Termômetro de Kanitz – Identificando riscos de falência em um negócio e aplicando medidas para eliminá-los

De acordo com pesquisas realizadas pelo SEBRAE, 50% das empresas fecham no 1º ano de funcionamento. Além disso, o IBGE também aponta que, antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade.

Os motivos que podem levar a isso podem ser vários e esse documento, também do SEBRAE, lista a falta de planejamento prévio, a má gestão empresarial e o mau comportamento do empreendedor, como as três principais Causa mortis das empresas brasileiras.

Então, se ao menos houvesse uma forma de prever financeiramente quando um negócio está em risco de falência, não é mesmo? Porque daí seria mais fácil saber a hora certa de desenvolver medidas preventivas para evitar esse triste fim.

Pois é aí que eu trago para você, leitor, uma boa notícia: esse método existe, e chama-se Termômetro de Kanitz

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue comigo!

O que é Termômetro de Kanitz?

Também chamado de Índice de Kanitz ou Escala de Kanitz, o Termômetro de Kanitz é um instrumento usado para prever a possibilidade de falência de empresas com base em alguns índices financeiros que já já eu vou detalhar para você. 

Esse método foi criado pelo professor e economista brasileiro Stephen Charles Kanitz nos anos 70. 

Na época, ele analisou cerca de 5.000 demonstrações contábeis de empresas nacionais e, a partir deste estudo, selecionou, de maneira aleatória, 21 negócios que haviam falido e que haviam prosperado entre 1972 e 1974. 

Então, com esses perfis em mãos, Kanitz analisou os balanços referentes aos dois anos anteriores das empresas que fecharam as portas e fez o mesmo com os dados contábeis das empresas que permaneceram ativas. 

A partir daí, como resultado de suas análises, ele listou 5 índices compostos de liquidez e criou uma fórmula baseada neles. Depois, em cima disso tudo, desenhou o famoso Termômetro de Kanitz, ferramenta capaz de prever o grau de insolvência de uma empresa e saber quando ela está em risco de falência.

Abaixo tentarei detalhar mais sobre esses índices, como é a tal fórmula e como funciona o termômetro em si, vamos lá: 

Os índices da Escala de Kanitz  

Como mencionei, Kanitz listou 5 índices compostos de liquidez para criar a fórmula que dá origem ao termômetro e esses índices são os seguintes:

  1. Rentabilidade do Patrimônio (RP)

Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido;

  1. Liquidez Geral (LG)

Somatório do Ativo Circulante e do Ativo Não Circulante  dividido pelo somatório do Passivo Circulante e do Passivo Não Circulante;

  1. Liquidez Seca (LS)

Valor do Ativo Circulante menos o valor dos Estoques dividido pelo Passivo Circulante;

  1. Liquidez Corrente (LG)

Valor do Ativo Circulante dividido pelo valor do Passivo Circulante;

  1. Grau de Endividamento (GE)

Somatório do Passivo Circulante e do Ativo não Circulante dividido pelo Patrimônio Líquido.

Observações: 

Ativo circulante diz respeito aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Enquanto Ativo não Circulante diz respeito aos bens e direitos que só podem ser convertidos em dinheiro em mais do que um ano contábil. 

Passivo circulante são as obrigações pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores, impostos, empréstimos, etc. Já Passivo não circulante são as obrigações que só serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. 

A fórmula de Kanitz

Então, com base nos índices acima, Kanitz criou a seguinte fórmula: 

Y= (0,05.RP+1,65.LG+3,55.LS) – (1,06.LC+0,33.GE)}

Onde: 0,05; 1,65; 3,55; 1,06 e 0,33 são os pesos que devem multiplicar os índices.

O termômetro de Kanitz

Por fim, chegamos ao termômetro de Kanitz em si:

Com base na fórmula que acabamos de ver, Kanitz divide o termômetro em três diferentes áreas: de solvência, de penumbra e de insolvência. Vamos ver no detalhe:

  • Área de solvência:

De acordo com Kanitz se, após a aplicação da fórmula, o resultado (Y) estiver acima de zero, considera-se que a empresa está na faixa de Solvência, ou seja, com baixo risco de falência. E, conforme aumenta o fator de insolvência, menor é a probabilidade dela quebrar.

  • Área de penumbra:

Já se o resultado estiver entre zero e -3, temos o que o Kanitz chama de Penumbra, ou seja, uma posição que demanda cautela e merece uma análise mais criteriosa.

  • Área de insolvência:

Por fim, se o resultado (Y) estiver abaixo de -3, no termômetro de Kanitz, isso indica alerta vermelho total, pois aponta que a empresa se encontra na área de Insolvência, ou seja, em situação iminente de falência. E esse risco aumenta cada vez mais, conforme o fator de insolvência diminui.

Fiz uma ilustração para você visualizar melhor:

Termômetro de Kanitz

Na prática, como um escritório de contabilidade pode usar o Termômetro de Kanitz? 

Com o Termômetro de Kanitz, as empresas tem a oportunidade de estarem mais conscientes de sua condição financeira e, desta forma, serem mais eficazes em tomadas de decisão que afetam diretamente as contas do negócio, a fim de evitarem chegar num ponto irreversível de insolvência. 

Ou seja, com os resultados apontados por essa ferramenta, é possível, por exemplo, reduzir despesas desnecessárias, evitar investimentos fora de hora e buscar recursos emergenciais se necessário, possibilitando uma gestão financeira preventiva e antifrágil.

Porém, nem sempre os empresários tem expertise suficiente para utilizar esse método e chegar a essas conclusões. É aí que entra o seu escritório contábil, que pode oferecer a ele uma consultoria contábil analítica contábil completa e criteriosa, que vai conseguir identificar em que área do termômetro a empresa está e aplicar as medidas necessárias para corrigir as falhas ou manter os bons resultados. 

Imagine quantas empresas podem estar, neste momento,  à beira da falência e não sabem como proceder? Essa é a oportunidade que sua contabilidade tem de livrar esses negócios de uma insolvência definitiva e ser o agente transformador de suas histórias.

‍Com isso, deixe que os seus clientes sejam os principais propagadores da excelência do seu escritório contábil.

É isso!

Espero que esse conteúdo tenha esclarecido o que é o Termômetro de Kanitz e te deixado motivado para utilizá-lo nas consultorias aí do seu escritório!

Tem alguma sugestão para melhorarmos esse artigo? Deixe aí nos comentários! Aqui no blog do Gestta nós amamos compartilhar ideias! Até a próxima leitura! 💙

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