Rádio peão nos escritórios contábeis – 5 maneiras de combater esse mal de uma vez por todas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um profissional do seu escritório lança uma informação no ar, outro capta a mensagem da maneira que a compreendeu e, assim, conta para outro colega, que repassa para outro. Entre um cochicho ali e aqui, em poucos minutos essa fofoca toma conta da empresa e a famosa rádio peão entra em ação. Pois é, esse é um problema comum em escritórios de todos os portes. 

A disseminação de um boato, fofoca ou fato distorcido, pode desmotivar a equipe, baixar a produtividade, prejudicar a retenção de talentos e até mesmo ultrapassar as paredes da empresa e manchar a imagem do seu negócio no mercado. Justamente por esse efeito tão tóxico, a rádio peão é uma questão que levanta várias preocupações e é preciso criar estratégias para evitá-la.

Por isso, neste conteúdo, além de explicar um pouco melhor o que é essa rádio peão, irei mostrar 5 formas de evitar que ela aconteça nos bastidores do seu escritório. 

Vamos lá?

O que é rádio peão e como ela se forma?

O termo rádio peão é bem conhecido e, certamente, você já o ouviu por aí, não é mesmo? Ele se refere à troca de informações entre colaboradores, sem que essas tenham o respaldo da organização. 

A expressão surgiu na década de 70, em fábricas localizadas na região do ABC paulista, durante o início das movimentações sindicais. Ela é usada para identificar os rumores passados entre os colaboradores que, em boa parte das vezes, não são verdades ou apenas fatos distorcidos, como o boato da demissão em massa de um setor, por exemplo, burburinho que, com certeza, causaria grande alvoroço em qualquer empresa 

No entanto, a rádio peão não tem uma raiz específica e sua origem procede, principalmente, graças às falhas na comunicação organizacional. Isso porque, ela se forma por um comentário mal compreendido ou uma informação incompleta que é passada para a frente e, sem um posicionamento oficial, muitas vezes chega a contaminar e prejudicar completamente o clima organizacional.

5 Maneiras de evitar a rádio peão no seu escritório contábil

Depois que uma fofoca é propagada dentro de uma empresa, fica extremamente difícil identificar a sua origem. Por conta disso, a melhor estratégia a ser adotada é a prevenção do problema. Neste contexto, trabalhar a comunicação interna de maneira consistente, transparente e eficiente, é a melhor forma de minimizar os impactos negativos da rádio peão.

Vamos ver como fazer isso nos tópicos abaixo:

1- Faça reuniões periódicas

A primeira ação para combater a rádio peão é investir em reuniões periódicas de equipe e usá-las não só para discutir assuntos pontuais, como um projeto em andamento, mas também para falar sobre as questões da empresa e tirar dúvidas dos colaboradores. 

Seja qual for a frequência, semanal, mensal ou trimestral, é fundamental oferecer a sua força de trabalho a oportunidade de colocar os assuntos com a liderança em dia. Além de cessar qualquer boato que possa ter surgido nos bastidores. 

Para ser ainda mais assertivo nessas reuniões, procure se reunir antes com os gestores de cada departamento para um bate-papo rápido. Assim, você pode ficar por dentro dos assuntos que circulam nos corredores e ser assertivo na resolução de cada um deles no encontro com todas as equipes. 

Além disso, as reuniões periódicas aproximam você da sua força de trabalho e demonstra uma abertura sincera para ouvir, analisar e esclarecer suas dúvidas.

2-  Seja ágil na comunicação

Existe um comunicado que precisa ser disparado ou um resultado que precisa ser informado? Faça isso com agilidade! Nada de esperar um dia ou mais para comunicar algo aos seus colaboradores. Essa rapidez na comunicação é fundamental para evitar qualquer rumor ou suposição errada. 

Para garantir que a mensagem alcance todos os seus colaboradores, utilize meios digitais, como e-mail, circular, tv interna, mural digital ou físico e, se preferir, aposte no uso de chats corporativos. 

Hoje no mercado existem diversos chats que você pode usar para manter uma comunicação mais dinâmica com seus colaboradores, como:

Essas são algumas das opções gratuitas que você pode usar em seu escritório e tornar mais assertiva a sua comunicação. No entanto, tome cuidado com a forma que você repassa as informações por esses canais. Isso porque, qualquer mensagem mal interpretada pode gerar o efeito contrário. Portanto, procure evitar jargões e termos muito técnicos, pois alguns profissionais podem desconhecer tais expressões e interpretá-las de forma equivocada. 

Ainda, sempre que repassar informações por esses canais certifique-se de que a mensagem foi compreendida da maneira certa.

Tudo isso, evita que o surgimento de lacunas e ruídos virem pauta da rádio peão

3- Identifique os líderes informais

Todo time tem seus líderes informais, aqueles colaboradores com grande influência dentro de suas equipes e que costumam tomar a frente sempre que algo precisa ser reivindicado, esclarecido ou pontuado. 

Esses profissionais são peças chave dentro das equipes e podem ajudar muito o seu escritório a evitar a rádio peão

Para isso, traga-os para o seu lado, convide-os para participar de reuniões de alinhamento e permita que eles opinem em assuntos corporativos em nome de suas equipes. 

Assim, em vez de investir tempo em disseminar boatos, eles poderão exercer um papel importante divulgando entre os demais colaboradores assuntos positivos, que sejam realmente relevantes para o bom desempenho do time e da empresa.

4- Incentive a comunicação aberta entre gestores e equipe

Seus gestores são as principais fontes de informação e comunicação imediata com os colaboradores sob o comando deles. Nesse sentido, eles servem como importantes interlocutores das relações de trabalho com o time, sobretudo se o seu escritório trabalha de forma híbrida.  

No entanto, uma pesquisa divulgada pela empresa Gallup, em 2020, aponta que 87% dos colaboradores, acreditam que seus gestores deixam espaço aberto para disseminação da desinformação e proliferação da rádio peão.

Por isso, é essencial incentivar seus gestores a se comunicarem de maneira aberta e saudável com seus times e reiterar entre eles a importância de não espalhar boatos e nem criticar a empresa, superiores e pares diante de seus colaboradores. Essa boa prática tende a refletir positivamente no comportamento dos que estão ao redor.

5- Eduque seus colaboradores

Por fim, invista em educar também seus colaboradores.

Produza materiais de treinamento, manuais e guias sobre a comunicação interna do escritório, realize encontros para que sejam discutidas as boas práticas. E, sempre que possível, dissemine a missão, visão, valores e ética do seu negócio para que esses aspectos não fiquem esquecidos. E se notar que algum assunto está gerando dúvidas em vários colaboradores, produza um material para explicar melhor o tema. 

O importante aqui é ajudá-los a entender que não precisam da rádio peão, pois a comunicação do escritório pode acontecer de forma saudável, aberta e assertiva. 

E para ser ainda mais eficiente nessa ação, realize pesquisas com seus colaboradores e peça que avaliem se os materiais distribuídos estão sendo úteis e o formato é eficiente.

Pronto para exterminar de vez a rádio peão?

Quando a rádio peão ganha força, isso quer dizer que a comunicação interna não vai bem em seu escritório. Essa falha, pode comprometer o clima da sua organização e prejudicar a produtividade de seus colaboradores. Por isso, é importante desenvolver a gestão comunicadora e trabalhar com um processo de comunicação transparente, aberto e ágil. Como mostrei neste artigo. 

Então, bora colocar a mão na massa?

E se você tem alguma outra dica sobre como combater a rádio peão, deixe o seu comentário aqui embaixo e nos ajude a manter esse artigo sempre atualizado! 

Até o próximo conteúdo!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *