Você sabia que, segundo estimativas apresentadas pelo Google Adwords, existem 6 milhões de buscas mensais por assuntos relacionados à contabilidade, só no Brasil?. Pois é, tem muita gente procurando por contabilidade na internet hoje. Isso significa que, se você não tem um site para o seu escritório de contabilidade, está perdendo a oportunidade de aparecer nas buscas de todos esses potenciais clientes.
Ter um site para o seu escritório de contabilidade é o mesmo que estar aberto 24h por dia e permitir que todos possam acessar informações sobre sua empresa a qualquer hora e lugar.
Mas não basta apenas ter um site, é preciso investir e criar uma página eficiente, que seja facilmente encontrada.
Ela precisa ter design responsivo, boas funcionalidades para o usuário e boas práticas de SEO, até por que, não adianta ter um site se ele não for funcional.
Enfim, é preciso oferecer a melhor experiência ao usuário no espaço digital do seu escritório contábil.
Então, se você tem dúvidas sobre como montar um site de contabilidade do zero, ou deseja tornar o seu mais funcional, continue lendo este artigo!
Por que ter um site de contabilidade é importante
Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), mais de 60% dos usuários da internet são adultos. Ou seja, o seu cliente está na internet e está buscando soluções que atendam às suas necessidades.
Um site de contabilidade é como uma vitrine, ele consegue passar para o mercado, independente do estado ou país que seu cliente esteja, aquilo que você faz: os diferenciais do seu atendimento, quem é você e quais os benefícios de contratar o seu escritório e não o da concorrência, por exemplo.
E tão importante quanto ter um site para o seu escritório de contabilidade é fazer com que ele seja responsivo, funcional e fácil de encontrar.
Isso por que, o mercado contábil é extremamente competitivo e, segundo dados de 31 de maio de 2020, fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem 507.067 mil profissionais e escritórios contábeis no Brasil. Ou seja, sua concorrência é grande e um bom site pode fazer a diferença.
Por isso, ter um site para o seu escritório de contabilidade é uma das melhores maneiras de atingir consumidores em potencial e mostrar a eles seus serviços e, principalmente, sua marca e seus valores como empresa.
Quais os primeiros passos para montar um site de contabilidade
Um site é composto por diversos elementos e aqui vou compartilhar alguns itens básicos que vão te ajudar a ter uma ideia do que é necessário para colocar seu site de contabilidade no ar, se você ainda não tem um.
1- Domínio
O domínio de um site nada mais é que o endereço que identifica um negócio, marca ou pessoa na internet, funcionando como uma espécie de “nome”.
Todo domínio é composto por um nome e uma extensão:
- empresaX.com.br
- nome: empresaX
- extensão:.com.br
No caso do nosso site, Gestta, por exemplo, o domínio é gestta.com. Assim, o nome é Gestta e a extensão é .com.
Existem diversos tipos de extensões disponíveis na internet e as mais comuns são .com e .com.br.
Mas para contadores existe a opção da extensão cnt.br, categoria específica, mas não obrigatória, para contadores.
Essa etapa é muito importante, pois, quando você compra um domínio, evita que outras pessoas utilizem o mesmo nome que você na internet.
Para isso, basta acessar o site Registro.br, digitar o domínio desejado no espaço indicado e clicar em Pesquisar para ter certeza de que o nome que você escolheu não foi usado ainda.
Caso o nome escolhido por você não tenha sido utilizado, clique em Registrar e preencha os campos seguintes com suas informações pessoais para comprá-lo. Ao final disso, você receberá um e-mail para prosseguir com seu cadastro.
Lembrando que a categoria cnt.br que citamos, ainda é pouco utilizada, o que permite uma variedade maior de nomes a disposição para o seu site.
2- Hospedagem
O serviço de hospedagem é quem colocará seu site de contabilidade no ar e o manterá funcionando.
Existem muitas opções no mercado para essa finalidade, tanto gratuitas quanto pagas.
O grande problema de escolher um serviço de hospedagem gratuito é que eles apresentam restrições e podem ser instáveis, o que pode fazer com que seu site saia do ar algumas vezes.
Já os serviços pagos oferecem maior segurança. Há uma variedade grande de opções como: Hostgator, Locaweb, GoDaddy, etc.
Vale lembrar que algumas dessas marcas oferecem pacotes que já incluem o registro de domínio. Aí vai de você pesquisar pra ver se vale a pena fazer o registro com eles ou a parte, no site Registro.br que mencionei antes.
O importante aqui é pesquisar e escolher aquele que mais compensar para você.
Conheça a seguir os principais tipos de hospedagem de sites para ajudar na sua tomada de decisão:
- Hospedagem compartilhada: é o tipo de hospedagem mais utilizado, e consiste em um servidor compartilhado entre vários sites diferentes, trazendo excelente custo-benefício;
- Servidor virtual privado (VPS): é uma hospedagem que imita um servidor dedicado, mas, ainda assim, é compartilhado. Costuma ser recomendado para e-commerce ou para quem precise de um ambiente dedicado com customização total;
- Hospedagem cloud: com a oferta de alta confiabilidade e disponibilidade, é mais indicada para quem tem conhecimentos avançados para lidar com a administração dessa estrutura;
- Servidor dedicado: é um tipo de hospedagem privada, mais cara e que traz melhor desempenho e possibilidades de customização, geralmente indicado para grandes empresas com altas expectativas de tráfego.
3- Construtor de Site
Após definir o domínio e escolher o serviço de hospedagem, o próximo passo e construir o site.
Um construtor de site é uma plataforma de fácil edição que possibilita a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, construir e publicar um site na internet.
Alguns serviços de hospedagem também oferecem o serviço de construção do site como um combo, mas você pode contratar um por fora.
Para decidir qual é o melhor, veja se é possível customizar o site, escolher um template e incluir imagens e vídeos para deixar a página com a identidade da empresa.
A maioria dos construtores é bem autoexplicativo, o que torna fácil criar um site de contabilidade com a ajuda dessas ferramentas.
E caso você não tenha como investir nenhum capital na contratação de um construtor, existem opções gratuitas como: Wix, WebSite Builder, Jimdo e Google Sites.
Porém, os construtores gratuitos não permitem que o contratante tenha domínio exclusivo para sua marca, o que pode prejudicar o rankeamento de seu site nos buscadores.
10 Itens que não podem faltar no seu site de contabilidade
Ok, você tem um site de contabilidade, agora é hora de colocá-lo à frente de seus concorrentes, mas, principalmente, deixá-lo atrativo, funcional e responsivo para seu público-alvo.
Veja o que não pode faltar para isso:
1- Capriche na escolha do layout
O layout do site se refere à organização de seus elementos gráficos, aqueles que dão forma à sua parte visual.
São os cuidados com o layout que possibilitam ordenar textos, imagens, vídeos e outros componentes das páginas da web. Tudo de maneira a promover a harmonia e qualificar a visualização pelo usuário.
Ou seja, o layout do seu site de contabilidade é o como um cartão de visitas, ele precisa ser leve, bonito, funcional e, principalmente, deve conseguir passar a identidade da sua empresa.
Existem diversos layouts disponíveis gratuitamente nas plataformas de um construtor de site. Algumas delas, inclusive, sugerem para qual tipo de negócio cada um é mais compatível.
Para um layout de site de contabilidade é importante ter seus principais serviços em um menu ou em uma faixa em destaque na página inicial. Isso ajuda o usuário a encontrar o que precisa com rapidez e facilidade.
Além disso, ao escolher o layout tente definir as cores que mais combinem com a personalidade da sua empresa. Ou até mesmo com o seu logo, o importante é não fugir da sua identidade.
Então ao escolher um layout, procure por aquele mais leve, com um bom visual e uma boa usabilidade.
2- Seja Responsivo
Simplificando, o design responsivo da Web significa que seu site de contabilidade é compatível e totalmente funcional em várias plataformas com telas de tamanhos diferentes, do computador desktop padrão às telas móveis e tablets.
Segundo o Google, é improvável que um usuário retorne a um site móvel que teve problemas para acessar. Quando isso acontece, geralmente ele acaba desistindo e procurando o site de um concorrente.
Não são apenas seus clientes em potencial que estão avaliando você, os mecanismos de pesquisa também.
O Google considera a experiência do usuário como parte de seu processo de classificação. Portanto, não ter um site responsivo para celular também pode afetar negativamente a classificação da sua página.
3- Simplifique a navegação do usuário
Distribua as informações de forma que faça sentido e que o usuário não precise passar por muitas páginas diferentes dentro do seu site pra conseguir chegar na informação que ele quer.
Tenha um home bem objetiva com uma prévia dos seus principais diferenciais e também um menu com a listagem de todas as páginas onde o usuário poderá encontrar informações mais detalhadas sobre o seu escritório. Você pode dividir em “Sobre nós”, “Serviço”, “Cases”, “Blog” e “Contato”, por exemplo.
Aí dentro de cada uma dessas páginas você pode ter subdivisões, como a listagem de serviços e etc. Mas é importante que seu usuário saiba como chegar lá, pra começar.
É a partir desse menu que a jornada do seu visitante começa. É deste ponto que ele decide para qual página irá navegar.
Ter um menu de navegação claro e intuitivo será a diferença entre um visitante aterrissando em sua página e permanecendo lá ou aterrissando e saindo imediatamente.
Lembre-se que o Google também usa o tempo médio de permanência que os usuários permanecem no seu site como parte do processo de classificação.
Quanto maior o tempo de permanência do visitante no seu site, menor a taxa de rejeição e melhor colocado ele fica no ranking de busca.
Por isso, procure ter em seu menu chamadas claras e específicas, assim o usuário sabe onde clicar para encontrar a informação que procura.
4- Tenha informações claras sobre seus serviços
É importante que seu site coloque informações sobre os serviços que oferece, logo de cara.
O usuário quando encontra o site de um escritório de contabilidade, deseja rapidamente descobrir se ele atende o seu tipo de empresa. Por isso, é fundamental que ele encontre essa informação com rapidez e facilidade.
Então, lembra que falei que logo na sua página inicial você precisa destacar seus principais serviços e benefícios? Era disso que eu estava falando.
Aproveite sua home para já destacar os serviços e o tipo de empresa que você atende. Lembre-se de adicionar desde o trivial (Departamento Pessoal/ Fiscal e Contábil) ao mais específico como um BPO Financeiro, Análise Tributária, até mesmo o serviço de Imposto de Renda.
Não se esqueça que o site de contabilidade deve fornecer uma visão ampla do escritório e dos seus serviços.
5- Mostre quem você é
Pode até parecer clichê, mas o seu site de contabilidade, não pode negligenciar a página “Quem Somos”, que a mesma coisa que uma página “Sobre nós”, que falei antes.
O usuário procura comprar de quem ele se identifica, então procure utilizar essa página para explicar como nasceu sua empresa, conte sua missão, visão e valores, conte sua trajetória, os momentos difíceis e os memoráveis.
Para os sócios e principais profissionais, vale a pena adicionar um breve histórico como, onde cada um estudou, quando se formou e quanto tempo tem profissão.
Além disso, depoimentos dos principais clientes, também passam credibilidade e confiança.
Essas informações ajudam a criar uma conexão com o usuário.
Informe nesta página também ,quais são as entidades que o escritório é associado (sindicatos, conselhos, associações) e quais são os parceiros de negócio (escritórios de advocacia, empresas de tecnologia, etc.)
6- Tenha um Chatbot
O Chatbot, nada mais é que um programa de computador que simula uma conversa humana. Ou seja, aquele chat que abre ao lado de um site e costuma perguntar se o usuário precisa de alguma ajuda.
O que algumas empresas fazem é escolher alguns processos (como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes) para colocar em um fluxograma, estruturar na forma de diálogo e cadastrar dentro do chatbot.
Entre as razões para o crescimento dos chatbots, está a sua capacidade de oferecer suporte imediato e de qualidade ao usuário, ao mesmo tempo, que reduz a necessidade de uma pessoa dedicada a esse atendimento no seu site.
Além disso, os chatbots podem tirar dúvidas do usuário 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então se uma pessoa entra no seu site após o horário de atendimento do seu escritório, ele ainda pode tirar algumas dúvidas pré-programadas e ser atendido pelo chatbot.
E você como administrador do site, tem total acesso a essas informações e não perde nenhum lead, o que permite que o trabalho de atendimento seja escalonável e contribua realmente para a experiência do cliente.
7- Trabalhe o seu SEO
SEO é o processo de otimizar seu site de contabilidade para obter uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google e aumentar as chances de sua empresa ser encontrada por clientes em potencial.
É importante aparecer na primeira página do Google, pois raramente um usuário clica na segunda página quando deseja encontrar algo.
Vamos analisar rapidamente o básico do SEO:
- Pesquisa de palavras-chave
Otimizar seu site com base em uma palavra-chave é o primeiro passo para ser encontrado no Google. A pesquisa de palavras-chave é o aspecto mais importante do SEO, pois isso ajudará você a entender as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar serviços de contabilidade.
Em um cenário competitivo, não desperdice recursos na tentativa de utilizar a palavras-chave como ‘Melhor Contador’. Concentre-se mais em palavras nichadas e longas, como “onde posso encontrar um contador em São Paulo?”. Assim você tem uma chance melhor de garantir um lugar de destaque no Google.
Ferramentas como o Keyword planner ou Google Trends , ajudam a estabelecer o que seus clientes em potencial estão pesquisando ao procurar seus serviços de forma on-line.
- No SEO da página
Sabemos que o setor de contabilidade é um mercado competitivo, por isso é importante garantir que cada elemento que compõe seu site seja otimizado.
Isso significa ter bons conteúdos, links internos, URLs, títulos de páginas e meta descrições – esses elementos determinam em qual colocação, seu escritório, irá aparecer nas páginas de resultados.
- E muito mais!
Esses dois itens são só a ponta do iceberg, se você tiver interesse em se aprofundar no assunto de se tornar um craque em SEO, indicamos esse conteúdo da nossa parceira RD, referência em marketing no mercado brasileiro: Tudo sobre SEO (Search Engine Optimization): o que é, principais técnicas, ferramentas e como começar.
8- Tenha um Blog
Uma página bem legal de se ter no seu site é a do Blog.
Essa página te ajuda a gerar relacionamento, autoridade e oportunidade de negócios. Para isso, é importante caprichar nos conteúdos, nas novidades e em opiniões sobre os temas relacionados ao seu serviço.
Lembre-se que um dos principais motivos do empresário procurar um contador é o medo da irregularidade em sua empresa. Então opte por conteúdos que ajude seu nicho, que tenha as respostas que ele procura e informações valiosas.
Além disso, o blog é o melhor lugar para você utilizar as palavras-chave e explorá-las de forma natural, escrevendo um conteúdo que seja relevante e que mostre sua autoridade e domínio sobre o assunto.
Vale lembrar que postagens constantes fazem com que seu site de contabilidade seja mais facilmente encontrado nas buscas do Google, então explore ao máximo essa página.
9- Utilize CTA’s
O call-to-action (CTA) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação, ou seja, o ‘ingrediente secreto’ do seu site de contabilidade.
Existem diversos tipos de CTA, como um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page.
Quando uma pessoa chega até o seu site, mesmo que ela nunca tenha ouvido falar da sua empresa, é certo que algum interesse ela tem naquilo que você vende. Explore essa condição e incentive o visitante a tomar uma ação nesse momento.
Ex: “Inscreva-se já”, “Assine nossa newsletter” ou “Saiba mais sobre nossa contabilidade”.
O importante é que seu call-to-action leve o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas.
10- Não esqueça de deixar seu contato
Agora que o usuário já navegou em seu site, lendo sobre seus serviços, sobre você e acompanhando as notícias do seu blog. É importante que ele saiba como entrar em contato e onde te encontrar.
Por isso tenha em seu site de contabilidade o máximo de formas de contato possíveis.
Deixe o telefone do seu escritório, o WhatsApp, Skype, e-mails e qualquer outra ferramenta de comunicação que você utilize
Coloque um mapa com a sua localização e escreva seu endereço também por extenso, isso ajuda quem estiver pesquisando na internet por contadores na sua região.
Quais as vantagens de ter um site de contabilidade em relação à rede social
É importante que seu escritório tenha uma presença online e interaja com a audiência nas redes sociais, mas sozinhas elas não são suficientes.
Isso não quer dizer que elas não tenham utilidade, muito pelo contrário, elas servem como ferramentas de apoio para o seu site e são excelentes para atrair novos clientes e de fato não podem faltar em sua estratégia.
Com um site de contabilidade, você agrega mais valor ao seu escritório, como:
- Credibilidade – um endereço na web fortalece a sua marca;
- Visibilidade – ajuda a trazer mais visibilidade para sua marca;
- SEO – permite que seu negócio seja encontrado com mais facilidade;
- Mais vendas – possibilita técnicas de vendas personalizadas;
- Métricas avançadas – permite que você entenda melhor o perfil dos seus clientes;
- Publicidade – oferece flexibilidade na divulgação da empresa;
- Personalização – liberdade para personalizar a página livremente;
- Comunicação – disponibiliza várias formas de comunicação com os visitantes;
- Baixo custo – um site pode sair bem barato ou até de graça.
Ou seja, um site permite que você apresente a sua empresa, com informações mais relevantes do seu negócio, enquanto a rede social serve como um apoio, um instrumento de compartilhamento que proporciona maior engajamento e interação com seu público.
Então é isso!
Montar um site para escritório de contabilidade é um investimento para o seu negócio. Com ele, você terá acesso a muitas possibilidades e conseguirá expandir sua empresa a um nível muito mais elevado.
E seguindo as recomendações citadas neste conteúdo, em pouco tempo seu site de contabilidade poderá estar entre as melhores posições do Google, gerando autoridade e conquistando novos clientes!
Ficou alguma dúvida sobre como criar e otimizar um site de contabilidade? Deixe sua pergunta nos comentários!