Como vender contabilidade pelo Instagram? 7 dicas que podem ajudá-lo a turbinar sua carteira de clientes

Você já se perguntou como vender contabilidade pelo Instagram? Muitos empresários contábeis se questionam sobre isso. E não é pra menos, afinal, hoje a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários, só no Brasil, e mais da metade deles já fecharam negócios com empresas que conheceram através da rede. Ou seja, são muitas as oportunidades que um escritório perde quando não utiliza essa ferramenta com este objetivo. 

No entanto, não basta criar uma conta na rede social e esperar que as coisas aconteçam. Assim como existem bilhões de oportunidades, também existe uma porção de concorrentes e se destacar em meio a essa multidão, não é uma tarefa fácil e exige muita estratégia.

Por isso, neste artigo, irei mostrar algumas dicas sobre como você pode usar todo o potencial do instagram ao seu favor, alçando o público certo e, consequentemente, aumentando as vendas e a autoridade do seu escritório. 

Vamos lá?

Por que vender contabilidade pelo Instagram?

Se você ainda não está convencido sobre a oportunidade que é vender contabilidade pelo Instagram, abaixo eu apresento alguns dados que podem mudar seu pensamento, veja:

  • O Brasil é o segundo maior país com usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos;
  • A taxa de engajamento do público do Instagram com perfil de empresas é 4x maior que o de outras redes sociais, como o Facebook;
  • 90% das usuários no Instagram seguem pelo menos uma empresa;
  • 81% dos brasileiros usam o Instagram para procurar e descobrir novas empresas;
  • 200 milhões de pessoas acessam a aba “explorar” do Instagram todos os dias;
  • Um perfil bem criado e com boas informações ajuda 83% dos usuários em suas decisões de compras. 

Essas estatísticas são do próprio Instagram e da empresa Shopify, atualizadas no final de 2021. Elas provam que vender pelo Instagram é ter em mãos uma ferramenta de prospecção poderosa e com um alcance inestimável. Afinal, são milhares de usuários online todos os dias e boa parte deles usa a rede para comprar, pesquisar, descobrir, avaliar e conhecer novos negócios. 

Além de auxiliar nas vendas, o Instagram também te ajuda a conhecer melhor o seu público e entender suas preferências, dores e necessidade. E sabemos o quão importantes são esses fatores na hora de vender um serviço complexo como o contábil. Por isso, ter domínio dessa ferramenta é muito mais do que uma necessidade. Posso dizer que é uma obrigação do empreendedor contábil que deseja crescer, prosperar e ser mais competitivo em seu mercado. 

Como vender contabilidade pelo Instagram?

Agora que as estatísticas te ajudaram a entender o quão poderoso para um negócio é ter um perfil e vender pelo Instagram, vamos ver como extrair o melhor dessa ferramenta? Então vamos lá!

1- Transforme seu perfil comum em um perfil profissional

Pois é, a primeira dica de como vender contabilidade pelo Instagram até parece óbvia, mas saiba que muitos contadores acabam esquecendo desse detalhe.

Uma conta profissional, também chamada de business, no Instagram, permite que você monitore uma porção de métricas referentes a sua página, como o engajamento do seu público, a taxa de retenção do perfil, entre outras informações importantes para sua estratégia de vendas. Além disso, com o perfil profissional, você tem a possibilidade de adicionar botões especiais aos seus posts que, quando clicados, direcionam o usuário para o seu site ou landing page, por exemplo. Outro ponto importante é que somente com o perfil comercial você consegue relacionar o endereço e o telefone do seu escritório, o que é fundamental para trazer mais segurança e confiabilidade para o prospect. 

A boa notícia é que fazer essa mudança, além de gratuito, é bem simples, basta fazer o seu login, ir em configurações e selecionar a opção “alterar perfil para profissional”. Pronto! Você terá acesso a todos esses benefícios.

2- Crie uma boa biografia

Mudança feita, o segundo passo de como vender contabilidade pelo Instagram é criar a sua biografia, que é aquele pequeno texto que aparece no seu perfil, logo abaixo da sua foto. 

A bio deve ser usada para descrever o seu escritório e contar um pouco sobre ele para as pessoas que visitam o perfil. Tudo de forma criativa e em 160 caracteres, que é o permitido pela plataforma. Por isso, ao criá-la, procure ser direto ao ponto e escolha as melhores palavras para despertar o interesse dos usuários. Seja claro quanto ao que o seu escritório entrega, destaque um ou mais diferenciais, use um tom de voz empático, apresente seus canais de atendimento, como Whatsapp, e-mail, telefone e não esqueça de deixar um espacinho para usar emojis e deixar o seu perfil mais descontraído. Tenha em mente que a sua bio deve informar o cliente, mas também serve para aproximá-los do seu negócio. 

Não esqueça que a foto também faz parte da biografia. Portanto, procure adicionar nela o logo do seu escritório em boa qualidade. Isso ajuda o cliente a identificar seu negócio logo de cara. 

3- Adicione bons destaques

Os destaques são aqueles caixinhas posicionadas no seu perfil, logo abaixo da sua bio, no qual você pode adicionar os stories que deseja que não desapareçam no prazo de 24hrs. 

Portanto, é essencial que você utilize-os com sabedoria e anexe neles somente conteúdos realmente relevantes, veja algumas dicas:

  • Quem somos: Apresente sua empresa, como ela surgiu, qual seu propósito, valores, quem está por trás dela e sua história.  
  • Dúvidas frequentes: Adicione as principais dúvidas que seu público tem sobre seu serviço. Isso evita que sua DM, ou mensagem direta,  fique lotada.
  • Como entrar em contato: Fale sobre os seus canais de contato, o horário de atendimento do escritório e explique como o usuário pode entrar em contato com um vendedor.
  • Feedbacks dos clientes: Mostre aos seus seguidores qual a opinião dos seus clientes em relação ao serviço do seu escritório. 
  • Clientes:  Adicione um conteúdo interessante que o cliente pode marcar o seu escritório. 
  • Serviços: Liste o seu portfólio e alguns detalhes sobre os seus serviços.
  • Bastidores do escritório: Humanize o seu negócio mostrando como e por quem ele é feito.

Todas essas informações podem ajudá-lo quando o assunto é como vender contabilidade pelo instagram, pois são relevantes para o usuário e podem tirar suas principais dúvidas sem que ele precise entrar em contato com o seu escritório. Isso deixa o cliente livre para entender o trabalho oferecido pelo seu negócio e só ligar para o seu comercial quando estiver realmente pronto. 

4- Planeje suas postagens

As publicações que você adiciona no seu feed também são relevantes e ajudam a vender contabilidade pelo instagram. Porém, não adianta só postar seus serviços a torto e a direito, as pessoas gostam de usar o Instagram das empresas para descobrir novidades, buscar informações, tirar dúvidas, entre outras coisas. Neste contexto, você não pode transformar o seu perfil em um monte de posts de vendas, é preciso pensar no conteúdo.

Uma dica é compartilhar artigos, caso você tenha um blog, curiosidades sobre o seu nicho, mudanças na lei que podem afetar o seu cliente e não esqueça dos “memes”. Assim, enquanto as outras postagens aumentam a sua autoridade e ajudam a colocar o seu escritório como referência na mente do prospect, os memes, além de engajar o seu público, ajudam a levar um ar de descontração para o seu perfil. 

Manter a periodicidade também é importante para não cair no esquecimento do usuário. Portanto, não deixe de criar um calendário de postagens, montar um cronograma de postagens, monitorar quais temas estão sendo tratados e tentar evitar  repetições.

O calendário de publicações deve levar em conta tudo que é postado no Instagram, seja no feed, nos stories ou no reels. E não se esqueça que o formato e estilo de conteúdo para cada uma dessas ferramentas é diferente, então não vale apenas replicar o mesmo post, combinado? Também é importante observar em que momento sua audiência está online e quando suas postagens performam melhor. Para isso, publique em horários diferentes e veja em quais os resultados são mais positivos. Por fim, considere o calendário comercial para planejar conteúdos estratégicos, como a Black Friday, por exemplo.

5- Use hashtags

Teve um tempo em que elas foram subestimadas, mas as hashtags são essenciais quando falamos sobre como vender contabilidade pelo Instagram

Isso porque as hashtags ajudam as pessoas que estão pesquisando publicações sobre determinado serviço ou conteúdo e podem levar facilmente um prospect até você. Por exemplo, imagine que o seu escritório trabalhe com perícia contábil e faz postagens colocando hashtags como #periciacontabil e #laudoscontabeis. Dessa forma, um usuário que está buscando um escritório para ajudá-lo nessa questão, quando adicionar essa hashtag na barra de busca do Instagram, encontrará o seu post e entrará em contato com você. Ou seja, quando bem usadas, as hashtags aceleram o processo de vendas e ajudam o prospect a encontrar o seu escritório com mais facilidade. 

Apenas cuidado para não usar um monte de hashtags sem relação com seu serviço. Nada de usar hashtags genéricas, como #bomdia,  #estamosabertos ou #melhorescritorio. Use aquelas que descrevem bem seu escritório e tem relação direta com o que vende e está publicando no momento.

Para escolher quais usar, ferramentas, como HashTagBrasil, Hashtags em Português e Top-Hashtags, podem ajudá-lo.

6- Use os anúncios

Os anúncios são funcionalidades essenciais quando o assunto é como vender contabilidade pelo Instagram e aumentar o alcance da marca. O Instagram Ads estreou em 2015 e, desde então, como você pode ver nas estatísticas que eu trouxe, tem potencializado as vendas nessa rede social.

Eles são ótimos recursos e permitem que você apresente o serviço do seu escritório para pessoas além do seu feed. Ainda, é possível personalizá-los e definir para quem seus anúncios vão ser exibidos, filtrando os prospects de acordo com as suas definições.

Para criar uma campanha, é necessário ter também uma conta no Facebook Business e vinculá-la à sua conta do Instagram. Feito isso, faça login no Facebook Business com a sua conta ou da sua empresa e configure os primeiros passos, como nome, endereço e moeda de cobrança, depois vá em “gerenciador de anúncios” no menu principal, localizado no canto superior esquerdo da sua tela, clique em “criar e gerenciar” e, depois, clique em “gerenciador de anúncios”. Você será redirecionado à página de configuração para anunciar no Instagram e agora é só definir seus objetivos e critérios.

Os anúncios não são caros e trazem um ótimo retorno. Vale a pena usá-los para que mais pessoas descubram o quanto o seu escritório é um bom negócio.

7- Interaja com seu público

Por fim, a última dica sobre como vender contabilidade pelo Instagram não tinha como ser outra: Interaja com seus seguidores!

Interagir com seu público é essencial e não deve ser esquecido, por isso, jamais ignore uma DM, um comentário ou aquela menção feita ao seu escritório nos stories. Lembre-se que o público não gosta de ficar sem respostas e que as redes sociais foram feitas para que as pessoas interajam umas com as outras. Portanto, crie uma relação próxima com os seus clientes e prospects, curta seus comentários, responda perguntas e muito mais. Essa atitude ajuda a mostrar que sua marca está preocupada com as pessoas e que não está ali somente para vender. 

Conversar com o seu público é indispensável para conquistar a confiança deles e estimulá-los a comprar do seu escritório, por isso, sempre reserve um tempo para responder os comentários, sejam eles negativos ou positivos, e conversar com as pessoas que te chamam no chat.

Pronto para começar a vender contabilidade pelo Instagram?

O mercado evoluiu e mudou bastante nos últimos anos e com ele mudou também a forma como as pessoas compram e conhecem os escritórios contábeis. Nesse sentido, o Instagram se tornou um lugar muito importante para quem quer aumentar as vendas e dar mais visibilidade ao negócio, e você pode fazer o mesmo para conquistar resultados ainda melhores.

Portanto, espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como vender contabilidade pelo instagram e fornecido bons insumos para que você inicie esse trabalho hoje mesmo. Depois volte aqui para contar os resultados, combinado?

Até o próximo conteúdo!

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