Como aumentar as vendas com webinars – 5 dicas que podem ajudar seu escritório a crescer e alcançar mais clientes

Assim como os podcasts, os webinars viraram febre nos últimos anos. E, mais do que uma forma de transmitir conteúdo para uma grande quantidade de pessoas, essa estratégia de marketing também tem uma finalidade maior: gerar novos prospects para o seu escritório. Então, se você deseja melhorar seu alcance e conquistar mais clientes, que tal aprender como aumentar as vendas com webinars?

Com a estratégia certa, o webinar pode ser uma eficiente ferramenta para o aumento das vendas. Isso porque, ele te ajuda na construção de um relacionamento próximo com o seu público e melhora o reconhecimento e posicionamento do seu escritório. No entanto, para alcançar esse objetivo, é preciso muito planejamento e é sobre isso que iremos falar nesse conteúdo. 

Já ensinei aqui como você pode criar um webinar, agora vamos ver como usá-lo de forma estratégica, com foco total no aumento das suas vendas. Bora lá? 

Por que um webinar pode aumentar as vendas de um negócio?

Antes de aprender como aumentar as vendas com webinars, vamos entender porque essa estratégia funciona. Assim, você pode continuar engajado até o final desse conteúdo, combinado?

Os motivos do porque essa estratégia dá certo são vários, mas aqui eu selecionei alguns dos principais, veja: 

Melhora no reconhecimento de marca

Com a transformação digital e o marketing contábil cada vez mais fortalecidos nos escritórios, a internet se tornou um local repleto de informações e conteúdos relacionados a esse mundo e você precisa encontrar uma maneira de destacar seu negócio. 

Dessa forma, produzir webinars pode aumentar o reconhecimento da sua marca, aumentar sua autoridade e estreitar seu relacionamento com um público muito maior. 

Ao abordar assuntos relevantes para a sua persona, o interesse em sua marca tende a aumentar de forma bastante natural e fluida para eles. Assim, quanto melhor e mais constante for a sua produção, mais conhecida ficará a sua empresa. E tudo isso,  consequentemente, levará a um aumento das suas vendas.

Alcance uma audiência maior

De acordo com uma pesquisa realizada pela Find Stack, sobre os Webinars em 2021, mesmo 10 dias após a realização de um webinar, você ainda pode ter mais de 47% de visualizações no link do seu evento. Esse número cai um pouco após 20 dias, mas ainda é alto, cerca de 24%. O número diminui para 6% após 30 dias. 

Ou seja, quando o webinar é bem promovido, ele continua alcançando pessoas mesmo 1 mês depois de ser lançado, aumentando ainda mais as suas chances de encontrar bons prospects ao longo desse caminho. 

Geração de mais engajamento

O mesmo estudo também mostrou que o engajamento durante os webinars é bastante alto. Mais da metade do público (54%) participa de pesquisas realizadas durante a transmissão, deixa comentários no chat da plataforma, interage com o apresentador e faz download dos conteúdos disponibilizados. 

Assim, se bem aproveitada, essa pode ser uma boa oportunidade para você mostrar o seu conhecimento sobre o assunto, tirar dúvidas do seu público, construir uma relação de confiança com ele e disponibilizar um material que poderá ajudá-lo após o evento. Isso mantém a sua marca na mente do público, o que é muito bom para os negócios. 

Posicionamento da marca como autoridade

Como consequência dos pontos acima, sua marca acaba se posicionando como uma referência em sua área de atuação.

Gradativamente, seus consumidores passarão a confiar mais nos serviços do seu escritório e nas soluções que ele oferece. O resultado disso é a melhora na sua performance de vendas, o aumento da sua competitividade no mercado e seu escritório assumindo uma posição de referência e destaque.

Como aumentar as vendas com webinars?

Agora que você conheceu as vantagens de usar essa estratégia, vamos aprender de fato como aumentar as vendas com webinars

As dicas são simples e você poderá colocá-las em prática com facilidade.

Bora lá?

1- Prepare a estrutura

A primeira dica de como aumentar suas vendas com webinars é definir toda a sua estrutura. 

O objetivo do webinar nós já sabemos, é aumentar suas vendas, mas é importante delinear outras questões importantes do evento, como:

  • Qual assunto irei abordar? Dica: Procure um assunto que seja relevante para a sua persona, que seja atual e, mais importante, que você domine e saiba falar com segurança. Uma ideia é abordar uma dor que o público tenha e que seu escritório resolve. Desta forma você pode inserir as soluções do seu negócio no webinar de forma espontânea.
  • Será disponibilizado algum material para download? Dica: Como citei anteriormente, o público interage e aceita bem esse tipo de material, então o ideal é que você tenha algo sim. 
  • Irei publicar alguma pesquisa durante o evento? Dica: Mais uma vez, esse tipo de interação gera engajamento e ajuda a aumentar seu relacionamento com o público. 
  • Preciso que alguém divida o comando do webinar comigo? Dica: Se esse for  seu primeiro webinar, ter alguém para dividir esse espaço com você, pode ser importante. 
  • Qual plataforma irei utilizar? Dica: Existem mais de 10 plataformas que você utilizar para o seu webinar, basta escolher a que melhor atende a sua estratégia. 
  • Irei divulgar posteriormente? Por quantos dias? Dica: Como citei, o público continua acompanhando o seu conteúdo por, no máximo, 30 dias. Então vale a pena divulgar em suas redes sociais e demais canais, durante esse período. 

Todo esse trabalho ajuda a aumentar a eficiência do seu webinar, garantindo um maior impacto nos seus leads.

2- Não enrole os participantes

Independentemente da relevância dos números de engajamento, um fator essencial sobre como aumentar as vendas com webinars é não enrolar os participantes durante o evento. 

Estudos apontam que o tempo médio de atenção do consumidor é de cerca de 8 segundos. Então, é importante que você não arrisque perder parte da sua audiência enrolando ou focando em um assunto que não é relevante e que não constava na comunicação do evento. Comece o seu webinar com o assunto que é mais importante, aquele que fez o seu público se inscrever e parar o seu dia e a sua rotina para estar com você neste momento e absorver seu conhecimento. 

Tenha em mente o quão valioso é o tempo do empresário e mostre que você valoriza ele ter dedicado um momento para estar ali e não se prolongue. Utilizando novamente a pesquisa da Find Stack, 40% do público que consome webinar, prefere eventos de 30 a 40 minutos, então procure não passar disso. 

3- Não foque em vender

Uma forma eficaz sobre como aumentar as vendas com webinars é não focar na venda. Pois é, parece meio contraditório, eu sei, mas se você dedica o seu webinar à venda, ele vira uma demonstração do seu serviço e o objetivo aqui não é esse. Por isso, o ideal é focar no marketing de conteúdo e apostar em levar informação. Isso não quer dizer que você não deve falar dos seus serviços em momento nenhum, mas sim que é melhor evitar insistir muito naquilo que se quer vender e, ao invés disso, concentrar-se nas soluções que você pode oferecer. 

Por exemplo, se o assunto do seu webinar é “Recuperação de Crédito Tributário”, você pode oferecer algumas dicas ao empresário de como ele pode identificar oportunidades de recuperação e, junto a isso, apresentar alguns exemplos de como funciona esse trabalho quando feito por um especialista. Assim, para validar essas informações, você pode mostrar bons resultados dos seus clientes. Veja que, dessa forma, foi construída uma brecha para que você apresentasse seus serviços de forma natural. 

Ou seja, o objetivo é construir essa relação de confiança aos poucos, de maneira fluida e empática, para que o participante não se sinta enganado. 

4 – Interaja com o seu público

Como já mencionei, os participantes de um webinar têm o hábito e, mais do que isso, desejam interagir com o apresentador durante a transmissão do webinar. Então, é fundamental que você aproveite ao máximo esse interesse.

Não falo apenas de ler ou responder aos comentários, afinal, isso é quase que uma obrigação para alguém que está se comunicando. É importante fazer com que os participantes se sintam parte da conversa e desse momento com você. Até porque, eles terão muito o que agregar ao seu webinar e ouvi-los pode até gerar pauta para novos eventos, novos serviços e demandas reprimidas que você não tinha conhecimento. 

Ainda, novamente usando a pesquisa da Find Stack, mais de 92% das pessoas que participam desse tipo de evento, esperam que ele tenha uma sessão de perguntas e respostas ao vivo. Outra ótima oportunidade para você estreitar a relação com eles, interagir e mostrar todo o seu conhecimento e autoridade. Portanto, não deixe de se comunicar com seu público. 

5 – Mensure a sua performance

Por fim, mas não menos importante, outra dica de como aumentar suas vendas com webinars é monitorar a performance do evento. 

Para isso, você pode utilizar algumas métricas, como:

  • Inscrições
  • Comparecimento
  • Engajamento
  • Conteúdo consumido ao vivo/ após o ao vivo
  • Negócios fechados

Com elas, é possível identificar quais geraram os melhores resultados, quais fecharam mais contratos e quais temas geraram mais engajamento. O objetivo é aprimorar o que você entrega para o usuário de forma consistente. 

Ao acompanhar de perto os resultados de cada webinar, erros podem ser evitados e fórmulas de sucesso podem ser criadas. 

Pronto para aumentar suas vendas com webinars?

Como você pôde ver, não foi tão difícil aprender como aumentar suas vendas com webinars, não é mesmo? Pois saiba que, colocando todas elas em prática,  você será capaz de aproveitar todos os benefícios que esse tipo de transmissão ao vivo pode oferecer ao seu negócio. Então, vamos colocar a mão na massa?

Até o próximo conteúdo!

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