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O mundo está se modernizando e praticamente obrigando as empresas a acompanharem sua evolução, isso não é diferente com os escritórios contábeis!
Os consumidores estão mudando, e com eles, seus hábitos de compra também. Ou seja, o escritório contábil que quiser se destacar perante a concorrência, conquistar e fidelizar clientes, deve estar atento às tendências da contabilidade, acompanhar a evolução do segmento e fazer o possível para que seu escritório saia na frente.
Para ajudá-lo a colocar seu escritório na frente e criar uma vantagem competitiva, a equipe do Projeto Gestta selecionou algumas tendências que vão fazer toda a diferença para você e para o seu escritório.

1. Pense e invista em marketing digital

Não é novidade que o marketing digital faça parte das tendências da contabilidade do futuro! Apesar do marketing digital ser indicado para qualquer negócio, cada segmento contém suas particularidades, e no caso de escritórios contábeis, a estratégia deve seguir as restrições presentes no Código de Ética Profissional do Contador – CRC.
Considerando os principais incisos, podemos destacar algumas práticas que são estritamente proibidas:

• Anunciar (em qualquer veículo) algum tipo de conteúdo que resulte na diminuição do colega ou da organização contábil.
• Frases ou indicações de que o anunciante é melhor ou mais capacitado que os demais profissionais
• Informações sobre o valor dos serviços
• Promoções ou vantagens no oferecimento de serviços
• Informações enganosas ou que não possam ser cumpridas

Como podemos ver, os incisos acima são referentes ao tipo de conteúdo publicado, não há nenhuma restrição quanto ao canal utilizado.
Sendo assim, o seu escritório contábil está livre para desfrutar das vantagens do marketing digital e impactar seus clientes no universo online.
Ao praticar o marketing digital, não existe necessariamente a obrigação de fazer um anúncio voltado à venda. Existem algumas práticas que são conhecidas por agregar valor às empresas e conquistar clientes através de uma estratégia denominada Inbound Marketing. Dentre as práticas de Inbound Marketing que podem ajudar seu escritório contábil, selecionamos as mais relevantes para você:

• Produção de conteúdo relevante – você pode –e deve- criar um blog dentro do site do seu escritório contábil com o intuito de informar e agregar valor. Seus clientes possuem diversas dúvidas relevantes a respeito do universo contábil, seu escritório pode criar artigos que respondam essas perguntas e agreguem valor a quem lê.
• Produção de vídeos – dentre as tendências de marketing digital também encontramos os conteúdos em formato de vídeo. Os vídeos podem abordar assuntos que as pessoas tem dúvidas, podem ser em formato de entrevista ou qualquer outro assunto que não descumpra as normas do CRC. Esses vídeos podem ser postados no YouTube, redes sociais, site, etc. Além de atrair o público de forma orgânica, ainda contribui para o rankeamento do seu site nas páginas de busca do Google.
• Anúncios – existe também a possibilidade de fazer anúncios em redes sociais ou no próprio Google. Sem descumprir as normas do CRC, você pode convidar pessoas e empresas a conhecer seu escritório contábil, coletar dados de interessados e estreitar relações.

2. Atendimento personalizado e diferenciado

 

Como falamos, os consumidores estão mudando e seus hábitos de compra também, isso significa que o seu escritório contábil deve se adaptar à mais essa tendência.
Fornecer um atendimento personalizado e diferenciado aos seus clientes talvez seja a maior tendência da contabilidade do futuro. Isso significa que o seu escritório e sua equipe devem estar em plena harmonia e bem preparados para resolver eventuais problemas de seus clientes, além de serem capazes de lhes dar a atenção necessária.
Ofereça além do que está incluso no contrato, ajude seu cliente e ofereça suporte nas épocas mais complicadas para as empresas. Estreite relações, encaminhe e-mails esporadicamente, mantenha um contato equilibrado e frequente.

• Forneça canais de contato funcionais – uma das maiores reclamações de clientes é a dificuldade de atendimento. Saia na frente, crie canais funcionais para estabelecer contato com seus clientes, seja através de um chat online, redes sociais, e-mail, etc.
• Agregue valor através de conteúdo – uma dica preciosa é: você tem muitos clientes do mesmo segmento? Então separe seus clientes por segmento, reserve um dia na sua agenda e reúna-os para ouvir uma palestra do seu escritório contábil. Nessa palestra você pode abordar um tema relevante ao segmento e incluir a contabilidade, por exemplo: como fazer uma estimativa de orçamento?
• Crie relacionamento – criar relacionamento com um cliente é relativo, depende do cliente em si e suas particularidades, mas existem algumas práticas que podem ser aplicáveis em todos eles: encaminhe um e-mail esporadicamente questionando se está tudo bem, o que ele tem achado da parceria, se tem algo a acrescentar, etc. Seu cliente gostará de saber que o seu escritório se preocupa com a percepção dele.
Se o seu escritório precisa aprimorar o atendimento ao cliente ou tem ciência da importância e relevância dessa prática, não deixe de conferir o artigo 4 dicas para aumentar a eficiência do seu escritório contábil no atendimento ao cliente!

3. Atualize os processos do seu escritório

 

Dentre as tendências da contabilidade, ressaltamos que existem diversas soluções que podem te ajudar no processo de modernização do seu escritório contábil. O fato é que essas ferramentas e tecnologias podem exercer funções que, atualmente, são manuais. Repassando esse tipo de tarefas para sistemas integrados, além de seguir as tendências da contabilidade, você e sua equipe acabam ganhando em tempo e qualidade de vida. Esse tempo pode ser empregado em outros esforços, por exemplo, como citamos acima, uma reunião com clientes para palestrar, um blog com conteúdos íntegros e ricos.
Um escritório contábil com uma média de 200 clientes, possui uma infinidade de tarefas rotineiras e complexas, e quanto maior o número de clientes, maior a quantidade de tarefas e a disposição de tempo para realiza-las. Ao atingir um determinado número de clientes, torna-se praticamente impossível administrar essas tarefas através de uma planilha manual ou uma ferramenta de mercado que não tenha sido desenvolvida especificamente para escritórios contábeis. Apesar desse tipo de ferramenta ser funcional em alguns aspectos, não é o que seu escritório contábil busca, afinal, ela foi desenvolvida para atender diversos segmentos, e consequentemente, não será capaz de explorar as necessidades que só um escritório contábil possui.
Investir tempo buscando a ferramenta ideal e dinheiro ao adquiri-la é um dos maiores e melhores investimentos que você pode fazer pelo seu escritório contábil hoje.
Se o seu escritório está pronto para colocar em prática as tendências da contabilidade, modernizar processos, otimizar tempo e ganhar em qualidade, não deixe de conhecer o Projeto Gestta, desenvolvido exatamente para escritórios de contabilidade, pensado para atender as suas particularidades e os seus desafios. Clique aqui e solicite o contato de um dos nossos especialistas em gestão de tarefas contábeis!