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Uma pesquisa realizada pela Top Ranking Marketing, constatou que 63% dos empresários do ramo B2B, acreditam na eficácia e no retorno que os webinários geram para seus negócios. O que me espantou nessa pesquisa foi o seu ano: 2014! Se nessa época 63% dos profissionais abonavam essa estratégia, acredito que hoje já chegamos em 100%. Isso porque, o webinar é uma ferramenta de marketing digital bastante utilizada hoje em dia. E o motivo disso é a alta eficiência em atrair e qualificar leads, gerar  engajamento, fidelizar clientes e tornar sua marca uma autoridade em seu segmento. Mas para garantir o sucesso dessa técnica é preciso entender: webinar o que é, como se preparar para fazer um e como divulgá-lo para o seu segmento. 

Por isso, neste artigo eu resolvi compilar tudo o que pesquisei sobre esse assunto e ajudar você a preparar o seu webinar e começar a colher os frutos que essa estratégia pode trazer ao seu negócio.

Vamos lá?

Webinar o que é?

O Webinar é uma espécie de vídeo conferência, voltada para fins comerciais e educacionais, na qual uma empresa, de qualquer ramo e porte, utiliza uma plataforma online para comunicação. O Termo refere-se a abreviação da expressão em inglês ‘Web Based Seminar’, que nada mais é que um seminário realizado pela internet. 

Vamos supor que seu escritório queira lançar um novo produto, ou realizar uma apresentação abordando um assunto relevante para o seu público. Ao invés de ter o trabalho de lotar um auditório, comprar o lanchinho para o coffe breack, se preocupar com ventilação, cadeiras e todos os detalhes que um evento como esse exige. Você fará da internet o seu local de realização, ou seja, a internet será o seu palco.

Essa estratégia, além de eficiente, torna o alcance da sua apresentação totalmente ilimitado e facilitado. Muito diferente de realizar a mesma palestra, seminário ou conferência presencialmente, afinal, nesse caso o público se restringe à capacidade do espaço utilizado ou inclusão demográfica. 

E o que irá determinar se o webinar servirá como uma ação de marketing de conteúdo ou como marketing de vendas são os assuntos abordados. Como estratégia de marketing de conteúdo, o foco é, obviamente, na oferta de conteúdo relevante. Com informações úteis que ajudem a posicionar a sua marca e empresa como referência e autoridade em determinado assunto. Já para o marketing de vendas, a ação é totalmente comercial, já que é utilizada para a promoção e divulgação de uma solução que sua empresa oferece.

Cada objetivo demanda uma estratégia diferente e falarei mais sobre isso ao longo deste artigo.

Quais os benefícios de um webinar?

Um dos principais benefícios dessa estratégia é o engajamento. Fácil de consumir e interagir, o conteúdo disseminado através do webinar, tem grande impacto no consumidor, pois permite sua participação ativa. Por meio dos recursos de algumas plataformas, o público pode interagir e até influenciar no desenvolvimento do webinar.

O principal fator de engajamento, entretanto, tem a ver com captar a atenção do público. A tendência é que esse desafio se torne cada vez maior, dado o grande volume de conteúdo digital produzido diariamente por diversos players do mercado.

Neste cenário os vídeos são considerados uma das tendências mais  marcantes do Marketing Digital. São mais fáceis de consumir, permitem abordagens mais específicas e, no caso de webinars ao vivo, podem ser assistidos em tempo real.

Com todo esse potencial de engajamento em mente, vamos conhecer outras vantagens que sua empresa pode alcançar produzindo um webinar de sucesso.


1- Aumenta o tráfego

Se você é um contador que trabalha com uma estratégia de Marketing Digital, provavelmente seu escritório já tem um site. E mantê-lo atualizado é fundamental para ganhar autoridade de marca. O desafio, entretanto, é fazer com que o seu público alvo acesse constantemente o site e se torne um visitante frequente.

Para atingir esse objetivo, não basta empregar boas técnicas de SEO . Garantir uma boa   experiência do usuário e o seu retorno no futuro e oferecer relevância e a qualidade nos materiais do site também é super importante. E conteúdo de qualidade, significa conteúdo diversificado.

Entre os diferentes formatos que você pode usar, o webinar se destaca por ser um excelente gerador de tráfego. Se o público gostar do conteúdo, ele o encaminhará espontaneamente para mais pessoas, aumentando o tráfego do seu site e, consequentemente,  a  geração de leads .O webinar provoca uma reação em cadeia positiva. Primeiro, vêm os leads que irão alimentar a lista de e-mails da sua equipe de vendas. Depois, surgem as interações com seu site, blog e redes sociais. E como consequência, há um aumento do público com potencial interesse nos serviços que você oferece.


2- Promove uma discussão aprofundada

Uma das melhores maneiras de conduzir uma discussão aprofundada é produzindo webinars especializados.  Esse ambiente é adequado para transmitir informações específicas, pois a atenção do público é muito maior. 

O webinar permite que o espectador se envolva, liberando a ele a possibilidade de  fazer perguntas em tempo real. Isso torna o processo de nutrição de leads mais fácil e ajuda você a educar seu público, abrindo portas para um recurso muitas vezes inexplorado nos webinars: a geração de insights sobre o comportamento e opinião do consumidor.

Uma excelente forma de aproveitar esse potencial é inserindo questionários e enquetes no webinar.  Assim você pode saber mais sobre seu público, entender sua opinião sobre determinado assunto e melhorar seus conteúdos e demais estratégias de marketing e vendas. 


3-  Melhora a autoridade

À medida que seu público ganha mais conhecimento com os seus conteúdos, sua marca se firma como referência no assunto. 

Os webinars de sucesso têm um impacto positivo nos consumidores, porque eles passam a ver sua empresa como uma fonte confiável de informações. Isso, naturalmente, gera um aumento no nível de acesso aos seus canais. 

Em termos de Marketing Digital, o aumento da autoridade impacta positivamente a estratégia de SEO. Mais autoridade significa mais pontos nas classificações nos mecanismos de pesquisas, como o Google, por exemplo. A consequência é uma melhora considerável no número de prospects que sua empresa irá gerar na Internet.  E o efeito pode se estender para o mundo off-line, afinal, as recomendações de usuários satisfeitos com a experiência podem atrair outros clientes.


4- Aumento nas vendas

Não há dúvidas de que é mais fácil convencer um prospect sobre sua necessidade de compra falando do que escrevendo. Só por esse motivo já fica claro o benefício de um webinar.

Além disso, não se pode deixar de citar que, como o webinar se direciona a diferentes pessoas do seu funil de vendas, ele é uma oportunidade única de aproximar seus leads da sua etapa mais próxima do momento de compra.

Inclusive, um webinar funciona muito bem para esclarecer pontos sobre a solução que seu escritório oferece e eliminar qualquer tipo de objeção que possa existir em relação a ela. Isso facilita toda a jornada do cliente, que vai da reunião comercial, até a assinatura do contrato.


Diferença entre Webinar, Webcast e Web Conferência

Termos bem parecidos, mas com significados diferentes que vale a pena ressaltar antes de passar para o passo a passo da criação de um Webinar.

  • Webcast: É transmitido para diversas pessoas através da internet. Só é possível ouvir e assistir o que está sendo transmitido, sem nenhuma interação entre os participantes. 
  • Web Conference: Totalmente interativa, realizada através da internet em tempo real, com recursos que permitem exibir e compartilhar informações como áudio, vídeo e área de trabalho do computador.
  • Webinar: Uma transmissão ao vivo, ou não,  que também comporta apresentação de slides. No webinar, o apresentador discute a informação transmitida na tela e os participantes podem fazer perguntas em tempo real via chat.

Passo a Passo de como fazer um webinar 

Para aproveitar todos os benefícios que acabamos de listar, você precisa planejar o seu webinar de forma estratégica. Não adianta produzir eventos mal estruturados e com pouca promoção. Na verdade, transmissões ruins podem causar o efeito oposto e prejudicar a imagem do seu escritório.

Portanto, para começar a produzir seu webinar, siga esse passo a passo.


1- Defina o assunto e a data

Não tem como começar de outra maneira. O planejamento eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, e a criação de um webinar não é exceção. Portanto, defina antecipadamente o assunto que será abordado e crie um título atraente, criativo e informativo. Tente levar em consideração aquele post que obteve grande engajamento em suas redes sociais ou o artigo do blog que gerou muitas visualizações, por exemplo.

Vale lembrar que, neste início, você deve ter em mente o objetivo deste webinar: gerar potenciais clientes? Nutrir potenciais clientes? Converter clientes ou melhorar seu relacionamento com quem já é seu cliente? Entender qual o seu objetivo, te ajudará a criar um tema, realmente, relevante.

Em seguida, defina a data em que o evento será transmitido. Procure dar a si mesmo algum tempo para planejar todos os detalhes do webinar sem pressa, especialmente se você ainda não tiver experiência. 

Além da data, defina o horário de início do webinar, levando em consideração o comportamento do público. Com base em dados coletados em seus outros canais de mídia social, você pode descobrir quando seus seguidores estão mais ativos e usar esse período como referência

2- Escolha a plataforma

Não vale adianta planejar detalhadamente, se o webinar não for realizado em uma plataforma de alta qualidade. Esta é uma decisão muito importante no desenvolvimento de sua estratégia, afinal, os fatores de qualidade do stream podem afetar a experiência do usuário durante a sua apresentação.

Portanto, anote suas principais necessidades e tente identificar as melhores soluções disponíveis para atende-las. 

Para ajudá-lo, separei algumas plataformas que você pode considerar:


Facebook live

Apesar de não ser uma ferramenta própria para isso, com o Facebook live é possível utilizar a transmissão de vídeos ao vivo para realizar o seu webinar.

Por não ter sido criado para essa finalidade ele não possui opções específicas para webinars, incluindo a possibilidade de dividir a tela ou visitar outro site ao mesmo tempo durante a apresentação. Mas, se você está iniciando nesse ramo e deseja sentir o seu público, essa plataforma, por ser gratuita, pode ser uma ótima opção. Além disso, uma das vantagens do Facebook é que ele notifica todos os seguidores da página quando uma live está acontecendo, então de fato terá uma boa quantidade de pessoas te assistindo. 


Youtube Live

Como o Facebook, o Youtube Live também não foi criado com esse objetivo. A vantagem é a possibilidade de monetizar, por meio de likes e número de assinantes.

Embora ações como mudança de câmera ou alteração de telas precisam de aplicativos externos, o Youtube é uma ferramenta muito utilizada por todos os que acabaram de aprender o que é webinar. Ou seja, iniciantes podem começar por essa plataforma . 

Google Hangouts

Essa, sem dúvidas, é uma das melhores plataformas, gratuitas, para Webinars. No Hangouts Meet você vai encontrar uma excelente ferramenta, com chat, opção de compartilhamento de tela e possibilidade de gravação. Sem contar com a opção de adicionar o evento na agenda dos seu público, o que torna mais difícil que ele esqueça do seu webinar. 

A ideia [desse programa e fazer reuniões online onde mais de uma pessoa possa participar. A desvantagem são as interrupções, que podem quebrando o fluxo da apresentação. Essas interrupções podem vir de pessoas falando ao mesmo tempo que o apresentador do webinar, por isso, peça aos participantes que permaneçam com o microfone desligado e ligue apenas para uma rodada de perguntas, caso você opte por isso. 

Skype

Sim o Skype pode ser utilizado para webinars! Aliás, ele é o programa mais utilizado quando se fala nessa estratégia. Ele permite chamadas de vídeo com várias pessoas na mesma sala de bate-papo, inclusive em versão gratuita.

GoToWebinar

O GoToWebinar é uma ferramenta que oferece todos os recursos para webinars como: envio de convites por e-mail, bate-papo, enquetes e envio de perguntas da audiência.

É possível criar até 20 enquetes ao mesmo tempo ereunir até 100 pessoas no mesmo evento com direito a controle de um administrador.

Para utilizar a ferramenta é necessário fazer um download, que é gratuito, mas para criar um webinar e convidar integrantes requer assinatura mensal.


WebinarJam

Mais uma ferramenta feita exclusivamente para webinars. A WebinarJam oferece um ambiente com até seis apresentadores ao vivo em HD (Alta definição) dentro de uma sala de bate-papo.

Também é possível compartilhar telas e apresentação de slides armazenados na nuvem. A desvantagem da ferramenta é a necessidade de conexão com o YouTube para transmitir e não possui gratuidade total. 


3- Crie uma Landing Page

Com o acesso à plataforma, você já pode utilizar os recursos direcionados à divulgação do seu webinar. Para isso é fundamental criar uma landing page e atrair novos interessados ​​no evento.  Em troca do acesso ao conteúdo, o visitante deixará seus dados de contato.

Para impulsionar ainda mais o desempenho de sua página de destino, crie versões para desktop e mobile e adicione conteúdo interativo. 

Você pode incluir recursos como questionários e depoimentos para torná-la mais atrativa. Assim como um texto introdutório sobre o tema e alguns links que levam o usuário a algum artigo sobre o tema no seu blog. Garantindo uma experiência mais completa ao visitante, o que pode facilitar sua conversão.


4- Inicie a divulgação

Depois de planejar seu webinar, escolher a plataforma e criar sua landing page é hora de atrair participantes para o seu evento. Use todos os seus  canais de marketing digital  – pagos e orgânicos – para alcançar o maior número possível de pessoas em potencial. Não se esqueça, porém, que qualidade vale mais que quantidade. 

Durante a fase de promoção, use seu perfil de cliente ideal como base para alcançar pessoas que possam realmente estar interessadas no webinar. Se você já tem uma  lista segmentada de email marketing, esta é a hora de usá-la. Além disso, mobilize suas redes sociais com postagens periódicas que lembram os seguidores do webinar. 

Use os diferentes recursos desses canais, como a função de contagem regressiva no storys do Instagram, para criar um conteúdo envolvente e informativo. Lembre-se sempre de incluir a hora exata do evento. Você deve priorizar as redes sociais mais adequadas ao público que deseja. Se o evento for corporativo, por exemplo, promovê-lo no LinkedIn  pode fazer muito mais sentido do que no Instagram.

Em suas postagens de blog, adicione frases de chamariz direcionando o leitor à Landing Page de inscrição do seu webinar. Também é interessante criar vídeos curtos como forma de aumentar as expectativas do público.


5- Crie um script

Mesmo que você domine completamente o assunto do webinar, não corra riscos: estruture um script e oriente sua palestra. 

À medida que ganha experiência, você se sente mais confiante em reduzir os detalhes incluídos no script. O ideal, porém, é manter pelo menos as frases mais importantes que darão a você um norte quando se esquecer do assunto. E confie, isso acontece e muito.

Para estimular o envolvimento do público, inclua elementos de narrativa. Com essa técnica, você capta a atenção dos participantes e transmite sua mensagem de forma mais compreensível. No script, sinalize os momentos em que você deve executar suas frases de chamariz. 

Durante o webinar, os CTAs  devem ser projetados para estimular a interação do público. No final da sua apresentação principal, faça uma oferta mais específica. Você pode recomendar outro conteúdo ou até mesmo sugerir seu produto como uma solução.


6- Prepare-se

Não importa o quão bom você seja em falar em público, usar elementos visuais é sempre uma boa ideia para tornar a experiência mais fácil de ser compreendida. Portanto, prepare uma apresentação e exiba-a em segundo plano em seus discursos.

Os slides não devem extrair todas as informações do webinar; seu papel é ajudar a orientar o leitor durante o evento e apoiar o que o apresentador está dizendo. Se o tema do webinar é, por exemplo, Reforma Tributária 2020, é fundamental ter gráficos e tabelas para validar e ilustrar as informações da sua apresentação.

Além de informativas, as apresentações devem ser atrativas. Isso significa que você deve desenvolver um design moderno e limpo, o que pode ser feito usando ferramentas especializadas.

Algumas práticas recomendadas para um webinar de sucesso

Aqui vão algumas dicas extras: 

1- Invista em equipamento

Se você não tem recursos financeiros para investir em equipamentos no momento, não se preocupe.  Smartphones e notebooks podem fornecer as condições necessárias para você realizar seu webinar sem maiores problemas.

No entanto, conforme os resultados aparecem, considere investir em equipamentos mais avançados. Como, por exemplo: Fones de ouvido, câmeras e microfones, tudo o que pode aumentar a qualidade de som e imagem de seus vídeos e otimizar a experiência do visitante é importante. 


2- Tenha um local tranquilo para transmitir seu webinar

Também é vital definir de onde você transmitirá o webinar. Se você tem estrutura para reservar um espaço só para isso, ótimo, mas lembre-se que você sempre pode improvisar.

Dê preferência a locais longe de portas e janelas para evitar ruídos e interrupções. No entanto, se você conseguir um espaço com iluminação natural, pode aproveitá-la a favor da qualidade da sua videoconferência.

3- Torne-o interativo

Para explorar todo o potencial de engajamento de seu webinar, você precisa torná-lo interativo.  Uma boa plataforma fornece recursos para facilitar isso, como mostramos acima. Aprenda sobre esses recursos e use-os sem hesitação.

Também é essencial que você expresse ao público a importância de sua interação. Incentive os participantes a fazerem perguntas e, se apropriado, abra espaço para discussão.

Depois que o webinar terminar, é uma boa ideia enviar enquetes para pedir a opinião do público. Além de reforçar seu compromisso com a experiência do usuário, isso gera informações valiosas que abordaremos no próximo tópico.

4. Sempre monitore os resultados

Seu melhor webinar deve ser sempre o próximo. Monitore regularmente os resultados de seus eventos para medir seu sucesso e encontrar espaço para melhorias. Com base no feedback dos usuários, encontre oportunidades para corrigir problemas e entregue um conteúdo cada vez mais qualificado.

O monitoramento dos resultados não é apenas crucial para o processo de produção de conteúdo, mas também para o processo de promoção. Com base nos dados demográficos gerados pela plataforma de webinar, você pode encontrar os locais mais adequados para direcionar suas campanhas, aumentando seu  ROI de Marketing de Conteúdo .

Agora é sua vez! 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o webinar, o que é, sua importância e como fazer um.

Produzir um webinar pode ser o que você precisa para melhorar seu relacionamento com seus clientes e leads. Ele permite abordar tópicos mais específicos, o que o torna muito importante na educação, nutrição e conversão de leads. 

Então, use as dicas deste artigo e comece a colher os frutos que um webinar pode trazer para você e sua empresa.

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