fbpx

O pagamento de imposto é como aquela pedra no sapato do seu  cliente. Todo ser humano que tem uma empresa tem problemas com impostos. Mas quando se domina a contabilidade tributária, tudo fica mais fácil. É por isso que ter um Planejamento Tributário é tão fundamental.  

Mas antes de entrar no assunto do planejamento, vamos nos falar sobre a importância da contabilidade tributária?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA? 

Vários empresários acabam encurtando vida de suas empresas e não fazem ideia do porque..

Isso acontece, por que os donos dessas microempresas carregam em suas costas, a responsabilidade de dominar todos os assuntos relevantes para manter um negócio saudável, inclusive a parte tributária.

Uma carga e tanto, não é mesmo?

Mas não precisa ser assim!

O contador pode ajudá-lo!

Isso mesmo! Você, contador, pode, e deve levantar dados e insights dos seus clientes e orientá-los as tomadas de decisão, inclusive no que diz respeito a pagamento de tributos.

É aí que entra a contabilidade tributária!

Também conhecida como “contabilidade fiscal”, por alguns clientes e contadores, a a contabilidade tributária é responsável por gerenciar e administrar os tributos de uma empresa.

Ela tem o objetivo de organizar todos os impostos do seu cliente e deixar tudo mais claro pra ele. Ou seja, usar uma comunicação mais acessível e fácil de compreender, ao invés do famoso “contabilês”- linguagem que, geralmente, seu cliente não entende.

Tornando essas informações claras, você garante que seu cliente pague seus impostos em dia, escolha o melhor regime e economize com tributos.

Afinal, quando se sonega impostos os custos de multas para a empresa podem ser enormes. 

Por isso é de extrema importância, além de pagar esses tributos em dia, que eles sejam apurados e verificados sempre de forma correta.

É necessário também analisar periodicamente o enquadramento no qual a empresa do seu cliente faz parte e se realmente é vantajoso para ele. 

E caso alterações na legislação vigente, ocorram, verifique se o enquadramento desse cliente, possui algum benefício fiscal. Isso pode reduzir de forma legal a carga tributária que ele paga.

E cliente com benefício fiscal, é cliente feliz!

Já seu cliente, nem sempre tem essa expertise, é você, contador, que deve dominar essas informações.

Você é a peça-chave para abrir os olhos do seu cliente, e ajudá-lo a visualizar, que tudo isso tem impacto real, em suas decisões.

MAS COMO FUNCIONA A CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA?

Agora que já expliquei o conceito da contabilidade tributária e sua importância, vamos explicar a você, direitinho como ela funciona.

De pronto, o dono do negócio deve saber que cada empresa, possui suas particularidades.

Por isso se faz necessário ser o contador que conhece cada detalhe.

Isso inclui a receita, dispensa, processos, qual insumo é utilizado e quais benefícios fiscais essa empresa possui.

Existem milhares de dados que podem mostrar a você, contador, como essa empresa funciona e quais detalhes devem ser observados durante a apuração tributária.

Sem contar que, cada tributo deve ser apurado de uma forma diferente.

Alguns devem ser apurados antes do balanço, outros após, por isso é imprescindível que seu cliente sempre encaminhe os documentos de forma completa e dentro dos prazos necessários.

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA, PODE AJUDAR NA TOMADA DE DECISÃO DO SEU CLIENTE?

Se o seu cliente trabalhar com vendas, importações…ou mesmo pensar em fazer isso em um futuro próximo, por exemplo, você precisa sempre se manter pronto para todas questões relacionadas a esse universo.

Uma das obrigações da contabilidade tributária é mostrar, com base em estudos e relatórios, se cada atividade está realmente gerando lucro e retorno viáveis para a empresa.

Uma boa margem de lucro é sempre bem vinda.

Mas para que esse fato, torne-se real e legal, é fundamental que o planejamento tributário seja realizado de forma regrada e periódica. Seu cliente deve, sempre que possível, pensar nas mudanças que podem acontecer no seu processo, para que você como contador, possa realizar previsões desses impostos.

Além disso, quando surgem novas compras de material de consumo,  você contador, junto com seu cliente, devem analisar se os impostos cobrados estão corretos, ou elevados demais.

Uma vez que existem milhares de alíquotas dentro do nosso país.

É muito importante que você mostre ao seu cliente os principais conceitos da contabilidade tributária, assim você diminui o trabalho com cálculos extras, e ajuda a reduzir o pagamento dos impostos.

Deixando seu cliente cada vez mais feliz, com o seu trabalho!

Porém tem um detalhe importante: entenda que é função sua conscientizar seu cliente, mas não decidir as coisas por ele.

Apresente todos os dados e deixe que ele tome a decisão!

MAS POR QUE É IMPORTANTE TER CONHECIMENTO SOBRE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

Você e seu cliente, devem ter o conhecimento sobre a tributação enquadrada. 

Pois, cada município possui uma regra, seu ICMS e suas leis, isso faz com que os tributos nunca sejam iguais.

E ainda mais importante, deixar ele ciente de que cada decisão dele, pode alterar de forma drástica o lucro da empresa, caso seja tomada sem o planejamento tributário.

Mantenha-se sempre atento às publicações oficiais, participe de cursos, grupos no whatsapp, palestras, converse com outros profissionais da nossa área e mantenha-se sempre informado, isso evita que alterações peguem você e seu cliente, de surpresa.

O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

A contabilidade não realiza apenas a apurações de imposto, uma vez por ano. Você deve analisar, junto com seu cliente, a projeção de recolhimento no ano seguinte.

Se isso não está no escopo de projetos do seu escritório, adicione essa tarefa agora mesmo!

Isso mostrará ao seu cliente, que você não é só um lançador de notas, mas que se preocupa com ele e com a contabilidade mensal da empresa, por isso quer ajudá-lo a decolar!

VAMOS FECHAR NEGÓCIO? O PLANEJAMENTO CONTÁBIL TE AJUDA COM ISSO!

O planejamento tributário, será aquele plus, no momento de fechar um novo negócio.

Além de toda a insegurança que um novo cliente tem ao escolher um escritório contábil, o valor do honorário será sempre a primeira objeção.

Com o planejamento tributário você irá reverter essa objeção, para o seu lado.

Mostre a ele clientes do seu escritório que tiveram redução na carga tributária, após seu estudo e apuração e apresenta um “rascunho” do que pode melhorar no negócio dele, com o planejamento tributário.

Essa atitude irá quebrar o questionamento sobre o valor dos honorários, uma vez que esse valor será totalmente compensado pelo seu trabalho.

TIRANDO A PEDRA NO SAPATO DO CLIENTE COM O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O planejamento tributário ajuda o seu negócio, ajuda o seu cliente, traz força e referência para o seu escritório e fideliza essa parceria.

Dessa forma, seu cliente passa a não ver mais a contabilidade, como aquele famoso “mal necessário” e sim como mais um parceiro para o sucesso do seu negócio!.

Você já tem feito o planejamento tributário dos seus clientes? Pretende fazer após esse artigo?

Conta pra gente, adoraremos saber!

Um grande abraço!

Nashila Tailyne.