migrar-seu-escritorio-contabil-para-a-nuvem

Explicamos em nosso último artigo como a nuvem funciona, sua segurança e como isso pode melhorar o seu escritório contábil. No artigo de hoje, vamos te mostrar como ela funciona e como migrar seu escritório contábil para a nuvem.

Escritórios de contabilidade que querem mudar de um servidor físico para a nuvem podem melhorar o desempenho e a gestão do escritório de várias maneiras.

A seguir, entenda como funciona o processo de migração e o que você pode fazer para deixá-lo mais rápido e seguro!

Fazer um plano estratégico

A primeira coisa a ser fazer antes de mudar sua contabilidade de um servidor físico para a nuvem, é pensar em um plano estratégico, e como pensar em um plano estratégico?

  • Veja como são as políticas da nuvem, lembre-se que você possui clientes, e cada um contém as suas próprias peculiaridades;
  • estruture a nuvem ao seu modelo de trabalho, procure quais são suas políticas empresariais, as necessidades do seu escritório e dos seus clientes, deixando a nuvem em um padrão estruturado para se adequar ao seu modelo de trabalho, essencial se você migrar seu escritório contábil para a nuvem;
  • faça uma ilustração para tornar o processo mais visual e facilitar a visualização de falhas ou pontos de possíveis ajustes.

Depois que você deixou todo o seu modelo de trabalho organizado e padronizado para sair do mundo físico e se encaixar na nuvem, é preciso ver como você vai migrar para a nuvem, que método você ou seu escritório acham que se adequa melhor aos padrões que sua contabilidade se encaixa.

Vamos apresentar algumas maneiras que você pode usar para migrar o seu servidor físico para a nuvem.

Métodos de Migração

Existem vários métodos de migração que podem ser adotados pelo seu escritório contábil, um deles é o Direct Connect. E o que exatamente o Direct Connect faz?

O Direct Connect serve para acelerar as transferências de rede entra o seu database e o database deles, com isso você consegue estabelecer uma conexão de rede em um dos locais do Direct Connect, essa conexão pode ser particionada em várias interfaces virtuais, permitindo o uso dessa mesma conexão no acesso de recursos públicos.

As interfaces podem ser configuradas a qualquer momento para atender às suas necessidades momentâneas, sendo uma técnica muito boa para migrar seu escritório contábil para a nuvem.

O Snowball é outra solução de transporte de dados, consiste no uso de dispositivos para realizar a transferência de grandes quantidades de dados para dentro e fora do seu servidor, uma ótima maneira de migrar seu escritório de contabilidade para a nuvem.

A transferência de dados com o Snowball é bem simples, rápida e segura. E como isso funciona?

  • Você cria uma tarefa no Console de Gerenciamento e um dispositivo do Snowball será enviado automaticamente para você, quando você receber conecte-o a sua rede local;
  • faça o download e execute o cliente do Snowball para estabelecer uma conexão e depois use o cliente para selecionar os arquivos que você deseja mover para o dispositivo.

O Snowmobile é um ótimo serviço que também pode ser utilizado se você deseja migrar seu escritório contábil para a nuvem.

Ele consiste em uma solução de transporte de dados que usa uma maneira segura de envio para transferir grandes quantidades de dados para dentro e fora do servidor, essa transferência de dados é feito por meio de uma interação personalizada, além de sua alta velocidade e segurança pode passar a custar apenas um quinto do valor de uma internet de alta velocidade.

Levando todos esses pontos em consideração, o Projeto Gestta mostra alguns benefícios que o armazenamento em nuvem pode trazer para sua contabilidade, são eles:

Segurança que apenas a nuvem pode oferecer: Geralmente arquivos de contabilidade ocupam muito espaço, em alguns escritórios de contabilidade existem salas especificas só para o arquivamento de documentos, ocupando um grande espaço que muitas vezes pode ter um aproveitamento melhor. A nuvem oferece um serviço que você deixa os seus dados e documentos em um lugar seguro, onde pode ser armazenado tudo.

Custo baixo com boa infraestrutura: Com a migração do seu servidor físico para a nuvem não vai fazer que seu escritório contábil tenho um grande orçamento para a aquisição de hardwares, como servidores físicos. O Microsoft Azure por exemplo, trabalha com escalabilidade, você contrata serviços quando tiver a maior demanda de acordo com a necessidade de armazenamento desejada. A nuvem acompanha o seu crescimento sem quer você tenha que gastar mais que o necessário por isso.