8 livros sobre empreendedorismo e negócios que todo contador precisa ler

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você, como empreendedor, sabe que se capacitar é fundamental para ter um negócio de sucesso. E a leitura é a forma preferida de muitos empresários na hora de aprender pela teoria ou pelo exemplo. É o caso de gestores, como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Warren Buffett, por exemplo. Mas, diante da vasta quantidade de livros sobre empreendedorismo e negócios disponíveis, como descobrir em quais obras investir? 

Na tentativa de te ajudar com essa tarefa, neste artigo, listei alguns livros que podem dar a você boas doses de inspiração e motivação.

Vamos lá?

8 Livros sobre empreendedorismo e negócios que todo contador precisa ler

Se você está em busca de inspirações para tornar seu escritório cada vez mais próspero, precisa conhecer essa lista de livros sobre empreendedorismo e negócios.

Tratam-se de obras escritas por outros empreendedores, estudiosos e influenciadores, que compartilham suas experiências e contam alguns de seus segredos para conquistar clientes e gerir negócios.

Bora conhecê-los? 

1- O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Se você parar para pensar em tudo que fez hoje, quantas ações e decisões foram realmente pensadas e quantas foram no piloto automático? Pois é, estudos mostram que mais de 40% das nossas decisões são tomadas apenas por hábito para que o nosso cérebro possa economizar energia. 

Charles Duhigg escreveu esse livro sobre empreendedorismo e negócios que está se tornando um clássico no mundo corporativo. O autor explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitos.O poder do hábito” é uma obra para ajudar a ter mais produtividade, concentração e adotar hábitos para deixar de tomar decisões equivocadas e retomar o controle de suas escolhas. 

2- Como fazer amigos e influenciar pessoas

Acredite se quiser, mas Dale Carnegie escreveu esse livro sobre empreendedorismo e negócios em 1936! Ou seja, quase 85 anos atrás e, mesmo assim, ele continua atual e ensinando centenas de empresários. Afinal, quem não quer aprender a se relacionar e fazer networking, não é mesmo?

Em “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Carnegie apresenta estratégias comunicativas para conhecer novas pessoas, aprofundar relacionamentos e exercer melhor o papel de liderança e influência. 

3- Dobre seus lucros

O livro sobre empreendedorismo e negócios “Dobre seus Lucros”, foi escrito depois de Bob Fifer ter analisado a situação, as dores e dificuldades de mais de 100 empresas pelo mundo. 

Entre os assuntos abordados estão: produtividade, motivação e estratégia. Assim, o livro ensina como reduzir desperdícios e, ao mesmo tempo, ganhar mais dinheiro, sem prejudicar seu ânimo e dinamismo, características fundamentais para o sucesso de uma empresa.

4 – Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios

Neste livro sobre empreendedorismo e negócios, Alan Pakes traz um modelo novo para sobre empresas rentáveis com recursos iniciais limitados. 

O conteúdo do livro “Negócios digitais: Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios” é perfeito para quem deseja ter um escritório operando de forma digital, mas não sabe por onde começar.

Ainda, ele mostra técnicas que te ajudam a usar o poder da internet a seu favor e compartilha experiências relacionadas à como ampliar seu mindset, utilizar melhor o e-mail, lançar novos serviços, criar sua própria audiência, se relacionar com o cliente, melhorar seu pitch de vendas, monitorar  suas mídias e muito mais.

5 – De Zero a Um

Conteúdo objetivo e repleto de cases de sucesso direto do Vale do Silício, o livro sobre empreendedorismo e negócios “Zero a Um”, de Peter Thiel (cofundador do PayPal), foge daquelas estruturas que prometem ensinar fórmulas mágicas para o sucesso. 

O texto gira em torno da inovação e como isso, sim, faz parte do sucesso de qualquer negócio. 

Peter, ao longo do livro, mostra que, sem inovação e projetos, seja qual for o seu negócio ou a demanda que você atenda, uma hora sua empresa ficará ultrapassada. 

6 – A Startup enxuta

Você é daqueles empreendedores que pensa em um novo serviço e quer deixar ele perfeito para lançar no mercado? Eric Ries, te diz um sonoro “Não”, neste livro sobre empreendedorismo e negócios

A obra “A Startup Enxuta” mostra como processos de inovação e metodologias ágeis podem ajudar uma a alcançar bons resultados economizando recursos e tempo. 

O conteúdo mostra exemplos de empresas que se consolidaram em seus mercados aplicando o modelo de startup enxuta, que conta com estratégias como:

  • Aprendizagem validada;
  • Experimentação contínua;
  • Métricas efetivas;
  • Avaliação do progresso;
  • Avaliação de demanda;
  • Agilidade para mudanças.

Tudo isso é ensinado no livro. Ou seja, uma ótima leitura para você que deseja adicionar novos serviços ao seu portfólio.

7 – Empreendedores: agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado

A gestão tradicional não dá mais conta do novo contexto de mercado. O mundo está ainda menos previsível e linear. Pensando nessa realidade dos negócios, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert trazem um modelo de gestão dinâmico na obra: “Empreendedores: agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado.”

As novas demandas exigem metodologias ágeis e busca por propósito, o que requer uma nova atitude dos líderes. Ou seja, o foco agora é no objetivo e nos processos e dar autonomia ao time é um elemento crucial para manter uma empresa viva. 

Esses são os argumentos de um dos livros sobre empreendedorismo e negócios mais focado na gestão de pessoas. 

8-  O Investidor Inteligente 

Se você quer garantir um futuro promissor para o seu escritório, aprender sobre educação, gestão e planejamento financeiro é algo crucial.

Partindo dessa premissa, o livro sobre empreendedorismo e negócios “O Investidor Inteligente”, escrito por Benjamin Graham, é fundamental para que você entenda mais sobre esse assunto.

Com mais de um milhão de cópias vendidas, a obra é considerada um guia prático sobre como fazer investimentos, seja na bolsa ou em negócios. 

E mais: o livro conta com prefácio de Warren Buffet, um dos maiores investidores da história dos Estados Unidos.

Pronto para começar sua leitura?

Espero que essa lista tenha oferecido ótimas opções de livros para você se inspirar e se tornar um empreendedor ainda melhor! Agora é dar o pontapé inicial e começar sua leitura!

Mas antes, me conta, houve alguma obra que impactou o seu trabalho como empreendedor? Quais destes livros sobre empreendedorismo e negócios você pretende ler primeiro? Gostaria de indicar algum? Deixe um comentário! Sua contribuição é sempre bem- vinda!

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *