Carreira em Y – Tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa e os benefícios de promover seus colaboradores a especialistas e não gestores 

Os planos de carreira mais tradicionais, nos quais o colaborador inicia sua trajetória como auxiliar e caminha até um cargo de gestor, não é mais o único caminho quando se fala em crescer na organização. Isso porque, nem todo profissional contábil deseja ascender dessa forma, alguns preferem simplesmente se tornar cada vez mais especialistas em suas áreas. Nesse contexto, a carreira em Y tem oferecido uma nova perspectiva sobre como esses colaboradores podem desenvolver sua vida profissional dentro de uma empresa. 

A carreira em Y é uma alternativa que considera não só o perfil do profissional, mas também o seu desejo, a sua formação e qualificação na hora de uma promoção, sem deixar de atender aos objetivos e propósitos do negócio. Por conta disso, essa opção tem se tornado uma grande tendência entre as empresas mais modernas.  

Em outras palavras, é possível dizer que, a carreira em Y, ao invés de impor um único modo de promoção, que tradicionalmente é para cargos gerenciais, ela abre uma bifurcação, muito bem representada pela letra Y, com o objetivo de permitir escolhas mais individuais, garantindo assim, maior empregabilidade, menor rotatividade de pessoal, entre outros benefícios. 

Por isso, neste conteúdo, irei explicar tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de plano de carreira e como aplicá-lo em seu escritório. Vamos lá?  

O que é uma carreira em Y

A carreira em Y é um tipo de plano que possibilita à empresa oferecer ao colaborador a opção entre uma promoção para um cargo de gerência ou especialista.  Dessa forma, o profissional tem a oportunidade de conduzir sua trajetória dentro do escritório de maneira mais alinhada às suas expectativas e habilidades.  

Essa alternativa surgiu, e se tornou uma grande tendência, principalmente porque nem todos os profissionais almejam ou têm o perfil para assumir cargos de liderança. Sem uma via alternativa, o colaborador, além de frustrar-se, era colocado em um beco sem saída: continuar no cargo atual ou aceitar uma promoção para se tornar líder, mesmo sem ter vocação, habilidade ou desejo, gerando para a empresa a perda de excelentes profissionais técnicos.  

Assim, a carreira em Y chegou como a opção de plano de ascensão não linear. P, pois, propõe uma certa equivalência na remuneração entre as funções de gestor e especialista, permitindo ao colaborador decidir em qual dos cargos está pronto para avançar.  

Qual problema a carreira em Y resolve? 

Para quem já exerce um papel de liderança, não é segredo que, para realizar uma atividade técnica, como analisar a carga tributária de uma empresa, são necessárias habilidades diferentes daquelas que um profissional precisa para gerir e liderar uma equipe, não é mesmo? 

Portanto, o plano de carreira em Y resolve o problema de profissionais em posição de gestão que são despreparados para tal demanda técnica. Isso porque, esse modelo considera que existem pessoas diferentes, uns com perfis mais voltados para uma função e outros para outra. 

Além disso, ele é baseado na percepção de que técnicos especializados e com prática nas atividades que executam são mais produtivos e eficientes quando conseguem exercer esse papel. Afinal, eles conhecem suas atribuições, sabem do que a empresa precisa e já passaram por uma quantidade grande de experiências para identificar com facilidade o que funciona e o que pode dar errado em um negócio. 

Por isso, quando um profissional com o perfil de especialista é promovido a gestor, ele prejudica a si mesmo, aos colaboradores que lidera e, consequentemente, ao escritório como um todo.  

O que é um especialista e quais são suas habilidades? 

Pode ser que você não saiba exatamente o que é o cargo de um especialista ou quais habilidades esse profissional precisa ter. Portanto, antes de nos aprofundarmos mais na carreira em Y, vou explicar melhor esse nível.  

Como o próprio nome já diz, um especialista é aquele profissional que domina com excelência a sua área de atuação, um verdadeiro expert em sua função. 

Um especialista também pode ter as qualidades de um líder, como gestão de pessoas, habilidades interpessoais e bom trabalho em equipe, mas prefere ser responsável “apenas” por suas entregas e não ter que se responsabilizar por gerir toda uma equipe. Afinal, o foco dele é a execução e a estratégia de suas atividades.  

Por conta disso, um profissional especialista possui características, como:  
 

  • Grande domínio dos conceitos e das técnicas específicas da sua área; 
  • Capacidade de atuar com autonomia, praticidade e responsabilidade; 
  • Facilidade para solucionar problemas de alta complexidade; 
  • Flexibilidade para atuar de modo multidisciplinar; 
  • Inovador e atento às tendências, novidades e mudanças do mercado. 

Como funciona a estrutura de uma carreira em Y? 

Para que você entenda um pouco mais sobre como funciona a carreira em Y, é importante entender bem a sua estrutura.  

O profissional pode iniciar a carreira no seu escritório, como:  

Após isso, ele segue para: 

  • Auxiliar; 
  • Assistente; 
  • Analista. 

Na função de analista existem 3 possíveis ascensões: Júnior; Pleno e Sênior. Depois disso, inicia-se o caminho da carreira em Y, na qual o colaborador pode decidir entre se tornar um especialista ou um gestor.   

Dentro do cargo de especialista, o colaborador pode seguir diferentes funções, como:  

  • Consultor; 
  • Especialista; 
  • Mestre, Doutor; 
  • Conselheiro. 

E depois ascender como especialista, o colaborador continua crescendo, pois também existem níveis nessa função, como especialista nível 1, 2, 3, e assim por diante. Cada nível tem a sua particularidade e responsabilidade e cabe ao escritório definir os escritórios para promover o colaborador.  

O importante é tentar manter sempre a direção, entre a função definida e as necessidades do negócio. 

Quais as vantagens de investir em um plano de carreira em Y? 

Investir em um plano de carreira em Y traz inúmeras vantagens para o seu escritório e para os seus profissionais. 

Veja algumas delas: 

Vantagens para o profissional 

  • Desenvolvimento de uma visão mais inovadora e a criação de novas metodologias capazes de aprimorar processos do escritório; 
  • Aquisição de novas competências e habilidades; 
  • Oportunidade de ascender na carreira de acordo com os objetivos e planos que possui, sem que para isso tenha que abrir mão de uma boa remuneração;  

Vantagens para as empresas 

  • Profissionais em cargos adequados; 
  • Aumento da produtividade e dos resultados organizacionais; 
  • Redução do retrabalho; 
  • Aumento da inovação, competitividade e melhora na entrega dos serviços; 
  • Retenção de talentos; 
  • Maior comprometimento e engajamento dos profissionais; 
  • Diminuição do turnover; 
  • Divisão de tarefas entre gestores e especialistas. 

Como implementar o plano de carreira em Y

Agora que você está afiado quanto aos princípios e vantagens que cercam o conceito de carreira em Y, vamos ver o passo a passo de como implantar esse método em seu escritório.  

1- Identifique a necessidade de mudança no plano de carreira 

Mudar a maneira como os profissionais progridem em seu escritório exige que o ambiente organizacional esteja em conformidade com essa transformação. Por isso, o primeiro passo é para oferecer a possibilidade de carreira em Y aos seus colaboradores é identificar alguns pontos, por exemplo: 

  • A presença desses especialistas irá beneficiar a empresa? 
  • Existe demanda suficiente para justificar a presença deles? 
  • Haverá diminuição significativa de gestores a ponto de prejudicar o escritório? 
     

Encontrar respostas para essas questões ajuda a colocar o plano de carreira em Y em prática e dá maior clareza sobre o momento ideal de iniciá-la.  

2- Conheça a estrutura do seu escritório  

Identificada a necessidade, o segundo passo para implementar um plano de carreira em Y em seu escritório é conhecer e estudar a sua estrutura organizacional e a sua hierarquia.  

Para isso, é importante que você tenha como auxílio um organograma capaz de mostrar exatamente o desenho organizacional do seu escritório. Assim, fica mais fácil identificar o direcionamento que o colaborador, que deseja seguir para um cargo de especialista, deve tomar.  

3 – Desenhe o cargo 

Feito isso, comece a analisar como é feita a distribuição atual dos cargos em seu escritório. Isso porque, com a carreira em Y, você precisará criar novas posições.  

Inicie esse processo estruturando as novas versões dos cargos detalhadamente, com as competências técnicas e comportamentais necessárias para ocupá-las.  

Por exemplo, um analista tributário que deseja ascender como especialista em tributação, deve ter os seguintes conhecimentos: 

Técnicas: 

  • Conceitos: Gestão e Legislação Tributária; Direito Tributário e Processual; Contabilidade Tributária; Processos administrativo fiscais.  
  • Impostos: ICMS, ISS, PIS, COFINS e IPI.  
  • Princípios: Legalidade; Anterioridade; Isonomia; Irretroatividade; Vedação do confisco e Uniformidade geográfica. 

Comportamentais: 

  • Capacidade analítica; 
  • Facilidade com números; 
  • Boa interpretação das legislações; 
  • Capacidade argumentativa; 
  • Senso ético e de integridade. 

Com isso, assim como você saberá quais conhecimentos buscar na hora promover um colaborador a especialista, seus profissionais também saberão quais habilidades precisam desenvolver para ocupar tal posição.   

4 – Oficialize o plano 

Faça esse desenho da descrição de especialista para todos os departamentos do seu escritório e depois documente esse novo modelo de plano de carreira em Y

Adicione todas as informações levantadas a esse documento e compartilhe com os gestores de cada departamento. Afinal, serão eles seus grandes apoiadores na hora de identificar os perfis dos possíveis especialistas de suas áreas.  

É importante não só criar o documento, mas comunicar e compartilhar esses dados para que todos tenham acesso e conhecimento dessa nova possibilidade.  

Como auxiliar e orientar o colaborador em um plano de carreira em Y? 

Se você identificou um colaborador com um perfil de especialista, mas que ainda não possui todas as atribuições necessárias para ocupar esse cargo, saiba que existem formas de ajudá-lo a alcançar esse potencial.  

Primeiro, é claro, você precisa entender se é esse o desejo dele. Para isso, agende um bate papo com esse colaborador, entenda seus objetivos profissionais e se ele deseja se tornar um especialista em sua área de atuação ou conhecimento.  

Faça perguntas, como: 

  • Você desenvolve suas atividades melhor em equipe ou sozinho? 
  • Gerir a atividade de outras pessoas, além das suas, é algo que você almeja? 
  • Na sua rotina, você prefere as atividades operacionais ou aquelas mais complexas que exigem maior estudo de caso? 
  • Como você imagina sua carreira daqui há alguns anos? 

Se após essas respostas você identificar que o perfil e o desejo dele é se tornar um especialista, o próximo passo deve ser desenvolvê-lo.  

Uma sugestão para esse momento é a criação de trilhas com atividades voltadas para o progresso desse colaborador, como treinamentos, mentorias, palestras e cursos, que possam ajudá-lo a adquirir o conhecimento que precisa para exercer essa função. 

Neste momento é essencial acompanhar de perto o desempenho e a evolução desse profissional. Ao final desse processo, você terá um especialista com habilidades bem desenvolvidas, satisfeito e engajado com o apoio oferecido pelo seu escritório e pronto para realizar sua atividade com eficiência e assertividade.  

Pronto para criar um plano de carreira em Y para seus colaboradores? 

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a entender como e por que liberar espaço para que seus colaboradores se tornem especialistas, valorizando-os como cargos estratégicos e essências para o seu escritório. Afinal, manter uma hierarquia linear que oferece aos profissionais somente uma opção de promoção, pode levar a perda de grandes talentos em sua equipe.  

Então, bora investir nesse método? 

Até o próximo conteúdo. 

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