Ambiente de trabalho tóxico – Conheça os sinais, as consequências e saiba como evitar esse mal no seu escritório

Estresse constante, queda na produtividade, excesso de fofocas e um relacionamento conturbado entre o líder e a equipe, são alguns sinais de um ambiente de trabalho tóxico. Estes problemas prejudicam não só a saúde mental dos colaboradores, que perdem a motivação e começam a questionar suas próprias capacidades, como trazem consequências graves à empresa, com o aumento do absenteísmo, turnover e falta de autoconfiança da equipe devido ao clima organizacional negativo.

Tudo isso, consequentemente, diminui a produtividade e dificulta a colaboração entre os profissionais, prejudicando a reputação da empresa e afetando, até mesmo, a relação com o cliente final.

Mas como detectar e tratar um ambiente de trabalho tóxico? É exatamente essa a pergunta que o esse artigo responde. 

Bora descobrir? 

O que é e quais são os sinais de um ambiente de trabalho tóxico?

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele cujas ações, comportamentos, cultura, regras e rotinas da empresa comprometem a qualidade de vida e o bem-estar de seus profissionais, independente do nível e hierarquia, impactando no desempenho das suas funções, na sua produtividade e nos seus relacionamentos interpessoais. 

Muitas vezes, essa toxicidade acontece de forma lenta, tornando a cultura do local de trabalho, que antes era boa, em um ambiente negativo, sem que a liderança perceba a situação. Afinal, é quase impossível acompanhar o dia a dia do escritório de maneira onipresente. 

No entanto, existem alguns sinais, fáceis de identificar, veja: 

  • Liderança baseada no medo;
  • Colaboradores improdutivos e desmoralizados;
  • Atmosfera de fofocas e rumores;
  • Falta de transparência de cima para baixo;
  • Estresse e incerteza sobre o futuro;
  • Sensação de “somos nós contra eles” ou “é cada um por si”;
  • Casos significativos de absenteísmo ou colaboradores dizendo que estão doentes;
  • Comportamento workaholic e falta de equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal;
  • Expectativas pouco claras do empregador em todos os níveis de gestão;
  • Favoritismo, disparidades salariais ou políticas discriminatórias;
  • Desentendimentos constantes;
  • Pouca influência e/ou influência negativa dos líderes.

Como um ambiente de trabalho tóxico pode impactar os resultados do seu escritório?

Podem haver muitas respostas para essa pergunta. Afinal, um ambiente de trabalho tóxico afeta o colaborador física e mentalmentalmente, o que o leva a executar o seu trabalho de maneira ruim, afetando todo o andamento do escritório, como um efeito cascata. Ou seja, os impactos são muitos.  

Abaixo irei pontuar os mais negativos, vamos ver: 

Reduz a motivação da equipe

De forma bem resumida, a motivação é como a energia que leva seus colaboradores a executarem com excelência suas demandas. Portanto, como há uma forte ligação entre local de trabalho e motivação, quando se está em um ambiente de trabalho tóxico, a motivação é abalada, afetando a maneira como os colaboradores realizam a entrega de suas tarefas. 

Ou seja, tudo passa a ser feito com menos ânimo, menos cuidado, comprometimento e compromisso. 

Prejudica as relações interpessoais de trabalho

O relacionamento interpessoal nas empresas é algo essencial. Afinal, seus colaboradores precisam conversar entre si para realizarem suas atividades. Dessa forma, se a comunicação não ocorre, ou ocorre com muitos entraves, erros e desperdícios tornam-se inevitáveis.

Por isso, novamente, o ambiente de trabalho tóxico torna-se um grande catalisador, afetando os profissionais a sua volta, fazendo com que o diálogo interpessoal seja somente básico, fornecendo espaço para conversas paralelas, que podem colocar em crise o senso de equipe e confiança entre eles. 

Compromete a relação entre colaborador e empregador

Em um ambiente de trabalho tóxico a relação entre colaborador e empregador podem ser seriamente comprometidas. Um dos motivos são os constantes desentendimentos, comuns em situações como essa.

Também não é raro haver perda da confiança, da credibilidade e, infelizmente, do respeito, condições que podem levar os trabalhadores a questionarem a atuação e as ordens de seus líderes, ou os gestores a duvidarem do talento, comprometimento e da lealdade dos membros do seu time.

Ainda, é possível destacar que um ambiente de trabalho tóxico no qual essa relação é prejudicada, crescem os números de processos judiciais trabalhistas por questões, como danos morais, assédios e discriminação.

Como evitar um ambiente de trabalho tóxico?

Agora que você entende quais são as consequências de um ambiente de trabalho tóxico, evitá-lo, deve ser a sua prioridade, não é mesmo?

Por isso, abaixo eu listei 4 dicas que podem te ajudar a manter esse problema bem longe do seu negócio. 

1- Invista em uma pesquisa de clima organizacional

Embora os líderes da empresa possam presumir a origem do problema, uma abordagem mais eficaz envolve ouvir os colaboradores. Para isso, considere conduzir uma pesquisa de clima organizacional para avaliar questões relacionadas ao ambiente de trabalho. O objetivo é entender claramente o que eles veem como as partes negativas da cultura atual e, em seguida, construir um plano para lidar com elas.

Quando bem elaborada, essa pesquisa pode ajudar você a avaliar a intenção do colaborador em permanecer na empresa por um longo prazo, sua disposição em recomendá-la a outros profissionais e o nível de orgulho geral de pertencer a sua organização. Uma pesquisa abrangente gera percepções valiosas para a empresa e demonstra aos colaboradores um interesse genuíno em seus comentários.

A reversão de um ambiente de trabalho tóxico começa com discussões abertas sobre os problemas internos que sua empresa enfrenta. Ainda, após a pesquisa, você pode marcar reuniões para revisar e discutir seus resultados, convidando seus colaboradores a oferecer soluções, ao mesmo tempo que enfatiza que não há nenhuma  penalidade por ser honesto ou por sugerir ideias fora da caixa. 

Um ponto importante aqui é: disponibilize a pesquisa com a opção de respostas anônimas. Isso ajudará você a receber opiniões mais sinceras e verdadeiras, o que é fundamental no combate de um ambiente de trabalho tóxico

2- Seja transparente com seus números

Provavelmente, você contratou seus colaboradores por sua inteligência e disposição em contribuir para o crescimento do negócio. Por isso, é improvável que eles gostem de ser mantidos desinformados.

Quando se trata de transparência na empresa, o compartilhamento de informações pode resultar em uma equipe mais forte e coesa, facilitar o estabelecimento de metas e nivelar a hierarquia da empresa. Além de tornar os colaboradores mais felizes e fomentar uma cultura mais colaborativa

Dessa forma, considere a possibilidade de realizar mais reuniões que forneçam uma imagem clara do que está acontecendo com o negócio. Claro que as informações confidenciais ou sensíveis devem ser retidas (e os colaboradores vão entender isso), mas dar aos seus profissionais a chance de conhecer e acompanhar a performance do negócio, ajuda no engajamento deles e reduz a chance de um ambiente de trabalho tóxico e desmotivador. 

Muitas culturas disfuncionais surgem da falta de transparência por parte da liderança. Por isso, procure compartilhar mais informações sobre como as decisões estratégicas são tomadas, o bem-estar financeiro da empresa etc. A retenção de informações pode gerar preocupação e especulação negativa, inconvenientes que ajudam a fomentar um ambiente de trabalho tóxico

3- Aumente os programas de reconhecimento e recompensa

Se seus colaboradores que trabalham duro não estão percebendo nenhum benefício, reconhecimento ou oportunidades de progresso, um ambiente de trabalho tóxico ou disfuncional pode se estabelecer. 

Por isso, sempre que possível, procure recompensar seus talentos com um aumento de salário, benefícios adicionais ou bônus por desempenho específico.

Os colaboradores ficam mais motivados a fazer um trabalho notável quando sabem que a empresa reconhecerá e recompensará formalmente seus esforços. Bônus, aumentos ou promoções podem ser os exemplos mais claros de uma empresa que recompensa o alto desempenho, mas existem muitas maneiras, não monetárias, de agradecê-los pelo bom trabalho. Programas de benefícios flexíveis, como prêmios, vagas de estacionamento, viagens, folgas e outros reconhecimentos públicos de um trabalho bem feito, são bons exemplos. 

O importante aqui é mostrar a eles que nada passa despercebido aos seus olhos. No entanto, para não demonstrar favoritismo, sempre que um colaborador for premiado, mostre à equipe qual foi o seu feito. Assim, você não deixa brechas para interpretações. 

4- Oferecer suporte para uma equipe sobrecarregada

Quer seja devido à saída de colaboradores, demissões na empresa ou simplesmente um aumento inesperado na demanda, seus profissionais podem sentir o estresse de cargas de trabalho pesadas. 

Uma atmosfera na qual as pessoas se sentem continuamente sem energia ou com uma sensação de que o trabalho não acaba, pode contribuir para um ambiente de trabalho tóxico e estressante.

Dessa forma, uma maneira de ajudar seus colaboradores sobrecarregados é priorizando as tarefas e projetos pelos quais eles são responsáveis. Trabalhe com a equipe para organizá-las por grau de importância. Em seguida, analise também a lista de itens e tarefas que podem ser resolvidos mais tarde, no mesmo dia, ou durante a semana. Isso ajuda os funcionários a determinar onde colocar suas energias para maximizar a produtividade.

Pronto para combater a toxicidade?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender os sinais, as consequências e, claro, como evitar e combater a toxicidade em seu escritório. 

Como última dica, vale reforçar que a sua maior aliada nesse processo precisa ser a comunicação. Portanto, seja claro e transparente com seus colaboradores, ouça o que eles têm a dizer, permita que contribuam com opiniões, ideias e, assim, mostre o quão importantes e necessários eles são para o seu negócio. O ambiente de trabalho tóxico, muitas vezes, surge da falta de reconhecimento e voz da empresa e seus líderes para com seus colaboradores. Então, para evitar que isso aconteça em seu escritório, tenha bons canais de comunicação interna e incentive uma cultura de feedback 360°. Isso, sem dúvidas, contribuirá muito para um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e produtivo. 

Pois, agora sim, bora colocar a mão na massa?

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Explore
Redes Sociais

© 2021 Gestta | Todos os direitos reservados