A evolução de tecnologias e demandas do mercado contábil tem exigido que os escritórios se adaptem com uma velocidade cada vez maior. É exatamente nesse cenário que surgiu a necessidade de implementação da estratégia conhecida como upskilling.
O termo em inglês se refere à busca constante dos profissionais em atualizar e aprimorar seus conhecimentos em áreas nas quais já estão inseridos, aumentando o seu domínio sobre o assunto. Fator fundamental para empresas que desejam criar uma força de trabalho de alta performance, inovadora e competitiva ao mercado.
Por isso, neste artigo, iremos entender melhor o conceito do upskilling, a importância dessa estratégia e como pode ser feita a sua implementação em um escritório contábil.
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O que é upskilling e qual o seu conceito?
Upskilling é um termo em inglês derivado de outro conceito importante: o Upskill.
O seu significado está relacionado à junção de duas palavras: skill, que significa ferramenta e habilidade, e o prefixo up, que tem o sentido de melhoria e crescimento. Neste contexto, em português, o termo upskill se refere ao aprimoramento das habilidades e conhecimentos de um indivíduo. Dessa forma, upskilling indica o ato e a busca de um profissional por atualizações, informações, técnicas e habilidades dentro de sua área de atuação.
O termo se tornou popular no mundo dos negócios e pode ser utilizado para se referir a duas situações diferentes.
No nível macro, pode indicar as profundas mudanças pelas quais uma empresa passará em função da transformação digital. Já no nível micro, indica o processo de aprimoramento de cada colaborador pertencente a esse ambiente. Nos dois casos, a raiz do problema é a mesma: somente empresas e profissionais que buscam melhorias, atualizações e qualificações em suas áreas de atuação serão capazes de sobreviver a um mercado em constante evolução.
Nesse cenário, fica fácil perceber que o crescimento da empresa e do colaborador estão relacionados. Afinal, mesmo que o negócio se reestruture, caso o profissional não desenvolva as habilidades necessárias para desempenhar suas funções, todos sairão perdendo.
Por que é importante promover o upskilling em seu escritório?
Sabemos que a necessidade de se manter atualizado e conhecer novas tendências e habilidades tem total relação com as mudanças, revoluções e avanços tecnológicos que o mercado vem sofrendo nos últimos anos.
A criação de novas tecnologias, como Big Data, Inteligência Artificial (IA), Softwares de Gestão e ChatBots chegaram com tudo e o mundo corporativo teve que se adaptar. Afinal, a dinâmica existente entre empresa e cliente, bem como o consumo de serviços mudou.
Para atender essas demandas, os escritórios tiveram que mudar suas operações e estratégias. Por sua vez, os profissionais precisam permanecer em constante aprendizado para conseguirem entregar o trabalho requisitado e crescerem junto com o negócio. E, como as inovações tecnológicas e as mudanças do mercado estão ocorrendo de forma rápida, essa busca por novos conhecimentos é cada vez mais valorizada e exigida.
Por isso, a empresa que investe em uma estratégia upskilling consegue aumentar o domínio do seu time, melhora a qualidade de suas contribuições, otimiza suas atividades e, por consequência, ganha mais visibilidade no mercado. Ou seja, investir no desenvolvimento dos colaboradores é imprescindível não só para que eles alcancem o sucesso, mas também para que a empresa cresça com um time mais produtivo, forte e adequado às necessidades do mercado.
Como implantar a estratégia de Upskilling?
Agora que você entende o que é e qual a importância dessa estratégia, está pronto para conhecer como funciona a implantação do upskilling.
Esse processo é muito simples e sua estrutura conta com apenas 5 passos.
Conheça cada um deles aqui embaixo:
1- Mapeie as necessidades do seu negócio
O primeiro passo para colocar a estratégia do upskilling em prática é traçar uma análise geral das competências que necessitam ser desenvolvidas em seu escritório, elaborando assim um conjunto de habilidades para elevar o nível de seus colaboradores. Aqui, sempre considere as projeções futuras do negócio, possíveis expansões e os desafios que podem surgir ao longo do processo.
Se você tem um planejamento estratégico e um bom estudo de mercado, provavelmente já possui essa análise bem detalhada. Caso não tenha, talvez essa seja uma boa oportunidade para criá-los.
2- Mapeie as necessidades da sua força de trabalho
As informações que você recolheu no primeiro passo serão a nossa base para o segundo. Ou seja, de acordo com as necessidades do mercado, quais são os gaps do seu escritório? Quais habilidades e conhecimentos o mercado exige que seu time ainda não tem?
Para responder a essas perguntas, será necessário analisar o perfil de seus colaboradores, identificando seus pontos fortes e fracos, ligando cada um deles às necessidades que encontramos no primeiro passo.
Isso não só mostrará os gaps do seu escritório, como te ajudará a identificar quais colaboradores precisam de mais investimento em upskilling e quais precisam de menos. Te ajudando a priorizar a ação e implantá-la de maneira mais estratégica.
Essa análise pode ser feita através de uma avaliação de desempenho, um teste de perfil ou, até mesmo, em uma conversa com seus colaboradores. O importante é que todos passem por essa análise. Afinal, nenhum profissional é tão bom que não possa melhorar. Sempre há algo a aprender e a aperfeiçoar em seu trabalho.
3- Escolha a estratégia
Necessidades encontradas, agora é hora de escolher como aplicar o upskilling. Ou seja, qual tipo de estratégia será definida para propiciar o aprimoramento de seus colaboradores.
Dentro desse mundo de treinamento e desenvolvimento, existem alguns caminhos que seu escritório pode seguir para adotar essa metodologia, veja:
Métodos tradicionais de aprendizagem
O upskilling pode ser feito a partir do direcionamento dos colaboradores do escritório a um curso de pós-graduação, um curso livre, uma especialização ou uma educação continuada.
MBAs, cursos de informática, de idiomas, de oratória, entre outros podem contribuir para o aprimoramento do seu time.
Treinamentos in company
Nem sempre um curso tradicional, ou seja, aquele feito em uma universidade ou escola se faz necessário. A depender das habilidades a serem desenvolvidas, um treinamento in company pode servir, seja ele realizado pela própria empresa ou por especialistas contratados.
Tendo em mente especialmente a questão tecnológica que apontei como propulsora do upskilling, um treinamento pode servir para ensinar os envolvidos a usufruírem de todas as funcionalidades do software utilizado pelo escritório, por exemplo.
Programas de mentoria
Se a empresa conta com bons profissionais em seus quadros, pode avaliar a criação de programas de mentoria ou de tutoria.
Mentoring ou mentoria, é quando um profissional com mais conhecimento e bagagem em uma determinada área, função ou atividade, ensina uma atividade, demanda ou função, a outro colaborador, sem tanta experiência. Assim, constrói-se uma relação de confiança mutua.
4- Defina métricas
Por fim, é importante que você defina métricas para acompanhar a evolução da sua estratégia upskilling.
Ou seja, de acordo com cada gap que você encontrou e cada estratégia que você definiu, determine uma métrica de acompanhamento para garantir o sucesso da sua estratégia.
Ficar de olho nessa evolução é imprescindível para que você tome decisões assertivas caso algo não esteja saindo conforme o desejado. Por exemplo, para a estratégia de cursos fora da empresa, talvez uma métrica de assiduidade seja importante para acompanhar se o colaborador está mesmo comparecendo às aulas.
O objetivo é ter, em forma de números e dados, a evolução e aderência da sua força de trabalho ao programa.
Pronto para colocar sua estratégia de upskilling em prática?
Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é upskilling, qual a sua importância e como implantá-lo em seu escritório. Afinal, além de garantir a evolução do conhecimento do seu time, essa estratégia também pode trazer benefícios, como:
- Aumento da produtividade;
- Desenvolvimento de qualidades sociais;
- Redução no percentual de absenteísmo e turnover;
- Otimização do clima no ambiente de trabalho;
- Retenção e atração talentos;
- Maior competitividade no mercado;
- Aumento da capacidade de inovação do escritório;
- Maior qualidade dos processos, entre outros.
Além disso, ela também é vantajosa para o colaborador, que irá aumentar seu conhecimento no mercado em que atua, tornando- se um profissional ainda mais qualificado. Ou seja, ambos só têm a ganhar com o.
Portanto, dito isso, agora é com você.
Até o próximo conteúdo!