Todos, em algum momento da vida, já estiveram em um local no qual sentiram que não pertenciam. Esse tipo de situação causa uma sensação desconfortável e, geralmente, a primeira reação é se retirar deste lugar. No entanto, quando isso acontece no ambiente corporativo o cenário se torna pior. Quando os colaboradores sentem que não pertencem à empresa, seu desempenho cai, ele passa a colaborar menos, a se ausentar mais, até, de fato, deixar a empresa. Ou seja, a falta desse sentimento de pertencimento é prejudicial ao colaborador, que se sente perdido e deslocado, e a empresa, que perde um talento e vê sua lucratividade afetada negativamente.
Para evitar esse tipo de situação em seu escritório, neste artigo, irei me aprofundar um pouco mais nesse assunto e mostrar algumas ações que podem ajudá-lo a reforçar esse sentimento de pertencimento em seus colaboradores.
Vamos lá?
O que é sentimento de pertencimento?
Sentimento de pertencimento é o resultado contínuo da valorização que a empresa tem por seu colaborador. Esse sentimento engloba se sentir útil, valorizado e aceito no meio organizacional.
É possível dizer que, esse senso de pertencimento, está aliado também à cultura organizacional de um negócio, mostrando que valores, crenças, hábitos e a postura de uma empresa devem incluir elementos e métodos para que o colaborador tenha afinidade e se sinta parte dela.
O pilar desta ideologia é proporcionar uma ótima experiência ao colaborador, mostrando o seu valor enquanto indivíduo único à organização, fazendo com que ele se sinta parte essencial da empresa. Em outras palavras, ele deve sentir que a sua função vai além de executar tarefas, que, na verdade, seu trabalho é essencial para o sucesso do negócio, como um todo. Isso gera o sentimento de pertencimento.
Qual a importância de desenvolver o sentimento de pertencimento em seus colaboradores
O sentimento de pertencimento incentiva os colaboradores a se destacarem em suas atividades e se envolverem genuinamente com os projetos e demandas do escritório
Ser capaz de se conectar com sua equipe, líder e empresa é vital para o bem-estar do colaborador, afetando diretamente o seu desempenho no trabalho. Por conta disso, o sentimento de pertencimento, gera uma série de benefícios para a empresa, como:
- Engaja colaboradores
- Fortalece a cultura organizacional
- Retém talentos
- Transformar colaboradores em defensores da organização;
- Aumenta a satisfação dos colaboradores, influenciando o seu bem-estar.
Agora, quando os colaboradores não se sentem ligados à comunidade do escritório, não terão razão para exercer suas atividades nesse ambiente. Isso dará a eles a sensação de que não são ouvidos, reconhecidos e valorizados.
Algumas das consequências dolorosas dessa desconexão organizacional são:
- Absentismo
- Baixa moral
- Falta de iniciativa
- Alta rotatividade de pessoal
- Índices ruins de saúde e bem-estar
Tudo isso afeta diretamente a produtividade e, em última análise, a lucratividade do negócio.
Como estimular o sentimento de pertencimento em seus colaboradores
Agora entendemos a importância do sentimento de pertencimento, chegou o momento de aprender como introduzi-lo na realidade do seu negócio.
Veja as dicas que eu separei para você:
1- Realize pesquisas internas
A primeira dica pode até parecer meio óbvia, mas realizar pesquisas internas, com no mínimo 6 meses de espaçamento, é a melhor maneira de começar a reforçar e introduzir o sentimento de pertencimento em seu escritório. Afinal, quem melhor que seus colaboradores para dizer quais ações podem engajá-los, não é mesmo?
Por isso, invista em pesquisa de clima e engajamento para entender se seus colaboradores se sentem conectados ao escritório, do que sentem falta e quais ações eles consideram importantes a serem adotadas.
Essa atitude pode até ser simples e óbvia para você, mas para o colaborador, demonstra como o escritório está preocupado em considerar suas necessidades e opiniões.
2- Otimize a comunicação interna
Se você acompanha o blog do Gestta, deve ter reparado no quanto eu tenho falado sobre comunicação interna. Isso porque, quando menciono a relação colaborador e empresa, uma boa comunicação é a peça chave para melhorar o resultado e o desempenho do escritório, como todo.
No sentimento de pertencimento não é diferente, ela elimina ruídos e aumenta a interação entre departamentos, times e líderes.
Por isso, invista em sistemas corporativos, como:
Entre outros sistemas que facilitem essa comunicação e a tornem mais próxima e otimizada.
3- Garanta a transparência em todas as ações
Com uma economia tão volúvel, como a nossa, é “natural” que as pessoas se sintam inseguras no trabalho. O medo de perder o emprego pode, inclusive, aumentar o estresse e a desconfiança do time.
Por isso, para reforçar e introduzir o sentimento de pertencimento e segurança em seu time, é fundamental passar todas as informações relevantes a eles, sendo transparente, sincero e objetivo.
Isso envolve, inclusive, anunciar de forma clara a situação atual dos negócios e se há a possibilidade de haver demissões.
4- Promova a participação dos colaboradores
Ter uma gestão mais democrática e ouvir os colaboradores ajuda a reforçar o sentimento de pertencimento e mostra a eles o quanto a sua empresa se importa com suas ideias e opiniões.
Você pode fazer isso de diversas maneiras, como:
- Aplicando uma avaliação de desempenho do líder;
- Disponibilizando caixas de sugestão anônimas (ou não) pelo escritório;
- Realizando reuniões de equipe ou “one on one”;
- Promovendo encontros de brainstorming.
A forma como você fará isso, na verdade, não faz tanta diferença, o que importa é mostrar aos seus colaboradores que seu escritório tem interesse em ouvi-los.
E, claro, se nesses encontros você se comprometer com alguma ação, é essencial que cumpra com o combinado ou dê uma devolutiva aos colaboradores. Afinal, eles precisam saber que podem confiar em você.
5- Pratique o endomarketing
Por fim, mas não menos importante, invista em endomarketing.
O marketing interno também é uma medida importante para reforçar a sensação de pertencimento. Com ele, é possível realizar a comunicação com o colaborador, adotando técnicas e estratégias para promover o envolvimento dele com o escritório.
Veja alguns exemplos:
- Usar o storytelling para expressar a história da empresa de modo que eles possam identificar;
- Celebrar momentos importantes para o colaborador, como aniversários, promoções, datas comemorativas etc.;
- Fornecer brindes e materiais temáticos durante o onboarding ou datas comemorativas, como natal;
- Promover eventos para estimular o senso de pertencimento e unidade entre os departamentos.
É importante que o endomarketing esteja alinhado aos valores organizacionais. Afinal, quando a pessoa se vê representada pela empresa, as chances de desenvolver o sentimento de pertencimento naturalmente serão maiores.
Agora é com você!
Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância de gerar esse sentimento de pertencimento em seus colaboradores e, mais do que isso, mostrado o quão simples e vantajoso é introduzi-lo na cultura organizacional do seu escritório.
Então, bora colocar a mão na massa e mostrar aos seus colaboradores o quando eles são importantes para o seu escritório? Conto isso!
Até o próximo conteúdo!