Quais indicadores financeiros você utiliza para acompanhar e garantir a rentabilidade do seu escritório? Se você respondeu algo como fluxo de caixa, faturamento mensal e só, saiba que você pode estar deixando de visualizar a real situação financeira do seu negócio.
Pois é, para saber se a sua empresa está realmente sendo lucrativa e trazendo o retorno que você espera e precisa, é necessário incluir outros indicadores na sua gestão financeira.
Para ajudar nessa tarefa, reuni abaixo os indicadores financeiros mais importantes para medir seu desempenho e guiar suas decisões.
Quer conhecê-los? Então continue comigo!
6 Indicadores financeiros para acompanhar em seu escritório
Existem vários indicadores financeiros e KPIs que você precisa acompanhar em seu escritório, mas é importante ter ciência daqueles que você deve priorizar.
Veja abaixo quais métricas não podem faltar na sua análise e como calcular cada uma delas.
1- Fluxo de caixa operacional (FCO)
Conhecido também pela sigla FCO, o Fluxo de Caixa Operacional é um dos indicadores financeiros que mostram quanto dinheiro sua empresa está gerando a partir de suas operações.
Basicamente, o Fluxo de Caixa Operacional apresenta todas as entradas e saídas do seu caixa, gerando, ao final, um saldo que deve ser positivo.
Para descobrir o seu valor, é indicado seguir esta fórmula básica:
(Lucro antes dos impostos + Desvalorização) – Impostos = Lucro operacional
Para que você entenda melhor, vamos ver um exemplo:
Imagine que sua empresa lucrou R$ 70.000 mil e obteve uma desvalorização de R$ 5.000. Os impostos a serem pagos totalizam um montante de R$ 20.000 mil. Assim, o cálculo ficaria da seguinte maneira:
(R$ 70.000 mil + R$ 5.000 mil) – R$ 20.000 mil = R$ 55.000,00 mil
Dessa forma, o seu Fluxo de Caixa Operacional seria representado pelo montante de R$ 55.000,00.
Esse é, sem dúvidas, um dos indicadores financeiros mais poderosos para a gestão do seu escritório. Com ele, você pode mensurar o sucesso de sua empresa com exatidão, além de identificar rapidamente eventuais falhas orçamentárias.
2- Liquidez corrente
A Liquidez Corrente é um dos indicadores financeiros que mede a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações em curto prazo.
Na teoria, essa métrica, nada mais é que a relação entre os valores previstos de entrada e saída do caixa, nesse caso, em um curto período de tempo.
Para calcular esse indicador, você deve identificar o ativo circulante (bens e direitos da empresa que podem ser convertidos em dinheiro) e passivo circulante (dívidas que devem ser pagas em até um ano, como contas e impostos).
Depois, basta aplicar a fórmula:
Ativo circulante: R$ 6.000,00 mil / Passivo circulante R$ 4.500,00 = Liquidez Corrente 1,33
A partir do resultado obtido é possível fazer a seguinte análise:
- Maior que 1: demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações.
- Igual a 1: os direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes.
- Menor que 1: a empresa não terá capital disponível suficiente para quitar as obrigações a curto prazo.
Com essa previsão, caso seu resultado seja menor que 1, é possível melhorar sua estratégia e traçar alternativas e melhorias para tornar esse resultado positivo antes que ele venha a prejudicar sua empresa.
Ou seja, esse indicador te dá tempo para analisar o problema e tomar boas decisões.
3- Rentabilidade
Rentabilidade é a qualidade do que é rentável. Ou seja, trata-se da capacidade de produzir rendimento.
Esse rendimento é representado, normalmente, pelo percentual sobre o que foi investido e não pelo valor numérico do dinheiro. Em outras palavras, a rentabilidade é o resultado de retorno.
Muitos empresários confundem a rentabilidade com lucratividade, devido à sua semelhança. No entanto, enquanto a lucratividade representa o que o escritório ganhou em relação a tudo que recebeu, a rentabilidade compara seus ganhos aos investimentos realizados no negócio.
Por conta disso, para saber se a sua empresa é rentável, pegue o lucro dela por um determinado período de tempo e divida-o pelo valor investido inicialmente.
Quer ver um exemplo? Vamos supor que você tenha aplicado R$ 100.000,00 mil no seu escritório contábil e tenha um lucro mensal de R$ 20.000,00 mil.
Nesse caso, a conta seria assim:
Valor investido R$ 2.000,00 mil / Lucro mensal R$ 100.000,00 mil = Rentabilidade 10%
Portanto, a rentabilidade do seu negócio é de 10%, o que é ótimo, pois significa que sua empresa está rendendo 10% mensal referente ao valor investido.
4- ROI
O Retorno sobre Investimento (ROI) é um dos indicadores financeiros mais conhecidos. Ele é utilizado para identificar o quanto o seu escritório ganha em rendimentos financeiros a partir de qualquer investimento realizado.
Com essa métrica, é possível descobrir qual foi o ganho, ou perda, obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação de recursos.
A sua fórmula é uma das mais simples:
ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento:
Vamos ver um exemplo:
Suponha que o ganho obtido pela sua empresa no mês X foi de R$ 7.000,00 mil e o valor do investimento foi de R$ 2.500,00. Nesse caso, a fórmula ficaria assim:
ROI= R$ 7.000,00 mil – R$ 2.500,00 = R$ 4.500,00
ROI = R$ 4.500,00 / R$ 2.500,00 = R$ 1.800,00
Nesse caso, o seu ROI seria de R$ 1.800,00.
Para transformar esse valor em percentual, basta multiplicá-lo por 100:
ROI = R$ 1.800,00 x 100: 180%
Você pode utilizar esse indicador para acompanhar o retorno investido em diversas coisas, desde novos serviços, até anúncios online e treinamentos. Além disso, o ROI é um parâmetro importante para comparar seu retorno com o de outras empresas do mesmo segmento e, assim, ter uma noção real da sua competitividade.
5- Ponto de equilíbrio
O Ponto de Equilíbrio é um indicador financeiro utilizado para indicar o momento em que a receita líquida da empresa é exatamente igual à soma dos custos e despesas. Ou seja, ele serve para calcular quanto o negócio precisa vender para bancar suas operações, sem nenhum prejuízo e, assim, atingir o famoso break even point.
Obviamente, chegar ao Ponto de Equilíbrio é a meta de diversas empresas, pois ele serve como referência para descobrir quando um negócio vai começar, de verdade, a dar lucro.
Para calcular esse indicador, basta utilizar a seguinte fórmula:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição
No caso, a margem de contribuição é o que sobra de receita para o escritório depois de pagar o custo de produção sobre os serviços que vende.
Veja um exemplo:
Você vende um serviço a R$ 200,00 e sua margem de contribuição nele é de R$ 100,00. Supondo que o seu escritório tenha despesas fixas de R$ 25.000,00 mil com aluguel, energia, telefone, internet e pró-labore, baseado apenas nas vendas desse serviço, qual seria seu Ponto de Equilíbrio? Para saber, basta calcular:
Ponto de Equilíbrio: R$ 100,00 / R$ 25.000,00 mil = 250.
Ou seja, o seu escritório precisa vender 250 serviços desse para chegar ao seu Ponto de Equilíbrio.
6- Ticket Médio
O ticket médio é um dos indicadores financeiros mais focados na performance interna do escritório. Isso porque, ele avalia basicamente a aceitação dos seus serviços perante aos clientes. A ideia é saber quanto, em média, cada cliente gasta com o seu negócio.
O cálculo do ticket médio pode ser feito considerando períodos de tempo diferentes, como mês, bimestre, trimestre, semestre ou ano.
Para descobrir o resultado, basta dividir o faturamento do período pelo número de vendas, conforme a fórmula a seguir.
Ticket médio = faturamento total / número de vendas.
O melhor ticket médio será sempre o maior possível.
Por exemplo, o seu faturamento no mês X foi de R$ 6.000,00 mil e o número de vendas, ou seja, novos clientes ativos no período, foi de 20. Neste contexto, o seu ticket médio seria:
Ticket médio = R$ 6.000,00 mil / 20 = R$ 300,00
Além de trazer essa referência importante, quando avaliado considerando históricos anteriores, é possível saber se o valor médio gasto por cliente permaneceu estável, aumentou ou diminuiu. Ainda, se faz útil para fazer o planejamento de vendas do negócio e entender se é mais vantajoso aumentar o gasto por cliente ou atrair novos prospects, por exemplo.
Pronto para acompanhar seus indicadores financeiros?
Espero que esse artigo tenha oferecido bons insumos para você adicionar mais esses 7 indicadores financeiros as métricas que você já acompanha em seu escritório. Afinal, são eles que ajudarão você a tomar decisões melhores e seguir crescendo com o seu negócio de maneira muito mais segura e rentável.
Portanto, agora que você conhece os principais indicadores financeiros, já pode monitorar a saúde do seu negócio mais de perto. Então, bora colocar a mão na massa?
Até o próximo conteúdo!