometido com essa nova atividade, melhorando notavelmente sua motivação.

6 – Melhore a comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna garante o crescimento de um vínculo de confiança entre você e seu time. Isso potencializa o trabalho de seus colaboradores, permitindo que todos atuem melhor internamente.

Para isso, invista em um sistema de comunicação eficiente, que compartilhe dados e informações que evidenciam a situação da empresa, bem como as metas e objetivos que devem ser conseguidos. Ainda, você pode praticar ações, como: 

Para que haja reconhecimento profissional é fundamental que não exista ruídos na comunicação entre vocês. 

Pronto para oferecer o reconhecimento profissional que seus colaboradores merecem?

Reconhecimento profissional está longe de ser só um “tapinha nas costas” do colaborador ou de uma equipe que cumpriu com suas obrigações. Ou seja, é necessário ir além e aplicar estratégias que realmente funcionem. 

Por isso, neste artigo, eu destrinchei com você a importância de investir em ações que de reconhecimento profissional. E espero que ele tenha te ajudado a entender como adotar essa estratégia em nome da valorização do capital humano pode fazer a diferença.

Portanto, agora é com você!

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *