Exaustão, Ebitda, Déficit…Seja você um veterano, ou não, do mundo contábil é possível que já tenha esquecido o significado de algum dos diversos termos contábeis existentes.
Sabemos que toda área tem um dialeto próprio, parecendo até mesmo um novo idioma para quem não conhece e essa realidade é bastante presente no mercado contábil. São tantos termos e siglas que decorar o significado de todos se torna um desafio, para novos ou antigos profissionais.
Pensando nisso, eu reuni neste artigo 106 termos contábeis e seus significados, para você salvar nos seus favoritos e consultar sempre que bater aquele esquecimento momentâneo, combinado?
Vamos lá!
103 Termos contábeis que todo contador deve conhecer e seus significados
Ações
Representam um direito sobre os ativos e lucros da empresa. Quando a empresa tem capital aberto, essas ações podem ser negociadas na Bolsa de Valores.
Acionista
Pessoa física ou jurídica que possui parte das ações e patrimônios de uma empresa.
Existem dois tipos de Acionistas: minoritário e majoritário. O minoritário possui cotas pequenas de ações e por isso não tem direito a voto na empresa. Já o majoritário tem direito a voto e detém uma quantidade de ações maiores que os demais, por isso exercer o controle de uma empresa.
Amortização
Extinção ou redução parcial de uma dívida com pagamentos periódicos divididos em parcelas. Geralmente, é usada em empréstimos bancários e compra de imóveis.
Ativo
É o patrimônio que a empresa possui e faz referência a bens e direitos, por exemplo, um investimento que poderá contribuir para o aumento do poder aquisitivo da empresa.
Ativo Circulante
Dinheiro em caixa ou em bancos que refere-se aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, geralmente 1 ano.
Ativo Contingente
Ativo Contingente é um bem que pode, eventualmente, fazer parte dos ativos de uma empresa no futuro, dependendo de uma ocorrência ou evento incertos. Por exemplo: uma casa que está em inventário ou uma herança que ainda não foi recebida.
Ativo Diferido
Subgrupo de contas de despesas pré-operacionais e gastos de reestruturação que contribuirão, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social.
Ativo Intangível
Encerra valores que não encontram um correspondente tangível. Por exemplo: fundo de comércio ou patentes de invenção. E pode ser chamado também de Ativo Incorpóreo.
Ativo Permanente
É a parte do Ativo que expressa os valores ou bens que não se destinam à venda.
Ativo Realizável
Conjunto de valores que expressam investimentos cuja transformação em dinheiro é relativamente fácil. Embora não sejam valores numerários podem se transformar neles sem dificuldades.
Esse grupo inclui: contas de mercadorias, estoques, clientes, contas a receber, entre outros.
O Ativo Realizável divide-se em curto e longo prazo, de acordo com o tempo em que os valores poderão se transformar em dinheiro.
Ato Administrativo
Segundo a doutrina contábil feita por alguns estudiosos, o ato administrativo é a ação praticada pela administração e que não afeta o patrimônio de uma empresa. Por exemplo: a elaboração de uma proposta de venda ou de compra.
Balanço Patrimonial
É uma demonstração que tem como objetivo apresentar a situação financeira e contábil de uma empresa, usando como referência um determinado período.
Balanço Social
Conjunto de dados que demonstram as atividades de uma empresa com a sociedade. Tem como propósito publicar a gestão econômico-social e o relacionamento com a comunidade na qual ela está inserida. Por exemplo: como quando uma empresa destina determinado valor a uma ação ou causa social.
Base Fiscal
A mensuração, conforme lei fiscal aplicável, de ativo, passivo ou instrumento patrimonial.
Bens
Tudo aquilo de material ou imaterial, que tenha valor econômico para uma empresa, seja para uso próprio, troca ou consumo.
Bens de Consumo
São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo. Depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis, material de escritório, de limpeza e etc.
Bens de Renda
Não destinados aos objetivos e usos de uma empresa, como imóveis destinados à renda ou aluguel.
Bens fixos ou imobilizados
Representam os bens duráveis de uma empresa e costumam ter vida útil superior a 1 ano. Por exemplo: como imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
Bens Intangíveis
Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais de uma empresa. Por exemplo: marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações, ponto comercial e fundo de comércio.
Capital de Terceiros
São recursos externos angariados pelas empresas para custear suas atividades, como empréstimos e financiamentos.
Capital Próprio
Também conhecido como patrimônio líquido, ele representa os valores que os sócios têm na empresa em um determinado período.
Capital Social
Valor deliberado em estatuto ou contrato, aplicado a empresa pelos sócios ou acionistas
Caução
Conta que tem como finalidade, registrar depósitos feitos em garantia a um negócio.
Certificado Digital
Arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à empresa na qual foi emitido.
Comprovante Contábil
Documento usado como base para a prova de um lançamento contábil.
Conciliação de Contas
Ação de confrontar contas para obter um ajuste entre elas.
Conferência de Conta
Ato de verificar se uma conta está com seus registros de acordo com os seus lançamentos.
Confirmação de Saldo
Quando se afirma que determinado saldo fornecido está exato. As confirmações são feitas a fim de verificar se os lançamentos se encontram em ordem.
Contas de Resultado
Registram as receitas e despesas, permitindo demonstrar o resultado de um exercício (período).
Contas Patrimoniais
Representam os elementos ativos e passivos, ou seja, bens, direitos, obrigações e situação líquida de uma empresa ou pessoa física.
Custo
Valores utilizados na fabricação de um produto ou no desenvolvimento de um serviço, como na comercialização de uma determinada mercadoria.
Demonstração Contábil
É a representação monetária da posição patrimonial, financeira e das transações realizadas dentro de um período por uma empresa
Demonstração do Fluxo de Caixa
Documento contábil fundamental para a análise da empresa, pois mostra a realidade financeira da entidade. Na prática, esse instrumento analisa as entradas e saídas de dinheiro, no que diz respeito ao operacional, vindo de financiamentos e de investimentos.
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Documento que serve para comprovar as mudanças do patrimônio líquido.
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
Relatório contábil que mostra as modificações financeiras de uma empresa.
Déficit
Resultado originado por despesas maiores que receitas.
Depreciação
Perda de valor de um bem decorrente de seu uso ou do desgaste natural.
Deságio
Depreciação do valor nominal de um título ou do preço de uma mercadoria em relação ao seu valor de mercado.
Despesas
Gastos que têm por princípio gerar receitas.
Diário
Livro usado na escrituração contábil para reunir, em ordem cronológica, as ocorrências representativas dos fatos patrimoniais de uma empresa.
Doação
Conforme especifica o artigo 538 do Código Civil, doação é o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou valores para outra pessoa ou instituição.
Duplicata
É uma espécie de boleto, como um título de crédito, por exemplo, cuja quitação prova o pagamento da compra de mercadorias ou recebimentos de serviços.
Ebitda
È um dos termos contábeis em inglês que traduzido significa “Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”.
Eireli
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. É uma modalidade empresarial, na qual há apenas um sócio.
Encargo
Despesas referentes ao exercício, que são contabilizadas e consideradas dedutíveis do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
Estoque
Bens destinados à comercialização.
Exaustão
Redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos florestais ou minerais.
Exercício social
Período de 12 meses quando ocorre o encerramento e divulgação das demonstrações contábeis.
Fato Administrativo ou Contábil
São fatos que provocam mudanças no patrimônio ou no resultado de uma empresa.
Fato Gerador
Conjunto de fatos que motivam a aplicação de um imposto sobre uma pessoa.
Faturamento
Valor da receita de bens ou serviços vendidos em um período específico.
Fenômeno Patrimonial
O mesmo que fato contábil. É tudo aquilo que acontece referente ao patrimônio de uma empresa.
Fluxo de caixa
Instrumento que programa todas as entradas e saídas dos recursos financeiros e fazem referência a um período futuro. É um dos principais instrumentos financeiros para gerenciamento de um negócio.
Gasto
Despesa, custo ou investimento feito para obter uma utilidade. A palavra “gasto” é um dos termos contábeis utilizados por alguns profissionais como sinônimo de despesa ou custo.
Glosa de Despesas
Rejeição de despesas apresentadas ou registradas que se coloca em dúvida a sua autenticidade e exatidão.
Imposto
Valor devido ao Governo Federal, Estado e Município por pessoas físicas e jurídicas.
Imobilizado
Esse é um dos termos contábeis que relaciona os bens e direitos destinados às atividades de uma empresa. por exemplo: terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, veículos, móveis, utensílios, etc.
Incentivo Fiscal
Redução ou extinção de cobrança de um imposto com o objetivo de melhorar a economia de determinado segmento. Um incentivo oferecido pelo Governo.
Inventário
Levantamento dos elementos do patrimônio de uma empresa em um período, com o objetivo de verificar a existência de um bem componente.
Investimento
São recursos reservados para ações, participações, títulos ou qualquer outro ativo, além da atividade principal da empresa, gerando ganhos patrimoniais ou intelectuais.
Junta Comercial
Um dos termos contábeis utilizados, principalmente, durante a abertura de uma nova empresa. Refere-se ao órgão governamental que faz os registros de comércio, para abertura ou fechamento de um negócio.
Juros
Taxa de remuneração cobrada pelo uso de algum capital tomado como empréstimo, para uso próprio ou para repasse.
Leasing
Operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens e uma empresa que usufrui desses bens contra o pagamento de prestações.
LTDA
Significa Sociedade Limitada e é uma modalidade empresarial para empresas com mais de dois sócios.
Lucro
Ocorre quando as receitas apuradas ultrapassam as despesas em uma empresa.
Lucro Acumulado
É o resultado positivo do acumulado de uma empresa. Legalmente, ficam em destaque, mas, tecnicamente, enquanto não forem distribuídos ou capitalizados, costumam ser chamados de Reservas de Lucros.
Lucro Bruto
Diferença positiva entre a receita total e o custo de um produto ou serviço.
Lucro Líquido
Lucro Líquido é a dedução do Lucro Bruto, menos a dedução do imposto de renda, junto com outras taxas que a empresa deve pagar.
Lucro Operacional
É o resultado do Lucro Bruto deduzido de despesas operacionais, como: administrativas, comerciais e tributárias.
Margem
Quantia em dinheiro que sobra da receita obtida por meio da venda de um produto, serviço ou mercadoria.
Moratória
Bem de propriedade de uma empresa que tem como objetivo uma possível venda para geração de novos resultados
MEI
Significa Microempreendedor Individual e refere-se a uma modalidade empresarial em que um profissional autônomo se registra, legalmente, para exercer uma atividade referente a serviços, comércios ou indústrias.
Mensuração
Processo que determina as quantias monetárias com que os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado.
NIRE
Número de Inscrição no Registro de Empresas. É o que confirma a legalidade da empresa na Junta Comercial do Estado. Um número único que comprova a existência de uma empresa.
Nome Fantasia
É o nome popular de uma empresa que pode ou não ser igual à sua razão social.
Obrigações
São dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza, assumidos perante a terceiros ou, bens de terceiros que se encontram como posse de uma empresa.
Orçamento
Preço aproximado concedido a um cliente pela realização de determinado serviço.
Passivo
Obrigações de uma empresa com os sócios e terceiros.
Patrimônio Líquido
Capital próprio ou recursos próprios de uma empresa. Ou seja, é riqueza que a empresa possui, menos suas despesas.
Payback ou Tempo de Retorno
Relação entre o valor do investimento e o fluxo de caixa de um determinado projeto.
Perda
Consumo anormal de matéria-prima ou despesa involuntária que pode se transformar em um novo custo.
Plano de Contas
Conjunto de contas ordenadas e organizadas para serem utilizadas no decorrer das atividades de uma empresa.
Provisão
Estimativa de uma provável perda ou despesa.
Quotas
É a parte correspondente de cada sócio referente a sociedade de uma empresa.
Razão Social
Nome registrado de uma empresa e pode ser diferente do nome fantasia.
Receitas
São entradas de elementos para o ativo da empresa que podem ser bens ou direitos. São eles os responsáveis pelo aumento da situação líquida.
Regime de Caixa
Regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independente do momento em que foram realizadas.
Regime de Competência
É o que apropria as receitas e despesas de uma empresa no período de sua realização, independente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.
Rentabilidade
Ganho ou perda monetária ocorrida em um investimento.
SEFAZ
Secretaria da Fazenda do Estado. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável pelo controle das receitas e das despesas dos estados e distritos federais.
Selic
Taxa básica de juros da economia no Brasil e uma das ferramentas do Banco Central para controlar a inflação.
Simples Nacional
Regime de uma empresa que valida a arrecadação, cobrança e fiscalização de impostos e unifica oito deles: municipais, estaduais e federais, todos em uma única guia de pagamento.
Sintegra
Sistema Integrado de Informações sobre operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. É um sistema que tem como objetivo facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais.
Superávit
Um dos termos contábeis utilizado para expressar à conta “lucro do exercício” dos balanços empresariais privados
Subvenção Governamental
Assistência dada pelo Governo, em forma de transferências de recursos, a uma empresa em troca do cumprimento de certas condições relacionadas às suas atividades operacionais.
Tarifa
Relação oficial das taxas sobre mercadorias importadas ou exportadas.
Taxa
Tributo que indivíduos e empresas precisam pagar ao Estado.
Taxa de Juros
Cobrada pelo empréstimo de dinheiro e seu valor manifesto.
(TIR) Taxa Interna de Retorno
Taxa obtida por meio dos fluxos de caixa de um investimento.
Taxa Mínima de Atratividade
Taxa de juros que especifica o mínimo de retorno que um investidor deseja ao aplicar capital.
Tempestividade
Ação de oferecer a informação nas demonstrações contábeis, dentro do período adequado para a decisão.
Tributo
Receita instituída pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Compreende impostos, taxas e contribuições, nos termos da Constituição Federal e das legislações que tratam de matérias financeiras.
Valor Venal
É um valor de mercado que é definido pelo Poder Público para um bem, seja ele imóvel ou terreno. O objetivo é servir como base para o cálculo de determinados impostos e emolumentos judiciais ou administrativos.
Uffa!
Aha! Pegadinha! Esse não é um termo contábil, é só meu contamento de ter chegado ao fim dessa extensa lista de termos contábeis. Realmente, não é fácil lembrar do significado de todos eles, ainda mais no dia a dia corrido de um escritório contábil. Portanto, já salva essa lista aí nos favoritos do seu computador, assim, sempre que precisar lembrar do significado de algum desses termos contábeis, basta pressionar Ctrl + F nesse artigo e digitar o que você quer encontrar na barrinha de busca que irá aparecer. Mais simples do que pesquisar no Google! E não esquece de ajudar seus colegas e sua equipe compartilhando este artigo com eles também, combinado?