Habilidades interpessoais – Como estimulá-las nos colaboradores do seu escritório contábil?

Habilidades Interpessoais são características, como empatia, boa comunicação, liderança, autoconhecimento, ética, inteligência emocional, entre outros, que ajudam a criar conexões positivas com e entre as pessoas, gerando resultados edificantes. Esses traços são hoje muito mais valorizados no ambiente corporativo, do que certificados e diplomas presentes no currículo. Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Manpowergroup, 43% das empresas brasileiras estão investindo na criação de estímulos para ajudar seus colaboradores a desenvolvê-las. 

Isso acontece porque as habilidades interpessoais são capazes de contribuir positivamente no desenvolvimento de uma equipe por vários motivos. Um deles é a perspectiva do aumento da produtividade do time, que consegue lidar bem com divergências, enfrenta melhor os desafios e acaba por produzir mais melhorias e resultados. Outro motivo é o fato de proporcionar um ambiente de trabalho mais positivo e psicologicamente saudável, no qual as pessoas se sentem confortáveis e felizes de trabalhar com os seus pares, superiores e liderados.

No entanto, ainda segundo a pesquisa da Manpowergroup, 46% dos gestores brasileiros encontram dificuldades para estimular essas habilidades em seu time. Porém, colocando algumas boas práticas em ação, é possível tornar essa tarefa muito mais fácil. E é exatamente isso que eu ensino nos próximos tópicos.  

Vamos lá?

5 Dicas para estimular boas habilidades interpessoais em seus colaboradores

Diferente das habilidades técnicas, que podem ser aprendidas em colégios, faculdades e cursos, as habilidades interpessoais, envolvem questões um pouco mais complexas e emocionais. Por isso, desenvolve-las exige um pouco mais de dedicação e bons exemplos. 

Neste contexto, abaixo estão as dicas que poderão ajudá-lo com essa tarefa:

1- Separe um tempo para observar

A primeira dica para você trabalhar no desenvolvimento das habilidades interpessoais do seu time é identificar quais eles já possuem. Afinal, um bom gestor deve saber o que cada profissional tem de melhor e ressaltar isso. 

Uma boa forma de colocar isso em prática é observando como cada um se comporta no dia a dia, como lidam com os problemas e adversidades, como se comunicam com seus colegas de trabalho e clientes, entre outros. Isso porque, como as habilidades interpessoais são difíceis de serem medidas, mandar um formulário para a equipe responder, como se faz em uma pesquisa organizacional, pode não dar muito certo. 

Por isso, tire um tempo para observar sua equipe e identificar quais habilidades eles já possuem e quais você pode ajudá-los a desenvolver. Isso é essencial para potencializá-las.

2- Divulgue os valores importantes para o seu escritório

Outra dica que pode ajudá-lo a estimular as habilidades interpessoais do seu time é deixando claro a eles quais são as habilidades que o seu escritório têm como valor da instituição. Parece confuso? Vou te explicar então. 

Vamos supor que os valores do seu escritório sejam: responsabilidade, respeito, ética e transparência. Dessa forma, é importante fazer com que seus colaboradores conheçam esses valores e saibam que seu escritório deseja que eles sejam colocados em prática diante de qualquer situação. Seja com o cliente, com um gestor ou um colega de trabalho. 

Para isso, você pode realizar campanhas fortes de endomarketing, no estímulo de ações ou em posters distribuídos pela empresa, reuniões de conscientização mostrando porque seu escritório tem esses valores, entre outros. 

O importante é que seja explicado ao time o motivo pelos quais esses valores  precisam ser respeitados, praticados e replicados. 

3- Dê feedback

Se você identificou a falta de uma determinada habilidade interpessoal em um colaborador de sua equipe, diga isso a ele através do feedback

O feedback serve exatamente para isso, para comunicar ao colaborador o que ele tem feito de legal e o que ele pode melhorar em suas ações. E as habilidades interpessoais devem fazer parte desse discurso. Afinal, como seu colaborador vai saber que lhe faltam aptidões para o trabalho em equipe, se ninguém nunca disse isso a ele? Muitas vezes, para ocorrer essa mudança basta apenas que ele tome consciência do que precisa melhorar. 

Para fazer esse feedback de maneira ainda mais assertiva, procure levar momentos do colaborador que possam exemplificar essa necessidade de melhoria. Assim, ficará mais fácil para ele entender porque deve desenvolver tal habilidade. 

No entanto, é importante que você faça uso de uma habilidade interpessoal neste momento: a empatia. Pois, nunca é fácil ouvir, principalmente do gestor, um feedback negativo e, se feito da maneira errada, pode gerar o efeito contrário, desmotivando o colaborador, o que não é o objetivo.  

4- Ofereça bons exemplos

É bem provável que a sua equipe seja um reflexo do gestor que você é, portanto, se você deseja assertividade, seja assertivo e se deseja transparência, seja transparente. Então, se você quer que seu time tenha boas habilidades interpessoais, comece dando o exemplo. Seja para a sua equipe o que você quer que eles sejam para você e não terá do que reclamar. 

Por exemplo, se você gostaria que sua equipe fosse mais generosa com os colegas, ajudando uns aos outros e dividindo o conhecimento entre eles, por que não começar por você? Ofereça ajuda para quem está com dificuldades de finalizar uma tarefa, por exemplo. Se coloque à disposição para ensinar algo ou então contribuir em alguma etapa de determinada tarefa. Mostre a eles que essa forma de trabalho, mais colaborativa, é essencial dentro de um time. Dessa forma, quando eles notarem que você, como gestor, dispôs do seu tempo para ajudar um colega, sem dúvidas, farão o mesmo. 

5- Crie cenários

Por fim, a criação de cenários é uma grande aliada quando o assunto é estimular as habilidades interpessoais de seus colaboradores. Isso porque, esses momentos dinâmicos, ajudam você a enxergar as habilidades de seus colaboradores em ação e, assim, entender se elas realmente existem e, se existem, como funcionam. 

Para isso, você pode começar aplicando algumas técnicas da gamificação

A gamificação consiste em usar técnicas de games, para motivar equipes de trabalho ou acadêmicas . A proposta é trazer o jogo para o escritório e impactar positivamente a sua tarefa de estimular as habilidades interpessoais de sua equipe. 

Alguns exemplos que você pode usar em seu escritório, são:

Role play – Dois ou mais jogadores precisam usar toda a sua criatividade para solucionar um problema ou situação com um tempo estipulado por. Aqui, o colaborador aprende a desenvolver a habilidade criativa, o senso de urgência e o raciocínio lógico e ágil. 

Jogo de imersão – Os jogadores devem encarar uma situação como se fosse verdadeira e encontrar maneiras de resolvê-la, superá-la ou torná-la melhor. Aqui o colaborador pode desenvolver habilidades, como resolução de problemas, empatia, negociação, entre outros. 

Escape games – Nesse tipo de jogo, as pessoas são trancadas em uma sala e para escapar de lá é preciso resolver uma série de enigmas enquanto o cronômetro regride, segundo após segundo. Boa maneira de trabalhar o espírito em equipe e também o trabalho sob pressão, além de outros fatores como a organização, concentração e produtividade.

Pronto para começar?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender como estimular e desenvolver as habilidades interpessoais de sua equipe. Afinal, como mencionei no início, mais de 43% dos empresários brasileiros já enxergam o quanto essas características são, e continuarão sendo, importantes para um negócio que deseja ter ao seu lado um time com boas soft skills. 

Portanto, que você comece hoje mesmo o seu plano e coloque todas essas 5 dicas em prática, combinado?

Até o próximo conteúdo!

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