Você leva em conta os diferentes níveis de maturidade do seu time na hora de delegar tarefas? Saiba que isso pode fazer toda a diferença na hora de conduzir uma gestão de pessoas mais certeira e eficiente no seu escritório. Isso porque, sabendo identificar essa particularidade em cada um dos seus colaboradores, é possível liderá-los de maneira muito mais inteligente e dar um super upgrade, tanto na qualidade e agilidade dos serviços entregues, quanto no aproveitamento e melhoria das capacidades da sua equipe como um todo.
Até porque, todo mundo sabe que um trabalhador bem orientado e feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios. Pelo menos é o que diz essa pesquisa da Universidade da Califórnia.
Quer saber mais sobre os diferentes níveis de maturidade dentro de uma equipe e como usar isso para melhorar a gestão do seu time? Então vem comigo:
Entendendo os tipos de maturidade dos seus colaboradores
Antes de falarmos dos diferentes níveis de maturidade, é importante entender que, quando fala-se em avaliar a maturidade de um colaborador a fim de geri-lo de maneira mais assertiva, isso não diz respeito a um julgamento de valor baseado em opinião sem fundamentos, mas em delimitações técnicas definidas por estudiosos de recursos humanos.
E, de acordo com esses estudos, os níveis de maturidade de uma equipe estão divididos em dois tipos:
Maturidade técnica e a Maturidade emocional.
Em algumas leituras mais acadêmicas sobre o assunto, talvez você encontre também os termos: Maturidade Funcional (ou Maturidade de trabalho) e Maturidade psicológica.
Os nomes são auto-explicativos, mas ainda assim, para não deixar dúvidas, vou explicar rapidamente o que cada um deles significa:
A Maturidade técnica diz respeito aos conhecimentos e experiência de trabalho que o colaborador tem. No caso do seu escritório contábil, quanto conhecimento em legislação fiscal seus funcionários do departamento tributário tem, por exemplo.
Já a Maturidade emocional refere-se à disposição, motivação e autoconfiança que cada funcionário tem para realizar suas tarefas, assim como a habilidade para lidar com as relações interpessoais no dia a dia, com a pressão de demandas importantes e os prazos apertados, por exemplo.
Os diferentes níveis de maturidade dentro de uma equipe de trabalho
Considerando os dois tipos mencionados acima, os diferentes níveis de maturidade, que variam de colaborador para colaborador, são distribuídos da seguinte forma:
M1 – Nenhuma maturidade
Pessoas que ainda não possuem experiência técnica, são inseguras, desmotivadas e não sabem lidar muito bem com relações interpessoais.
M2 – Maturidade baixa a moderada
Pessoas que possuem experiência técnica baixa ou moderada e conseguem apresentar autoconfiança, motivação e traquejo para relações com o time.
M3 – Maturidade moderada a alta
Pessoas com experiência técnica de moderada a alta e que já apresentam segurança, disposição e facilidades sociais mais frequentemente.
M4 – Alta Maturidade
Pessoas totalmente capazes, tanto técnica quanto emocionalmente. Ou seja, com ampla técnica na área em que estão inseridas e com alto nível de segurança, independência, motivação e facilidade de comunicação com o restante da equipe.
Vou deixar um gráfico aqui embaixo pra você visualizar melhor:
Como lidar com os diferentes níveis de maturidade dentro da sua equipe?
Muito bem, agora que você já entendeu quais são os tipos e níveis de maturidade dentro de um time, vamos entender como lidar com cada um deles de maneira individual visando a máxima produtividade e aproveitamento dos seus talentos.
Colaboradores do nível M1
Para esse grupo é recomendado delegar tarefas de nível mais básico e operacional. Ou seja, aquelas atividades que já tem um processo de execução muito bem estabelecido e que não exigem tomadas de decisão ou ações muito estratégicas. As pessoas desse nível demandam total atenção de seus líderes diretos para que possam produzir bem e evoluírem profissionalmente. Então busque sempre arrumar um tempinho para conversar com eles e oferecer feedbacks, sugestões de melhoria e orientações gerais sobre o trabalho.
Colaboradores do nível M2
Para esses colaboradores é possível delegar tarefas um pouco mais importantes que as do grupo anterior. Trata-se de um grupo um pouco menos dependente de atenção direta, mas ainda precisa de supervisão.O trabalho dos líderes com esse nível, deve ser voltado especialmente a motivar e estar disponível para possíveis dúvidas que eles possam ter.
Colaboradores do nível M3
Os colaboradores do nível M3 já são mais plenos tanto técnica quanto emocionalmente. Esse grupo demanda bem menos atenção e não requer aprovação constante de seus trabalhos. Para eles é possível demandar tarefas mais estratégicas.
Colaboradores no nível M4
Esse grupo dispensa supervisão. Para eles você pode delegar tarefas da sua própria lista, ou seja, aquelas que exigem tomadas de decisão e expertise de negócio. Inclusive, você pode contar com o apoio deste grupo para dar mais atenção aos níveis anteriores.
Pronto para gerir sua equipe levando em consideração a maturidade de cada indivíduo?
A maturidade é definida como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a
responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento em relação a uma tarefa específica. Neste contexto, nenhuma pessoa é totalmente imatura ou madura. Deve-se considerar a demanda e verificar o nível de maturidade individual, o nível de maturidade do indivíduo dentro do grupo e o nível de maturidade do grupo como um todo para cada situação.
Entendendo isso, você se torna capaz de delegar tarefas e fazer a gestão do seu time de maneira muito mais assertiva e eficiente, sempre focando a máxima produtividade do seu escritório e a evolução constante de cada profissional da sua equipe.
Gostaria de acrescentar mais alguma consideração sobre esse tema? Deixa aqui nos comentários =)