Como fazer a análise de mercado na área contábil?

Se você não sabe como fazer com eficiência uma análise de mercado na área contábil ou não entende porque ela deve ser repetida de tempos em tempos, este artigo é pra você. Aqui eu vou explicar como aplicar essa técnica e porque ela é fundamental para você que quer se destacar até mesmo dos concorrentes mais modernos.

Ahh, vale lembrar que a análise de mercado para contabilidades é um pouco diferente da realizada para empresas que oferecem produtos, por exemplo. Por isso, sugiro que leia com atenção cada um dos tópicos, mesmo que já possua um conhecimento prévio sobre o tema, combinado?

Dito isso, pegue uma xícara de café caprichada, ajeite a postura na cadeira e caminhe comigo rumo ao conhecimento. Você está pronto?

Então, vamos lá


Siga os conselhos de Sun Tzu…


“Quem conhece a si mesmo e conhece o inimigo, pode garantir a vitória; quem conhece o tempo e o terreno, a alcançará de modo absoluto.”

Sun Tzu – A Arte da Guerra.

Segundo um dos maiores estrategistas de todos os tempos, conhecer o campo de batalha é tão importante quanto conhecer o inimigo e, aliás, é a combinação desses dois fatores que pode levar a vitória. Trazendo essa sabedoria para os nossos dias, diria que a análise de mercado na área contábil é de extrema importância para aqueles que desejam se destacar da concorrência e manter uma constante evolução, já que é esse tipo de análise que permite:

Os dados coletados servirão como um norte para que sua empresa contábil possa criar planejamentos estratégicos para conseguir inovar e se destacar no mercado contábil, que por sinal está cada vez mais concorrido. Mas então, como realizar essa pesquisa? Confira no próximo tópico!


Haja como James Bond…


Sim, você, assim como o maior espião do cinema, vai ter que coletar informações que na maioria das vezes não estarão evidentes. Mas fique tranquilo, para fazer uma análise de mercado na área contábil não há necessário infringir leis ou agir de forma antiética, basta seguir estes 3 passos:

1- Analise a concorrência

Delimite o raio de atuação da sua empresa contábil e dentro dessa região descubra quantos concorrentes existem. Depois avalie cada um deles para descobrir fraquezas, falhas e limitações, essas informações poderão ser utilizadas nos seus diferenciais no futuro.

2- Conheça seu público!

Com base na sua carteira de clientes e no público que você quer atingir, avalie quais são as necessidades e “dores” mais evidentes para essas pessoas e como seus serviços contábeis podem ajudar. Descubra também quais são os critérios utilizados na hora de escolher uma contabilidade e invista nisso.

3- Descubra quais exclusividades de oferta você pode oferecer!

O que diferencia os serviços contábeis prestados pela sua empresa? Por que as pessoas deveriam escolher você? É aqui que vale pesquisar por exemplo se há alguma ferramenta de gestão contábil que possa te ajudar a inovar no mercado.


Inove como Elon Musk


Musk é um dos maiores inventores do século XXI. Foi um dos pioneiros na criação de produtos que utilizam energia não poluente, criou inovações também no mercado automobilístico e no campo da inteligência artificial. Uma das maiores características de suas empresas é criar na contramão da concorrência, ou seja, oferecer o que os concorrentes ainda não oferecem. Acredito que esse, aliás, é um dos maiores ensinamentos para os contadores que desejam se destacar realizando a análise de mercado na área contábil.

Uma dica é investir na digitalização da empresa contábil, utilizar softwares que auxiliem na execução de processos contábeis e no relacionamento com clientes. Essas ferramentas podem dar mais agilidade ao escritório e consequentemente permitir que os clientes sejam atendidos com mais rapidez, o que por si só já é um excelente diferencial.

Alguns gestores de tarefas por exemplo, facilitam a comunicação com os clientes ao oferecer:

  • Diversos canais para relacionamento com clientes;
  • A capacidade de automatizar tarefas repetitivas como a cobrança e o envio de documentos;
  • Armazenamento seguro e em nuvem dos documentos de clientes;
  • Relatórios estratégicos para consultorias.

Imagine se sua empresa contábil pudesse contar com essas e outras funcionalidades?

Além dos benefícios já citados, haveriam diversos atributos que ajudariam a gerar mais valor aos serviços e mais credibilidade durante as negociações comerciais.

Para finalizar, engana-se quem pensa que a análise de mercado na área contábil deve ser feita somente no início de um negócio. Ela na verdade deve ser uma constante, para que de tempos em tempos a contabilidade consiga enxergar onde precisa melhorar para se manter no topo.

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