fbpx

Com o avanço da tecnologia e a crescente facilidade de acesso à internet em toda parte do mundo, o ensino a distância vem se tornando cada vez mais popular. E a bola da vez é o curso online para mentorados.  

De acordo com dados do Ministério da Educação, o ensino a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, na contramão de outros segmentos que foram afetados pela atual crise econômica.

Nomes como Anderson Hernandes, Leandro Bueno, Eliandro Prado e Luiz Corrêa, por exemplo, são mentores de diversos profissionais e já trabalham a algum tempo com esse tipo de curso. E observando o nosso cenário atual, o momento é mais que propício para começar projetos como esses. 

Então, se você tem um conteúdo interessante para ensinar e deseja investir na criação de um curso online para mentorados, esse conteúdo mostra o passo a passo para você dar o start! 

Vamos lá? 

O que é mentoria? 

 

Antes de começarmos é importante que você entenda de fato, o que é a mentoria e para o que ela serve.  

A mentoria é uma ferramenta que tem como objetivo orientar profissionais menos experientes em uma área específica. É o processo composto por um mentor, que é um profissional experiente na sua área e o aluno que precisa de uma orientação.  

O mentor é alguém que já vivenciou o bastante em determinada área e possui uma senioridade profissional e a bagagem que o mentorado deseja alcançar.  

Esse processo de mentoria também visa a troca de ideias e experiências de modo que o desenvolvimento profissional do mentorado seja estimulado.

Mas o foco é oferecer ao aluno todo o suporte que precisa, de modo que ele adquira o aprendizado na área que deseja ou melhore sua performance em relação ao trabalho que já exerce.  

Além disso, o mentor deve ajudar o mentorado na construção e no direcionamento da sua carreira, principalmente quando ele é inexperiente na área e ainda precisa se posicionar no mercado.  

Durante o processo de mentoria, o mentor atua como fonte de inspiração e referência.  

Entre as finalidades da mentoria, é possível citar a identificação de barreiras do mentorado, direcionamento de carreira, compartilhamento de boas práticas no trabalho e, claro, a orientação profissional de um modo geral, conforme a área específica do mentorado.  

6 dicas de como criar um curso online para mentorados  

Não é incomum encontrar profissionais da área contábil com muito potencial, mas que desistiram da ideia de montar um curso online para mentorados por acharem que para ter sucesso é necessário um planejamento muito complicado ou uma super produção.  

Se você tem esse pensamento, saiba que não é bem assim.  

Quem tem conhecimento na área e sabe que o seu conteúdo e experiência pode ajudar outras pessoas, já tem o mais importante para investir na mentoria.  

E o passo a passo a seguir pode ajudá-lo a começar.  

1- Decida o que você irá ensinar 

Que o profissional contábil possui muito conhecimento em diversas áreas, isso é fato, mas quando se tem tanto conhecimento assim, pode ficar difícil decidir sobre o que ensinar.  

Essa questão costuma ser a mais complicada do processo.  

Isso porque, criar um curso online para mentorados é totalmente baseado em suas habilidades e formação profissional. A ideia deve ser utilizar a área que você realmente domina e investir nela.  

Supondo que você seja um contador que se dedicou muito a área de vendas do seu escritório e com isso adquiriu muita bagagem, tanto sobre a tratativa com o cliente como meios de quebrar objeções.  

Nesse caso você pode começar a oferecer um curso online para mentorados sobre como ser um contador vendedor, como lidar com as objeções do cliente ou até mesmo focar em outras questões relacionadas a venda e comunicação. Ou seja, o importante é encontrar aquilo que você possui mais bagagem e aptidão e se jogar.  

2- Escolha sua persona 

Agora que você já decidiu sobre o que ensinar, o próximo passo deve ser escolher a quem irá direcionar o seu curso online para mentorados

É importante ter informações como: 

  • Idade; 
  • Momento da Carreira; 
  • Do que esse mentorado precisa; 
  • Quais os anseios, problemas e desejos; 

É exatamente como traçar o perfil do cliente ideal do seu escritório. É importante também focar em suas características profissionais e pessoais, como estilo de vida e personalidade. 

Além disso, quando encontrar um mentorado em potencial, não tenha medo de procurá-lo para conversar, isso te ajudará a entender melhor sua persona.

E se você conhecer muita gente com esse perfil, uma boa maneira de refinar ainda mais esse avatar é fazendo uma pesquisa para obter dados reais e úteis que possam te ajudar a estruturar ainda mais seu curso e seu conteúdo. 

3- Entenda como trabalha a concorrência 

Como citei no início do artigo, existem diversos profissionais trabalhando e obtendo sucesso com a criação de cursos online para mentorados, inclusive na área contábil. Sendo assim, uma boa maneira de entender esse mundo é observando seus futuros concorrentes. 

Procure aqueles com mais fit em relação ao seu nicho e descubra: 

  • Como eles divulgam seus cursos? 
  • Qual o seu perfil de comunicador? 
  • Quais seriam seus pontos fortes e fracos? 
  • O que parece estar dando certo? 
  • Como lidam com as críticas? 

Encontrar respostas para essas perguntas irão te ajudar a entender esse mundo da perspectiva de quem faz o negócio. 

Mas lembre-se, não copie a estratégia do outro, crie a sua de acordo com as peculiaridades do seu curso e do seu público, seja original e coerente. 

Quando você estuda a concorrência, consegue mapear suas falhas e até enxergar qual demanda ou necessidade do mentorado não está sendo atendida, o que pode te ajudar a não cometer os mesmos erros. 

4- Defina o seu formato 

Quando falamos em como criar um curso online para mentorados, você pode pensar de imediato em vídeo aulas, mas saiba que não precisa necessariamente ser assim. 

Por mais que as videoaulas sejam as mais indicadas os e-books também são ótimos formatos para quem está começando. 

Vamos entender como funciona cada um deles: 

E-book 

O E-book é um livro digital onde você pode adicionar qualquer conteúdo de informação, sejam imagens, textos ou infográficos. Ele é semelhante a um livro físico e pode ser lido em diversos equipamentos eletrônicos. 

Por ser um pouco mais fácil de elaborar e divulgar, o e-book pode ser uma ótima opção para quem está começando ou até mesmo para aqueles com certa timidez ou pouca desenvoltura frente às câmeras. 

No entanto, para se ter um e-book de qualidade e de fácil compreensão é preciso estar atento a escrita, diagramação e linguagem. Então dedique um tempo para corrigir e estruturar seu e-book. 

Videoaulas 

Se ao contrário do que citei acima, você tem uma ótima desenvoltura frente às câmeras, as videoaulas são para você. 

Esse formato possibilita a construção de um relacionamento mais estreito com seus mentorados, exatamente o que ele busca em curso online. Além disso, se a aula acontece ao vivo, a troca de ideias, um dos princípios do curso de mentorados, rola de forma mais fluida e dinâmica. O que pode ajudar no aprendizado. 

Outra vantagem é o fato dos conteúdos em vídeo serem mais facilmente consumidos e absorvidos pelo público. 

Procure dedicar um tempo para testar seu microfone, ajustar a luz do seu cenário e preparar seu ambiente. Mas lembre-se, nenhuma dessas coisas deve ultrapassar a sua preocupação e dedicação ao conteúdo do curso.

Afinal, é isso que seus mentorados esperam de você.  

5- Estruture seu conteúdo 

Agora chegamos em um dos passos cruciais: a estruturação do seu conteúdo. Será ela que dará uma ideia clara do que você irá oferecer aos seus alunos. 

É provável que você tenha em mente milhares de assuntos que gostaria de compartilhar durante seu curso online para mentorados. Afinal sua capacidade de ensinar e sua especialidade e conhecimento na área, foram o que te motivaram a criar o curso. Mas você precisa pensar no que realmente é interessante para o seu mentorado, o que está dentro do tema que você definiu e como dividir esse conteúdo em aulas. 

Vamos usar mais uma vez o exemplo das vendas. supondo que você tenha dividido seu curso em módulos, a estrutura indicada poderia ser a seguinte: 

Veja que cada módulo abordou alguns assuntos, todos dentro do tema, ou seja, o modelo foi estruturado, levando em conta o início o meio e o fim do curso online para mentorados

O propósito desta distribuição é não se perder dentro do conteúdo, não deixar passar nenhum assunto, ou mesmo se aprofundar demais em um e esquecer do outro. Todos os temas devem ser abordados com a mesma importância. 

6- Escolha a plataforma de hospedagem  

Com seu curso online para mentorados definido, nichado e estruturado, chegou a hora de encontrar a plataforma ideal para hospedá-lo. 

Para tomar essa decisão é preciso encontrar a que oferece as melhores opções para o formato de curso que você escolheu. 

Vamos ver algumas opções para videoaulas e ebooks que você pode utilizar: 

Samba Tech 

A plataforma de cursos online Samba Tech, oferece a hospedagem e distribuição de videoaulas.O site é personalizável e você não precisa entender de programação ou design para upar seus vídeos e ebooks. Além disso, o processo de venda do seu curso acontece dentro da plataforma, utilizando os meios de pagamento oferecidos por ela. 

Apesar de não ser gratuita, a plataforma oferece relatórios importantes, como o volume de visualização, dados demográficos da sua audiência e taxa de retenção dos vídeos. Informações que podem ajudar a estruturar e vender ainda mais seus cursos.

 

Udemy 

A Udemy é uma das plataformas mais conhecidas. Nela você também não precisa entender de programação ou design, a própria ferramenta já faz isso para você, basta apenas subir o seu vídeo ou ebook. 

Além de oferecer diversas formas de pagamento aos mentorados, a Udemy oferece ao contratante a opção de participar das ações de marketing da ferramenta, o que pode te ajudar a atrair ainda mais alunos para seu curso online para mentorados. 

EAD Box 

Com essa plataforma você pode criar, gerenciar e interagir com seus mentorados. 

Na EAD Box é possível criar um site para divulgar seu curso, com domínio personalizado, programar treinos, upar suas videoaulas na sequência e no formato que desejar, além de oferecer suporte especializado. 

A plataforma também permite a criação de Webinars, transmissão das aulas ao vivo, emissão de certificado é o mais importante, é um site responsivo, ou seja, ele adapta seu curso ao formato mobile, seja um vídeo ou ebook. 

Como divulgar seu curso online para mentorados 

Não adianta seguir todos os passos acima, criar um material rico e cheio de conteúdo interessante para seu nicho e não divulgar isso, não é mesmo? 

Alcançar a audiência desejada é o intuito agora, então vamos conhecer algumas maneiras de fazer isso. 

1- Divulgue nas redes sociais 

Quando você define seu nicho e entende seu comportamento, fica fácil identificar em qual rede social seu público está. 

Então mantenha-se ativo nessa rede social, produza bons conteúdos em imagens, textos e infográficos com a temática do seu curso de um modo que consiga despertar o interesse da sua persona. 

Não esqueça de deixar informações de como entrar em contato para saber mais sobre o curso e lembre-se de interagir com eles, não deixe uma pergunta sem resposta. 

2- Tenha um blog 

Ter um blog é uma boa maneira de disseminar conteúdo interessante. 

Um blog te ajuda na criação de autoridade no mundo digital, além de ser uma ótima maneira de mostrar que você realmente entende do que irá ensinar em seu curso online para mentorados

Então se o seu escritório possui um blog, tire algum tempo regularmente e dedique-se a escrever conteúdos de qualidade, que tenham a ver com o que irá ensinar, escolha assuntos pertinentes ao seu nicho e compartilhe seu conhecimento. 

Vamos usar outro exemplo agora: suponhamos que o tema do seu curso seja Planejamento Tributário, no seu blog, você pode abordar temas como “Mudanças na Tributação 2020” ou “Qual a importância do planejamento tributário para as empresas”. Isso pode te ajudar a chamar a atenção de forma segmentada. 

3- Invista em anúncios 

Outra opção que também pode fazer sentido, são os anúncios pagos. 

Você pode elaborar materiais com textos, imagens, vídeos e divulgar nas redes sociais e até mesmo no Google, de forma segmentada, atingindo realmente quem procura um curso online para mentorados como o que você oferece. 

A taxa de cliques nesses anúncios podem ser muito boas, principalmente quando somadas às técnicas de SEO que você adicionou nos conteúdos criados para o blog. 

O Google Ads é uma ótima ferramenta para isso, então se deseja apostar neste tipo de divulgação, o Ads é uma opção. Além disso, no Google Ads é possível criar anúncios com investimentos baixíssimos, ou seja, um excelente custo benefício 

Por que criar um curso online para mentorados 

Além de ser um serviço em alta no mercado atual e que pode trazer um ótimo retorno financeiro, as vantagens em oferecer um curso online para mentorados vão além. 

Quando você ensina não é só quem aprende que se beneficia, a troca de experiência é uma das principais vantagens de ser um mentor. 

O aumento do networking também é visível, o que permite a você, aumentar a visibilidade do seu escritório e sua visão sobre o mercado. Além de melhorar a sua atuação profissional, o que pode até resultar em um aumento nas vendas dos demais serviços que você oferece. 

E, a longo prazo, oferecer um curso online para mentorados aumenta a satisfação com a sua carreira, pois você estará ajudando a alavancar a performance de outros profissionais, ou seja, um trabalho com ainda mais propósito. 

Então é isso 

Agora você sabe como montar um curso online para mentorados e como atrair mais clientes para esse seu novo serviço. 

Mas lembre-se: para ser um mentor afiado é preciso estar sempre atualizado e bem informado, afinal, as coisas mudam muito rapidamente e é preciso acompanhá-las. 

Então dedique-se, mantenha-se atualizado e não pare de buscar conhecimento, pois é exatamente isso que se espera de um mentor em curso online para mentorados: alguém que ajude, que seja a inspiração e que possa mostrar o caminho das pedras.