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Você já conheceu aquelas pessoas impossíveis de se agradar?  Elas detectam falhas em tudo, apontam nossos erros sem enxergar o que fizemos de bom e estão em todos os lugares. Podem ser nossos clientes, colaboradores, parceiros, gerentes e etc. Infelizmente, não tem como fugir, então, como lidar com pessoas críticas demais no trabalho? 

Ainda que algumas tentem ser construtivas, pessoas críticas demais tendem a menosprezar nosso esforço e dedicação, vendo tudo que fazemos ou propomos como algo ruim. Neste momento é natural ficarmos na defensiva, desanimados, tristes ou até mesmo ofendidos. Mas, se não aprendermos a lidar com esse tipo de pessoa, podemos  afetar, negativamente, nossas carreiras. 

Por isso, no artigo de hoje eu trouxe algumas dicas de como lidar com pessoas críticas em excesso no trabalho, para você colocar em prática e não deixar que opiniões destrutivas te desanimem! 

Porque alguns sentem a necessidade de criticar?

Uma pessoa muito crítica geralmente já foi muito criticada e conviveu com chefes ou colegas de trabalho que focavam em suas falhas, erros e, dificilmente, reconheciam seus acertos. E acredite, por mais que você sofra por conviver com pessoas assim, quem critica sofre tanto quanto quem é criticado.

Como dizia Freud: “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo” , ou seja, quando falamos de alguém estamos na verdade falando de nós mesmos, através de um mecanismo psicológico chamado projeção. O mecanismo tem esse nome porque, geralmente, projetamos no outro falhas que são nossas, ou seja, colocamos no outro emoções ou comportamentos que estão dentro de nós. 

Sabe quando aquele seu colega de trabalho diz que você não se comunica com ele, quando na verdade é ele que não se comunica com você? É assim que a projeção funciona e, por isso, alguns sentem mais necessidade de criticar que outros. 

Pessoas muito críticas têm dificuldade de reconhecer qualidades e acertos, se cobram demais e, por isso, cobram muito as pessoas também. São perfeccionistas e colocam o foco apenas no que está errado ou precisa de mudanças. Elas projetam toda a sua insatisfação no outro e encontram nas críticas uma maneira de aliviar a pressão. 

Esse é um comportamento, geralmente, inconsciente. Dessa forma, se você convive com alguém que age assim no ambiente de trabalho, a dica é aprender como lidar com pessoas críticas de forma mais impessoal e tentar ajudá-las a reconhecer e mudar essa atitude.

Como diferenciar uma crítica construtiva de uma destrutiva? 

Como eu disse, a maioria das pessoas não gostam de ser criticadas, então é natural nos colocarmos na defensiva neste momento. Mas, nem sempre uma crítica vem com o intuito de nos desmotivar, ela pode sim colaborar com a nossa melhora e crescimento como profissional. 

Dessa forma, vale a pena entender a diferença de uma crítica construtiva e uma destrutiva, para assim saber o que absorver ou não. 

Destrutiva 

As críticas destrutivas são aquelas feitas de maneira incorreta, indelicada ou passivo-agressiva, que não agrega e que contém acusações sem nenhum fundamento. Geralmente são feitas por pessoas sem habilidade para oferecer um feedback ou que não sabem lidar com os outros. Nesse caso, o problema está em quem faz e não em quem recebe. 

No ambiente de trabalho uma crítica destrutiva é aquela focada em pontos da personalidade e não contribui em nada para o seu crescimento pessoal ou profissional. Servindo apenas para acabar com a motivação. Por exemplo, um gerente diz que para o colaborador que ele não sabe passar informações, pois sua comunicação é fraca devido a sua timidez. Sem oferecer nenhum exemplo ou sugestão de melhora.

Construtiva 

A crítica construtiva, por sua vez, se caracteriza por apresentar o lado positivo de uma situação e alguns pontos que podem ser melhorados com o objetivo de alavancar o crescimento do outro. Para entender melhor, vamos usar um exemplo: um gerente diz ao colaborador que ele consegue extrair informações valiosas do sistema, mas que ele precisa comunicá-las de uma forma melhor aos clientes para que todos possam ter essa mesma visão. 

Aqui a  intenção não foi julgá-lo ou puní-lo, mas sim ajudá-lo a mudar algo que pode prejudicá-lo futuramente. Em tom de conselho e ajuda. 

Entendeu a diferença? Enquanto uma é dita com o intuito de desmotivar e desencorajar a outra propõe uma melhorias. 


Como lidar com pessoas críticas? 

Agora que você entende o que leva uma pessoa a ser assim e sabe diferenciar uma crítica destrutiva de uma construtiva, está na hora de aprender como lidar com pessoas críticas no trabalho

Vamos as dicas:


1- Não leve para o lado pessoal

Difícil não é mesmo? Como separar o emocional do profissional? Afinal, pessoas criticas tendem a apontar seus erros, sejam eles quais forem. Mas, quando ouvir aquela pessoa critica falando algo sobre você, lembre-se que foi dessa maneira que ela aprendeu a se comunicar e se relacionar. 

Por isso, mesmo que a crítica não seja construtiva, saiba que, na maioria das vezes, ela não foi feita com a intenção de lhe ofender, mas sim de suprir uma necessidade interna dela própria e dividir a pressão com você. E por mais que você saiba que essa pessoa não está certa, tente trabalhar a inteligência emocional e relevar. Apesar de tudo, sempre existem pontos positivos que podem ser explorados dessa opinião negativa. 

2- Análise a crítica

Como eu disse, é difícil enxergar lado bom na crítica destrutiva, mas não se limite a pensar que a fala dessa pessoa crítica está realmente errada. Muitas vezes, a maneira na qual ela abordou o assunto não foi legal, porém, não é por isso que ela estará sempre errada. 

Observe se existe coerência no que foi dito e reflita de que forma as críticas estão atingindo você. Se você julgar que realmente existe possibilidade de melhorar, assuma sua responsabilidade e se disponha a mudar.


3- Reserve um tempo para falar sobre o problema

Para tentar entender o problema sob todos os ângulos é importante descobrir se o outro lado realmente tem razão. E a melhor maneira de fazer isso é reservando um tempo para discutir o problema. 

Afinal, a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento interpessoal, não é? Então, alinhe uma reunião e faça perguntas para entender os motivos da crítica recebida e esteja pronto para ouvir sem se sentir culpado. 


4- Seja assertivo

Resolveu falar sobre o excesso de críticas? Então seja assertivo. Isso significa que você deve manter o respeito. Ou seja, você não deve culpar a pessoa nem a rebaixá-la. Ao invés disso, comunique-se de forma clara e específica e diga que as críticas dela não estão contribuindo para melhorar os resultados do time.

Por exemplo, seu colega crítica, regularmente, o tempo que você demora para atender um cliente, sem ao menos questionar os seus motivos. Nesse caso, você pode dizer a ele que, essa demora tem a ver com a alta demanda que você tem absorvido e que mesmo demorando todos os seus clientes são atendidos com excelência e têm seus problemas resolvidos. 

Não tenha medo de ser assertivo em casos de criticas sem fundamentos. 

5- Seja agradecido e humilde

Embora possa ser difícil, você precisa reconhecer a honestidade da pessoa e ser capaz de agradecer, mesmo que ela não esteja certa. Lembre-se de que fazer críticas costuma ser tão desconfortável quanto recebê-las; portanto, a conversa provavelmente também foi estranha para a outra pessoa.

O ego também pode levá-lo a reagir mal, especialmente a críticas mal feitas. Mas não se esqueça que ninguém é perfeito e provavelmente há alguma verdade no que foi dito, mesmo que seja doloroso. Seu ego tentará protegê-lo, descontando as críticas, não porque sejam imprecisas, mas por causa de uma entrega inadequada. 

6- Lembre-se que você vale a pena

Às vezes é difícil não internalizar as palavras duras que alguém diz sobre nós e nos repreender ainda mais. Neste momento tente  lembrar que nem tudo que as pessoas dizem a seu respeito é condizente com a sua real capacidade e dedicação.

Claro, talvez você possa melhorar em algumas áreas, afinal todos nós podemos, mas não deixe que isso apague do seu pensamento o quanto você tem conquistas e experiências que não podem ser tiradas ou esquecidas. 


Transforme a cultura de críticas em uma cultura de feedbacks

Uma cultura de feedback é criada por pessoas que entendem o poder da comunicação clara e regular dentro das empresas, bem diferente de uma cultura que valoriza ou cria pessoas críticas. 

As empresas que dedicam recursos para estabelecer um ambiente em que os colaboradores aprendam a dar e receber feedback de forma adequada, geralmente têm uma taxa mais alta de engajamento dos funcionários e menos rotatividade. 

A criação de uma cultura de feedback não acontece acidentalmente. Requer prática e treinamento, principalmente para pessoas críticas, pois elas precisam aprender a enxergar qualidades e melhorias, já que o feedback reconhece a importância de ambos.

Uma cultura de feedback é importante porque fornece aos colaboradores informações regulares e consistentes sobre o desempenho de suas funções. Quando isso não acontece, eles provavelmente também não vão dar ao empregador nenhum feedback saudável. Isso pode resultar em uma falsa sensação de que tudo está bem e que nenhuma melhoria é necessária. Até chegar ao auge do problema, quando uma simples crítica construtiva é recebida como destrutiva, magoando e desmotivando o colaborador ou parceiro. 

Por isso, o feedback construtivo é um veículo importante para trazer esses problemas à tona e ensinar a essa pessoa crítica que ela também tem pontos a melhorar, seja qual for sua hierarquia. 

Gostou das dicas de como lidar com pessoas críticas

Espero que sim! Pois, o intuito era mostrar a você que lidar com pessoas críticas não é impossível e que pequenas ações podem te ajudar a tornar esse relacionamento menos conturbado. 

E lembre-se: tente ter empatia, saiba que a pessoa critica também sofre com essa atitude e se cobra tanto quanto cobra você e muitas vezes ela nem enxerga o quão rude ou desnecessária sua crítica foi. Então, antes de se deixar levar pela raiva e pela vontade de revidar ou brigar, tente ser assertivo e dizer como aquilo te desmotivou. E se ela tiver razão no que diz, absorva o que for construtivo e bola pra frente.

Se você tem uma outras dicas de como lidar com pessoas críticas demais no trabalho, deixe suas observações nos comentários! Sua ajuda será muito útil =)