5 Formas de criar vantagem competitiva e colocar seu escritório à frente da concorrência

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A vantagem competitiva é formada por uma série de características que difere uma empresa de seus concorrentes sob o ponto de vista de quem a consome. Por exemplo: quando a empresa oferece ao cliente o melhor preço; uma entrega mais rápida e de qualidade ou ainda um serviço exclusivo, cria-se uma vantagem em relação aos outros negócios do mesmo segmento. Isso significa que existe um conjunto de atributos que permitem que esta empresa seja vista como única.

Esse tipo de posicionamento no mercado é importante por uma série de razões, mas a principal delas é manter a sobrevivência da empresa. Isso porque, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela quinta vez consecutiva, o número de empresas que fecharam foi superior ao de surgimento de novos negócios. Claro que os fatores que culminaram nesses dados são variados, no entanto, para evitar fazer parte dessa estatística, é necessário que a empresa seja capaz de garantir a sua sobrevivência num mercado volátil como o nosso. 

Por isso, neste conteúdo, irei mostrar 5 formas de criar uma vantagem competitiva eficiente e escalável para o seu escritório. 

Vamos lá? 

5 Formas de criar vantagem competitiva e destacar o seu escritório 

Criar ou aperfeiçoar uma característica do seu escritório a ponto de torná-la uma vantagem competitiva não é algo que acontece do dia para a noite. No entanto, as sugestões a seguir podem ajudá-lo a posicionar, dia após dia, o seu escritório frente à concorrência!

1- Entenda a sua concorrência

O primeiro passo para criar uma vantagem competitiva é entender quem são os seus concorrentes e quais as principais ações adotadas por eles para gerar valor ao público.

Ou seja, é fundamental saber, de fato, os escritórios que concorrem diretamente com o seu. Afinal, não é porque os serviços são os mesmos, que eles podem automaticamente ser considerados concorrentes.

Para isso, é preciso definir alguns objetivos na hora de fazer o estudo de cada uma delas:

  • Quais são as estratégias de marketing adotadas? 
  • O que busca compreender? 
  • Quais são as ações executadas para aumentar o MRR anualmente? 
  • Quais são as soluções usadas para que os objetivos sejam alcançados com sucesso?

Assim é possível avaliar:

  • Produtos e seus diferenciais;
  • Preço e as vantagens daquela empresa;
  • Atuação e a forma como ela conversa com o consumidor por meio dos canais digitais.

Depois disso, faça uma análise SWOT dessas organizações, procurando entender os pontos fortes e fracos delas. Assim, é possível avaliar quais dessas ações podem ser aplicadas à sua realidade e quais características positivas o seu negócio tem em relação a essas outras empresas.

2- Conheça a fundo o seu público-alvo 

Para estabelecer uma vantagem competitiva é necessário oferecer ao seu público-alvo algo único, que seja além do que ele espera. E a melhor maneira de fazer isso é conhecendo quem ele é, de modo aprofundado. Dessa forma, o caminho mais indicado é desenvolver a sua persona, visando adaptar seus serviços de acordo com as suas necessidades e dores.

Para isso, faça uma análise de mercado e pesquise, também, quem já é cliente de seu negócio, focando em entender seus hábitos e os principais problemas que o levaram a procurá-lo. Assim é possível identificar como seu escritório pode solucionar esses problemas e quais recursos são necessários para isso, formando bons insumos para criar sua vantagem competitiva.

3-  Capacite a sua equipe

A motivação de seus colaboradores está, diretamente, ligada ao sucesso do seu negócio. Afinal, colaboradores mais satisfeitos têm um desempenho melhor, têm mais produtividade e geram mais resultados.

Além disso, times em sintonia com as metas e valores da empresa e que vestem a camisa da organização, são capazes de contribuir com o aperfeiçoamento do escritório como um todo.

Assim, é mais do que comprovado que uma equipe motivada e satisfeita é um grande diferencial, apresentando-se, portanto, como uma vantagem competitiva

Neste contexto, para manter sua equipe motivada aplique feedbacks, reconheça boas práticas, garanta que todos tenham bons treinamentos, mentorias e, claro, as ferramentas necessárias para executarem suas atividades. 

Por fim, não esqueça de manter a tecnologia como sua aliada para automatizar processos e tornar a visão de seus colaboradores mais estratégica. Afinal, deixando de fazer tarefas manuais, seus profissionais terão a chance de trabalhar em demandas mais analíticas do negócio. 

4- Desenvolva a capacidade dinâmica

O conceito de capacidade dinâmica nos escritórios contábeis, trata-se da capacidade adaptativa frente ao dinamismo do mercado. Ou seja, refere-se ao modo como as empresas podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em um ambiente volátil.

“Capacidade”, se refere à habilidade que o seu escritório tem de se adaptar, integrar e reconfigurar seus recursos para atender os requisitos de um ambiente em constante mudança. Já o termo “dinâmica” refere-se à capacidade das empresas em renovar suas competências para responder rapidamente às mudanças do ambiente.

Dessa forma, para desenvolver vantagem competitiva, você deve compreender os 3 componentes da capacidade dinâmica:

  • Processos: como as coisas são feitas no seu escritório (suas rotinas e formas de aprendizado);
  • Posições: qual o estado atual de sua tecnologia, propriedade intelectual, base de clientes, relacionamento e etc;
  • Caminhos: quais as opções estratégicas sua empresa possui para obter vantagem competitiva.

Assim, é possível encontrar pontos importantes de melhoria em seu escritório e identificar como adaptá-los às inconsistências do mercado. 

5- Invista em tecnologia

A tecnologia, sem dúvidas, pode ser a sua grande aliada na busca por criar vantagem competitiva. Isso porque, inovando e adotando novas soluções, seu negócio consegue otimizar prazos, entregar qualidade e melhorar a produtividade. Ao mesmo tempo, também pode reduzir custos e dar mais flexibilidade para os seus times.

Soluções, como sistemas de gestão integrada, por exemplo, auxiliam na melhoria do acesso a dados internos, permitindo identificar indicadores e compartilhar informações em um único lugar. Integrada a outras aplicações, como um ERP contábil, é possível otimizar rotinas internas a partir do acesso a registros mais íntegros e atualizados. Além disso, a partir da avaliação de indicadores e o histórico de performance que esse tipo de tecnologia pode gerar, seu time poderá identificar tendências e preparar, de modo mais inteligente, o seu planejamento estratégico.

Inclusive, como citei anteriormente, a tecnologia automatiza os processos mais operacionais do seu escritório, proporcionando ao seu time mais tempo para se relacionar e oferecer um trabalho mais consultivo ao cliente. 

Pronto para criar a sua vantagem competitiva?

Creio que esse conteúdo tenha fornecido a você bons insumos sobre o tema e, agora que você já sabe quais são as 5 formas de criar vantagem competitiva para o seu escritório, mãos à obra!

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