Provavelmente, você conhece ou já ouviu falar sobre o recrutamento online, não é mesmo? Atualmente, grandes e pequenas empresas têm aderido a essa prática, seja para agilizar o processo, aumentar a variedade de candidatos ou economizar capital, enfim, os motivos são diversos. Não é atoa que, segundo pesquisa feita pela Deloitte, 73% das empresas consideram o processo de recrutamento online fundamental para otimizar a contratação de novos colaboradores. Além disso, com o aumento de escritórios optando pelo modelo híbrido ou home office de trabalho, o processo seletivo a distância têm se mostrado uma opção ainda mais eficiente. 

O ponto principal desse tipo de contratação é o uso da internet e da tecnologia para otimizar diversas etapas do recrutamento, o que facilita o trabalho do rh e abre novas possibilidades ao escritório. Afinal, é possível contratar talentos de outras cidades ou, até mesmo, países diferentes. E, além de economizar tempo e dinheiro, esse modelo também torna mais assertiva a contratação, encontrando candidatos que tenham, de fato, fit com o seu escritório, o que, por consequência, reduz a rotatividade de colaboradores. Ou seja, o recrutamento online tem se mostrado um meio extremamente vantajoso de contratação e, por isso, no conteúdo de hoje, iremos aprender um pouco mais sobre ele.

Vamos lá?

O que é o recrutamento online

O recrutamento online, também conhecido como e-recruitment, pode ser definido como a utilização da internet e de soluções digitais na hora de conduzir os processos seletivos de um escritório. Dessa forma, ele acontece quando a única ou principal forma de contato entre o escritório e seus candidatos é realizada pela internet. Eliminando assim, o intermédio de agências terceirizadas de emprego, a entrega de currículos e entrevistas presenciais.

Apesar de ser um assunto relativamente novo no Brasil, a possibilidade de prospectar talentos online surgiu a 31 anos atrás, em 1990, quando a internet se popularizou nos Estados Unidos e Europa. Já no nosso país, o recrutamento online só se tornou relevante e acessível em 2010, crescendo bastante a partir de redes sociais como o Linkedin. Hoje, ele envolve desde a atração, recrutamento e seleção de candidatos, até o onboarding desses novos contratados

E o que torna esse processo tão assertivo e relevante é a possibilidade de realizar até as etapas mais minuciosas, como testes de personalidade, provas de raciocínio lógico, de proficiência em uma segunda língua, entre muitas outras coisas, de forma digital.

Quais as vantagens do recrutamento online

São muitos os contadores que já tornaram ao menos uma parte de seus processos de recrutamento totalmente online. Douglas Gomes, nosso parceiro, contador e CEO da DGA Contabilidade, por exemplo, realiza seus processos online já há algum tempo. Não só por possuir sedes em diferentes países e ter aderido ao modelo home office integral, mas também por enxergar as vantagens incontestáveis desse modelo.

Vamos conhecer algumas delas:

Triagem de currículos mais rápida 

Plataformas como o Linkedin, permitem que o recrutador utilize filtros que ajudam a encontrar o talento que ele está procurando. 

É possível fazer essa filtragem por habilidades, área de formação ou até mesmo tempo de experiência. Além disso, também existe a possibilidade de buscar por palavras-chave. Basta escrever a necessidade buscada, como “análise fiscal de tributos” por exemplo, e encontrar todos os candidatos que possuem experiência nessa área. 

Em plataformas especializadas em recrutamento online, é possível contar também com a inteligência artificial e encontrar o candidato perfeito utilizando critérios pré-definidos, como hard skills, soft skills, entre outras características mais pessoais. 

Gestão em tempo real 

Outra vantagem em utilizar o recrutamento online é a facilidade de gerenciamento. No modelo tradicional, offline, o controle é feito por meio de papéis, e-mails, planilhas de excel, entre outros recursos que podem confundir, dificultar e tornar mais lento esse trabalho. 

Já no recrutamento online, o profissional de RH do escritório, tem uma visão mais macro, centralizada e digitalmente de todo o processo, acessando informações como: 

Portanto, esses dados ajudam a trazer mais assertividade, tornando o processo muito mais estratégico, eliminando de vez o currículo de papel.

Bom poder de alcance

Na internet é possível encontrar ferramentas para disseminar suas vagas em portais segmentados.

Além disso, com o recrutamento online, também é possível aproveitar 100% do potencial das redes sociais e job boards, que são ótimas estratégias para conseguir um bom volume de interessados. Inclusive, em alguns deles é possível fazer isso de forma gratuita, sendo ainda mais vantajoso. 

Banco de talentos

Sem a necessidade de arquivar pilhas de currículos, outra vantagem do recrutamento online é o banco de talentos que você pode criar para o seu escritório. 

Ou seja, ao invés de dispensar os candidatos que não foram aprovados para uma determinada vaga, é possível salvar todos eles, criando um banco exclusivo para o seu negócio. Isso, além de manter as informações centralizadas, evita a duplicidade de candidatos, o que é comum com currículos impressos.

Assim, quando surge uma nova vaga, ao invés de iniciar um processo seletivo do zero é possível retomar com um candidato que você já conhece, dando a ele uma nova oportunidade. 

Redução de custos

Quando comparados aos modelos normais de recrutamento e seleção, os processos conduzidos por meios digitais costumam ter custos menores, o que se torna um grande atrativo para as empresas.

Toda a estrutura necessária para fazer a triagem, análise e seleção dos candidatos é substituída por sistemas digitais gratuitos, como Google for Jobs, Indeed e redes sociais que otimizam o processo com o melhor custo x benefício.

6 passos para implantar o recrutamento online em seu escritório contábil

Agora que você sabe o que é e quais os benefícios do recrutamento online, chegamos ao ponto crucial desse conteúdo: como implantar esse modelo em seu escritório. 

Para isso, é importante dividir o processo em algumas etapas e eu vou explicar cada uma delas agora, vamos lá?

1- Planejamento

O primeiro passo para colocar o recrutamento online em prática é planejar e definir a estratégia que você pretende usar.

Neste contexto, algumas questões devem ser levadas em consideração, como: 

É importante definir também quais vagas precisam ser abertas, quais quesitos técnicos elas exigirão dos candidatos, qual será o formato do processo seletivo (se serão entrevistas por vídeo individuais ou em grupo, por exemplo) e quantos colaboradores estarão disponíveis para auxiliar nas entrevistas e avaliar as respostas dos candidatos.

Estabelecer os objetivos é indispensável para o sucesso do processo.

2- Atração

Objetivos definidos, agora é hora de atrair.

Essa é a etapa em que sua empresa irá buscar ativamente os novos candidatos para o recrutamento online. Para isso, é necessário elaborar um material de divulgação das vagas em aberto e publicar nas páginas e redes sociais da empresa, sites de recrutamento, entre outros. 

Uma dica importante para a fase de atração é pensar na persuasão do material de divulgação. Sabemos que as novas gerações de usuários da internet tendem a preferir a objetividade, por isso, é importante ser claro em suas descrições. 

Explique todas as particularidades da vaga, seus benefícios, horário de trabalho, flexibilidade e todos os critérios necessários para preenchê-las.

A descrição é um detalhe necessário para captar os perfis ideais para o seu escritório. Portanto, seja claro ao descrevê-las, evite informações repetidas ou ausência de requisitos. Assim, você não deixa brecha para que um candidato faça uma interpretação diferente da que você gostaria e nem corre o risco de receber currículos que não combinem com as vagas que você disponibilizou.

3- Divulgação

Agora é hora de divulgar e, lá no início, durante o planejamento, você já identificou quais canais de maior presença dos potenciais candidatos e esse é um importante filtro. Isso porque, a definição dos canais escolhidos para divulgação é que irá ditar qual tipo de profissional você irá atrair. 

Por isso, é essencial observar o grau de formação, experiência e perfil que você procura e guiar a publicação da vaga pensando nesse ideal. Por exemplo, seu escritório precisa de um analista fiscal sênior, com perfil um pouco mais sério? Nesse caso, talvez, anunciar a vaga no Linkedin, seja uma boa decisão. E para uma vaga de analista de marketing contábil, que tal usar o instagram para atrair um candidato mais conectado e que já faz uso da ferramenta? 

No entanto, não pense que isso é uma regra, combinado? Afinal, a diversidade em uma equipe é fundamental e se você quiser receber currículos de diferentes perfis, invista na divulgação em massa. Use o Facebook, WhatsApp e plataformas de job boards.

Ou seja, a forma que você divulgará suas vagas, dependerá da sua estratégia, do planejamento definido e do tipo de perfil que você deseja atrair.  

4- Triagem

Após preencher o seu banco de talentos, chegou a hora de selecionar os mais compatíveis. 

Algumas empresas realizam essa primeira triagem analisando apenas o currículo e carta de apresentação. No entanto, caso você queria ser um pouco mais detalhista, além dos critérios técnicos para filtrar os currículos (capacitações e cursos específicos, por exemplo), diversas ferramentas de testes online, como surveymonkey, permitem averiguar as habilidades técnicas do candidato, com um questionário criado por você. 

Inclusive, se a sua base de talentos estiver grande demais, é ainda mais recomendado elaborar esses testes para facilitar e tornar ainda mais assertiva a etapa de triagem. 

Alguns testes que você pode aplicar online são:

O legal de fazer esses testes é que você tem a oportunidade de mapear o perfil comportamental do candidato e seus conhecimentos específicos. Assim, as chances de encontrar os perfis mais adequados com as necessidades da vaga, aumentam consideravelmente.

5- Entrevista 

Enfim, chegamos a etapa das entrevistas, aqui é bem provável que o número de profissionais tenha diminuído, afinal, na triagem, muitos são eliminados. Assim, já é possível conhecer um pouco mais sobre os candidatos que foram selecionados 

Como o recrutamento é online, obviamente, a entrevista também será realizada dessa forma. Por isso, avise com antecedência aos candidatos selecionados sobre a data e horário da entrevista, assim como, o canal que será utilizado para isso. Pois, é importante que ele tenha tempo para se preparar. 

No dia da entrevista, procure cuidar de alguns detalhes: 

Isso ajuda a tornar a estratégia mais ágil e focada no que realmente importa. 

A entrevista por vídeo é uma das opções mais eficientes disponíveis para a realização do recrutamento online. Por meio dela, o escritório fica muito mais perto do candidato, o que torna tudo mais pessoal. Além disso, assim como na entrevista presencial, é possível observar detalhes relacionados à comunicação, tom de voz e postura corporal. 

O Skype é a plataforma mais utilizada, mas existem muitos outros softwares e aplicativos, como o Google Meet, Zoom, Microsoft Teams e Jitsi, que também funcionam perfeitamente para esse propósito. 

Independente da plataforma que escolher, o importante é conseguir se comunicar com clareza e fazer uma boa entrevista. 

6- Contratação

Depois de planejar, filtrar, selecionar e entrevistar os candidatos, está na hora de oficializar a contratação e encaminhar, junto com um super email de boas vindas, a proposta de emprego para os escolhidos. Um documento digitalizado, com um resumo de todas as condições da vaga é uma boa maneira de recapitular e acertar todas as questões contratuais.

Se for necessário tirar alguma dúvida, agende um novo encontro online e faça uma revisão do que foi combinado, não deixando nenhuma questão desalinhada. 

Nesta etapa também, você receberá todos os documentos para a efetivação desse candidato de forma online e isso, sem dúvidas, será de grande valor. Isso porque receber tudo digitalmente, reduz as chances de perder os esquecer algum documento. 

Outro passo importante é o onboarding desse novo colaborador. Afinal, é natural que ele se sinta um pouco perdido ao iniciar em novo trabalho, esteja seu escritório funcionando no modelo home office, híbrido ou presencial. Por isso, certifique-se de apresentá-lo e integrá-lo à sua respectiva equipe. 

Preparado para mais esse passo?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o processo e as vantagens do recrutamento online. Afinal, esse pode ser um passo importante e, para alguns contadores, até inevitável, para contratação de novos profissionais. 

Além disso, contar com o digital na hora de prospectar um candidato, proporciona praticidade, agilidade, assertividade, redução de custos e a otimização de diversos processos burocráticos que fazem parte de uma contratação. 

Por isso, para as próximas admissões do seu escritório, siga o passo a passo desse artigo e coloque o recrutamento online em prática!