Pesquisa de mercado – 6 passos para você utilizá-la em seu negócio contábil e não correr riscos ao lançar um novo serviço

Você já teve uma ideia que acreditou ser inovadora e quando a colocou em prática não obteve o resultado esperado? Pois saiba que você não está sozinho nessa. Afinal, não é raro encontrar contadores que apostaram suas fichas em serviços que acreditavam ser revolucionários e não tiveram o sucesso desejado. Isso acontece porque, usar como base o “achismo” para lançar algo, não é o ideal. A melhor maneira de fazer isso é aplicando uma uma pesquisa de mercado que, mesmo não trazendo uma certeza absoluta de sucesso, ao menos mostra um caminho mais assertivo e com maiores chances de resultados positivos.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para minimizar riscos e identificar oportunidades, sejam elas em relação a novos ou antigos serviços. Entretanto, embora seja uma prática usual e muito importante, sua aplicação ainda gera dúvidas. Por isso, neste conteúdo, eu explico melhor esse conceito e mostro como você pode usá-la a favor do seu escritório. Continue comigo!

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado, ou estudo de mercado, como também é conhecida, nada mais é do que uma ferramenta de coleta de dados que permite a você conhecer melhor as intenções, necessidades e desejos de compra do seu público alvo. 

Ou seja, é a sua principal aliada na hora de lançar um novo serviço ou fazer uma mudança em seu escritório. Pois, auxilia na criação de uma estratégia mais assertiva, considerando a opinião do seu mercado sobre as chances de sucesso desta aposta. 

Por exemplo, se você está prestes a lançar um serviço de contabilidade para MEI, uma pesquisa de mercado, te ajuda a saber detalhes de quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo honorário desse serviço, quais características ele deve ter para gerar interesse, qual a melhor maneira de interagir com esse parceiro e qual dor esse serviço deve atender

Essas informações são valiosas e fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo serviço. 

Assim, em resumo, posso dizer que a pesquisa de mercado é uma técnica usada para coletar informações de forma sistemática para uma tomada de decisão mais assertiva e pautada em dados. 

Quais as vantagens de aplicar a pesquisa de mercado?

Pode ser que, em algum momento desse artigo, ou da sua vida como empreendedor, você tenha pensado que apenas grandes empresas poderiam colocar em prática um estudo de mercado, não é mesmo? Mas saiba que isso não é verdade. 

Todos os tamanhos de negócios precisam e podem utilizar a pesquisa de mercado para e usufruir de uma série de vantagens, como:

  • Ter informações reais que ajudam a resolver problemas;
  • Conhecer o tamanho do mercado que deseja cobrir, para vender mais ou lançar um novo serviço;
  • Conhecer as necessidades reais dos consumidores e informações como os gostos, preferências, hábitos de compra, nível de receita etc.;
  • Ter dados valiosos para se manter ou liderar o mercado;
  • Identificar e monitorar concorrentes;
  • Detectar novos nichos.

Quais os tipos de pesquisa de mercado?

Existem alguns tipos de pesquisa de mercado que você pode aplicar em seu escritório. E não existe melhor, tudo depende do motivo pelo qual você a está colocando em prática. 

Conheça alguns os principais:

1- Hábitos de consumo

No modelo de pesquisa de mercado voltado para hábitos de consumo, o escritório utiliza a ferramenta não só para conhecer melhor os clientes, mas para encontrar demandas reprimidas. A vantagem é a possibilidade que ela te dá de criar boas estratégias de vendas alinhadas às expectativas daqueles que já são seus consumidores. Além disso, você pode descobrir em quais redes sociais sua marca terá mais resultados, qual o melhor modelo de negócios para suas necessidades, qual estratégia de precificação adotar, entre outros insights.

2- Força de marca

No modelo de pesquisa de mercado voltado a  força da marca tem por objetivo, como o nome já diz, estudar a marca do seu escritório. Aqui, o foco é medir a atenção que a sua empresa recebe do seu nicho em comparação aos seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Além de encontrar aqueles elementos que podem ser positivos ou prejudiciais em suas ações de branding.

Quando uma marca não tem bom desempenho com seu público, muitas melhorias podem ser providenciadas e são os dados gerados pela pesquisa de mercado que deverão impulsionar um eventual reposicionamento.

3- Satisfação dos clientes

Medir a satisfação dos clientes é uma medida essencial para um escritório contábil. Afinal, são os clientes que decidem quem fica e quem perece no mercado. Além disso, também são eles os responsáveis por indicarem e levarem o nome do seu negócio por onde passam. Assim, esse tipo de pesquisa de mercado, também pode ser chamado de análise de feedbacks. Poucas pessoas recorrem aos canais de atendimento de uma marca para fazer elogios e críticas, por isso, a promoção dessa pesquisa pode ser muito eficiente.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Realizar uma pesquisa de mercado pode ser muito mais fácil do que você imagina. Para provar isso e ajudá-lo a aplicá-la sempre que precisar, abaixo eu mostro como fazer. 

Vamos lá?

1- Defina o porquê

O primeiro passo é entender o porquê você quer realizar a sua pesquisa de mercado. Afinal, como vimos, ela pode ser usada para vários objetivos. Então, antes de qualquer coisa, defina o que você quer descobrir. 

Alguns dos motivos mais comuns pelos quais as empresas usam a pesquisa de mercado, são:

  • Avaliar a viabilidade de um novo serviço ou empreendimento;
  • Testar novas campanhas ou produtos;
  • Explorar novos nichos de mercado;
  • Criar segmentos inéditos;
  • Descobrir informações estratégicas do seu nicho;
  • Otimizar processos internos;
  • Elaborar estratégias mais competitivas.

Ter o seu porquê muito claro te ajudará a planejar de uma maneira mais eficiente as próximas etapas.

2- Escolha o público

O segundo passo da sua pesquisa de mercado é delimitar o público que irá respondê-la. E o porquê escolhido no tópico anterior irá impactar diretamente nessa etapa. 

Por exemplo, se você definiu que a sua pesquisa terá como objetivo descobrir informações estratégicas sobre o seu nicho, trabalhar com sua persona e sua base de clientes, é a melhor decisão para colher dados mais consistentes. 

Agora, se você deseja uma pesquisa mais geral, para saber a aceitação de um novo serviço ou descobrir uma demanda reprimida do mercado, fazer a pesquisa com o seu público alvo, que é mais abrangente, pode ser uma escolha mais assertiva. 

3- Decida o tipo de pesquisa

Objetivo e público definidos, chegou a hora de decidir o método que você usará para a aplicar pesquisa de mercado

Será que, de acordo com as suas escolhas, o melhor seria uma entrevista, enquete ou avaliação? Para ajudá-lo nessa decisão, vamos entender como cada uma funciona:

Enquetes

Uma das aplicações mais utilizadas para pesquisa de mercado, a enquete é um método no qual muitas informações podem ser reunidas em um só formulário, não requer pessoal especializado e pode ser feita online. A principal vantagem dessa alternativa é que seus dados são muito mais fáceis de serem analisados e organizados. 

Entrevistas

A entrevista já é um método um pouco mais elaborado e exige dedicação e tempo, tanto para realizá-la quanto para analisar os dados e informações coletados. Esse tipo de pesquisa de mercado pode ser feita por telefone, presencialmente, videoconferência ou e-mail. Apesar de aumentar a confiabilidade e veracidade das informações, requer mais recursos econômicos.

Avaliações

Também chamada de teste, esse método de pesquisa de mercado consiste em selecionar pessoas para avaliarem diretamente um serviço seu.  

Por exemplo, suponha que você pense em lançar um novo serviço de avaliação de valuation. Para entender a qualidade do seu trabalho, o tempo que você levará para executá-lo, a satisfação do cliente em relação ao que foi oferecido, entre outros detalhes, você pode escolher uma empresa, em sua base de clientes, e convidá-la para testar esse serviço. 

4 – Estruture o questionário

Depois de decidir o tipo de pesquisa, chegou a hora de estruturar o seu questionário.

O ideal é que você utilize perguntas objetivas, que te ajudem a esclarecer com facilidade as suas dúvidas e que não deixem margem para o entrevistado ter um duplo entendimento. 

Por exemplo, vamos supor que você queira entender melhor qual o perfil, as dores e as  necessidades do público que se interesse pelo pelo trabalho do BPO financeiro. Nesse caso, é possível utilizar as seguintes perguntas:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o ramo da sua empresa?
  • Suas conciliações bancárias são organizadas?
  • Quais são suas maiores dificuldades em relação ao seu financeiro?
  • Você mantém as contas pessoais e empresariais separadas ou juntas? Por que?
  • Gostaria de ter uma empresa cuidando das suas finanças, acompanhando seu saldo e garantindo que suas contas permaneçam em dia?
  • Confiaria em entregar suas senhas bancárias para uma empresa contábil?

Procure estruturar o questionário da sua pesquisa de mercado como um funil, começando com perguntas mais genéricas, se tornando cada vez mais específicas ao longo do processo. 

5- Envie a pesquisa

Com o questionário formulado, a próxima etapa é o envio. 

Para isso, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo, como:

Todas elas são gratuitas e te ajudam a não só enviar, mas construir sua pesquisa de mercado online de maneira simples e que pode ser respondida em poucos minutos tanto pelo celular, quanto pelo computador. Elas geram um link que pode ser encaminhado via email, WhatsApp, Integrado ao site, inserido em um post de blog, rede social, ou em qualquer outro meio de comunicação que seu escritório utilizar. 

Assim, independente se você deseja enviar a pesquisa para a sua base de clientes ou para pessoas de fora da sua carteira e escritório, usando essas ferramentas é possível fazer isso. 

Uma dica importante é sempre encaminhar uma mensagem junto a pesquisa, explicando qual o objetivo dela e que os dados dos entrevistados não serão usados para outros fins. inclusive, evite pedir dados pessoais, como números de documentos, ou qualquer outro que não agregue em nada a pesquisa. Isso porque, além de causar desconfiança podem ir contra a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

6- Analise os dados

Pesquisa de mercado enviada com sucesso! Agora é hora de analisar os resultados.

Esse é um dos passos mais importantes desse processo, afinal, de nada adianta estruturar uma pesquisa desse porte, se os dados não forem analisados com profundidade, ou, pior, ficarem guardados em uma pasta, não é mesmo? 

Por isso, ao concluir, reúna os dados que coletou, construa gráficos e, caso tenha feito entrevistas, reveja as conversas e anote tudo, até mesmo aquele detalhe que considerar desnecessário. E se utilizou algum dos sistemas que apresentei acima é possível fazer o download das respostas já em formato de excel. 

Com todos esses dados organizados, você poderá trabalhá-los de acordo com o seu objetivo e não estará mais atuando no escuro e sim com base em informações consistentes e realistas do mercado no qual o seu serviço irá efetivamente circular, trazendo maiores chances de sucesso.

Pronto para começar a sua pesquisa de mercado?

Se você tinha dúvidas sobre fazer ou não uma pesquisa de mercado, creio que agora não tem mais! Afinal, como pôde ver, a partir dela é possível ter acesso a uma ampla gama de informações importantes que te ajudarão de diversas formas e em diferentes momentos do seu escritório. 

Então, espero que esse artigo te ajude na aplicação da sua pesquisa de mercado e aguardo você aqui para me contar os resultados positivos que obteve com ela, combinado?

Até o próximo conteúdo!

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