Tipos de orçamento empresarial – Conheça 6 dos modelos mais usados pelas empresas e mantenha o seu escritório longe dos riscos da imprevisibilidade 

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham suas portas em até 3 anos devido à falta de gestão financeira. Esse dado mostra o quanto é importante para um negócio realizar projeções para lidar com as circunstâncias do mercado, sejam elas esperadas ou inesperadas. E conhecer os diferentes tipos de orçamento empresarial é essencial para colocar essa ação em prática. 

Somente com um orçamento empresarial adequado às metas, projetos, processos e atividades do seu escritório, é possível ter controle total das finanças do seu negócio, analisar o cenário presente e entender quais ações precisam ser tomadas para um futuro seguro e sustentável.  
 

Sendo assim, neste conteúdo, irei te apresentar para 6 diferentes tipos de orçamentos empresariais, seguidos de suas vantagens e desvantagens. Assim, você poderá escolher o mais adequado para o seu modelo de negócios. 
 

Vamos lá? 

6 tipos de orçamento de orçamento empresarial para o seu escritório 

O orçamento empresarial tem como objetivo principal organizar as receitas, despesas, custos e investimentos futuros do seu escritório. Sua principal função é criar metas e objetivos orçamentários, tornando possível conferir e acompanhar diferentes resultados do negócio e, quando revisado, sugerir possíveis correções de rota. Além disso, os diferentes tipos de orçamento empresarial também estão ligados ao planejamento estratégico de uma empresa, que é considerado uma tradução dos números do negócio em ações para o seu crescimento e desenvolvimento.  

Dessa forma, é essencial que o seu orçamento empresarial caminhe sempre ao lado das suas metas e projetos.  

Neste contexto, acompanhe as opções que eu listei abaixo e escolha a que mais combina com o seu perfil do negócio, veja:  

1- Orçamento Estático 

Vou começar falando sobre o tipo de orçamento empresarial estático.  
 

Como o próprio nome sugere, o orçamento estático é aquele que permanece inalterado independentemente dos resultados do seu escritório. Ele costuma ser o mais adotado pelas organizações e se baseia na consideração de elementos, como: produção, faturamento e vendas. 

Ele é chamado de estático porque é elaborado por uma empresa logo no início do ano, trimestre ou semestre, sem espaço para mudanças e alterações até a sua revisão ou a elaboração de um novo orçamento.  
 

Por exemplo, se no seu orçamento estático foi determinado um gasto de R$1.000 para investir em anúncios do escritório pelo Instagram, esse valor não pode ser alterado mesmo que a empresa tenha mais valor em caixa para investir.  
 

Esse tipo de orçamento empresarial proporciona maior direcionamento de recursos e pode ser utilizado na previsão e identificação de desvios de planejamento, na definição de valores e porcentagens em funções comissionadas ou para administrar o orçamento entre matriz e filiais, caso o seu escritório possua algo desse tipo. 

Vantagens 

  • É fácil de acompanhar; 
  • Leva pouco tempo para elaborar; 
  • Melhora a identificação de tendências e desvios realizados ou incentivados pelos gestores, o que se reflete em orçamentos mais precisos no futuro. 

Desvantagens  

Torna o orçamento empresarial um pouco engessado ao impossibilitar a realização de qualquer tipo de ajuste, independentemente dos resultados do negócio 

2- Orçamento Flexível 

Indo na contramão do orçamento estático, que não permite mudanças em sua execução, temos o tipo de orçamento empresarial flexível, que foi desenvolvido para suprir exatamente essas necessidades. Ou seja, ajustar-se às demandas, independentemente do término do período. 

Por exemplo, ainda usando o caso do Instagram, em um cenário de aumento das vendas com os anúncios vindos desse canal, com um orçamento flexível seria totalmente possível readequar o investimento e aplicá-lo em novas ações que pudessem rentabilizar ainda mais esse retorno.  
 

Além disso, o orçamento flexível se baseia totalmente ao controle de custos operacionais, diferentemente do orçamento anterior, que é se adequa melhor a funções administrativas. 

Vantagens 

Esse tipo de orçamento acompanha as variações de vendas e produção do serviço. Por conta disso, sua maior vantagem está exatamente aí, na possibilidade de flexibilizar as projeções realizadas de acordo com as mudanças de cenário que o mercado impõe.  

Desvantagens 

Devido a sua flexibilidade, a maior desvantagem desse tipo de orçamento empresarial é a necessidade de acompanhar os indicadores do negócio muito de perto. Afinal, será preciso rever o orçamento com mais periodicidade, acompanhando sempre o desempenho do negócio. 

3- Orçamento Contínuo 

O terceiro tipo de orçamento empresarial é o contínuo. Esse modelo é a junção entre o flexível e o estático e tem como objetivo auxiliar as empresas que precisam se adequar a mudanças repentinas do mercado.  
 

Também conhecido como Rolling Budget, Rolling Forecast ou Moving Budget, o orçamento contínuo planeja os 12 meses de uma empresa por meio de uma análise minuciosa de suas despesas e receitas. Porém, a cada mês, trimestre ou semestre completado desse orçamento, é necessária uma revisão para identificar os erros e acertos de sua execução.  

Por conta disso, esse modelo possui uma forma muito mais dinâmica de se comprometer, analisar e trabalhar. 

Vantagens 

Como o tipo de orçamento empresarial contínuo pede a revisão quase que mensal do documento, o escritório que trabalha com esse modelo, exclui a necessidade de parar a empresa toda, a cada 12 meses, para fazer um orçamento anual trabalhoso e gigantesco. Afinal, basta olhar para tudo o que foi realizado no período, revisar os dados levantados e reajustar os limites se for preciso.  

Desvantagens 

Uma desvantagem deste tipo de orçamento aparece quando os responsáveis pela revisão não dedicam tempo a ela. Essa atitude prejudica os próximos meses, acumula revisões e torna esse documento contra produtivo.  

4 – Orçamento Base Zero 

Diferente de outros tipos de orçamento empresarial, o modelo chamado base zero é utilizado na elaboração do planejamento orçamentário a partir de um passado zerado. Ou seja, ele não olha para o histórico de custos, despesas e receitas do negócio. Isso porque, segundo sua metodologia, ao fazer o planejamento com base no passado, é possível ter um viés do futuro que pode não ser real. E, como consequência disso, uma previsão desalinhada com a sua estratégia.  

Entretanto, no orçamento com base zerada, é fundamental realizar uma revisão de tudo o que é utilizado pelo escritório para entender o que deve continuar e o que deve ser reduzido, melhorado ou excluído.  
 

Neste contexto, no orçamento base zero, todas as receitas, despesas, custos e investimentos devem ser analisados a partir dos planos e estratégias do negócio, sem considerar dados passados. 

Vantagens 

O orçamento base zero auxilia na alocação de recursos de maneira mais eficiente e ajuda a identificar com mais facilidade, durante sua revisão minuciosa, orçamentos inflados, custos e gastos desnecessários. 

Desvantagens 

Por ser um pouco mais estratégico que os demais, esse tipo de orçamento empresarial demanda maior envolvimento dos gestores no planejamento, o que se traduz em mais tempo e dedicação da equipe. 

5- Orçamento Colaborativo  

O tipo de orçamento empresarial colaborativo, tira das suas mãos a responsabilidade de carregar esse planejamento sozinho, permitindo que você a dívida com outras pessoas do seu escritório.  
 

Ou seja, nesse modelo, seus colaboradores, vendedores, entre outros profissionais e departamentos importantes do seu escritório também poderão colaborar ativamente no planejamento, levantamento e produção desse orçamento.  
 

No entanto, por envolver mais mãos, para que tudo funcione bem, é importante ter uma cultura organizacional que incentive a colaboração e autonomia.  

Vantagens 

Com esse o orçamento colaborativo, os departamentos têm mais autonomia para planejar suas metas orçamentárias e criar formas de atingi-las, gerando um sentimento maior de pertencimento, motivação e responsabilidade. 

Desvantagens 

Além de precisar ter muita maturidade, responsabilidade e autonomia, o escritório que decide usar o tipo de orçamento empresarial colaborativo, também precisa conhecer bem o seu mercado, seus clientes e suas necessidades. Caso o contrário, grandes divergências podem surgir durante sua execução.  

6- Orçamento Revisado 

Por fim, o tipo de orçamento empresarial revisado, também chamado de Budget Forecast, trabalha com algo que podemos chamar de “possíveis desvios de orçamento, que liberam você para ajustar, modificar ou corrigir o que foi planejado, antes do término do período. 

Por exemplo, a pandemia causada pelo coronavírus resultou em uma mudança brusca de direção no mercado contábil, afetando o cenário financeiro de muitos escritórios sem nenhum aviso prévio. Essa virada fez com que alguns contadores tivessem que mudar seus planos com agilidade, o que exigiu também cortes de custos e investimentos diferentes dos usuais. Nesse contexto, os escritórios contábeis que utilizavam o orçamento revisado tinham espaço para esse tipo de alteração.  

Afinal, neste modelo, o orçamento é estipulado para cada mês e revisado, periodicamente, considerando o planejado e o realizado.  

Ou seja, nesse tipo de orçamento, o escritório pode considerar suas prioridades para o momento e escolher entre transferir os recursos dentro do próprio orçamento ou mudar alguns formatos de atuação, negociando com fornecedores, lançando um novo formato de atendimento, ou qualquer outra ação que julgar adequada. O importante é reduzir os impactos nos seus custos e despesas sem prejudicar a imagem do negócio ou a qualidade das entregas dos serviços, mesmo que a rentabilidade e a lucratividade tenham que recuar. 

Vantagens 

A principal vantagem do orçamento revisado é que ele cria espaço para que o planejamento seja constantemente revisado e ajustado à realidade do negócio e do ambiente em que ele está inserido. 

Desvantagens 

Da mesma forma que o contínuo, o orçamento revisado também exige mais tempo da equipe para ser elaborado e revisado periodicamente, além de precisar de uma cultura adepta às mudanças. 

Agora é com você 

Conhecendo os principais tipos de orçamento empresarial fica mais fácil escolher aquele que vai se adequar melhor ao perfil e as necessidades do seu escritório. 
 

Uma dica para fazer a sua escolha é sempre considerar o tamanho e maturidade do negócio, assim como as características e a viabilidade do tipo de orçamento empresarial escolhido antes de colocá-lo em prática. Assim, as chances de realizar o que foi planejado se tornam maiores.  
 

Se houver mais alguma dúvida, não hesite em deixar sua questão aqui nos comentários para que eu possa ajudá-lo, combinado? 
 

Até o próximo conteúdo! 

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