Atrair novos clientes no mercado contábil pode ser uma tarefa difícil. Afinal, em meio a tantos concorrentes é necessário encontrar formas de se diferenciar. E criar bons argumentos para mostrar ao prospect porque ele deve fechar com o seu escritório. No entanto, existe uma aliada que pode fazer a diferença e tornar sua estratégia de vendas muito mais valiosa: a automação de tarefas! Sim, a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. Pois, concede ao seu escritório fatores essenciais, como: tempo, tecnologia e produtividade

Quer entender melhor como uma ferramenta de automação de tarefas pode agregar a sua estratégia de prospecção? Então continue lendo! 

Por que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes? 

A automação de tarefas pode te ajudar na prospecção de clientes porque, entre outras coisas, ela racionaliza e otimiza as atividades operacionais de uma empresa. Tendo como principal objetivo “enxugar” as demandas de um escritório. Reduzindo o trabalho e o tempo de execução, substituindo as tarefas manuais por aplicações de software.

E, quando implementada, a automação de tarefas pode garantir os seguintes resultados:

  • Produção rápida, melhorando a satisfação do cliente, que enxerga os bons resultados de suas entregas de forma mais significativa.
  • Garantia de qualidade, pois, em um sistema racionalizado, a quantidade de erros é mínima. E podem ser corrigidos e, até mesmo, evitados com facilidade. 
  • Aumento do lucro, pois se economiza tempo com essas tarefas, possibilitando atender uma quantidade maior de clientes

Portanto, a automação de tarefas alia a tecnologia da informação e gerenciamento de negócios, com a finalidade de otimizar os resultados da empresa. E contribuir para que ela alcance seus objetivos de crescimento. Além disso, todos esses resultados que citei acima, podem ser vistos como bons insumos para que seus vendedores produzam argumentos valiosos e persuasivos na hora da prospecção. Todos pautados com dados e informações reais. 

4 formas de como a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes

Agora que já entendemos porque a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. Precisamos entender como ela faz isso. Então, segue lendo porque, aqui embaixo, eu elenquei 4 formas que mostram o quanto essa ferramenta pode ser sua aliada.

Vamos lá?

1- Automatizando tarefas operacionais em seu escritório, sobra tempo para atender uma carteira maior

Quanto tempo seu escritório perde enviando cobranças, notas e fazendo demandas que não exigem expertise humana? Muito tempo, não é mesmo? E apesar dessas atividades serem necessárias, elas não precisam ser feitas por você e nem por seus colaboradores. Elas podem, e devem, ser automatizadas. Somente assim é possível ter, não só tempo para aumentar sua carteira de clientes, mas também para pensar em estratégias e inovações que te ajudem a fazer isso. Afinal, como citei no início, atrair clientes não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação e planejamento.

Por isso, a primeira prova de que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é porque, ela consegue, com inteligência, eliminar tarefas que demandam muito do seu dia. Dando a você tempo para inovar, pensar em melhorias e encontrar novas formas de aumentar, positivamente, a sua carteira de clientes. 

Inclusive, a automação dessas tarefas também pode servir de argumento para seus vendedores. Isso porque, os clientes de hoje desejam agilidade e um atendimento muito mais personalizado e dedicado, o que só é possível quando se tem tempo para fazer isso. 

Portanto, usar o argumento de que, em seu escritório, as atividades que não exigem intervenção humana, são automatizadas e, por conta disso, sua equipe tem mais tempo disponível para prestar um atendimento assertivo e otimizado, pode fazer a diferença na decisão do seu prospect. 

E, vale lembrar que, a automação de tarefas, não é mais um diferencial competitivo. No entanto, a maneira como você utiliza os benefícios dessa solução como argumento de venda, pode sim ser um diferencial. 

2- Com tarefas operacionais automatizadas, seus colaboradores tendem a melhorar o desempenho de suas funções

Como citei, a automação de tarefas te ajuda a prospectar mais clientes porque libera tempo. E, como consequência disso, seus colaboradores podem se tornar mais produtivos. Afinal, agora eles podem se dedicar a atividades mais analíticas e estratégicas. 

Ou seja, seus conhecimentos serão aplicados em tarefas que contribuirão efetivamente no crescimento e na construção de diferenciais para o seu escritório. 

A automação na contabilidade ajuda o seu escritório a ter um papel mais consultivo também. Uma vez que, seus profissionais estarão livres para dar mais atenção aos seus clientes. E é extremamente importante que seus eles usem seus conhecimentos e habilidades. Assim, você pode ter um retorno positivo do seu investimento em capital humano. Agregando mais valor ao serviço prestado pelo seu escritório e valorizando a capacitação profissional de sua equipe.

Além disso, liberando sua equipe, você pode começar a pensar em novos serviços que o seu escritório pode oferecer, o que pode te ajudar a atrair mais clientes. BPO financeiro, recuperação tributária, revisão de NCM e, claro, a contabilidade estratégica, podem ser vistos como diferenciais pelos olhos de seus prospectos. No entanto, só é possível oferecer esse serviço, com padrão e qualidade, quando se tem tempo para planejar e executar com excelência essa atividade. 

Portanto, a segunda forma que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é que ela libera tempo e melhora a produtividade de seus colaboradores. Permitindo que você utilize a expertise deles não só para melhorar suas entregas, mas também, para agregar serviços mais estratégicos ao seu escritório. 

3- Com a automação de tarefas é possível melhorar a relação entre escritório e cliente

A automação de tarefas  garante que todo o trabalho seja desenvolvido de forma ágil, assertiva e sem erros, o que impacta positivamente a entrega e a qualidade de suas tarefas. E, como consequência, a percepção que o seu cliente terá em relação ao seu escritório, também mudará completamente. 

Isso porque, com a automação de tarefas liberando tempo aos colaboradores, a relação com o cliente pode ser melhorada com um atendimento, além de mais analítico, mais próximo. Alterando, significativamente, a percepção de valor do cliente, que passa a perceber os benefícios dessa relação e a valorizar ainda mais o seu trabalho. Se dispondo, até mesmo, a pagar valores mais elevados por eles.

Além disso, quando o cliente recebe de maneira ágil suas obrigações, ele entende que seu escritório tem processos organizados e se preocupa com a empresa dele. E esse sentimento é fundamental para fidelizá-lo e torná-lo um grande divulgador do seu negócio, fazendo com que ele indique seu escritório a outros colegas, ação fundamental para o crescimento de sua carteira.

Portanto, podemos dizer que a terceira maneira que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é porque ela melhora a sua relação com eles, tornando-os fiéis divulgadores do seu negócio. E essas indicações podem se converter em novos clientes aumentando sua carteira. 

4- A automação de tarefas torna o seu escritório moderno e adepto à tecnologia, o que também pode ser um poderoso argumento de venda. 

Notou que os 3 tópicos acima falam sobre a importância de prestar um atendimento mais analítico, ágil, assertivo e próximo ao cliente? Pois é, esse é o caminho que a contabilidade tem seguido. Afinal, como já citei em outros artigos, o cliente de hoje, além de mais exigente, deseja um atendimento contábil que seja mais do que apenas burocrático, ele deseja um verdadeiro parceiro de negócios. E isso só é possível quando há evolução.

É exatamente o que o automação de tarefas traz para o seu escritório: evolução, modernização e tecnologia. No entanto, é fundamental que você não pare na automação de tarefas e procure sempre inovar e estar antenado no que há de mais moderno para o seu mercado. Invista na otimização de demandas, nos sistemas de gestão, nos softwares em nuvem e em tudo que possa melhorar os processos do seu escritório e possibilitar um atendimento consultivo ao seu cliente.

Essas ações podem ainda fornecer insumos poderosos aos seus vendedores, mostrando ao prospect que seu escritório não trabalha de forma analógica e burocrática e sim com tecnologias que tornam suas entregas mais ágeis e assertivas. Isso torna o discurso de vendas não só persuasivo, como valioso aos ouvidos desse possível parceiro. 

Portanto, como último argumento, podemos dizer que a automação de tarefas mostra que seu escritório utiliza a tecnologia para melhorar suas entregas e tornar o seu atendimento mais analítico e consultivo e não apenas burocrático. 

Agora é com você!

Espero que esse artigo tenha fornecido a você boas provas de como a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. E, junto a elas, mostrado como essa solução ao invés de descartar o trabalho humano, na verdade, torna ele muito mais necessário. Afinal, a automação elimina apenas tarefas repetitivas, deixando as de valor analítico e consultivo sob a sua responsabilidade, o que não só aproxima você de seus clientes como aumenta sua carteira trazendo novos prospectos.

Então, bora investir nessa solução?

E, caso você já a utilize, deixe aqui nos comentários novas provas de como a automação de tarefas te ajuda a conquistar mais clientes! Seu depoimento será muito bem vindo!