Lifelong Learning – Conheça a premissa e as vantagens do aprendizado contínuo e veja 7 dicas para implementá-lo no seu dia a dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi-se o tempo em que bastava fazer faculdade para nos sentirmos plenamente capacitados profissionalmente pelo resto da vida. Hoje, principalmente por conta do avanço da tecnologia e da facilidade de comunicação, o mercado tem estado cada dia mais volátil, os consumidores mais exigentes e os concorrentes mais difíceis de se superar. Neste cenário, o que aprendemos há um ano já se tornou obsoleto e o que estamos aplicando agora pode já estar ultrapassado ano que vem. Ou seja, acompanhar essa realidade exige estar em modo de “aprendizado contínuo”. Aí eu estava pesquisando sobre isso e descobri que esse conceito tem um nome. Chama-se “Lifelong Learning” ou, como também tem sido chamado no Brasil, “Educação Continuada”.

Quer saber como aplicar esse modus operandi na sua rotina e se tornar um verdadeiro Lifelong Learner? Então vem cá:

O que é o Lifelong Learning?

Lifelong learning é um conceito relativamente novo, que surgiu nesses nossos tempos volúveis e etéreos. A premissa do Lifelong learning defende o aprendizado como algo constante e para toda vida e não com prazo para acabar, como era entendido até pouco tempo atrás. 

Ou seja, mesmo depois dos diplomas do ensino básico, da faculdade, do curso técnico, das especializações e etc, o chamado Lifelong Learner é aquele cara que vai continuar sempre aprendendo para se manter atualizado na sua área de atuação e em áreas que afetem seu mercado. 

O Lifelong Learning como diferencial competitivo

Portanto, é correto afirmarmos que a mentalidade Lifelong Learning traz diferencial competitivo tanto para indivíduos, quanto para organizações. Isso porque profissionais atualizados e abertos ao aprendizado sempre estarão à frente de outros candidatos em processos seletivos. Da mesma forma, empresas adeptas a novas tecnologias e a conceitos como a Melhoria Contínua, por exemplo, tem vantagem em relação a concorrentes que não seguem os mesmos preceitos. 

Ao assumir uma postura de lifelong learning e admitir a importância de se reinventar, você adquire hard e soft skills valorizadas no mundo corporativo e maturidade para lidar com as transformações desse universo. 

Em outras palavras, tanto na vida profissional, quanto no mercado, sai na frente aquele que consegue se manter atualizado e entregar o melhor resultado. E só quem nunca deixa de aprender consegue essa façanha. 

Usemos como exemplo a própria área contábil, que é nosso foco aqui no blog do Gestta: imagine se o seu escritório ainda estivesse focado apenas em entregas operacionais e burocráticas, ao invés de automatizar essa parte e se dedicar a atividades mais consultivas e estratégicas como o mercado atual exige? Você provavelmente estaria à beira da falência.

Resumindo, então, a mentalidade de um Lifelong Learner consiste na postura de manter-se atualizado e, até mesmo, de se antecipar às transformações do mercado, da sociedade e do mundo. Significa estar atento às tendências, às novas tecnologias e aos novos comportamentos da área a que faz parte. Tudo isso ao mesmo tempo que desenvolve também habilidades comportamentais que ajudam a alavancar ainda mais sua estratégia profissional e perfil corporativo. 

Como se tornar um Lifelong Learner em 7 passos:

Agora que já entendeu o que é o Lifelong Learning e suas vantagens para a sua evolução profissional, assim como para evolução do seu negócio, você deve estar se perguntando por onde começar para aplicar esse conceito na prática, certo? Pensando nisso, eu separei alguns hábitos essenciais e simples para você inserir na sua rotina e se tornar um verdadeiro Lifelong Learner, vamos conhecê-los:

1. Faça cursos rápidos

É claro que especializações mais longas, MBAs e pós-graduações continuam tendo seu valor, mas considerando a realidade instável da qual venho falando desde o início deste conteúdo, você também deveria dar uma chance a cursos mais rápidos e dinâmicos. 

Os bootcamps são um bom exemplo deste tipo de curso. Tratam-se de treinamentos rápidos, porém intensivos, voltados a algum assunto específico. 

Além disso, cursos e workshops presenciais e online em outros formatos, como os oferecidos em plataformas como o Linkedin Learning, a Udemy e a Descomplica, por exemplo, também são uma opção bem bacana de se considerar.

2. Acompanhe blogs que tratam assuntos relacionados ao seu mercado

Só o fato de estar aqui no blog do Gestta lendo esse artigo agora, já mostra que você tem tendência a ser um Lifelong Learner. Ao acompanhar canais que trazem dicas e tratam sobre as tendências e novidades da sua área, você fica sempre ligado em tudo que está acontecendo no seu mercado e um passo à frente da concorrência

Além do nosso blog, vou deixar aqui abaixo os links de outras opções para você favoritar aí no seu navegador e acompanhar: 

Uma forma legal de não perder nada que seus blogs favoritos postam é assinando a newsletter deles. Clique aqui para a assinar a news do blog do Gestta, a propósito e receba conteúdos semanais no seu email 😉

3. Siga influenciadores do seu mercado

Tem um monte de gente legal da área contábil criando conteúdo para internet. Eles passaram por coisas parecidas com o que você já enfrentou ou irá enfrentar e estão aí, se disponibilizando a compartilhar tudo com outros profissionais. 

Seguir essa galera é uma ótima forma de praticar o Lifelong Learning e ficar por dentro das tendências da área. Inclusive, nós aqui do Gestta, temos parceria com alguns desses nomes e vou deixá-los aqui embaixo pra você seguir:


Anderson Hernandes

Palestrante especializado em empreendedorismo e marketing contábil, proprietário da Tactus Contabilidade. Escritor de 10 livros, formado em Contabilidade, Marketing e MBA e em Gestão de Negócios.

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Catarina Amaral

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia, graduada pela mesma instituição, digital influencer na área contábil, palestrante e integrante das comissões de normas de auditoria do CRC-BA e Jovens Lideranças.

Canais: Instagram | Linkedin | Youtube

Fellipe Guerra

Membro da Academia de Ciências Contábeis do Ceará. Autor dos Livros Descomplicando o SPED e Caminhos do Empreendedorismo. Sócio Diretor do Grupo Compliance (Contabilidade, Consultoria e Marketing Digital).

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube | Twitter

Natália Santos

Empresária Contábil, consultora e palestrante de alcance nacional na área trabalhista. Mentora de profissionais e contadores da área de Departamento Pessoal e Professora de Pós-graduação do MBA de Gestão Trabalhista e Direito Previdenciário do IPOG.

Canais: Instagram | Facebook | Youtube | Twitter

Leandro Bueno

Contador com mais de 25 anos de carreira. CEO da São Lucas Assessoria Contábil, especialista em vendas, professor de MBA no Centro Educacional BSSP. Criador do curso Contador Vendedor e idealizador do portal Escola da Vida Contábil.

Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Fabrício Salvaterra 

Empresário Contábil desde 1996. Especialista em Performance Contábil. CEO da FAS Group Contabilidade Consultiva, Account ONE Contabilidade Simplificada e Gerenciar Agora BPO Financeiro. 

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Douglas Gomes

CEO da DGA Office Advisor de Investment Banking, formado em Finanças e Valuation pela Harvard Business School. Mais de 30 anos atuando no cenário contábil, palestrante e criador do perfil meu_contador.

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Rogério Fameli

Formado em Ciências Contábeis pela PUC/SP, fundador e CEO do Abertura Simples, maior rede de escritórios contábeis do Brasil, idealizador de diversos projetos na área e especialista em Growth Contábil.

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Anderson Souza

Professor, palestrante e empresário contábil especializado na área fiscal e tributária. Sócio e fundador das empresas Equilíbrio Contábil, Arte Fiscal Consultoria Tributária e Recupera Simples e criador do Café Tributário.

Canais: Instagram | Facebook | Linkedin | Youtube

Se você visitar o canal do Gestta no Youtube vai encontrar algumas séries de vídeos com vários desses nomes. Confere lá 🚀

4. Participe de grupos e fóruns da sua área de atuação

Seja ativo em fóruns de discussão do seu mercado. Podem ser grupos do Facebook, Linkedin ou Whatsapp, por exemplo, onde você pode conversar e trocar ideias com outros profissionais e grupos da área contábil. 

O Gestta, a propósito, tem uma comunidade no Whatspp com mais de 2000 mil membros divididos em 10 grupos atualmente. E esse fórum não pára de crescer. Temos profissionais contábeis de todas as localidades do Brasil trocando insights e se comunicando nesses fóruns todos os dias. 

Inclusive, ainda tem espaço lá para você! Clique aqui para solicitar sua entrada no grupo de contadores do Gestta!  A maior comunidade de contadores do Brasil. 

5. Marque presença em eventos

Seja em atividades presenciais ou online, procure sempre participar de eventos da sua área. Vale Webinares, Workshops, seminários e afins. Algumas dicas de rolês neste sentido que acontecem todo ano são a Expo Empreendedor, o Conta Azul Con e o Marketing Contábil Summit, por exemplo. Apareça, faça uma social, visite estantes, ganhe uns brindes. A experiência é sempre construtiva. 

(Se quando você estiver lendo esse artigo ainda estiver rolando a pandemia de coronavírus, não se esqueça de checar se os eventos presenciais seguem os protocolos de distanciamento. Além disso, use máscara e álcool gel 😷).

6. Seja ativo no linkedin

O Linkedin é um ótimo canal para você fazer networking, se manter atualizado da sua área e de áreas correlatas. Outro ponto interessante do Linkedin, é que lá você consegue ficar informado sobre tudo que rola de mais legal a respeito dos itens que mencionei antes, ou seja: cursos, blogs, influenciadores, fóruns, eventos e etc. 

Acho que dá pra dizer que o Linkedin é um verdadeiro celeiro de Lifelong Learning. Então, se você não tem sua conta por lá, ou tem mas não usa muito, está na hora de mudar isso. 

Corre lá e comece a seguir perfis que tenham relação com seu mercado. Aproveita e segue o Gestta, porque sempre postamos vários conteúdos sobre gestão contábil em nosso perfil 💙 

7. Seja um incentivador do Lifelong Learning

Por fim, mas não menos importante, seja um incentivador da mentalidade Lifelong Learning. Estimule seus colegas a seguirem essa filosofia de vida e insira essa cultura como prática no seu escritório contábil. Afinal, empresas também podem ser adeptas do aprendizado contínuo e as organizações que aderem a essa estratégia tendem a ser mais competitivas, resilientes e preparadas para qualquer negócio. 

Tudo pronto para entrar com o pé direito na rotina Lifelong Learning?

Agora que você já entendeu a premissa do Lifelong Learning é só dar o start e espalhar a palavra do aprendizado contínuo como filosofia de vida aí para o seu círculo profissional. Tem mais dicas pra gente? Compartilhe aqui nos comentários! 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *