8 Serviços de contabilidade mais procurados pelas empresas para você adicionar ao portfólio do seu escritório

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O seu escritório oferece os serviços de contabilidade que as empresas mais procuram? As organizações buscam, cada vez mais, soluções contábeis práticas, eficientes e rápidas, capazes de gerar o valor e o resultado que elas almejam para se destacarem no mercado. Dessa forma, para alcançar esse público e satisfazer suas necessidades, os contadores precisam acompanhar as tendências do momento e incluir em seus portfólios serviços modernos e eficazes, sem deixar de lado as obrigações tradicionais, que garantem o cumprimento das leis e tributações de seus clientes. Caso contrário, perdem espaço de venda e inúmeras oportunidades de aumentar seu faturamento.

Porém, com times e operações cada vez mais enxutos, fica difícil oferecer tudo que o mercado busca, não é mesmo? Por isso, neste artigo, eu selecionei os serviços mais procurados pelas empresas, para você adicionar a sua lista e tornar seu escritório ainda mais competitivo. 

Bora conhecê-los? Então continue comigo!

8 Serviços de contabilidade mais procurados pelas empresas

Para que os serviços de contabilidade oferecidos pelo seu escritório sejam atrativos para seus clientes e para o mercado é essencial saber quais disponibilizar. 

Pensando nisso, eu listei abaixo, os 8 serviços mais procurados pelas empresas para você adicionar ao portfolio do seu escritório, veja: 

1- Abertura de empresa

A formalização da abertura de uma empresa é um trabalho muito sério, que requer conhecimentos específicos que envolvem o nascimento de uma organização. Afinal, não basta apenas criar um CNPJ, essa tarefa existe muito mais detalhes, como você sabe. 

Por esse motivo, o primeiro serviço de contabilidade mais procurado é o de abertura de empresas. Pois, logo que o empresário decide abrir o seu negócio, ele entende que, para fazer isso de maneira correta, é fundamental o auxílio de um escritório contábil.

O contador tem tarefas bem definidas ao formalizar um novo negócio, como determinar o tipo de empresa, o regime tributário que mais se adéqua à organização, decidir sobre os CNAES de atividades, entre tantos outros. Ou seja, o dono da empresa conta não só com a abertura, mas com uma assessoria que permitirá que ele inicie sua carreira empreendedora, com o pé direito. 

2- Alterações contratuais

Depois da abertura do negócio, pode ser que, por diversos motivos, seja necessário realizar alguma mudança nos documentos da empresa, como contrato social, Inscrição Estadual, CNPJ, alvará, entre outros. Por isso, outro serviço de contabilidade bastante procurado é o de alterações contratuais. 

A alteração de um contrato, seja ele qual for, exige entendimento profundo da legislação e procedimentos necessários para essa efetivação, o que torna esse serviço altamente complexo e confuso para ser feito sem o auxílio de um profissional. 

Portanto, é essencial ter esse serviço em seu portfólio e, se possível, torná-lo aberto para empresários que não são seus clientes, mas desejam esse atendimento. Assim, você consegue aumentar ainda mais os seus lucros, atendendo a uma demanda esquecida por outros escritórios.

3 – Entrega de obrigações acessórias

A entrega de obrigações acessórias é um dos serviços de contabilidade mais contratados pelos empreendedores. Isso porque, além de necessária, essa é uma tarefa um tanto burocrática, que requer, além de muita atenção, habilidades técnicas específicas para ser executada. Ainda, esse serviço é totalmente legalista, ou seja, deve atender a inúmeras exigências legais para que esteja tudo em conformidade. 

Fazem parte desse tipo de atividade alguns serviços, como:

Essas informações devem ser enviadas à Receita Federal anualmente e qualquer erro pode causar sérios problemas à empresa. Sendo assim, para o empresário, contar com o auxílio de um escritório contábil é, sem dúvidas, a melhor opção para não errar e seguir trabalhando dentro da legalidade. E, claro, livre de multas e impostos desnecessários

4- Assessoria trabalhista

Com a chegada do eSocial, que mudou a folha de pagamento, o gerenciamento dos benefícios do INSS e FGTS, entre outras. O empresário tem encontrado ainda mais dificuldade para lidar sozinho com as questões trabalhistas de sua empresa. 

Com isso, a transferência dessa tarefa para terceiros tem sido vista como uma solução para aperfeiçoar o fluxo de registro dos colaboradores e trazer mais segurança e confiabilidade a essa demanda tão complexa.

Outras tarefas trabalhistas, como dissídio, 13° salário, pró-labore, demissão e contratação, também são atividades nas quais você pode oferecer seus serviços de assessoria trabalhista. 

Portanto, há aqui um serviço de contabilidade que pode ser uma oportunidade interessante para você apostar

5- Planejamento tributário

O planejamento tributário é importante para definir os rumos de uma organização. Contudo, é possível dizer que esse trabalho vai além da escolha do regime mais adequado para uma empresa. É preciso estabelecer as diretrizes para a construção de uma gestão tributária eficiente. Capaz não somente de fazer a companhia economizar com impostos, contribuições e taxas, mas também dar a ela condições para se estruturar melhor no mercado e crescer de maneira mais organizada.

Contar com esse serviço de contabilidade em seu portfólio é de grande valia para você, como contador, que terá uma demanda competitiva para agregar ainda mais valor aos seus serviços. E para seu cliente, que poderá avaliar e planejar a tributação do seu negócio com qualidade e eficiência, sem precisar buscar outra empresa para isso. 

6- Consultoria estratégica

A consultoria estratégica tem sido um dos serviços de contabilidade mais procurados pelas empresas. Com ela, você oferece ao seu cliente a experiência e a orientação que ele precisa para maximizar seu desempenho, melhorar seus processos e fazer uso correto dos recursos de sua empresa, seguindo as exigências da lei e do mercado. 

Esse trabalho é muito procurado porque nem todos os gestores tem o devido entendimento a respeito das atividades que fazem parte da rotina de suas companhias. Por isso, oferecer a eles a possibilidade de contar com o seu auxílio para planejar estrategicamente seus negócios é uma ótima decisão e pode ser bastante rentável para o seu escritório. 

7- Consultoria financeira

Não importa o tempo de mercado que o seu cliente tenha, é quase certo que alguma dificuldade financeira ele passa ou já passou. Isso porque, os empresários acabam focando nas contas diárias de suas empresas e deixam de se aprofundar em questões mais complexas, que podem realmente afetar sua lucratividade. 

Por conta disso, oferecer a ele a oportunidade de ter alguém ao seu lado com o conhecimento necessário para ajudá-lo a conhecer melhor suas finanças e ensiná-lo a cuidar de seus ativos sem prejuízos, é um ótimo negócio. 

Orientar o empresário com o seu controle financeiro, significa que ele irá gerenciar melhor o patrimônio imobilizado do seu negócio. Dessa forma, é possível trabalhar de maneira conjunta, recuperando tributos pagos indevidamente ou a mais, depurando impostos e, até mesmo, realizando aplicações financeiras. 

8 – BPO Financeiro

Para encerrar essa lista, não poderíamos deixar de mencionar um dos serviços de contabilidade mais procurados pelas empresas, o BPO Financeiro

Você pode até achar que esse serviço já está estagnado e que não é mais uma tendência no mercado contábil, mas está enganado. O BPO Financeiro ainda é visto com bons olhos pelos clientes e os escritórios que o disponibilizam saem na frente quando o assunto é competitividade. 

Isso porque, quando o empresário transfere a gestão financeira de sua empresa, ele ganha: 

  • Eficiência: Delegando essa atividade para profissionais mais competentes e qualificados.
  • Tempo: Reduzindo as preocupações com a data de vencimento das contas, sejam elas a pagar ou receber.
  • Assertividade: Diminuindo drasticamente as chances de ter problemas relacionados ao financeiro da empresa. 

Ou seja, para o empreendedor, é deixar o financeiro de sua empresa nas mãos de um especialista, exatamente o que ele precisa para se dedicar a outras fatias do seu negócio. 

Além disso, é  também uma ótima oportunidade para o seu escritório, pois permite a você sugerir soluções mais completas ao cliente, como o planejamento tributário, caso você identifique um excesso de tributos pagos, por exemplo, fazendo um cross selling assertivo dos seus serviços. 

Pronto para investir nessa lista?

As sugestões que apresentei aqui levam em conta o cenário atual do mercado. Isso, claro, pode mudar, mas a tendência é que leve certo tempo para que essas possibilidades deixem de ser interessantes. Por isso, se você não oferece em seu escritório alguns dos serviços de contabilidade que apresentei aqui, repense sua estratégia e não deixe de investir em pelo menos um deles. Assim, você oferecerá algo a mais para os clientes e tornará seu negócio mais competitivo e lucrativo frente ao mercado.  

Agora é com você.

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *