Atitude de dono – Passo a Passo para estimular esse pensamento nos colaboradores do seu escritório contábil

Sabe aquele colaborador proativo, mão na massa, que resolve os problemas, defende a visão da empresa para o mercado, clientes e colegas e sempre tem uma boa ideia para dar? Antigamente, eles eram conhecidos como os profissionais que “vestem a camisa”. Hoje em dia, essas características são chamadas de “atitude de dono”

Colaboradores com esses perfis são, além do sonho de qualquer gestor, capazes de engajar suas equipes e impulsionar uma empresa, e suas carreiras, rumo ao sucesso. 

No entanto, a atitude de dono nem sempre é algo natural em um profissional, porém, pode muito bem ser desenvolvida em qualquer colaborador, basta que a empresa, e o seu líder, sigam a estratégia certa. E é exatamente isso que iremos aprender no artigo de hoje.

Vamos lá?

O que é atitude de dono?

Atitude de dono, conhecida em inglês como ownership, acontece quando um colaborador tem, em sua mentalidade, um sentimento de propriedade pela empresa, como se ele realmente fosse o dono do negócio, independentemente do seu nível de hierarquia. 

É o pensamento diferenciado do profissional que deseja ver a empresa prosperando como um todo. Por isso, ele trabalha com afinco para garantir a estabilidade, o lucro e o crescimento da organização. 

A atitude de dono é um sentimento intangível que, quando bem estimulado, leva o colaborador da posição de responsabilidade para uma de apropriação.E isso é bom porque, um colaborador que é apenas responsável, mas não se sente dono, trabalha focado somente em evitar punição, enquanto aquele que se apropria e tem atitude de dono, atua em prol ao crescimento do negócio com entusiasmo e sensação de pertencimento.

Quais as características de um profissional com atitude de dono?

Pode ser que, só nessa explicação do que é atitude de dono, você já tenha identificado quais são as características desses colaboradores. E mais, encontrado alguns profissionais que já são assim dentro da sua própria equipe, não é mesmo? 

No entanto, para ficar claro como agem e pensam esses colaboradores, irei listar as 5 principais qualidades deles:   

Pró-ativos: Como citei no início, colaboradores com atitude de dono não esperam para agir, eles propõem soluções para os problemas e, quando dentro da sua alçada, os resolvem com prontidão. 

Colaborativos: Sempre envolvendo outras pessoas nas soluções, porque sabem que assim ajudam a empresa a criar um espírito de equipe. Por conta disso, colaboradores com atitude de dono, geralmente se destacam como bons líderes

Flexíveis: Compreendem o momento do escritório e estão sempre dispostos a colaborar. Seja aprendendo novas funções ou mudando de área. 

Apaixonados: Acreditam no propósito, na missão e nos valores do escritório e, não só compartilham desse mesmo pensamento, como disseminam ele por onde passam, sendo verdadeiros influenciadores do negócio e da visão que ele tem. 

Autogerenciáveis: São acima da média quando o assunto é autogestão e conseguem gerenciar, de forma eficiente, seus horários, tarefas e demandas. Sempre colocando o senso de urgência em ação, para que nem o escritório e nem seus clientes sejam prejudicados. 

Por conta de tudo isso, quando a atitude de dono é estimulada e os colaboradores começam a adquirir as características e habilidades acima, o escritório ganha vantagens, como

Como estimular a atitude de dono na equipe do seu escritório?

Como vimos, são inúmeras as vantagens que essa estratégia pode trazer ao seu escritório, certo? No entanto, por ser algo intrínseco, para estimular o sentimento que gera a atitude de dono, é necessário investir em ações que possam engajar o colaborador a agir dessa forma. Caso contrário, ele pode ter pensamentos, como:

  • “Eu não vou agir como dono porque meu salário não é o mesmo que o dele”
  • “Minhas ideias não são valorizadas, então porque ter uma atitude de dono?”
  • “Porque ter uma postura de dono, se vejo as pessoas próximas a ele serem beneficiadas, enquanto eu me esforço tanto e não sou reconhecido?”

Pois é, são pensamentos como esses que fazem esta estratégia ir por água abaixo e ter o efeito contrário ao desejado. 

Então, para que você não caia nessa cilada, abaixo eu listei 5 ações que você deve implantar em seu escritório para estimular a atitude de dono em seus colaboradores, sem deixar que pensamentos negativos atrapalhem. 

Vamos lá?

1- Envolva sua equipe

Não incluir sua equipe no planejamento do seu escritório é um desperdício de oportunidade. Afinal, ao compartilhar seus objetivos, metas e processos com seus colaboradores você pode descobrir ideias que não teria sozinho. Além disso, omitir essas informações do time, impede eles de se envolverem com o seu negócio.

Ou seja, se você deseja um time com atitude de dono, permita que eles participem dos processos estratégicos do seu escritório. Afinal, as pessoas respondem muito melhor e se sentem mais engajadas ao executar tarefas, demandas e processos que elas mesmas propuseram ou se envolveram na criação. Ao invés de simplesmente serem informadas sobre o que fazer com pouca ou nenhuma participação.  

2- Seja transparente

Transparência e comunicação aberta são essenciais para liberar a atitude de dono que existe em seus colaboradores. Aqui no blog da Gestta, batemos na tecla da comunicação e gestão transparente, pois acreditamos que é praticamente impossível um colaborador se envolver de forma ativa em um escritório cujos objetivos não são compartilhados.

Dessa forma, para que um colaborador possa ter uma atitude de dono, ele precisa se sentir valorizado e entender o quanto seu trabalho contribui e é importante para o escritório. E tudo isso começa quando ele passa a conhecer e entender os números, metas, resultados e planos da empresa. Afinal, ninguém vai vestir a camisa de uma organização, sem saber para onde ela está indo e quais as perspectivas dela para o futuro. Por isso, permita que seus colaboradores conheçam a fundo o seu escritório, seja franco e transparente quanto aos planos futuros e mostre como eles podem contribuir com esse sucesso. 

A transparência e a comunicação aberta desencadeiam um sentimento de pertencimento, bem como constroem confiança, aspectos essenciais para estimular a atitude do dono

3- Evite o microgerenciamento

Microgerenciar cria ressentimento, sufoca a iniciativa e faz os colaboradores sentirem como se fossem apenas uma engrenagem que move o escritório. Essa atitude desenvolve um ciclo negativo, no qual a tomada de iniciativa é punida e o porquê e o como uma tarefa foi concluída, ou as particularidades do seu resultado, são criticadas. Ainda, ensina que eles devem procurar a orientação de seus gestores a todo momento para garantir que estão no caminho certo.

Ou seja, para estimular a atitude de dono, você deve passar longe da microgestão e permitir que seus colaboradores resolvam as demandas com mais liberdade e autonomia. Afinal, resolver problemas faz parte do dia a dia de um escritório e criar espaço para que eles usem suas habilidades, conhecimentos e experiências, é importante para que se sintam donos de seus trabalhos. 

Portanto, ao atribuir uma tarefa ou uma demanda ao seu time, defina os parâmetros abrangentes de uma maneira que sua equipe possa tomar decisões e pensar de forma criativa. Claro que é importante se manter próximo, mas oferecer autonomia para que eles tomem suas decisões, é essencial para criar um time de alta performance, confiante e com a atitude de dono que você deseja. 

4- Reconheça os esforços 

Outra peça chave pra estimular a atitude de dono em seus colaboradores é, sem dúvidas, o reconhecimento. 

Seus colaboradores precisam sentir que suas ações são valorizadas, que seus esforços estão sendo vistos e que seu trabalho é reconhecido. Afinal, não tem nada mais desmotivador do que a falta de reconhecimento, não é mesmo? 

Portanto, crie um projeto de bonificação e benefícios flexíveis e dê ao seu colaborador o reconhecimento que ele merece por suas ações, atitudes, ideias ou qualquer outra atitude dele que ele tenha causado um impacto positivo no escritório. Essas bonificações podem vir no formato folgas, viagens, vale-presentes, entre outros, desde que faça sentido ao colaborador, a criatividade aqui é muito bem vinda. 

O objetivo é que atitudes positivas não passem despercebidas. 

5- Escute seus colaboradores

Escutar os colaboradores é uma ação fundamental para mostrar a eles que você os  valoriza. Além disso, é uma forma de incentivar a inovação por parte deles, reforçando positivamente suas contribuições, transformando-os em co-autores das decisões que seu escritório toma. E esse é o objetivo da atitude de dono

No entanto, ouvir os colaboradores, não significa ouvir apenas os mais mais experientes ou os mais próximos a você, é preciso ouvir todos. Cada um deles tem algo importante a dizer, seja para trazer melhorias, sugerir uma nova tecnologia ou um novo processo que pode agilizar a rotina do escritório. Independentemente do assunto, se mostrar disposto a ouvir atentamente o colaborador, sempre será vantajoso. 

Conversar com um profissional do seu time que não está indo tão bem, por exemplo, pode trazer insights sobre o que pode ser feito para desenvolvê-lo e melhorar seu desempenho. 

Portanto, mostre-se aberto a ouvi-los, tenha bons canais de comunicação interna que eles possam usar para falar diretamente com você e evite criar barreiras para essa comunicação. 

Pronto para ter um time de com atitude de dono?

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre essa estratégia e fornecido os insumos necessários para colocá-la em prática.  Afinal, estimular a atitude de dono em seus colaboradores, mesmo sendo um desafio pra lá de significativo, os resultados que se obtém são relativamente maiores do que qualquer esforço que seu escritório tenha que fazer.

Então, bora colocar a mão na massa e colher os frutos dessa estratégia em seu escritório? Depois volte nesse artigo e me conte como foram os resultados.

Até o próximo conteúdo!

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