fbpx

Você chegou em momento em que, não tem outro jeito, terá que pedir ajuda no trabalho para resolver algum problema. É aí que começam a surgir algumas dúvidas: e se eu pedir ajuda a alguém essa pessoa disser não? E se meu pedido me fizer parecer inepto? E se a ajuda vier de má vontade? E se esse não for o momento certo?

Pois é! Algumas pessoas se sentem inseguras na hora de pedir ajuda no trabalho, porque acham que isso pode demonstrar fraqueza ou falta de capacidade de suas partes, mas isso não é verdade! Quem pede ajuda apenas mostra que se importa com a qualidade do trabalho que está fazendo e que confia nos seus colegas para apoiá-lo nisso. Por outro lado, quem não consegue pedir ajuda, pode acabar perdendo muito tempo tentando descobrir tudo sozinho ou fazendo da maneira mais difícil, além de correr o risco de entregar um trabalho errado.  

Por isso, neste conteúdo, iremos juntos desmistificar o pedido de ajuda no trabalho e encontrar formas de fazer isso da maneira e no momento certo!.

Vamos lá?

Por que pedir ajuda no trabalho é algo tão difícil?

A maioria das vagas de emprego – independentemente da empresa, setor ou função – buscam as mesmas soft skills: o candidato ideal  precisa ter uma atitude positiva e uma mentalidade de equipe. Mas uma qualidade essencial que nem sempre se lembram de mencionar é  a capacidade de pedir ajuda. 

A falha em valorizar e contratar por essa qualidade cria as condições que levam ao esgotamento dos colaboradores. Em alguns casos, o desejo de ser visto como prestativo ou pró-ativo podem levar um profissional de alto desempenho a assumir mais tarefas do que ele pode controlar por se recusar a pedir ajuda quando precisa.

Um estudo feito pela empresa Gallup, mostra que 23% dos trabalhadores em tempo integral relataram se sentir esgotados no trabalho com muita frequência ou sempre, enquanto outros 44% disseram que se sentiram esgotados algumas vezes. Sem surpresa, uma das principais causas de burnout, de acordo com o estudo, era uma carga de trabalho exaustiva.

Uma das estratégias para lidar com uma carga de trabalho muito pesada de trabalho é ter equipe suficiente, saber distribuir bem as tarefas entre o time e incentivar os colaboradores e, até mesmo, líderes, a pedirem ajuda quando precisarem  é Mas por que tememos um pedido tão simples? Às vezes é um problema com a cultura no local de trabalho que não engaja esse tipo de atitude. Mas, geralmente, o que nos impede somos nós mesmos. 

Em outro estudo, dessa vez feito pela Tandfonline foi descoberto que os trabalhadores temiam ser percebidos como menos competentes quando pediam ajuda, exatamente como falamos na introdução, outros não sabiam como, nem quando,  fazer isso.

Ou seja, muitas vezes nos preocupamos com a possibilidade de parecermos incompetentes ou que as pessoas se sintam irritadas com o nosso pedido de ajuda, mas não precisa ser assim!

Admitir que precisa de ajuda, pode ser intimidante, porém, também pode ajudá-lo a preservar sua saúde mental e a qualidade de seu trabalho – e, a longo prazo, torná-lo um colaborador mais forte.


Como e quando pedir ajuda no trabalho

Como citei, uma das barreiras que nos impede de pedir ajuda no trabalho é não saber quando nem como fazer isso. Então, para que você se sinta mais seguro para realizar este pedido, eu separei 4 situações em que você pode e deve pedir a assistência de seus colegas e algumas formas de fazer isso. 

Vamos lá?

1- Quando você não tem ideia do que está fazendo

Pode parecer bastante óbvio, mas se você não tem absolutamente nenhuma ideia do que deve fazer para concluir uma tarefa ou para resolver um problema é hora de abordar alguém em seu escritório e solicitar sua assistência. Afinal, não adianta se torturar tentando improvisar em algo que você não entende profundamente. Se você fizer isso, é provável que não saia como esperado e você terá perdido bastante tempo.

Portanto, quando não souber o que fazer, procure alguém que tenha essa habilidade para obter uma melhor compreensão da tarefa e dos objetivos específicos.

Experimente o seguinte: “Estou um pouco confuso sobre os detalhes do balancete. Podemos definir um horário para conversarmos sobre os detalhes desta tarefa?” 

2- Quando você tem muito o que fazer

Acontece com todos. Você continuou respondendo com entusiasmo “Sim!” a cada nova tarefa que foi proposta e agora está com muitas atividades em sua mão. Ou seja, você atingiu seu limite e sabe que não existe nenhuma maneira de terminar tudo dentro do prazo combinado. Qual o passo agora? Solicitar ajuda de seus outros colegas de trabalho, é claro!. 

Você pode sentir que está fugindo da responsabilidade, mas, todos já passaram por essa situação pelo menos uma vez na vida. Apenas certifique-se de retribuir o favor quando seu colega de trabalho também se sentir sobrecarregado!

Experimente o seguinte: “Não quero que você sinta que estou tentando passar o meu trabalho para você, mas estou totalmente sobrecarregado agora. Se você tiver algum tempo, você se importaria em me ajudar a fechar as folhas de pagamento deste novo cliente? Eu sei que você tem uma grande facilidade com esse tipo de trabalho e eu apreciaria muito a sua ajuda”.

3- Quando você comete um erro

Você é humano, então erros acontecem, mas, não é exatamente sobre o que você fez, é sobre como você reage a isso. A pior coisa que você pode fazer é tentar varrê-lo para debaixo do tapete sem que ninguém perceba. Até porque, em um escritório contábil, fazer isso pode tornar o problema ainda pior.

Claro, que essa atitude não é fácil, mas, se precisar de ajuda para consertar um erro, certifique-se de abordar imediatamente as pessoas adequadas em seu escritório. O importante é ser rápido e lembrar que você não é a primeira pessoa a cometer um erro no trabalho e, certamente, não será a última.

Experimente o seguinte: “Infelizmente eu concluí um recálculo de DAS de forma errada. Como sei que você entende muito dessa obrigação, poderia me ajudar a consertá-la ou me indicar uma forma de resolver esse problema?”.

4- Quando você precisa de um conhecimento adicional

Às vezes podemos pensar que tudo tem que estar r sobre o nosso controle. Quando é assim, mesmo quando se tem pouco conhecimento em determinada atividade, relutamos em admitir que a contribuição de alguém pode ser relevante. O que pode impactar de forma negativa o nosso trabalho

Portanto, se você está trabalhando em um atividade que não pertence a sua área e identificou que poderia se beneficiar muito com a contribuição adicional de um de seus colegas de trabalho, não hesite em pedir ajuda a eles. Isso estimula a colaboração entre os membros da sua equipe e também ajuda a concluir a tarefa com excelência. 

Experimente o seguinte:“Estou trabalhando na abertura de uma nova empresa e adoraria sua visão de especialista nesta área em particular. Podemos marcar um horário para que possamos conversar e trocar algumas ideias? Eu realmente acho que sua contribuição será extremamente relevante para esse trabalho!”

E lembre-se: oferecer a sua ajuda no trabalho tornará esse processo mais fácil quando chegar a sua vez

Uma das vantagens de conviver com muitas pessoas é ter à disposição diversos talentos e habilidades que só podem ser aproveitados em um ambiente que incentiva o apoio entre os colaboradores.

Apoiar os seus colegas começa com atitudes simples, como oferecer a sua ajuda. Quando você ver que alguém está confuso com alguma atividade ou que você pode ajudar de alguma forma, não pense duas vezes: ofereça ajuda a ele! Dessa forma, você estará cooperando e criando um ambiente mais colaborativo.

Ofereça ajuda também quando alguém estiver se sentindo mal, física ou psicologicamente. Em dias ruins, saber que alguém de fora da situação te apoia, além de ser importante , ajuda na construção da confiança entre a equipe.

Então, não tenha medo de oferecer ajuda quando achar que pode contribuir, assim, você cria um ambiente colaborativo e torna mais fácil fazer esse pedido quando você precisar de assistência.

Por fim, não se esqueça: pedir ajuda no trabalho, não irá prejudicar a sua imagem!

Pedir ajuda mostra muito mais força do que fraqueza. Essa atitude demonstra que você se preocupa e se esforça para conseguir o melhor resultado e, consequentemente, se importa com os interesses e objetivos da empresa. Ou seja, pedir ajuda no trabalho, pode ser o caminho para o seu sucesso, afinal, todos precisam de recursos sejam eles intelectuais ou não!

Esse artigo te ajudou a perder o medo e saber quando e como pedir ajuda no trabalho? Me conta nos comentários, ficarei feliz em saber!