Como implantar o Customer Success em seu escritório contábil?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Atualmente, muito se tem falado sobre Customer Success, mas será que você sabe o que ela realmente quer dizer? Pois é, muitos não entendem exatamente o que é essa estratégia e, por conta disso, a colocam em prática da forma errada, o que não gera nenhum resultado. Por isso, neste conteúdo, iremos aprender o que realmente significa esse conceito, quais são as suas implicações, benefícios, investimentos e como aplicar o Customer Success em seu escritório contábil.

Vamos lá?

O que é Customer Success?

 
Podemos dizer que Customer Success é a evolução do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) convencional. Como se sabe, os clientes mudaram e seus hábitos também, isso obrigou as empresas a se adaptarem a essa nova forma de consumo para continuar atendendo e mantendo seus clientes.

Hoje, vivemos em uma realidade de mercados cada vez mais competitivos, monopólios são cada vez mais raros e para qualquer serviço que você procure já existem dezenas de empresas oferecendo uma solução. Nesse ambiente competitivo, se sobressai aquele que tiver maior vantagem competitiva.

Neste contexto, o Customer Success entra como uma dessas vantagens competitivas!

Antes de pensar em implantar o Customer Success em seu escritório contábil, você, gestor contábil, precisa entender qual é a essência desse termo. A principal diferença entre Customer Success e Suporte ao Cliente é: o suporte só é acionado caso o cliente tenha algum problema ou precisa de ajuda em relação a algo específico, aí no seu escritório contábil, por exemplo, funciona quando um cliente liga tirando dúvida sobre algum imposto ou cálculo.

o Customer Success se antecipa ao pedido do cliente. É uma equipe verdadeiramente focada no sucesso do seu cliente, antecipando-se ao problema. Essa equipe entra em contato periodicamente com os clientes, prestando um serviço individual e de qualidade. Gerando valor para o cliente, esclarecendo suas dúvidas e demonstrando interesse no seu negócio.

Esse tipo de atendimento personalizado é o que tem encantado e cativado muitos clientes, e muitas vezes é o que impede que esses clientes optem pela concorrência. A comunicação entre os profissionais contábeis e seus clientes sempre foi um grande problema. Em decorrência do número de tarefas e processos dentro do escritório contábil, acaba faltando tempo para dedicar ao atendimento ao cliente, e em consequência, falta tempo para dedicar ao Customer Success.


 

Customer Success como vantagem competitiva

 
Se você é um gestor focado no desenvolvimento e na inovação do seu escritório contábil, provavelmente já percebeu que o Customer Success é rico em benefícios. Para começar, podemos dizer que o custo para trazer um cliente novo é imensamente superior ao custo de manter um cliente fidelizado.

No entanto, o que muitos gestores contábeis não compreendem é que, fidelizar um cliente não está diretamente ligado a oferecer o menor valor de mensalidade e sim a qualidade de serviço e de atendimento. Por isso, quando mencionamos o Customer Sucess, estamos falando de revolucionar o contato com o cliente, fidelizá-lo ao seu escritório contábil e, consequentemente, criar uma vantagem competitiva.

Grande parte dos escritórios contábeis se recusam a seguir às tendências do mercado e se recusam a evoluir e melhorar seus processos. Se você já percebeu que mudança é a chave para o crescimento, provavelmente já está pensando em como implantar o Customer Sucess em seu escritório contábil, não é mesmo?
 

Como implantar o Customer Success em seu escritório contábil?

 
Para começar a implantar o Customer Success em seu escritório contábil você deve ter em mente que precisará de um profissional especializado. Ou seja, com experiência no atendimento ao cliente e que, no mínimo, saiba a diferença entre Customer Succcess e Central de Atendimento.

A equipe de Customer Sucess é relativamente proporcional ao tamanho do seu escritório contábil, ou seja, ao número de clientes que seu escritório atende hoje. Como sugestão, para iniciar a implantação você pode ter apenas um profissional focado, que comece atendendo suas maiores contas. Assim, depois disso, aos poucos, vá incorporando toda a carteira de clientes.

Esse profissional deve ter um líder ou um gestor que acompanhe todo o seu trabalho.

Além disso, esse gestor deve conhecer profundamente o escritório contábil e sua cultura para e, baseado nisso, desenvolver métricas de resultados e bom atendimento. Assim, será possível medir o nível e a qualidade do atendimento ao seu cliente.

Normalmente esses índices são:

  • tempo de resposta e atendimento;
  • número de chamados concluídos;
  • número de reclamações;
  • taxa de contatos ativos com o cliente.

No entanto, esses índices podem variar de acordo com as particularidades do seu escritório contábil.

Outras ações que pode auxiliar o inicio do Customer Success em seu escritório contábil

Para auxiliar esse começo você pode criar um cronograma de ações, ou seja, um cronograma de contatos com o cliente. Assim, em datas específicas, o seu profissional de Customer Success pode entrar em contato com seu cliente através de um canal específico, até que esse contato se torne algo rotineiro e natural.

Colher o feedback do seu cliente a respeito do trabalho do profissional de Customer Success é super importante. Afinal, você está investindo nisso para melhorar a experiência dele com o seu escritório. Nessa fase inicial, a pessoa responsável pelo Customer Success vai começar a conhecer seus clientes e entender suas preferências e particularidades, por exemplo:

Depois de um determinado número de contatos com a Patrícia do financeiro da Empresa X, vocês perceberam que ela:

  • Prefere ser contatada no período da manhã, através do celular;
  • Tem muitas dúvidas a respeito de impostos;
  • Gosta de participar de encontros presenciais e um café esporádica;
  • E é aberta para conversar sobre outros assuntos, etc.

Por isso, conhecer a particularidade de cada cliente é um ponto importante para ter sucesso ao implantar o Customer Success em seu escritório contábil. Portanto, como todo começo, implantar essa nova área em seu escritório pode ser um projeto desafiador. Porém, se você conseguiu entender a importância e os benefícios dessa atitude, vai encarar como um investimento para o futuro do seu escritório contábil!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *