5 Dicas para sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico  

Você é aquele tipo de empresário contábil que se envolve diretamente nos trabalhos operacionais do seu escritório? Tem aquele sentimento de que a empresa não funciona sem você? Se sim, saiba que isso pode estar afetando negativamente a gestão estratégica do seu negócio. 

Isso porque, como gestor, o seu trabalho deve ser dedicado a planejar, liderar e monitorar os projetos organizacionais do escritório, enquanto seu time lida com as tarefas operacionais. Fazer esse trabalho por eles, te gera sobrecarga, estresse, desorganização, prejudica os objetivos, afeta a autonomia dos seus colaboradores e impede que você crie projeções estratégicas. Por isso, gestores que “fazem tudo” acabam não tendo tempo de cuidar do negócio da forma que deveriam, pois passam a maior parte do tempo envolvidos em tarefas que não cabem a eles.  

Portanto, se você se identificou com alguns dos pontos que citei acima, as dicas abaixo irão ajudá-lo a sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico.  

Pronto para mudar esse cenário? Então, vamos lá! 

Como sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico 

Para crescer, você, como gestor, precisa deixar de trabalhar NO NEGÓCIO e começar a trabalhar O NEGÓCIO

Ou seja, a sua tarefa diária deve estar ligada à criação de oportunidades, estratégias, projetos, inovações, na criação de funis de vendas funcionais e no desenvolvimento da sua equipe, por exemplo. E não em atividades operacionais, como elaboração de balanço e análise de notas fiscais. Afinal, se você é quem está executando as tarefas que fazem o negócio funcionar, quem está cuidando das atividades que fazem o negócio crescer? Pois é! 

A boa notícia é que existe uma forma de sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico. E é exatamente isso que irei mostrar a partir de agora, veja: 

1- Delegue suas tarefas 

O primeiro passo para sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico é delegar suas tarefas.  

Sabe aquela atividade que não depende de você, mas mesmo assim você quer executá-la? Pois é, seja qual for o seu motivo para isso, desapegue e delegue essa atividade para o profissional que é realmente responsável por ela. Afinal, ele está aí para isso e, como gestor, você deve compreender que todos à sua volta têm competências que podem e devem ser desenvolvidas. E um dos melhores caminhos para contribuir com esse processo é delegando tarefas e atividades que antes eram executadas por você.  

E não se engane, delegar suas tarefas não irá passar a sensação de que você está largando atividades na mão dos seus colaboradores. Pelo contrário, delegar ajuda a demonstrar a confiança que você tem em sua equipe e o quanto acredita na capacidade deles de executar essa tarefa tão bem ou melhor do que você.  

Com essa pequena atitude, você terá mais tempo para pensar no seu negócio, deixará seu time mais motivado e confiante e desenvolverá neles as competências que antes só haviam em você.  

Se quiser mais dicas sobre sobre como delegar suas tarefas, esse artigo poderá ajudá-lo: Delegar tarefas na gestão contábil – Conheça as vantagens e aprenda a fazer isso no seu escritório 

2- Treine sua equipe 

Relacionada com a dica acima, para delegar tarefas com tranquilidade e assim sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico, é preciso acreditar que sua equipe é capacitada o suficiente para isso. Caso contrário, você pode até delegar, mas vai acabar microgerenciando o time para ter certeza de que farão o trabalho direito. Isso, ao invés de motivá-los, irá minar a produtividade e confiança deles. Além disso, você perderá tanto tempo acompanhando esse trabalho que o objetivo de deixar de ser operacional, não será alcançado.  

Para evitar que isso aconteça, disponibilize aos seus colaboradores treinamentos, certificações, mentorias, ingressos para eventos da área e o que mais for possível para atualizá-los e desenvolvê-los profissionalmente. Com isso, diminui-se a necessidade de você aparecer para resolver os problemas mais operacionais ou ter o impulso de microgerenciar cada etapa da atividade que eles executam.  

É importante citar também que, investir na capacitação dos seus colaboradores os torna mais estratégicos Apesar de eu estar defendendo o fato de que o gestor precisa deixar toda a operacionalidade do escritorio para os colaboradores, isso não impede que esses profissionais também desenvolvam suas capacidades estratégicas. E esse é mais um ponto positivo de oferecer treinamentos constantes para a equipe: eles não só serão capazes de realizar suas tarefas operacionais com eficácia, como também, estarão prontos para lidar com decisões estratégicas quando necessário.  e melhora uma série de  indicadores do seu escritório, tais como: 

Assim, com você cuidando da parte estratégica e seus colaboradores desenvolvendo ainda mais suas capacidades operacionais, o seu escritório só tem a crescer.  

3- Tenha um bom dashboarding 

Não tem jeito, para sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico é preciso contar com a tecnologia. Nesse caso, o dashboard contábil, será um grande aliado nesse processo.  

Essa ferramenta contábil traz uma série de vantagens estratégicas para o seu escritório, que vão desde informações sobre as demandas até a qualidade da performance de seus colaboradores.  

Isso porque, os dashboards atualizam em tempo real as atividades do seu escritório, tanto para o colaborador quanto para você, o que garante que ambos saibam o que precisa ser feito o que, consequentemente, melhora a produtividade e torna a sua rotina muito mais assertiva e menos operacional. 

Além disso, essa ferramenta gera, automaticamente, notificações, prazos e lembretes sobre as demandas do escritório, permitindo que você acompanhe de perto todos os processos e responsabilidades de seus colaboradores sem ter que  microgerenciá-los. Isso garante ainda mais tempo para ser estratégico. Afinal, o dashboard contábil elimina totalmente a sua necessidade de intervir na operação do escritório e libera seu time para ser mais estratégico. 

4- Estude o seu mercado 

Com as dicas acima em prática, você já começa a sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico, mas ainda faltam alguns pontos que precisam ser trabalhados, como a ação de estudar o mercado.  

Um gestor que se preocupa menos com as tarefas rotineiras do escritório, tende a ser um profissional com um senso analítico e crítico mais apurado. Uma pessoa que enxerga o que acontece fora da sua organização e como ela, seus clientes e parceiros de negócio são ou podem ser afetados por mudanças de ordem econômica, política, tecnológica ou social, consegue tomar decisões muito mais conscientes e embasadas.. 

Sem a necessidade de se dedicar à operacionalidade, você consegue separar um tempo para analisar seus números, compará-los com a concorrência, acompanhar as tendências e novidades do mercado, apurar as mudanças econômicas, no micro e no macro espaço, e absorver informações relevantes sobre o seu setor.  

Tudo isso ajudará a aprimorar sua capacidade de antecipação de problemas, identificação de oportunidades de negócio, implementação de soluções inovadoras e definição de estratégias, o que seria impossível se você estivesse ocupado fazendo uma função que um colaborador poderia executar.  

5- Faça projeções 

Por fim, quando se fala em gestão estratégica, uma das principais características é a visão em médio e, especialmente, em longo prazo. Essa será uma mudança importante para sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico, já que o perfil “mão na massa”, foca muito em questões de curto prazo, como metas diárias, semanais, quinzenais, mensais, etc. 

O gestor estratégico precisa enxergar como o escritório deve estar nos próximos 3, 5 ou até 10 anos. Pois, é esse tipo de mentalidade que faz os grandes nomes da contabilidade sempre estarem um passo à frente de seus concorrentes

Por essa razão, crie projeções, objetivos e metas de negócio para os próximos anos. Analise o histórico do seu escritório, veja quais foram os erros cometidos no passado e como você os superou e defina metas desafiadoras para quando as realistas forem alcançadas.  

E lembre-se, as projeções e tudo mais que você venha a definir para os próximos anos,  não precisam, e nem devem, ser escritas em pedra. Afinal, o mundo muda de maneira muito rápida e seu escritório precisa acompanhar essa mudança. Porém, utilizar essas definições como um direcionamento é um caminho mais claro a seguir.  

Agora é com você 

Como você pode ver, para sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico, é importante seguir 4 princípios básicos:  

  • Adotar uma postura e uma visão macro; 
  • Desapegar das tarefas mais técnicas do escritório; 
  • Oferecer as condições necessárias para os seus colaboradores se sentirem mais competentes, autônomos e confiantes para executarem suas respectivas funções; 
  • Adicionar tecnologia ao seu dia a dia. 

Para esse 4° princípio, além da dica sobre o dashboard que já citei acima, eu quero deixar mais uma dica: que tal implantar em seu escritório uma ferramenta de gestão para deixar de vez o lado operacional e se tornar ainda mais estratégico? 

Com o Gestta, sistema de gestão de tarefas desenvolvido exclusivamente para o mercado contábil, você tem à sua disposição inúmeras funcionalidades que te ajudam a acompanhar o andamento das atividades e tarefas do escritório, sem que seja necessário microgerenciar ou operacionalizar o seu dia a dia.  

Conheça algumas delas: 

  • Filtro de busca preciso para encontrar qualquer coisa com poucos cliques 
  • Reconhecimento e distribuição em lote de documentos pelas tarefas correspondentes 
  • Cobrança automática de documentos para evitar esquecimentos, atrasos e multas 
  • Geração de relatórios com métricas fundamentais para uma gestão mais consciente 
  • Armazenamento seguro de documentos com selo Amazon Web Services 

Quer ver a ferramenta e todas essas funcionalidades na prática? Clique no botão abaixo e agende uma demonstração com um de nossos especialistas! É gratuito e sem compromisso. 

Então é isso! Se você quer realmente apostar na iniciativa de sair da operacionalidade e ser um contador mais estratégico, ter uma ferramenta dessas aliada as dicas que eu citei nesse conteúdo, irá potencializar ainda mais seus resultados. Bora dar esse passo? 

Até o próximo conteúdo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados