Se você começou a ler esse artigo, provavelmente é um gestor engajado e direcionado ao crescimento que quer melhorar a gestão do seu escritório contábil, e mais que isso, é um gestor que valoriza a gestão, não só a liderança. Esse artigo é direcionado justamente a esse tipo de perfil:

• Gestores que valorizam a gestão
• Gestores que valorizam pessoas
• Gestores que estão direcionados ao crescimento do escritório

Melhorar a gestão do seu escritório contábil não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Acreditar nessas técnicas e trabalhar em cima delas é a fórmula mais funcional para atingir esse resultado, mas provavelmente, se você sabe o potencial de uma gestão bem executada, não medirá esforços para que isso aconteça!

Pensando em pessoas…

 

Se você chegou até aqui, suponho que você acredita na gestão de pessoas e que sabe o valor desse tipo de direcionamento, então, vamos falar sobre pessoas.
Pessoas são o maior ativo de um escritório contábil, afinal, por mais que a tecnologia atinja níveis de evolução inimagináveis, podemos supor que nunca conseguirão substituir completamente o trabalho realizado por um humano. Gerir pessoas é uma das tarefas mais complicadas, afinal, é completamente diferente de gerenciar um processo ou liderar um procedimento isolado, que só depende de você.
Não existe uma fórmula mágica para acertar na gestão de pessoas, isso porque cada pessoa que está sob sua gestão é de um jeito diferente, sente diferente e pensa diferente, talvez o maior erro de grandes gestões seja esquecer que pessoas pensam diferente, e que talvez o método que funcione com você não funcione com o restante das pessoas. Esquecendo as fórmulas mágicas, confira alguns pontos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu escritório contábil:

• Reconhecimento – Pense que reconhecimento vai muito além de bônus financeiro ou aumento salarial. Claro, promoções e ajustes salariais devem fazer parte da cultura da empresa, mas muitas vezes, esse reconhecimento está atrelado a palavras e gestos. Se um de seus funcionários executou bem uma tarefa ou superou um desafio importante, não meça palavras, parabenize-o por isso! É importante que eles saibam que você aprecia seu trabalho e que se sintam reconhecidos por isso.
• Comunicação – Permita a comunicação de seus funcionários além do nível hierárquico. É importante que os departamentos se conversem, é importante que seus funcionários saibam o que acontece na empresa. Se houver possibilidade, reserve um dia da semana para uma reunião coletiva. Reúna todos os seus colaboradores, conte a eles como foi o mês para a empresa. Abra um espaço para que eles façam comentários e deem sugestões. Mostre a eles que todos fazem parte daquela organização, todos pertencem àquele ambiente, e mais, mostre o quão importante é para você saber da opinião deles. Permita que eles contribuam com insights, sugestões, etc.
• Crescimento – Ninguém gosta de correr sem saber onde vai chegar, não é mesmo? Defina claramente com seus colaboradores um plano de carreira. Mostre a eles quais são suas reais possibilidades dentro da empresa, afinal, quando você está correndo em uma direção e consegue ver onde pode chegar, é bem provável que você corra ainda mais rápido. Estimule seus funcionários a crescer, e principalmente, dê a eles essa oportunidade. Faça disso parte da cultura do seu escritório contábil, desde o momento que o funcionário inicia nela, é importante que ele saiba quais são os planos que você tem para ele.

Pensando no escritório…

 

Agora pensando em gestão de tarefas e processos, como é feita a gestão atualmente no seu escritório contábil?

• Manualmente?
• Através de planilhas?

Se você respondeu SIM a uma das opções acima, saiba que está exatamente aí sua dificuldade em gerir tarefas e processos! Por mais capacitado e engajado que um gestor seja, é praticamente impossível que a gestão se faça sozinha, sem meios e ferramentas de apoio que facilitem esse trabalho. Com dezenas de colaboradores sob sua gestão, chega a ser desgastante contar com planilhas e afirmações verbais para gerenciar as tarefas e processos, afinal, todo gestor de escritório contábil sabe que qualquer erro ou atraso pode ser fatal, e no mês seguinte, uma multa o lembrará disso.
Então, pensando em melhorar a gestão do seu escritório contábil, é praticamente impossível descartar a possibilidade de contar com uma ferramenta para auxiliá-lo nesse processo. Com clientes demandando tarefas e colaboradores seguindo processos, são muitas informações se acumulando para serem armazenadas em planilhas ou sistemas genéricos, o que você realmente precisa para melhorar a gestão do seu escritório contábil é uma ferramenta que consiga apoiar a sua gestão, que te permita:

• Visão hierárquica e estratégia acerca de todas as tarefas do escritório
• Visão individual de colaboradores e departamentos
• Histórico de processos e confirmação de execução de tarefas

Essas simples informações potencializam sua gestão principalmente porque otimizam seu tempo, trazendo a informação de forma prática e visual, evitando o desgaste e praticamente anulando as possibilidades de erro. Com uma ferramenta de gestão de tarefas completa, sobra tempo para você dedicar ao aprimoramento de processos, a gestão de pessoas e até mesmo relacionamento com clientes, inclusive, aumentando a sua produtividade como gestor e impactando direto na produtividade da sua equipe!

Se está pronto para melhorar a gestão do seu escritório contábil e sente a necessidade de uma ferramenta que apoie e facilite sua gestão, então entre em contato com o Projeto Gestta clicando aqui!