A automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes? Vem descobrir!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Atrair novos clientes no mercado contábil pode ser uma tarefa difícil. Afinal, em meio a tantos concorrentes é necessário encontrar formas de se diferenciar. E criar bons argumentos para mostrar ao prospect porque ele deve fechar com o seu escritório. No entanto, existe uma aliada que pode fazer a diferença e tornar sua estratégia de vendas muito mais valiosa: a automação de tarefas! Sim, a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. Pois, concede ao seu escritório fatores essenciais, como: tempo, tecnologia e produtividade

Quer entender melhor como uma ferramenta de automação de tarefas pode agregar a sua estratégia de prospecção? Então continue lendo! 

Por que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes? 

A automação de tarefas pode te ajudar na prospecção de clientes porque, entre outras coisas, ela racionaliza e otimiza as atividades operacionais de uma empresa. Tendo como principal objetivo “enxugar” as demandas de um escritório. Reduzindo o trabalho e o tempo de execução, substituindo as tarefas manuais por aplicações de software.

E, quando implementada, a automação de tarefas pode garantir os seguintes resultados:

  • Produção rápida, melhorando a satisfação do cliente, que enxerga os bons resultados de suas entregas de forma mais significativa.
  • Garantia de qualidade, pois, em um sistema racionalizado, a quantidade de erros é mínima. E podem ser corrigidos e, até mesmo, evitados com facilidade. 
  • Aumento do lucro, pois se economiza tempo com essas tarefas, possibilitando atender uma quantidade maior de clientes

Portanto, a automação de tarefas alia a tecnologia da informação e gerenciamento de negócios, com a finalidade de otimizar os resultados da empresa. E contribuir para que ela alcance seus objetivos de crescimento. Além disso, todos esses resultados que citei acima, podem ser vistos como bons insumos para que seus vendedores produzam argumentos valiosos e persuasivos na hora da prospecção. Todos pautados com dados e informações reais. 

4 formas de como a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes

Agora que já entendemos porque a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. Precisamos entender como ela faz isso. Então, segue lendo porque, aqui embaixo, eu elenquei 4 formas que mostram o quanto essa ferramenta pode ser sua aliada.

Vamos lá?

1- Automatizando tarefas operacionais em seu escritório, sobra tempo para atender uma carteira maior

Quanto tempo seu escritório perde enviando cobranças, notas e fazendo demandas que não exigem expertise humana? Muito tempo, não é mesmo? E apesar dessas atividades serem necessárias, elas não precisam ser feitas por você e nem por seus colaboradores. Elas podem, e devem, ser automatizadas. Somente assim é possível ter, não só tempo para aumentar sua carteira de clientes, mas também para pensar em estratégias e inovações que te ajudem a fazer isso. Afinal, como citei no início, atrair clientes não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação e planejamento.

Por isso, a primeira prova de que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é porque, ela consegue, com inteligência, eliminar tarefas que demandam muito do seu dia. Dando a você tempo para inovar, pensar em melhorias e encontrar novas formas de aumentar, positivamente, a sua carteira de clientes. 

Inclusive, a automação dessas tarefas também pode servir de argumento para seus vendedores. Isso porque, os clientes de hoje desejam agilidade e um atendimento muito mais personalizado e dedicado, o que só é possível quando se tem tempo para fazer isso. 

Portanto, usar o argumento de que, em seu escritório, as atividades que não exigem intervenção humana, são automatizadas e, por conta disso, sua equipe tem mais tempo disponível para prestar um atendimento assertivo e otimizado, pode fazer a diferença na decisão do seu prospect. 

E, vale lembrar que, a automação de tarefas, não é mais um diferencial competitivo. No entanto, a maneira como você utiliza os benefícios dessa solução como argumento de venda, pode sim ser um diferencial. 

2- Com tarefas operacionais automatizadas, seus colaboradores tendem a melhorar o desempenho de suas funções

Como citei, a automação de tarefas te ajuda a prospectar mais clientes porque libera tempo. E, como consequência disso, seus colaboradores podem se tornar mais produtivos. Afinal, agora eles podem se dedicar a atividades mais analíticas e estratégicas. 

Ou seja, seus conhecimentos serão aplicados em tarefas que contribuirão efetivamente no crescimento e na construção de diferenciais para o seu escritório. 

A automação na contabilidade ajuda o seu escritório a ter um papel mais consultivo também. Uma vez que, seus profissionais estarão livres para dar mais atenção aos seus clientes. E é extremamente importante que seus eles usem seus conhecimentos e habilidades. Assim, você pode ter um retorno positivo do seu investimento em capital humano. Agregando mais valor ao serviço prestado pelo seu escritório e valorizando a capacitação profissional de sua equipe.

Além disso, liberando sua equipe, você pode começar a pensar em novos serviços que o seu escritório pode oferecer, o que pode te ajudar a atrair mais clientes. BPO financeiro, recuperação tributária, revisão de NCM e, claro, a contabilidade estratégica, podem ser vistos como diferenciais pelos olhos de seus prospectos. No entanto, só é possível oferecer esse serviço, com padrão e qualidade, quando se tem tempo para planejar e executar com excelência essa atividade. 

Portanto, a segunda forma que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é que ela libera tempo e melhora a produtividade de seus colaboradores. Permitindo que você utilize a expertise deles não só para melhorar suas entregas, mas também, para agregar serviços mais estratégicos ao seu escritório. 

3- Com a automação de tarefas é possível melhorar a relação entre escritório e cliente

A automação de tarefas  garante que todo o trabalho seja desenvolvido de forma ágil, assertiva e sem erros, o que impacta positivamente a entrega e a qualidade de suas tarefas. E, como consequência, a percepção que o seu cliente terá em relação ao seu escritório, também mudará completamente. 

Isso porque, com a automação de tarefas liberando tempo aos colaboradores, a relação com o cliente pode ser melhorada com um atendimento, além de mais analítico, mais próximo. Alterando, significativamente, a percepção de valor do cliente, que passa a perceber os benefícios dessa relação e a valorizar ainda mais o seu trabalho. Se dispondo, até mesmo, a pagar valores mais elevados por eles.

Além disso, quando o cliente recebe de maneira ágil suas obrigações, ele entende que seu escritório tem processos organizados e se preocupa com a empresa dele. E esse sentimento é fundamental para fidelizá-lo e torná-lo um grande divulgador do seu negócio, fazendo com que ele indique seu escritório a outros colegas, ação fundamental para o crescimento de sua carteira.

Portanto, podemos dizer que a terceira maneira que a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes é porque ela melhora a sua relação com eles, tornando-os fiéis divulgadores do seu negócio. E essas indicações podem se converter em novos clientes aumentando sua carteira. 

4- A automação de tarefas torna o seu escritório moderno e adepto à tecnologia, o que também pode ser um poderoso argumento de venda. 

Notou que os 3 tópicos acima falam sobre a importância de prestar um atendimento mais analítico, ágil, assertivo e próximo ao cliente? Pois é, esse é o caminho que a contabilidade tem seguido. Afinal, como já citei em outros artigos, o cliente de hoje, além de mais exigente, deseja um atendimento contábil que seja mais do que apenas burocrático, ele deseja um verdadeiro parceiro de negócios. E isso só é possível quando há evolução.

É exatamente o que o automação de tarefas traz para o seu escritório: evolução, modernização e tecnologia. No entanto, é fundamental que você não pare na automação de tarefas e procure sempre inovar e estar antenado no que há de mais moderno para o seu mercado. Invista na otimização de demandas, nos sistemas de gestão, nos softwares em nuvem e em tudo que possa melhorar os processos do seu escritório e possibilitar um atendimento consultivo ao seu cliente.

Essas ações podem ainda fornecer insumos poderosos aos seus vendedores, mostrando ao prospect que seu escritório não trabalha de forma analógica e burocrática e sim com tecnologias que tornam suas entregas mais ágeis e assertivas. Isso torna o discurso de vendas não só persuasivo, como valioso aos ouvidos desse possível parceiro. 

Portanto, como último argumento, podemos dizer que a automação de tarefas mostra que seu escritório utiliza a tecnologia para melhorar suas entregas e tornar o seu atendimento mais analítico e consultivo e não apenas burocrático. 

Agora é com você!

Espero que esse artigo tenha fornecido a você boas provas de como a automação de tarefas pode te ajudar a prospectar mais clientes. E, junto a elas, mostrado como essa solução ao invés de descartar o trabalho humano, na verdade, torna ele muito mais necessário. Afinal, a automação elimina apenas tarefas repetitivas, deixando as de valor analítico e consultivo sob a sua responsabilidade, o que não só aproxima você de seus clientes como aumenta sua carteira trazendo novos prospectos.

Então, bora investir nessa solução?

E, caso você já a utilize, deixe aqui nos comentários novas provas de como a automação de tarefas te ajuda a conquistar mais clientes! Seu depoimento será muito bem vindo!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *