Como fomentar o sentimento de pertencimento em seu escritório contábil

Todos, em algum momento da vida, já estiveram em um local no qual sentiram que não pertenciam. Esse tipo de situação causa uma sensação desconfortável e, geralmente, a primeira reação é se retirar deste lugar. No entanto, quando isso acontece no ambiente corporativo o cenário se torna pior. Quando os colaboradores sentem que não pertencem à empresa, seu desempenho cai, ele passa a colaborar menos, a se ausentar mais, até, de fato, deixar a empresa. Ou seja, a falta desse sentimento de pertencimento é prejudicial ao colaborador, que se sente perdido e deslocado, e a empresa, que perde um talento e vê sua lucratividade afetada negativamente. 

Para evitar esse tipo de situação em seu escritório, neste artigo, irei me aprofundar um pouco mais nesse assunto e mostrar algumas ações que podem ajudá-lo a reforçar esse sentimento de pertencimento em seus colaboradores. 

Vamos lá? 

O que é sentimento de pertencimento?

Sentimento de pertencimento é o resultado contínuo da valorização que a empresa tem por seu colaborador. Esse sentimento engloba se sentir útil, valorizado e aceito no meio organizacional.

É possível dizer que, esse senso de pertencimento, está aliado também à cultura organizacional de um negócio, mostrando que valores, crenças, hábitos e a postura de uma empresa devem incluir elementos e métodos para que o colaborador tenha afinidade e se sinta parte dela. 

O pilar desta ideologia é proporcionar uma ótima experiência ao colaborador, mostrando o seu valor enquanto indivíduo único à organização, fazendo com que ele se sinta parte essencial da empresa. Em outras palavras, ele deve sentir que a sua função vai além de executar tarefas, que, na verdade, seu trabalho é essencial para o sucesso do negócio, como um todo. Isso gera o sentimento de pertencimento. 

Qual a importância de desenvolver o sentimento de pertencimento em seus colaboradores

O sentimento de pertencimento incentiva os colaboradores a se destacarem em suas atividades e se envolverem genuinamente com os projetos e demandas do escritório 

Ser capaz de se conectar com sua equipe, líder e empresa é vital para o bem-estar do colaborador, afetando diretamente o seu desempenho no trabalho. Por conta disso, o sentimento de pertencimento, gera uma série de benefícios para a empresa, como:

  • Engaja colaboradores
  • Fortalece a cultura organizacional
  • Retém talentos
  • Transformar colaboradores em defensores da organização;
  • Aumenta a satisfação dos colaboradores, influenciando o seu bem-estar.

Agora, quando os colaboradores não se sentem ligados à comunidade do escritório, não terão razão para exercer suas atividades nesse ambiente. Isso dará a eles a sensação de que não são ouvidos, reconhecidos e valorizados.

Algumas das consequências dolorosas dessa desconexão organizacional são:

Tudo isso afeta diretamente a produtividade e, em última análise, a lucratividade do negócio.

Como estimular o sentimento de pertencimento em seus colaboradores

Agora entendemos a importância do sentimento de pertencimento, chegou o momento de aprender como introduzi-lo na realidade do seu negócio. 

Veja as dicas que eu separei para você:

1- Realize pesquisas internas

A primeira dica pode até parecer meio óbvia, mas realizar pesquisas internas, com no mínimo 6 meses de espaçamento, é a melhor maneira de começar a reforçar e introduzir o sentimento de pertencimento em seu escritório. Afinal, quem melhor que seus colaboradores para dizer quais ações podem engajá-los, não é mesmo? 

Por isso, invista em pesquisa de clima e engajamento para entender se seus colaboradores se sentem conectados ao escritório, do que sentem falta e quais ações eles consideram importantes a serem adotadas.

Essa atitude pode até ser simples e óbvia para você, mas para o colaborador, demonstra como o escritório está preocupado em considerar suas necessidades e opiniões. 

2- Otimize a comunicação interna

Se você acompanha o blog do Gestta, deve ter reparado no quanto eu tenho falado sobre comunicação interna. Isso porque, quando menciono a relação colaborador e empresa, uma boa comunicação é a peça chave para melhorar o resultado e o desempenho do escritório, como todo. 

No sentimento de pertencimento não é diferente, ela elimina ruídos e aumenta a interação entre departamentos, times e líderes. 

Por isso, invista em sistemas corporativos, como:

Entre outros sistemas que facilitem essa comunicação e a tornem mais próxima e otimizada. 

3- Garanta a transparência em todas as ações

Com uma economia tão volúvel, como a nossa, é “natural” que as pessoas se sintam inseguras no trabalho. O medo de perder o emprego pode, inclusive, aumentar o estresse e a desconfiança do time. 

Por isso, para reforçar e introduzir o sentimento de pertencimento e segurança em seu time, é fundamental passar todas as informações relevantes a eles, sendo transparente, sincero e objetivo. 

Isso envolve, inclusive, anunciar de forma clara a situação atual dos negócios e se há a possibilidade de haver demissões. 

4- Promova a participação dos colaboradores

Ter uma gestão mais democrática e ouvir os colaboradores ajuda a reforçar o sentimento de pertencimento e mostra a eles o quanto a sua empresa se importa com suas ideias e opiniões. 

Você pode fazer isso de diversas maneiras, como:

A forma como você fará isso, na verdade, não faz tanta diferença, o que importa é mostrar aos seus colaboradores que seu escritório tem interesse em ouvi-los. 

E, claro, se nesses encontros você se comprometer com alguma ação, é essencial que cumpra com o combinado ou dê uma devolutiva aos colaboradores. Afinal, eles precisam saber que podem confiar em você. 

5- Pratique o endomarketing

Por fim, mas não menos importante, invista em endomarketing

O marketing interno também é uma medida importante para reforçar a sensação de pertencimento.  Com ele, é possível realizar a comunicação com o colaborador, adotando técnicas e estratégias para promover o envolvimento dele com o escritório. 

 Veja alguns exemplos:

  • Usar o storytelling para expressar a história da empresa de modo que eles possam identificar;
  • Celebrar momentos importantes para o colaborador, como aniversários, promoções, datas comemorativas etc.;
  • Fornecer brindes e materiais temáticos durante o onboarding ou datas comemorativas, como natal;
  • Promover eventos para estimular o senso de pertencimento e unidade entre os departamentos.

É importante que o endomarketing esteja alinhado aos valores organizacionais. Afinal, quando a pessoa se vê representada pela empresa, as chances de desenvolver o sentimento de pertencimento naturalmente serão maiores. 

Agora é com você!

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender a importância de gerar esse sentimento de pertencimento em seus colaboradores e, mais do que isso, mostrado o quão simples e vantajoso é introduzi-lo na cultura organizacional do seu escritório. 

Então, bora colocar a mão na massa e mostrar aos seus colaboradores o quando eles são importantes para o seu escritório? Conto isso!

Até o próximo conteúdo!

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