Treinamento e desenvolvimento de pessoas – Entenda o que é e saiba como aplicar essa estratégia de sucesso em seu escritório

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O sucesso de um escritório contábil está diretamente relacionado a uma boa gestão e a um time bem preparado para exercer suas atividades e criar mais alternativas de negócios. Não por acaso, o treinamento e desenvolvimento de pessoas, também conhecido como T&D, é o caminho ideal para que essas empresas consigam ultrapassar os obstáculos presentes nesse  mercado e alcançar seus objetivos. Por outro lado, a falta de capacitação resulta em profissionais despreparados, falhas na execução dos processos e, consequentemente, clientes insatisfeitos

Neste contexto, o treinamento é a ferramenta mais adequada para o desenvolvimento de habilidades e competências nos colaboradores, tornando-os mais produtivos, criativos e inovadores. 

Por isso, neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre esse tema e aprender a implantar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em seu escritório.

Vamos lá?

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Treinamento e desenvolvimento de pessoas, ou T&D, é um conjunto de práticas que têm como objetivo capacitar, qualificar e atualizar os colaboradores, gestores e líderes de uma empresa. Tudo isso, utilizando diferentes técnicas e estilos de treinamentos para engajar esses profissionais em atividades benéficas para o cumprimento de suas funções. 

Trata-se de uma ferramenta cada vez mais comum, já que as empresas vêm se conscientizando de que os colaboradores são seus ativos mais importantes. E, quando bem implantada, essa estratégia pode:

  • Reduzir o turnover;
  • Melhorar a Integração entre as equipes;
  • Diminuir gaps de competência;
  • Melhorar indicadores;
  • Fortalecer a cultura organizacional;
  • Melhorar a motivação e o bem-estar dos colaboradores;
  • Aumentar o aproveitamento do capital intelectual;
  • Preparar os colaboradores para serem remanejados e promovidos;
  • Incentivar a inovação.

Por isso, realizar um bom projeto de treinamento e desenvolvimento de pessoas, se tornou algo primordial. 

Quais métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas aplicar?

Antes de ir para a mão na massa, é importante que você tenha em mente os métodos de treinamento e desenvolvimento de pessoas que você pode aplicar ai no seu escritório. Por isso, aqui embaixo eu trouxe os principais, separados por tema: 

Treinamento

Em classe 

Esse é o modelo mais tradicional, no qual os colaboradores vão a uma sala específica, para serem orientados por profissionais com conhecimento e experiência necessários para aplicar os treinamentos. Uma variante é a “in company”, com os instrutores e professores indo até a empresa para ministrar os cursos.

E-learning

Corresponde ao aprendizado em plataformas online ou softwares de ensino. O conteúdo pode ser apresentado em diferentes formatos, como textos, vídeos, áudio, entre outros.

Microlearning

O ensino, nesse caso, é feito por pequenos módulos para melhorar competências específicas. É bastante comum o uso de vídeos curtos com o conteúdo e exercícios.

Sala de aula invertida

A ideia de uma sala invertida é o colaborador estudar os conteúdos à distância e deixar o presencial para debates, dinâmicas e esclarecimento de dúvidas. 

Aprendizagem social

É o ensino por meio do convívio entre profissionais. Em programas de treinamento, isso pode ser estimulado se os colaboradores mais experientes e qualificados forem os instrutores dos cursos, por exemplo.

Desenvolvimento  

Job Rotation

Aqui o colaborador passa a exercer diferentes funções dentro do escritório, como um rodízio, a fim de ganhar experiência em outras áreas, tarefas e atividades.

Qualificação externa

Nesse caso, o escritório concede acesso a programas oferecidos por instituições de ensino, como cursos profissionalizantes, escolas técnicas, graduações e pós-graduações.

Feedback 

Concede retornos sobre o trabalho e competência do colaborador após certos períodos ou tarefas, visando a melhoria contínua.

Mentoring

Para esse método, são escolhidos outros profissionais, do escritório ou não, para orientar colaboradores com pouca experiência e conhecimento.

Como aplicar o treinamento e desenvolvimento de pessoas em seu escritório

Agora sim, hora de colocar a mão na massa! E, para isso, será necessário passar por 4 etapas: Diagnóstico, Planejamento, Execução e, por fim, Avaliação. Mas, fique tranquilo, que abaixo eu te mostro o passo a passo.

Preparado? Então vamos lá!

1- Diagnóstico

O passo diagnóstico consiste em entender as necessidades do seu escritório. As pontuais e de curto prazo, para os treinamentos e as gerais e de longo prazo para o desenvolvimento. Para chegar a esse diagnóstico é fundamental responder algumas perguntas, como:

treinamento e desenvolvimento de pessoas

Para encontrar essas respostas, você pode realizar uma pesquisa de clima, analisar seus relatórios de desempenho, mapear as competências de cada colaborador, fazer um balanced scorecard, entre outros. Com tudo isso em mãos é possível encontrar o que e quem precisa ser desenvolvido e treinado. 

2- Planejamento

Necessidades listadas? Agora é hora de começar o planejamento para que o projeto de treinamento e desenvolvimento de pessoas seja bem-sucedido e tenha o retorno desejado. 

Para isso, você pode criar um checklist com as seguintes questões: 

treinamento e desenvolvimento de pessoas

Esse checklist será o seu guia para um planejamento de qualidade e sem riscos. Assim, a cada ponto resolvido, de um check na ação e passe para a próxima até que todas estejam finalizadas. 

3- Execução

Agora é dar o start em tudo o que foi definido e planejado! Dessa forma, nesta etapa você precisará:

treinamento e desenvolvimento de pessoas

4- Avaliação

Por fim, mas não menos importante, é fundamental avaliar os resultados de todo esse trabalho analisando dois pontos: 

  • O treinamento e desenvolvimento de pessoas produziu, de fato, as modificações desejadas no comportamento dos colaboradores?
  • Os resultados obtidos apresentam relação com as metas do negócio e com o que foi diagnosticado?

Para encontrar essas respostas é importante aplicar mais de uma estratégia, garantindo uma visão mais ampla dos efeitos. Você pode utilizar, por exemplo, as seguintes ações:

Avaliação de conteúdos

Se o treinamento envolve aquisição de conhecimento técnico, por exemplo, aplicar avaliações de conteúdo pode ser muito relevante. Por meio das respostas, é possível definir se o tema foi bem absorvido pelos colaboradores.

Feedbacks

A opinião e as sugestões dos colaboradores sobre o processo são essenciais para promover melhorias. Se perceber que existe certa insegurança nessa avaliação, oferecer a possibilidade de questionários anônimos pode deixá-los mais à vontade 

Análise dos indicadores

Observe se houve melhorias dos problemas que desencadearam a necessidade do treinamento e desenvolvimento de pessoas e se apareceram novas dificuldades. 

Pronto para começar?

Um bom programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas é capaz de causar impactos bastante positivos nos resultados das organizações e é, justamente por isso, que vem sendo cada vez mais valorizado. Então, espero que você tenha aprendido como aplicá-lo em seu escritório e comece, hoje mesmo, a colocar a mão na massa! 

Até o próximo conteúdo!

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