8 Técnicas de comunicação e oratória para aumentar o impacto de suas apresentações e reuniões contábeis

Falar bem em público, seja para uma grande plateia ou não, é um verdadeiro drama para a maioria das pessoas. Para que você tenha uma ideia, um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times”, revelou que o receio de falar em público sentido por algumas pessoas, chega a ser maior que o medo de enfrentar problemas financeiros e doenças. Pois é, mas a verdade é que não há o que temer. Afinal, falar em público, de maneira confiante e assertiva, é apenas uma questão de prática e treinamento das técnicas de comunicação e oratória certas. 

Desenvolver essas habilidades ajuda a lapidar certas competências para transmitir mensagens de uma forma clara, tanto através da linguagem verbal (a sua fala) quanto da linguagem não-verbal (seus gestos, expressões e postura). São elas que garantem, não só a perda do medo de se comunicar, como a capacidade de estabelecer diálogos coerentes, discussões produtivas e negociações persuasivas. 

Por isso, neste conteúdo, eu separei algumas delas para você conhecer e começar a impulsionar a forma como se expressa em suas reuniões e apresentações. 

Vamos lá?

8 técnicas de comunicação e oratória para fazer apresentações e reuniões de sucesso

Para falar bem diante do público e prender a atenção de quem está à sua frente é preciso aplicar algumas técnicas de comunicação e oratória no discurso que você irá proferir. 

A seguir, confira as 8 dicas que compilei para ajudar você a cativar sua audiência, perdendo o medo de falar em público e transformando suas apresentações e reuniões em verdadeiros sucessos!  

1- Prepare-se com antecedência

O segredo para uma grande apresentação é uma boa preparação. Por isso, essa é a primeira dica de técnica de comunicação e oratória que vou abranger neste conteúdo.

A preparação é o que dará a você a confiança e segurança que precisa para a comunicar ao ouvinte tudo o que você precisa, de maneira clara e assertiva. 

Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Reserve um tempo para analisar o assunto que deseja abordar;
  • Crie uma pauta e estude ela;
  • Analise os pontos principais que você pode destacar;
  • Traga dados e informações relevantes para pautar suas observações;
  • Treine o que você vai apresentar em voz alta.

2- Planeje o que vai falar

Outra técnica de comunicação e oratória que faz toda a diferença no seu discurso é o planejamento.

Isso porque, mesmo conhecendo com profundidade o assunto que irá falar é importante realizar esse planejamento e organizar suas ideias

Para isso, alguns passos são importantes:

  • Ao se preparar, pense em assuntos que preocupam ou interessam a quem irá ouvi-lo e aplique isso ao seu discurso;
  • Pense em acontecimentos atuais, problemas que talvez o país esteja enfrentando, assuntos que estejam diretamente ligados ao seu público e ao seu tema, como a crise econômica, mudanças específicas do mercado dele, entre outros;
  • Conheça a sua persona, pesquise sobre ela e recolha o máximo de informações que puder. Isso vai até te ajudar a preparar a linguagem da apresentação;
  • Crie um storytelling do seu discurso. Essa técnica representa uma mudança na sua abordagem sobre o tema que deseja abordar, dando a ele uma pegada mais próxima de uma história sendo contada. Isso possibilita uma conexão mais forte com o público que, por sua vez, terá maior destreza em assimilar e memorizar seu discurso.

3- Treine a respiração

Você já participou de alguma apresentação ou reunião que o orador parecia estar ofegante? Se sim, certamente, isso tirou sua atenção e atrapalhou sua compreensão do conteúdo, não é mesmo? Isso geralmente acontece quando se está muito nervoso ou ansioso, o que é natural antes de um momento importante, como uma apresentação. 

Por isso, outra técnica de comunicação e oratória que você deve praticar é treinar a 

respiração. Neste contexto, alguns exercícios podem ajudá-lo com isso, como: 

  • Respiração Abdominal: Inspirar e expirar movimentando apenas o abdômen. Para ajudar,  coloque a mão por cima dele para sentir a movimentação e ver se está fazendo corretamente.
  • Respiração quadrada: Inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, pause por 4 segundos, expire pela boca contando até quatro e pause por mais 4 segundos.
  • Expiração alongada: Inspire pelo nariz por 4 segundos e, em seguida, expire pela boca durante o dobro do tempo, 8 segundos. 
  • Alternando as narinas: Com a ajuda do dedo indicador, inspire por uma narina e solte o ar pela outra. Em seguida, faça novamente alternando.

Procure fazer essas atividades alguns minutos antes de entrar na apresentação. Isso ajudará a deixar seu corpo relaxado e sua respiração, ansiedade e nervosismo controlados. 

4- Não fique parado, mas evite movimentos involuntários

Durante uma apresentação ou reunião, a tendência natural, ainda mais quando não se tem tanta experiência, é ficar meio incomodado com as pessoas observando você. Por conta disso, não é incomum ver oradores imóveis durante suas apresentações, o que pode gerar antipatia e atrapalhar a conexão com quem está ouvindo.

Por isso, uma das técnicas de comunicação e oratória é movimentar-se. Nesse sentido, uma das mais práticas e interessantes é a de ficar num ponto por alguns instantes e depois mudar de lugar e continuar falando. Isso ajuda a minimizar a sensação de desconforto que esses olhares podem trazer. 

No entanto, tenha cuidado com os movimentos involuntários, como balançar muito as pernas, estalar os dedos ou gesticular em excesso. Isso, mesmo que sem querer, atrapalha a concentração de quem está ouvindo sua apresentação e pode prejudicar o entendimento dele em relação ao seu conteúdo. 

5- Evite vícios de linguagem

Chamamos de vícios de linguagem aquelas expressões, também involuntárias, que aparecem entre uma frase e outra, com o objetivo inconsciente de preencher um silêncio.

Sabe aquela pausa para pensar que é acompanhada de um “ééééé”? Ou o espaço entre uma sentença e outra que é preenchido com um “ok”; “né” ou “compreende”? Pois é, essas não são práticas benéficas durante uma apresentação. 

Eu sei que não é fácil deixá-las de lado, pois servem de apoio em vários momentos, mas colocando as técnicas de comunicação e oratória em prática é possível não precisar delas. 

Se você domina completamente o conteúdo que está prestes a repassar, a tendência é de que esses vícios se tornem menos frequentes. No entanto, caso persistam, uma dica valiosa é substituí-los, simplesmente, pelo silêncio. Sim! O silêncio também é um momento importante da sua apresentação. Por isso, programe pausas a serem respeitadas entre uma fala e outra. Assim, você respeita seu próprio tempo e evita o surgimento desses sons indesejados.

6-  Interaja com os ouvintes

Você já participou de uma reunião ou apresentação na qual o orador passou muito tempo falando e demonstrou não se preocupar com a sua presença ali? Se sim, arrisco dizer que, neste dia, provavelmente você não absorveu muito do que foi passado e teve dificuldades em se manter interessado, não é mesmo? E isso não é o que deseja para o seu ouvinte. 

Por isso, outra técnica de comunicação e oratória importante é interagir com quem está ali para te ouvir. 

Uma forma simples de fazer isso é abrir momentos para perguntas, questionar se os ouvintes estão compreendendo o que está sendo dito e estabelecer contato visual para despertar conexão, empatia e engajamento. Porém, tome cuidado para não tornar essa troca de olhares muito longa com uma só pessoa, gerando um momento desconfortável. Faça isso de forma a percorrer toda a sala ou plateia, a fim de fazer com que todos se sintam dignos de atenção. 

Lembre-se, se você fala como se não tivesse alguém ouvindo, a tendência é de que os ouvintes não se sintam incluídos e realmente não ouçam o que você tem a dizer. 

7- Faça do PowerPoint seu aliado

Use as ferramentas disponíveis para enriquecer a sua apresentação!

A apresentação em slides, como Powerpoint e Google Apresentações, são uma excelente ajuda para mostrar imagens e deixar a palestra mais agradável e fácil de entender.

Quando precisar explicar algo complexo, use uma apresentação de Powerpoint e vá explicando em forma de passo a passo. Ainda, a produção de vídeos, gráficos, áudios e imagens pode servir como suporte para estruturar a ideia que você deseja passar, proporcionando aos ouvintes exemplos e ilustrações em tempo real daquilo que você está falando.

A exploração desses elementos ainda proporciona maior segurança a você. Afinal, caso esqueça algum ponto ou dado importante, uma olhadinha para esse recurso pode ser o suficiente para refrescar a sua memória. Mas cuidado para não ficar lendo o que está escrito na tela. Isso pode ser entediante e causar a impressão de que você não domina totalmente o assunto que está abordando.

8- Colha feedbacks

Por fim, não se esqueça de colher feedbacks! Essa é uma dica importante para as suas apresentações e ajuda a analisar o seu progresso. 

Por isso, ao término de sua apresentação ou reunião, peça aos ouvintes que digam o que acharam, se faltou informação, se ficaram dúvidas e como você poderia torná-la melhor para eles. Ainda, se possível, grave este momento e depois assista para ver o seu desempenho. Isso ajuda a identificar pontos de melhorias em sua fala, postura, gestos, entre outras coisas. 

No geral, tudo isso contribui para o seu crescimento, já que, com esses feedbacks, você poderá aprimorar ainda mais as técnicas de comunicação oratória.

Pronto para começar?

Espero que esse artigo tenha fornecido bons insumos para você tornar as suas apresentações e reuniões ainda melhores. 

Ainda, antes de concluirmos, quero deixar mais duas técnicas de comunicação e oratória que podem ser úteis para você. A primeira é: procure boas inspirações. Certamente você acompanha alguém que se comunica muito bem e consegue passar informações com clareza e assertividade, não é mesmo? Então inspire-se nessa pessoa! Veja como ela fala, gesticula, aborda os assuntos e interage com o público. Isso, além de fornecer bons exemplos, ajuda você a criar o seu perfil de orador. A segunda dica é: utilize todas as suas maiores habilidades, qualidades e pontos fortes a seu favor, como conhecimento, criatividade, bom humor e, principalmente, jogo de cintura, caso haja algum imprevisto. Pense naquilo que o deixa mais confortável e explore isso em sua performance.

Agora é botar as dicas em prática e arrasar em suas apresentações e reuniões!

Até o próximo conteúdo!

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