Lançamento de produto ou serviço contábil – Aprenda a planejar sua estratégia e ter sucesso em suas vendas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fazer o lançamento de produto ou serviço contábil ser um sucesso, como nas grandes empresas, é o sonho da maioria dos empresários. É claro que a força de uma marca como a Deloitte , por exemplo, têm um fator de peso, pois é um nome conhecido pela grande massa. No entanto, saiba que até ela pode enfrentar problemas caso não faça um bom planejamento desde o começo.

O planejamento é peça fundamental antes, durante e depois de lançar um novo produto ou serviço. Isso porque é necessário analisar diversos pontos como: demanda, público alvo, mercado, concorrência, canais de comunicação, entre outras questões que podem ser influentes nesse momento. Além disso, é imprescindível criar ações que consigam gerar aquele famigerado ‘buzz’ em torno do seu lançamento, o que, por si só, é algo bastante complicado. 

Portanto, se você está pensando em fazer o lançamento de produto ou serviço contábil e não sabe por onde começar, continue comigo! Pois, neste post, você irá aprender como planejar corretamente sua estratégia e ter o sucesso esperado no seu lançamento. 

Preparado? Então vamos lá!

O que é o lançamento de produto ou serviço?

Vamos partir do princípio? Pode ser que você ainda não saiba exatamente o que é um lançamento de produto ou serviço, então eu vou te explicar. 

Ao contrário do que possa parecer, o lançamento de produto ou serviço não se resume a cadastrar algo novo à sua proposta contábil e esperar que seus clientes queiram comprá-lo.

Trata-se de uma estratégia bem ampla e organizada, cujo objetivo é promover a oferta de um novo produto ou serviço. E assim, poder gerar um fluxo grande de receita em um curto espaço de tempo. Tudo isso com um bom planejamento, claro.

A base de um lançamento de sucesso está no aquecimento do mercado, despertando o desejo pela compra com meses ou, em alguns casos,  dias de antecedência. A ideia inicial é gerar um senso de urgência, necessidade e ansiedade, no seu segmento, por aquilo que você vende. 

E engana-se quem pensa que o trabalho acaba depois que o produto ou serviço já foi lançado e adquirido pelas pessoas. Pelo contrário! O pós-lançamento é outro momento importante dessa estratégia. O acompanhamento das vendas e análises de KPIs são essenciais para definir os próximos passos.

Por que investir na estratégia de lançamento de produto ou serviço contábil?

Vamos supor que você e seus gestores desenvolvem o produto ou serviço ideal para quem procura organizar as finanças do seu negócio. Ou um curso online para contadores que desejam aprender sobre vendas e persuasão. De alguma forma, você precisará mostrar isso para o seu público e eles deverão ter uma boa impressão de toda essa ideia. Para isso, é necessário realizar ações que possam atrair a atenção deles. 

A estratégia de lançamento de produto ou serviço é, justamente, o momento em que você apresenta o que tem de novo e faz seu público enxergar como ele será o solucionador de suas dores. No entanto, esses objetivos só são alcançados quando você se prepara corretamente. 

Quando se fala em lançar produtos ou serviços no mercado contábil, isso inclui todo o tipo de porte, seja ele pequeno, médio ou grande. Se você tem um produto ou serviço muito bom, você pode obter sucesso com ele se lançá-lo da maneira certa.

3 Passos para fazer um lançamento de produto ou serviço contábil de sucesso! 

Agora que já estamos na mesma página, podemos partir para o que interessa. Aqui, vamos percorrer o antes, durante e depois desse processo. Explicando cada detalhe da estratégia e mostrando como você pode dar o seu start e arrebentar no lançamento de produto ou serviço do seu escritório.

1 – Antes de lançar, avalie, pense e estude o seu mercado

Antes de iniciar o lançamento de um produto ou serviço, você deve focar nas estratégias que antecedem esse momento. Ou seja,  concentrar-se na concepção da ideia, aprovação, maturação e desenvolvimento do que você irá lançar. Afinal, você irá realizar o lançamento de produto ou serviço e precisa saber se existe uma demanda para ele, seja ela nova, reprimida ou existente. E irá disputar um espaço com seus concorrentes diretos e indiretos

Portanto, separe um tempo para realizar um benchmarking que te ajude a entender  as necessidades do seu mercado, quais são os produtos e serviços similares ao que você pretende desenvolver e como você pode demonstrar o diferencial dele durante o seu lançamento. E, por fim, entenda como ele pode ser recebido no mercado. 

Com essas informações, você saberá exatamente como promover seu produto, estabelecer um preço e se destacar dos seus concorrentes!

Dessa forma, antes de qualquer coisa, dê uma olhada nos pontos que eu deixei aqui embaixo:

Entenda as necessidades do mercado

O mercado contábil tem crescido bastante e, consequentemente, houve um aumento de soluções repetitivas para os mesmos problemas. Por isso, é importante ter atenção ao lançamento de produto ou serviço e identificar se essa solução irá mesmo ser inovadora e se existe espaço para que ela seja consumida. 

Por outro lado, também é necessário ter cuidado com produtos e serviços novos que trazem a premissa de revolucionar o mercado oferecendo uma solução nunca vista antes. Isso porque, nem sempre uma ideia que inova é uma ideia bem recebida. Visto que, as soluções alternativas já disponíveis no mercado podem ser suficientes, econômicas, sustentáveis e satisfatórias. 

Sendo assim, é parte importante do planejamento, compreender exatamente as necessidades e dores do seu segmento. E, dessa forma, tentar prever como ele receberia um novo produto ou serviço para supri-las. 

Faça benchmarking

Benchmark, em resumo, é um processo de estudo e avaliação e análise da sua concorrência. Que possibilita uma análise profunda das melhores práticas usadas por eles e que podem ser replicadas por você. 

No entanto, é preciso entender que o benchmarking não é uma ação que se limita a “copiar” as estratégias, produtos ou serviços dos concorrentes. Na verdade, é uma prática saudável e essencial para um lançamento de um produto completo e aprimorado.

Com ele é possível entender não só o que e como são os produtos e serviços oferecidos pela sua concorrência, mas como estão suas performances de vendas, quais seus pontos fortes, quais podem ser melhorados e, claro, como o seu produto ou serviço pode preencher lacunas de consumo que foram ignoradas por eles.

Assim, além de garantir que está criando um produto ou serviço novo, você se assegura que está suprindo necessidades que seus concorrentes não estão. 

Defina seu preço

Na hora de fazer o seu lançamento de produto ou serviço é fundamental que os preços sejam justos e compatíveis com o mercado. Para encontrar esse valor, leve em consideração pontos como: insumos, mão de obra e tempo de produção. O percentual de lucro que se pretende ter por cada venda também precisa entrar na conta.

Além disso, é fundamental analisar as condições financeiras do seu público-alvo e entender se eles estão dispostos a pagar o preço proposto. Ou se ele está muito baixo a ponto de não inspirar confiança ou muito alto se tornando inacessível.

Aqui no blog, já ensinamos uma metodologia que pode ajudá-lo nesse processo e você pode acessá-la clicando aqui: Modelo Van Westendorp de pesquisa de preço – Encontre o valor ideal para os serviços do seu escritório!

Depois de todos os cálculos, vai ser possível encontrar uma margem de valores aceitável para definir o preço final do seu novo produto ou serviço. 

Desenvolva o produto

Depois de toda essa pesquisa feita, analisada e verificada, a viabilidade de fazer o lançamento, comece a, de fato, desenvolver seu produto ou serviço. Lembre-se de certificar-se que os dados, custos e informações coletadas estão corretas. Afinal, todo esse trabalho deve ser levado em consideração na hora de colocar a mão na massa e ver tudo sendo produzido. 

Durante esse processo de desenvolvimento, procure entender o que é fundamental e o que é dispensável no seu produto ou serviço e não se esqueça de testá-lo. Seja um serviço de correção tributária ou um curso para contadores ou empreendedores do nicho que você atende, faça testes! Somente assim, será possível descobrir gargalos, se o tempo de mão de obra pode ser reduzido e se tudo está acontecendo conforme o esperado.

Além disso, tente sempre se colocar no lugar do seu cliente final para compreender como será a percepção dele em relação ao seu produto ou serviço no geral.

2- Prepare as ações para o lançamento 

Planejamento realizado? Agora é possível focar todos os esforços no tão aguardado dia de lançamento de produto ou serviço. Para isso, eu elenquei alguns passos que você pode seguir, vamos a eles: 

Planeje as ações

Como já falei aqui, realizar o planejamento da sua estratégia de lançamento de produto ou serviço é muito importante para obter resultados satisfatórios. Para isso, algumas perguntas poderão lhe auxiliar a iniciar esse processo e já definir quais métricas utilizar para mensurar seus resultados.

  • Qual é o público potencial do seu produto ou serviço?
  • Quais plataformas de lançamento ajudariam a chamar a atenção deste público?
  • Esse produto ou serviço possui oscilação de vendas em determinada época do ano?
  • Qual é a melhor época para lançá-lo?

E não é somente nas definições de resultados que essas perguntas ajudam, elas também mostram a melhor forma de direcionar seus investimentos para ter o melhor retorno possível sobre eles. Afinal, todos os seus esforços estarão focados em atrair a pessoa certa para o seu negócio e, com tudo planejado, não tem como dar errado!

Se fizer sentido, prepare um pré-lançamento

Existem centenas de formas de fazer um lançamento de produto ou serviço. E a tecnologia nos permite experimentar, testar e analisar o que pode fazer sentido ou não. 

Inclusive, muitas empresas apostam no marketing de pré-lançamento. Ou seja, divulgam para o mercado que o produto ou serviço será lançado em breve, apresentam prévias com imagens, descrições, apontam as necessidades e como ele irá solucioná-las, entre outras abordagens. E para este tipo de estratégia, as redes sociais são excelentes meios, principalmente pela facilidade de compartilhamento e interação com o público. Além disso, esses canais também são um ótimo termômetro sobre a aceitação ou rejeição do seu mercado em relação ao seu lançamento.

Outra estratégia muito usada é a criação de vídeo teaser, contando um pouco sobre o produto ou serviço que você pretende lançar. Isso pode ajudar a alavancar a reputação dele, antes mesmo do lançamento oficial, gerando aquele ‘buzz’ que falamos no início. 

Investir em conteúdo para o blog e e-books que ajudem seu prospect a identificar uma dor que ele sente e entender que o produto ou serviço do seu escritório pode sanar essa dor, também são ótimas estratégias para o pré-lançamento. Isso porque, essas ações ajudam na construção de autoridade e começam a colocar a ideia de necessidade na mente do seu público alvo

Em resumo, em uma estratégia de pré-lançamento não existe uma fórmula ou uma receita de sucesso. O ideal é avaliar se esta etapa faz sentido para o seu planejamento, sempre considerando sua pesquisa de mercado, público, canais de comunicação e todas as outras variáveis.

Encontre o timing certo

Sem dúvidas, anunciar o lançamento de produto ou serviço na hora certa faz toda a diferença.

Por exemplo, vamos supor que o produto lançado por você seja um curso para contadores sobre investimentos, ótimo tema, não é mesmo? Agora imagine lançá-lo durante o imposto de renda! Seria uma péssima escolha, certo? Por isso, pense bem e tente encontrar o timing perfeito. 

E, caso a sua estratégia contemple o pré-lançamento, dê um tempo para o seu público e o mercado se prepararem para receber o seu produto ou serviço, assimilarem a sua proposta e criarem a expectativa desejada para o dia do lançamento. Inclusive, aproveite para avaliar o período de oscilação e verificar se o mercado está realmente aquecido para receber a sua ideia da forma que planejou.

Defina a comunicação

Para escolher o melhor ou os melhores canais de comunicação para fazer o lançamento do seu produto ou serviço é importante avaliar quais deles se encaixam melhor ao seu público-alvo. Dessa forma, analise onde seu público está e como ele se comunica, quais conteúdos costuma acessar e compartilhar. Além disso, é interessante verificar também como este público pode ser um influenciador do seu trabalho em seus próprios canais de comunicação, grupos de interesse e redes sociais. E, lembra das pesquisas que fizemos no início dessa jornada? Pois é, elas podem ser bem úteis aqui. 

Abaixo eu mostro alguns exemplos de possíveis canais e como você pode utilizar cada um deles, dá uma olhada:

E-mails

Por que não investir em sua base de contatos? Enviar e-mails avisando sobre o seu lançamento de produto ou serviço garante que o seu público, sejam seus clientes ou colegas de profissão, gerem audiência para o seu lançamento.

No entanto, lembre-se de nutrir a sua base de clientes com materiais relevantes e personalizados. Ou seja, não foque só na venda, mas nos benefícios que o seu produto ou serviço pode trazer para eles e porque essa decisão pode ser valiosa.

Webinar

Um webinar também pode ser uma ótima forma de comunicar o lançamento de um produto. Isso porque esse tipo de ação ajuda a atrair mais pessoas, facilita a comunicação e você consegue passar ao público aquilo que realmente deseja. E, além de poder utilizar slides que te darão apoio para uma apresentação sem erros e valiosa, você terá um momento para responder os questionamentos do público, ao vivo, o que é muito poderoso. 

Por isso, os webinários são ótimos canais para comunicar um novo lançamento e interagir de forma mais próxima com seu público. 

Influenciadores

Os influenciadores digitais são pessoas famosas na internet que possuem um poder bem grande de persuadir seu público sobre determinados assuntos. Inclusive sobre produtos e serviços. E em um mundo cada vez mais digitalizado, a opinião destas pessoas pode ajudar o consumidor na tomada de decisão. 

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Ibope identificou que, dos 140 milhões de brasileiros que estão nas redes sociais, 50% compra produtos e serviços indicados por influenciadores.

Então, se você pretende lançar algo voltado para os seus clientes ou perfis parecidos com os deles, que tal convidar alguém da sua carteira, que tenha uma certa relevância digital, para falar um pouquinho sobre o seu produto ou serviço? E se ele for voltado para contadores, convide algum colega do mercado, que também tenha relevância nesse meio, para fazer o mesmo. 

E sabendo que esses influenciadores também podem ser empresários, uma parceria, dependendo do produto ou serviço, pode rolar! Isso aumentaria ainda mais sua autoridade e legitimaria todo o trabalho feito até agora.

Portanto, considere convidar um influenciador para sua estratégia de lançamento de produto ou serviço, pois essa ação pode gerar bons resultados.

Sites e Plataformas

Por último, mas não menos importante, o site do seu escritório pode ser seu grande aliado durante um lançamento de produto ou serviço. Seja para colher informações de consumidores, gerar leads, vender, fazer promoções ou dar mais informações sobre o produto ou serviço para os consumidores. 

Para isso, você pode investir em páginas como: 

Landing page 

As landing pages são páginas que você pode agregar em seu site para capturar leads que tenham interesse em seu produto ou serviço. Geralmente é para elas que somos direcionados quando clicamos em um banner ou anúncio. 

A sua landing page deve contar com uma navegação simples, composta pelos seguintes itens: 

  • Um título empolgante
  • A oferta e descrição do produto ou serviço que você está lançando
  • Um formulário para o visitante preencher com suas informações
  • E um CTA que faça o visitante realizar uma ação.

Ou seja, sua landing page de lançamento de produto deve focar apenas nas informações que você precisa passar para o consumidor sobre o que está vendendo. 

Assim, a partir do momento que você o convence a passar suas informações de contato, é possível estabelecer um relacionamento, mesmo que ele não faça a compra imediatamente. Depois, é só entregar conteúdo de qualidade até que ele esteja preparado para consumir seu produto ou serviço. 

FAQ

FAQ é uma sigla para “Frequently Asked Questions”, ou “Perguntas feitas frequentemente”, em tradução livre para o português. Construído em formato de pergunta e respostas é possível adicionar ao seu site uma FAQ contendo as principais dúvidas que seu público possa ter em relação ao lançamento de produto ou serviço que você está oferecendo. 

Este é um importante recurso, pois, durante o lançamento, seu público terá muitas dúvidas e precisará de um apoio grande do seu suporte. E isso pode acabar prejudicando os atendimentos do seu escritório. Neste contexto, ter uma FAQ será fundamental para suprir essa necessidade.

Além disso, a FAQ também te ajuda a gerar valor e credibilidade para seu cliente, trazendo respostas para as dúvidas que podem surgir durante a jornada de decisão dele em comprar ou não o produto ou serviço que você está lançando. Só não se esqueça que uma FAQ é um documento vivo! Por isso, é importante que você a mantenha atualizada mesmo após o lançamento de produto ou serviço. Assim, você terá um documento completo com as principais dúvidas do seu público. 

3 – Cuide do pós

Acha que agora o trabalho acabou? Nada disso! Depois do lançamento de produto ou serviço, existem alguns pontos de atenção que você precisa analisar e medir. Até porque, não adianta colocar todo o planejamento acima em prática e não analisar os resultados obtidos, não é mesmo?

Então vamos ver quais são esses pontos:

Verifique as métricas

O primeiro passo é analisar as métricas que definimos nas etapas que antecederam o lançamento de produto ou serviço. Afinal, esses dados serão relevantes para entender se houve ou não sucesso no seu plano de ação. 

Além disso, a análise dessas métricas pode trazer insights valiosos sobre a performance da sua ação, preferências do seu público alvo e relevância do seu produto ou serviço. Por exemplo, se a maioria das suas vendas foi realizada pela internet, vale a pena focar seus esforços e investir em mais ações neste canal nos lançamentos futuros. 

Colha Depoimentos e feedbacks

Os feedbacks e depoimentos são pontos importantíssimos nesse momento, pois te ajudarão a entender, de fato, como foi a aceitação do seu produto ou serviço e como é possível torná-lo melhor. 

E à medida que seu produto ou serviço for atualizado e alterado, você poderá fazer novas ações de divulgação, promovendo as melhorias que colocou em prática. 

Continue o trabalho de marketing e divulgação

É fundamental manter as ações que mencionei acima, mesmo após o lançamento de produto ou serviço do seu escritório. E, mesmo que você não tenha atingido o resultado que esperava, continue movimentando, divulgando e atualizando seu plano de lançamento. Isso pode te ajudar a manter seu produto ou serviço na mente do seu público e reverter essa situação. 

Outro ponto é continuar investindo na criação de conteúdos relevantes. Isso pode ajudar a educar e nutrir aquele que ainda não está pronto para consumir o seu produto ou serviço. Portanto, continue criando bons artigos, encaminhando newsletters, postando em suas redes sociais e atualizando sua FAQ. 

Pronto para arrasar no seu lançamento?

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a importância de planejar minuciosamente o lançamento de um produto ou serviço. Fácil não é, mas todo tempo, esforço e investimento dedicado a esse momento podem render um alto e lucrativo retorno.

Portanto, se você acredita no seu produto ou serviço e vê um grande potencial nele, tire um tempo para planejar, pensar e executar seu lançamento com afinco. O passo a passo você já tem, agora é só arregaçar as mangas e começar!

Vale lembrar que o lançamento de produto ou serviço é parte importante de sua estratégia, mas não pode garantir a longevidade nas vendas dele. Ou seja, para isso, você precisará convencer as pessoas a continuarem comprando e consumindo. E é aí que reside um outro desafio: o de fidelizar esses clientes. Por isso, antes de ir embora, dê uma olhada na categoria de artigos que deixei aqui embaixo. Eles também podem ajudar você a criar uma ótima estratégia de fidelização e dar continuidade ao sucesso que foi o lançamento! 

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *