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Como ser um líder do futuro?

A transformação digital nos escritórios contábeis têm começado há algum tempo, com a adoção de novas tecnologias, tornando os processos mais ágeis. Mas existe outra transformação que deve ser feita e está na forma como lideramos nossas equipes nessa era digital. 

Diante de uma nova estrutura, o contador do futuro se depara com a necessidade de desenvolver outras habilidades, como liderança, pensamento crítico e comunicação. 

Características indispensáveis para ter sucesso nas entregas e melhorar a performance do escritório e da equipe nesse novo tempo.   

É preciso combinar a transformação digital dos processos com estratégias de liderança e negócios, para assim, desenvolver práticas bem sucedidas em ambos. 

Quer saber quais são essas características e se tornar um líder do futuro? Continue lendo este artigo! 

6 características de um líder do futuro 

À medida que o mundo se torna mais conectado, mais transparente e mais diversificado, as empresas precisam de um novo tipo de líder.  

Essa nova liderança requer habilidades diferentes para conduzir organizações no futuro com sucesso. 

Listei 6 das principais habilidades e características que um líder do futuro precisa ter para prosperar.

1- Pensamento Crítico  

A transformação digital automatizou muitos processos, mas também nos tornou dependentes, colocando nosso pensamento crítico em segundo plano.

É fato que confiamos nos resultados e dados que um software nos oferece e até hesitamos em ir contra eles. Mas é importante saber analisar e questionar essas informações para encontrar novas formas de resolver um problema.

Por isso, umas das principais características do líder do futuro é saber empregar competências apropriadas de um pensamento crítico e isso inclui a capacidade de perguntar: 

  • Isso parece adequado para este tipo de negócio ou a situação em que o cliente se encontra?
  • O que preciso fazer para analisar melhor a situação? 
  • Posso obter informações mais diversificadas para que alguma predisposição não prejudique as conclusões ou recomendações? 

Com isso, o líder do futuro consegue encontrar novas formas de resolver problemas e encontrar saídas.

Temos os dados e automatização a nosso alcance, mas precisamos de senso crítico para saber usar essas vantagens com estratégia e precisão.

2- Inovação 

Não dá para falar de transformação digital sem falar em inovação, não é verdade? 

Por isso, a receptividade a ideias novas e a facilidade em encontrar soluções alternativas é uma característica primordial de um líder do futuro .

Soluções novas representam, na quase totalidade das vezes, riscos. Alguns riscos são altos, outros irrisórios. Mas de qualquer maneira, ainda são, essencialmente, riscos. 

Portanto, ser aberto a novas soluções e ideias significa também ter coragem para enfrentar o desconhecido e, muitas vezes, o imprevisível. 

E lembre-se, inovar não significa, necessariamente, criar algo totalmente novo ou descobrir um mercado inédito a ser explorado. A inovação também está nos detalhes: na aprimoração de um processo, em uma forma criativa e diferente de ser fazer publicidade etc. 

O importante é sempre procurar e explorar novas formas de melhorar um trabalho ou produto. 

3- Comunicação 

Outra característica importante de um líder do futuro é a comunicação.

Mais especificamente, a habilidade de entender a perspectiva do cliente e apresentar ideias a partir dela, representam subcompetências dentro desta categoria mais ampla:

  • Assumir a perspectiva

Um líder do futuro sabe se colocar no lugar do cliente para analisar a decisão ou recomendação que é dada. Essa habilidade  aumenta a eficácia da comunicação de forma praticamente imediata. Além disso, um líder do futuro sabe que, nem sempre, o ouvinte compreende termos e questões técnicas por isso usa uma linguagem objetiva e clara.

  • Considerar a situação atual das empresas

Durante esse período da pandemia do COVID-19, por exemplo, o cliente pode precisar de mais empatia e fatos concretos. Por isso, o líder do futuro sabe que é importante estabelecer um relacionamento com o parceiro para obter as informações necessárias e ajudá-lo.

Se colocar no lugar do cliente; considerar o problema que está enfrentando; entender as implicações potenciais da decisão para o seu negócio; mostrar empatia sobre como o estresse e ansiedade de uma decisão podem impacta-lo, são práticas de comunicação de um líder do futuro

4- Abordagem digital 

A Abordagem digital é a capacidade de se adaptar às mudanças e aplicá-las para evoluir o seu modelo de negócios. 

E uma das características de um líder do futuro é, a habilidade para discutir novas tecnologias e descobrir a melhor maneira de integrá-las e entender como elas afetam o fluxo de trabalho que fornece. 

Por exemplo, entender como tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, estão atualmente inseridas no seu fluxo de trabalho e como sua interação com ferramentas de inteligência artificial  pode estabelecer uma predisposição que impacte o resultado é uma necessidade crítica para conseguir alavancar o resultado com sucesso 

5- Adaptação 

Quem fica preso a formas tradicionais de agir e pensar, corre o risco de perder grandes oportunidades e até ter dificuldade em resolver problemas e tomar decisões. 

Isso se torna ainda mais grave no contexto em que vivemos, com um mundo dinâmico, hiper conectado e onde as informações e descobertas fluem em um piscar de olhos. Nesse sentido, saber se adaptar a essas mudanças é uma das características mais importantes em um líder de futuro.

Essa versatilidade garante que o líder estará sempre atento ao que há de mais eficiente e moderno em seu nicho, além de permitir que ele tome decisões frente aos problemas e desafios com muito mais facilidade. 

6. Equilíbrio emocional 

Lidar com as adversidades cotidianas com inteligência emocional é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer gestor. 

Por isso, a inteligência emocional é uma das características de um líder do futuro e isso engloba conseguir manter o foco mesmo em dias de stress e cansaço. 

Para que essas variações de humor não prejudiquem o seu trabalho, você deve cuidar sempre de sua saúde (física e mental), separando um tempo para descanso, lazer e atividades que lhe façam bem. 

É importante ter consciência de que todos nós estamos sujeitos a problemas e imprevistos que podem afetar nosso emocional. Entretanto, como o trabalho de um líder do futuro é influenciar um número considerável de pessoas, o ideal é que ele aprenda a reconhecer suas alterações emocionais e não permita que elas prejudiquem o lado profissional. 

Habilidades Interpessoais são essenciais para um líder do futuro! 

Essas características interpessoais são de extrema importância para a um líder do futuro, pois a tecnologia continua automatizando as atividades transacionais da função contábil.

Por isso a capacidade de um contador se conectar, se relacionar e comunicar será ainda mais importante no futuro. 

Os profissionais de contabilidade precisam se apoiar em suas competências de liderança, pensamento crítico e comunicação e assim desenvolver uma abordagem digital para capitalizar o valor único que eles têm a oferecer. 

Então é isso 

Este é o momento de focar no desenvolvimento dessas características e se tornar um líder do futuro e espero que esse conteúdo te ajude neste processo.