Tendências de mercado em 2022 – Conheça 5 que você deve investir em seu escritório o quanto antes

Não é nem um pouco exagero afirmar que a maioria dos segmentos tiveram que lidar com cenários complexos no último ano, não é mesmo? Além do evidente avanço tecnológico, 2021 foi marcado por mudanças na forma de gerir dados, negócios, clientes e colaboradores. E em meio a todas essas alterações, como saber quais delas continuarão e se firmarão como tendência de mercado em 2022?

Essa pergunta não é fácil de ser respondida. No entanto, analisando o contexto geral do mercado, é possível enxergar comportamentos, inovações e preferências que juntos constroem um cenário que vai além de “modices”. Com base nisso, nesse conteúdo, selecionei 5 tendências que valem o seu investimento. 

Vamos conhecê-las?

5 tendências de mercado em 2022 que você deve investir

Acompanhar as tendências de mercado é uma tarefa obrigatória para um negócio que deseja manter-se competitivo. 

Portanto, atente-se a essa lista que elaboramos para você: 

1- Cibersegurança 

A segurança dos dados não é uma novidade, no entanto, segundo pesquisa realizada pela  PwC Digital Trust Insights, cerca de 83% das empresas brasileiras devem investir ou aumentar seus investimentos em cibersegurança em 2022. Isso porque, com cada vez mais empresas migrando seus dados e sistemas para o armazenamento em nuvem, garantir a segurança dessas informações é essencial para o cliente e para o negócio em si. 

Além disso, só em 2021, o Brasil sofreu mais de  439.000 ciberataques e, se levarmos para o contexto contábil, essa vulnerabilidade se torna ainda mais preocupante. Afinal, estamos falando de dados e informações sigilosas que, ao vazarem, podem gerar um prejuízo incalculável ao parceiro e à imagem do escritório.

Portanto, a cibersegurança vai muito além de uma tendência, se tornando uma obrigação dos negócios, tanto para evitar os impactos de um vazamento de dados ou ataques, como para mapear as ameaças presentes e mitigar riscos. 

2- Inteligência Artificial

Outra tendência de mercado em 2022 é a adesão de sistemas com base em Inteligência Artificial nas empresas.  

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, nos próximos anos a IA deve ser responsável por 40% da produtividade nas empresas. No entanto, ao contrário do que muitos possam acreditar, essa tecnologia não veio com a intenção de tirar o trabalho humano da jogada, mas dar mais tempo a ele para lidar com questões estratégicas das quais essa tecnologia não tem domínio. Por exemplo, o atendimento ao cliente, a tomada de decisão, entre outros assuntos mais complexos.  

As principais ferramentas que utilizam essa tecnologia e que valem o seu investimento, são:

Porém, o ideal é que você escolha a que melhor atende a realidade e o contexto do seu negócio. 

3- Gestão de dados

Se você não monitora os dados do seu escritório e não os utiliza para tomadas de decisão mais assertivas, está na hora de repensar essa atitude. Isso porque, além dessa ser mais uma tendência de mercado em 2022, quando você utiliza a gestão de dados para coletar, mensurar, armazenar, catalogar, interpretar informações e gerar indicadores, você tem em mãos relatórios e insights valiosos sobre o seu negócio. E, a partir deles, pode tomar ações muito mais estratégicas e inteligentes. 

Portanto, por meio dessa prática é possível transformar todas as informações sobre o seu negócio em diferencial competitivo, tomando decisões mais confiáveis em relação ao seu negócio e ao de seus clientes. 

Além disso, a gestão de dados também colabora com outra tendência de mercado em 2022, que é centralização de informações. Isso porque, essa tecnologia permite que todos os dados pertencentes ao seu escritório permaneçam em um só local, facilitando o seu acesso e tornando muito mais ágil o trabalho operacional.

4- Novas estratégias de prospecção

Como o perfil do cliente hoje mudou e está mais exigente e informado, a forma de vender também precisou mudar. Por isso, criar novas estratégias de prospecção é uma das tendências de mercado em 2022.  

Uma delas é a personalização da venda. Nesse tipo de processo comercial, o discurso ganha um tom mais consultivo, no qual o objetivo principal é entregar ao consumidor soluções que atendam às suas dores e não apenas vender seus serviços. 

Outra técnica vantajosa que também aparece como tendência de mercado para 2022 é o inbound marketing, que utiliza o marketing de conteúdo para educar o prospect e guiá-lo dentro do funil de vendas até que se torne cliente. Ou seja, por meio de materiais relevantes distribuídos em posts nas redes sociais, emails, conteúdos do blog, newsletter, entre outros canais, as empresas aumentam sua posição estratégica e elevam o conhecimento e a referência do seu público. 

Não é atoa que 73% das empresas do país adotam estratégias de marketing de conteúdo para se aproximar de futuros prospects, segundo a Content Trends. Ainda, mais da metade das organizações que não utilizam esse método, 61,8% , têm intenção de empregá-lo esse ano. 

Ou seja, técnicas que foquem em educar e criar uma relação de confiança com o cliente e não apenas vender, são grandes tendências para 2022. 

5- Foco no colaborador

Em paralelo às inovações que citei até aqui, outra tendência para o mercado em 2022 são as ações com foco no colaborador.

Isso porque, ao investir na transformação digital, não se pode esquecer que tudo isso é feito por pessoas. Ou seja, as empresas devem priorizar as estratégias baseadas nos colaboradores para que eles possam crescer junto com suas inovações. Inclusive, um estudo realizado pela Amazon Web Services identificou que 93% dos trabalhadores brasileiros sentem a necessidade de mais conhecimento técnico para atuar em uma empresa com uma rotina e demandas digitais.

Neste sentido, algumas ações que podem ser adotadas são:

Todas essas medidas contribuem para aumentar a capacidade de seus colaboradores quanto ao uso das tecnologias e demais ferramentas que tendem a, cada vez mais, fazer parte do seu negócio. 

Pronto para investir nessas tendências de mercado?

Acompanhar as tendências de mercado em 2022 pode ser o que garantirá a existência do seu escritório em 2023 e assim por diante. Estar atento a essas mudanças e movimentações desse mundo VUCA em que vivemos não é mais uma opção, é uma necessidade se quiser manter seu negócio competitivo, escalável e lucrativo. 

Portanto, espero que você consiga investir, se não em todas, em pelo alguma das tendências que eu trouxe aqui, combinado? 

E se quiser fazer você mesmo a sua pesquisa e encontrar as tendências de forma mais nichada para o seu negócio, leia o artigo: Como pesquisar tendências de mercado na contabilidade? 5 passos que podem ajuda-lo a tornar esse processo mais simples

Até o próximo conteúdo!

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