2018 bateu o recorde de empresas abertas em um único ano e, consequentemente, a demanda dos escritórios contábeis aumentou. O destaque foi para os escritórios que oferecem seus serviços online e, por isso, devemos nos atentar cada vez mais nas tendências da contabilidade.

O mundo está mudando e a contabilidade está acompanhando essa mudança. As empresas estão começando a perceber que o custo-benefício de um serviço online é muito melhor.

Portanto, para se destacar no mercado contábil, é fundamental investir em inovação e se atentar às tendências da contabilidade. Novidades como gestores de tarefas contábeis e atendimento via aplicativos são estratégias que podem te ajudar a começar o ano com o pé direito.

Mais importante do que saber as tendências, é saber aplicá-las. Pensando nisso, listamos as principais tendências da contabilidade para 2019 e como aplicar cada uma na prática.

 

Atendimento personalizado

O atendimento personalizado vem crescendo cada vez mais e está se tornando a principal maneira de fidelizar clientes. Ele trabalha com o conceito de realmente tentar ajudar o cliente a encontrar o que ele precisa.

Veja 4 maneiras para você implementar o atendimento personalizado na sua empresa:

  • Customer Sucess:

    Muitas vezes confundido com o suporte ao cliente, o CS foca em evitar que o cliente tenha empecilhos, diferente do suporte, que espera o cliente chegar com o problema para poder resolvê-lo.

    E muitas são as vantagens em ter um cliente satisfeito e positivamente surpreendido, por exemplo: a possibilidade do seu cliente comentar com outras pessoas (que podem virar futuros clientes) sobre o quanto foi bem atendido é bem maior quando recebe algo que excede a sua expectativa.

  • Ofereça diversos canais de atendimento

    Disponibilize diversos canais de comunicação (chats, e-mail, telefone e etc.) e deixe com que ele escolha a maneira que ele prefere para conversar com você.

  • Se preocupe com o cliente e humanize o atendimento:
    Quem não sente vontade de desligar o telefone quando recebe uma ligação e o atendente parece estar lendo um script? Pois é, não causa uma boa impressão.

    Portanto, faça com que seu atendimento seja mais humanizado, faça perguntas como “como foi o seu fim de semana” e se mostre interessado em ouvi-lo. Crie uma relação com o cliente, peça feedbacks e faça o cliente se sentir a vontade.

  • Preze pelo histórico do cliente:

    Monte um histórico com cada contato que você vai ter com cada cliente. A personalização do atendimento ficará mais fácil e mais efetiva sabendo em que pé está a situação do cliente com a empresa.

 

Presença ativa nas redes sociais

Muitos escritórios contábeis deixam as redes sociais de lado na hora de se comunicar com o seu público-alvo e/ou seus clientes. Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, ser ativo nas redes sociais é uma das mais importantes tendências da contabilidade para 2019.

Você pode produzir conteúdo para seus clientes por meio do Facebook, Instagram e, principalmente, do Linkedin. Dê a opção de seu cliente conversar com você via aplicativos de mensagens, lembre-se do que foi citado anteriormente: faça com que o seu cliente se sinta acolhido.

 

Gestores de tarefas contábeis

O universo da contabilidade é um dos mais burocráticos, isso faz com que os escritórios sejam obrigados a demandar bastante tempo e funcionários para cuidar dessa parte burocrática e ainda assim estejam sujeitos a erros. Às vezes esses erros podem custar caro para a empresa.

Devido a isso, hoje já temos alguns gestores de tarefas contábeis atuando no mercado. Com um desses gestores você pode reduzir o tempo cuidando da parte burocrática, diminuir os gastos, e também os riscos de multa por atraso.

Consequentemente, você terá mais recursos para:

  • ganhar visibilidade;
  • estudar e segmentar seu público-alvo;
  • investir em marketing digital e anúncios.

 

Atendimento via aplicativos

Hoje em dia as pessoas fazem de tudo via aplicativo: se comunicam, pagam suas contas, pedem comidas e muito mais.

O uso de apps está se tornando cada vez mais efetivo, segundo pesquisas, o celular se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil. É uma oportunidade que os contadores devem ficar de olho.

Quanto antes investir, melhor. O resultado será a longo prazo pelo fato do ramo da contabilidade sofrer com o estereótipo de ser muito “quadrado” e seria uma mudança repentina. Mas estamos cada vez mais preparados para aceitar as mudanças e perceber que elas são necessárias.

 

Retenção de talentos

Não só na contabilidade, retenção de talentos é uma tendência em todos os setores. Se engana quem acha que acha que é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, visto que as relações de empregos mudaram bastante no último ano.

A empresa precisa se importar além do lado profissional do colaborador. Salário compátivel, cursos, treinamentos e qualidade de vida (principalmente dentro do ambiente de trabalho) são exemplos do que o empregador precisa se preocupar para reter seus talentos.

Mas todo esse esforço vale a pena, veja algumas vantagens em reter talentos:

  • ajuda a construir um ambiente de trabalho agradável;
  • garante mais engajamento e produtividade;
  • dá mais fluidez no processo de tomada de decisão;
  • implica em economia para a empresa
  • garante que a empresa não perca capital intelectual.

O mundo está mudando e se tornando cada vez mais dinâmico, e é necessário que a contabilidade o acompanhe para continuar entregando resultados.

Anote essas tendências e procure saber mais, lembre-se que o universo da contabilidade é grande e temos que tomar bastante cuidado para não ficar para trás.