fbpx

Já ouviu falar em BPO financeiro?

Um contador consultor, sabe que encontrar soluções que otimizem o dia a dia do seu cliente , é seu maior objetivo.

Dar tempo ao empreendedor para que ele possa dedicar seus pensamentos a atividades estratégicas é imprescindível.

Ou seja, encontrar formas para ele se dedicar a essa tarefa, sem prejudicar a operação, faz diferença e agrega valor ao seu serviço.

O BPO financeiro é uma dessas soluções.

Terceirizar o setor financeiro de uma empresa, já é tendência lá fora, e está vindo com tudo aqui no Brasil também,certamente essa sera uma das soluções mais benéficas e estratégicas, tanto para você quanto para o seu cliente.

Quer saber o que é BPO Financeiro, como começar a oferecer esses serviços, e quais são seus benefícios para você e seu cliente?

Portanto, continue lendo esse artigo!

O que é BPO Financeiro?

BPO é a abreviação de “Business Process Outsourcing”, em português: “Terceirização de Processos de Negócios”.

Sendo assim, o BPO Financeiro significa terceirizar todo o processo de gestão financeira de uma empresa.

Esse serviço tem como objetivo oferecer ao seu cliente a opção de deixar aos cuidados do seu escritório contábil, algumas responsabilidades da gestão financeira da sua empresa.

Entre as funções do BPO Financeiro, estão:

⦁ Contas a pagar e receber;

⦁ Agendamento;

⦁ Conciliação Bancária;

⦁ Emissão de relatórios financeiros e notas fiscais;

⦁ Pagamento de fornecedores; 

⦁ Gestão de documentação;

⦁ Consultoria Contábil.

Dê uma olhada na sua carteira de clientes.

Os que possuem maior potencial de se interessar em um serviço de BPO Financeiro, são aqueles cuja empresa conta com características como: 

  • Pessoal reduzido e falta de funcionário com expertise na área financeira para assumir a função; 
  • Processo com falhas e falta de interesse e conhecimento do gestor em se envolver com essas atividades; 
  • Controle financeiro feito manualmente, ou seja, falta de um sistema adequado que otimize a execução das tarefas.

No dia a dia as atividades do BPO Financeiro envolvem:  

Conciliar diariamente todas as entradas e saídas do seu cliente e gerenciar o pagamento de fornecedores.

Consequentemente, isso inclui tarefas como: lançar contas a pagar na plataforma de gestão financeira, emitir notas fiscais e ter acesso ao banco, agendando pagamentos que somente serão autorizados mediante aprovação do cliente, por exemplo. 

Ou seja, quando seu escritório oferece um serviço de BPO Financeiro, ele tira da mão do cliente todo um trabalho que exige expertise, dedicação e cuidado, e coloca na mão de um especialista.

Quais as vantagens oferecer o serviço de BPO Financeiro no seu escritório?

Diferencial

Como vimos, o Bpo financeiro, é um serviço que traz benefícios para a sua carteira de clientes e, sem dúvidas, para o seu escritório.

Ao oferecer esse diferencial, você se destaca como um contador consultor, perfil que muitos escritórios ainda não aderiram.

Além disso, ao prestar esse atendimento, você  terá em mãos dados importantes do seu cliente para poder ajudá-lo ainda mais em t suas tomadas de decisões.

O cliente busca por orientação, e ninguém melhor do que, quem cuida do seu dinheiro e da contabilidade dele, para ajudá-lo a entender qual é o seu momento, e qual caminho deve tomar.

Ganho financeiro

Quando enxerga valor na entrega, o cliente aceita pagar um valor mais alto.

Por esse motivo, o BPO financeiro aumenta a receita recorrente vinda dos honorários. Além disso a precificação desse serviço, muitas vezes, é bem maior e mais significativa, que a mensalidade pelos serviços contábeis.

Quais os primeiros passos para começar a oferecer o BPO Financeiro na sua empresa contábil?

Agora que você já sabe o que é BPO Financeiro, e quais são suas vantagens, está na hora de começar a implantação desse serviço em seu escritório.


1- Invista em capacitação

Seu time será o grande responsável pelo sucesso do BPO Financeiro dentro do seu escritório, sendo assim é de extrema importância que você esteja por dentro de tudo, e mantendo-se presente, principalmente no início.

Sendo assim, invista em cursos sobre BPO financeiro e evite gargalos que possam atrapalhar  a comunicação do seu cliente com a sua equipe. 

2- Use a Integração Contábil a seu favor

A integração entre o sistema do escritório com o sistema do seu cliente, ou seja, ela aumenta a eficiência da realização dos processos financeiros.

Como resulto, o trabalho feito pelo BPO Financeiro torna-se muito mais organizado, pois todos os arquivos recebidos serão organizados e arquivados em um só local.

Dessa forma, você ainda terá uma visão muito mais ampla e ágil, dos custos e rendimentos do seu cliente!

Mas lembre-se, seu cliente também terá acesso a essa ferramenta, opte pelas mais intuitivas, e com melhor custo financeiro.

3- Escolha bem seu primeiro cliente.

Análise e escolha dos primeiros clientes com base nas dicas que apontamos, la no inicio do artigo, comece com empresas de baixa complexidade, com um volume baixo de documentos.

Por outro lado, apesar dessa escolha segura, aposte neste início em clientes desorganizados e que desconhecem sua situação financeira.

Além de ser um ótimo cliente para aderir ao BPO Financeiro, torna-se um case de sucesso para utilizar em suas propostas comerciais.


4- Faça uma pesquisa de satisfação

Ligue para esse cliente, pergunte se ele te indicaria e verifique as melhorias que pode fazer em relação ao BPO Financeiro.

E mesmo quando seu escritório estiver com uma boa carteira de clientes, repita de forma mensal ou trimestral, a dica 4!

Sendo assim, com base em todas essas informações, você acredita que o BPO Financeiro é uma boa oportunidade para o seu escritório contábil?

Então, dê o start! e conte pra gente como está se saindo!