Este é um guest post escrito por ContaAzul
 

Quer atrair clientes para seu escritório contábil e não sabe por onde começar? Você não está sozinho. A verdade é que esse é um problema muito comum nesse ramo de atuação.

Em meio à crise que assola o país, a responsabilidade dos contadores aumenta muito, já que são eles que auxiliam na manutenção da saúde financeira e controle tributário e fiscal das empresas.

Assim, na correria do cotidiano, fica difícil sair do operacional e pensar em estratégias para crescer. Por outro lado, momentos de incerteza econômica também revelam oportunidades. Em busca de segurança, muitos empreendedores buscam novos prestadores de serviços.

“Mas, afinal, como prospectar clientes para o meu escritório contábil?”. Se você se faz essa pergunta com regularidade, fique tranquilo. No texto a seguir você aprenderá alguns métodos de atração de clientes que podem ser colocados em prática agora mesmo.
 

Atração de clientes para escritórios contábeis

 
Expandir um escritório de contabilidade é o sonho de muitos empreendedores do ramo. Para isso, o melhor caminho é aumentar a receita. E uma das formas para alcançar esse objetivo é a aquisição de novos clientes.

Parece incrível que nos dias atuais, com tamanha fartura de recursos, a grande fonte de atração seja o boca a boca. Sejamos sinceros: isso não é suficiente para atingir resultados realmente bons.

Acredite: o maior aliado das empresas no cenário atual é o marketing, principalmente o digital. Afinal, as tecnologias que surgem todos os dias encurtam os caminhos para o fechamento de negócios.

São muitas as ferramentas disponíveis no mercado. E, apesar disso, grande parte dos contadores ainda não exploram esse recurso.

Se por um lado esse é um panorama preocupante, também representa uma conjuntura otimista para aqueles que se arriscam na área. Talvez, para você, o pioneirismo e a inovação possam significar uma vantagem competitiva.
 

5 caminhos para atrair clientes para escritórios contábeis

 
Em qualquer que seja o negócio, há um momento no qual é necessário dar um salto. Em escritórios de contabilidade, não é diferente.

Como sabemos, o ramo contábil demanda confiança entre contratante e contratado, o que faz com que seja difícil ampliar a clientela. Mas, como você sabe, depender apenas de indicações é muito perigoso. Por isso, confira agora cinco formas de atração de clientes.

1. Participar de eventos

A participação em eventos é uma das melhores maneiras para estimular o networking e, como consequência, conseguir novas oportunidades de negócios.

Além do diálogo com potenciais clientes, aqui também é realizado o processo de autopromoção da marca.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas é estabelecendo-se como referência no mercado por meio de palestras. Certamente os participantes enxergarão o seu escritório com bons olhos ao perceber que você domina o tema e está atualizado.

Mas ainda há outras possibilidades. Nesses eventos, são realizados workshops, expõem-se painéis de ferramentas e, muitas vezes, há até locais reservados exclusivamente para a negociação.

Um bom exemplo de evento do setor é a Conta Azul [CON], conferência realizada pela Conta Azul que, em 2018, reuniu 1500 profissionais da área contábil. Além de bate-papos com diversas referências do mercado de contabilidade, muitas outras oportunidades se apresentam nesses momentos.

2. Valorizar quem indica

Na área da contabilidade, a boa reputação do escritório é necessária. Isso porque se trata de um serviço para o qual o cliente permite acesso a diversos de seus dados sigilosos.

Por isso, como dito no início do texto, as indicações são um dos principais geradores de receita para escritórios contábeis.

Por si só, essa prática já traz alguns bons resultados (embora a expansão requeira outras fontes). Mas você sabia que há outras maneiras de estimulá-las?

Uma ação que costuma funcionar é o incentivo aos clientes que já fazem parte da carteira. Como eles convivem em um mercado e interagem com outras empresas, conhecem muitas pessoas que podem se interessar pelo serviço do contador.

Nesse caso, a recomendação é torná-los aliados. A cada indicação, o cliente pode ganhar descontos ou benefícios, por exemplo. Os contratos recém-adquiridos podem ter o mesmo privilégio, formando assim uma rede que só tende a crescer.

3. Criar conteúdo para blogs

Muitos escritórios contábeis ainda ignoram o poder da internet. No marketing digital, a estratégia de blogs é a que tem maior destaque nos últimos tempos.

Essa metodologia é muito eficaz para o mercado contábil, já que um de seus principais benefícios consiste na criação de conteúdo relevante que gera confiança.

De maneira similar às já citadas palestras, mas com um potencial de alcance muito maior, a redação de artigos em blogs tem diversas finalidades. A principal delas é conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de buscas para sanar as dúvidas dos usuários relacionadas à contabilidade.

Com a frequência de visitas, eles certamente optarão pelo seu escritório quando surgir a necessidade de contratação dos serviços contábeis.

4. Reforçar a marca em redes sociais

Não adianta fugir: as redes sociais estão em todos os segmentos do mercado. A grande dificuldade das empresas está em encontrar a plataforma perfeita.

Tudo isso deve ser testado e medido, mas negócios B2B costumam se dar muito bem no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo.

Assim, essa pode ser uma ótima maneira para atrair novos clientes. O foco nessa mídia social é o relacionamento e construção de autoridade do escritório ou profissional. E, é claro, o networking.

Apesar disso, nada impede que você explore outras ferramentas. Facebook, Twitter e até mesmo o Instagram podem se revelar boas fontes de atração. Veja como usar as redes sociais ao seu favor no artigo Redes sociais na contabilidade: um guia para crescer.

5. Investir em mídia paga

Por fim, mas não menos importante, está a mídia paga. Ela funciona como os antigos anúncios de jornal, mas está presente nos principais canais de comunicação da internet.

O grande diferencial no investimento em links patrocinados na web é que eles podem ser direcionados para um público específico. Se você segmentar corretamente e planejar bem uma campanha, certamente terá resultados favoráveis.

O canal mais popular é o Google Adwords. Com investimentos nessa mídia, você alcançará pessoas que realizam buscas na internet ou navegam em sites parceiros.

Nesse sentido, o LinkedIn também é um oásis. Isso porque a plataforma de anúncios permite segmentar por dados profissionais, como setor da empresa ou nível hierárquico.

Outras ferramentas muito populares são o Facebook Ads e o Twitter Ads.

Viu só como é possível atrair clientes para escritórios contábeis de diversas formas? Deixe um comentário contando sua experiência.