Um escritório de contabilidade tem que lidar com inúmeras questões que podem virar grandes problemas no futuro se seu escritório não estiver fazendo a gestão eficiente. Trabalhar com gestão em um escritório contábil não é fácil, se preocupar sempre com multas e tarefas designadas pelos seus clientes podem ser um problema principalmente se você não conta com um auxílio de uma ferramenta de gestão para tarefas contábeis. No artigo de hoje falamos como resolver os principais problemas de gestão do seu escritório contábil!

1. Motive seu time

Provavelmente um dos principais problemas enfrentados pelos escritórios de contabilidade atualmente. Todo esse trabalho gera uma grande quantidade de estresse, não deixando você e seu escritório com uma rotina fácil etc. deixa o seu time entediado, desmotivado, diminuindo sua produção efetiva no escritório, invista no seu funcionário! Como fazer isso?

• Remuneração, um funcionário remunerado pensa 2x antes de sair de seu escritório
• Dê ao seu funcionário todas as ferramentas necessárias para a prática de seu trabalho
• Reconheça o desempenho do seu time, isso pode parecer pouco, mas é um gesto que com certeza motiva sua equipe, possivelmente deixando eles com maior interesse no trabalho

Reconhecimento é o principal fator que leva os funcionários deixarem um escritório ou empresa, reconhecimento é fundamental para que seu time trabalhe em harmonia com seu foco contábil. Pequenos gestos como “ Bom trabalho hoje”, “ Parabéns por hoje’’, podem fazer totalmente a diferença no dia de alguém, e com certeza melhora seu desempenho no escritório, consequentemente melhorando sua gestão contábil.

Por incrível que pareça, o emocional e o motivacional interferem brutalmente na sua gestão contábil, em um trabalho que as vezes pode ser considerado monótono, motivar seu time deixa tudo mais tranquilo, ajudando muito na sua produtividade e eficácia, ajudando a resolver um dos principais problemas de gestão do seu escritório contábil.

2. Comunicação e integração

A comunicação é um fator chave para o melhor desempenho da gestão dentro de um escritório contábil, não se limite a contatos por e-mail, um bom líder deve cuidar pessoalmente de problemas de comunicação e integração, esse tipo de relação traz mais confiança para o seu time. Como fazer isso?

• Um bom líder circula pessoalmente em diferentes áreas para dar opiniões e ouvir também.
• Use recursos tecnológicos como ferramentas online e comunicação por vídeo. Como foi dito nesse tópico, pessoalmente é sempre melhor, porém, não é sempre que se tem tempo para isso.

A questão de integração entre os times é mais desafiadora em escritórios grandes que tem uma boa quantidade de funcionários em vários setores, não deixe a ramificação de setores atrapalhar a integração com o time.
A união é um fator chave em qualquer ambiente de trabalho, mesmo tendo um escritório com várias unidades, manter a integração é um fator chave para resolver problemas de gestão do seu escritório contábil, mas como fazer isso?

• Para melhorar a integração entre seu time use uma ferramenta online para melhorar a comunicação entre seus setores, facilitando a comunicação entre o fiscal, social etc.
• Faça uma reunião, ou até mesmo uma dinâmica com os funcionários de todos os setores, isso dá a eles uma chance de se conhecerem, deixando seu local de trabalho mais leve, tranquilo e mais produtivo consequentemente.

Isso é a chave para resolver um dos principais problemas de gestão do seu escritório contábil.

3. Logística e conhecimento do mercado

Escritórios que procuram melhorar sua logística precisam ter em mente que a todo o processo que um dia foi na base de papel e tinta se faz no mundo tecnológico e digital nos dias de hoje. Para resolver um dos principais problemas de gestão do seu escritório contábil é preciso usar a tecnologia em seu favor, como você faria isso?

Uma ferramenta de gestão digital é de extrema importância para você que tem um escritório com um grande volume de documentos e sofre com multas, perde de informação e etc.
Junto com a logística, o conhecimento do mercado afeta em grande proporção sua gestão contábil, você precisa definir um planejamento de gestão de forma eficaz para identificar suas forças e fraquezas. O mercado contábil está em constante mudança e evolução, desenvolver trabalhos em várias áreas pode ser uma abertura para mais clientes.

E como acompanhar o mercado para melhorar minha gestão contábil?

• Fique atento a ações propostas pelo mundo contábil, sempre aberto a novas experiências, ajudando a desenvolver melhor trabalhos de qualidade.
• Tente se destacar dos demais concorrentes, o mercado é muito forte e uma maneira de conquistar novos clientes e melhorar sua gestão é se destacando na área de contabilidade.
• Procure investir em programas e softwares que façam o que é preciso para melhorar sua gestão contábil, isso deixa você sempre à frente no mercado por ser mais eficiente e ter uma melhor gestão de tudo que acontece dentro de seu escritório, uma ótima maneira de resolver um dos principais problemas de gestão do seu escritório contábil, a evolução do mercado.

Gestão é um fator chave para qualquer escritório contábil, com uma gestão excelente você consegue prosperar no mercado sem ter uma quantidade tão grande de clientes, vale ressaltar que uma gestão boa pode otimizar muito o seu tempo como gestor e o do seu escritório, deixando tudo mais eficaz e produtivo. O projeto Gestta tem vários artigos que podem te ajudar em seu escritório contábil, para saber mais sobre gestão, clique nesse link.