Como medir o sucesso do seu escritório contábil com o balanced scorecard

Como você faz para medir o sucesso do seu escritório contábil? Como sabe se as decisões que vem tomando ultimamente têm trazido bons resultados? Não ter certeza sobre essa influência pode fazer com que você só perceba que está perdendo clientes, market share ou verba, quando não há muito o que ser feito.

Além disso, o controle sobre os resultados do escritório ajuda a tomar decisões em relação aos possíveis investimentos e expansões que possam surgir para sua empresa. Em outras palavras, você saberá exatamente como guiar seu navio em mar calmo ou agitado.

E uma das melhores formas de conseguir obter esse controle é aplicando o Balanced Scorecard. Uma metodologia que pode te ajudar a olhar para a empresa sob todos os aspectos que realmente são importantes. Entenda mais logo abaixo!


Conheça as perspectivas utilizadas pelo BSC


O Balanced Scorecard (ou no bom português Indicadores Balanceados de Desempenho) é uma das metodologias mais utilizadas por empreendedores de diversas áreas quando o assunto é análise de desempenho de uma empresa. Ela foi desenvolvida em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, ambos professores na consagrada Harvard Business School.

Esse conceito é baseado na análise de quatro aspectos (financeiro, clientes, processos internos e Aprendizados) que juntos podem ajudar a medir o sucesso do seu escritório contábil, entendendo como e para onde a empresa deve caminhar.

O BSC é estruturado basicamente por:

1- Mapa estratégico

Este guia tem o objetivo de descrever toda a estratégia de uma empresa contábil analisando os objetivos financeiros de longo prazo, a geração de propostas de valor com base em públicos específicos, os processos e recursos disponíveis para elevar o nível interno de qualidade e por fim, a capacidade de aprendizado e crescimento que a infraestrutura da organização pode oferecer.

Com isso são elencados objetivos estratégicos para cada um dos quatro aspectos e também define-se os pontos críticos que estejam ou possam vir a impossibilitar os resultados almejados.

2- Indicadores

Aqui é onde a empresa define como vai medir cada um dos aspectos, ou seja, de que forma será possível avaliar se os objetivos estratégicos financeiros, propostas de valor, processos internos e aprendizados, estão evoluindo. Para isso deverá elencar indicadores que sejam:

  • claros precisos em relação ao evento avaliado;
  • obtidos de forma automatizada e simples;
  • tenham relação direta com os objetivos elencados;
  • possíveis de medição (seja por porcentagens, números absolutos ou valores);
  • gerenciáveis por um responsável específico e que possa atuar sobre o indicador.

3- Metas e plano de ação

Em último momento é preciso que se estabeleça algumas metas em relação ao nível de desempenho necessário para que no prazo final o objetivo seja alcançado. Lembrando que todo o processo de estruturação do BPC precisa ser documentado em um plano de ação que deve documentar todas as ações a serem tomadas em relação ao sucesso do seu escritório contábil.


Saiba mais: 4 dicas para reduzir custos no processo de gerenciamento de documentos


Descubra como utilizar esse conceito na sua empresa contábil


Depois de tanta teoria é hora de entender como o BPC pode agir em sua empresa. A ideia é que com ele tanto os gestores quanto os colaboradores possam se focar nas medidas mais críticas, ou seja, que devem estar no mapa estratégico da empresa. A ideia é encontrar respostas para:

  • Como os clientes enxergam a empresa?
  • Como a empresa pode e deve se destacar no mercado?
  • É possível melhorar aquilo que já se é oferecido?
  • Como a empresa busca por acionistas ou investimentos?

Se você analisar com cuidado, perceberá que essas perguntas estão ligadas respectiva e diretamente com as perspectivas de cliente, interna, de aprendizagem e financeira, ou seja os 4 pilares do BPC.

Vamos ser ainda mais práticos? Imagine que você deseja medir o sucesso do seu escritório contábil e para isso resolve analisar a perspectiva de cliente, então teríamos:

Objetivo estratégico: Aumentar número de clientes do segmento alimentício.

Indicador utilizado: Quantidade de cases de sucesso publicados no site.

Meta: 2 cases publicados a cada 60 dias.

Plano de ação: Considerar o oferecimento de brindes e descontos para os clientes que toparem participar, entrar em contato com eles para as entrevistas e conseguir um redator especialista na produção de cases.

Deu pra perceber como as informações estão interligadas? A ideia é ir alimentando cada uma das perspectivas desta mesma forma.

Com os planos de ação bem elaborados em cada uma das perspectivas você garante que sua empresa contábil trabalhe de forma alinhada, além de disseminar todo o planejamento da empresa entre os colaboradores e conseguir direcionar os esforços do time contábil para o mesmo objetivo.


Saiba mais: O que é eSocial e como isso impacta seu escritório contábil?


Os benefícios do BPC para sua empresa contábil


Ao transformar todos os objetivos idealizados para sua empresa em indicadores, você pode, com clareza acompanhar e validá-los sempre que preciso. Sendo assim, fica muito mais fácil descobrir se o planejamento surtirá resultados dentro do prazo estabelecido. Com isso você tem todo o alicerce para tomar decisões relacionadas às correções ou até inserção de novos planos de ação.

Mas a maior vantagem do BPC é que se torna possível medir o sucesso do seu escritório contábil com base nas causas/efeitos entre atividades operacionais e estratégia.

Isso significa que você poderá identificar quais das ações possuem mais prioridade, quais devem ser reavaliadas, etc. Isso tudo sem perder muito tempo em tarefas que pouco ou nada colaboram para que esses resultados sejam atingidos.

O sucesso do seu escritório contábil é o que dirá se os procedimentos adotados estão surtindo efeito, por isso é muito importante mensurar periodicamente possíveis evoluções e utilizar os resultados para traçar os novos planos. Ao longo de um ano você perceberá que muita coisa mudou e controlar isso de perto é o que fará com que sua empresa alcance o tão sonhado sucesso no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados